1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

O Porto de Pelargir

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Snaga, 26 Nov 2007.

1. Snaga

Snaga Usuário não-confiável!!!

A discussão toda começou no Sub-forum das
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    , no
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    (e eu sugiro que dêem uma passadinha por lá).

No entanto, como a discussão ali se resumia a Neithan, AlissonTuor, Senhor de Gondor e eu, resolvi puxar a questão pra cá, onde acho que vai ser mais vista.

É o seguinte: dentre muitas imagens que ilustravam o artigo do Décimo, duas mostravam Pelargir como um complexo de ilhas esculpido (sim, uma grande obra de arquitetura) no bico de terra formado pelo encontro do Anduim com outro rio, e o complexo de ilhas formava um triangulo perfeito.

As duas imagens (uma ilustração do lugar e um mapa), provavelmente feitas por autores diferentes, mostram um mesmo local, diferindo muito pouco entre elas, como podem ver abaixo:

No entanto, não foi encontrado até agora, em nenhum momento da obra, algum trecho que explique e descreva Pelargir dessa forma.

Agora a grande questão: Pelargir tinha realmente essa forma?! Foi realmente uma grande obra arquitetonica recortada na terra?! Ou a ilustração e o mapa são apenas um devaneio em comum que dois artistas tiveram (se é que foram mesmo dois)???​

----------
    Para saber mais sobre Pelargir, clique
    e leia o artigo do 10º Membro da Sociedade​

Arquivos Anexados:

Última edição: 26 Nov 2007
  2. Neithan

Neithan Ele não sabe brincar. Ele é Mito

Então, sem base, não podemos dizer absolutamente nada. Eu duvido um pouco, já que não é descrito nada sobre isso, e a chegada de Aragorn lá não cita nenhuma obra assim (seria relevante demais para ser ocultada do SdA, um livro muito descritivo). Um ailha no meio, lembrando um Triângulo, não duvido tanto, mas essas fotos são exageradas demais!

Eu penso que seria um tipo de Manhatam....nada além disso.....

3. Senhor_de_Gondor

Senhor_de_Gondor Usuário

Eu creio que esses triângulos arquitetônicos foram muito bem detalhados para serem apenas um devaneio de um pintor de Pelargir, prestem atenção na imagem que eu havia mostrado outrora:

O que eu quero dizer mostrando essa imagem simples desse jogo é que até nas mais simples demostrações Pelargir apresenta esse complexo em seu centro que aqui foi mostrado como uma ilha única, mas prestem atenção como ficaria na verdade, a ilha no centro representaria os triângulos e as bordas o resto da cidade e onde ficaria a Barad Aehir sem esse magnífico complexo arquitetônico? Notem que essas duas imagens que Snaga postou se completam.

4. Neithan

Mas, Senhor (isso fica estranho, vou te chamar de Regente, beleza?), veja: Aí nessa foto, já não é um triangulo perfeito..parece inclusive uma carta de baralho, do naipe de Espada. E, ilustrações não querem dizer nada, eu já vi ilustrações absurdas das obras. O que peço, são fontes que afirmam esse triângulo.

5. Senhor_de_Gondor

Senhor_de_Gondor Usuário

O problema é que Tolkien não deixou muitas fontes, existem muitas cidades gondorianas gloriosas que o próprio Tolkien não descreve muito.

nota: Regente é maldade XD.

6. Neithan

Aí é que está!

Como podemos dizer, caro Denethor, que Pelargir era assim, sem uma descrição do Mestre?

7. Senhor_de_Gondor

Senhor_de_Gondor Usuário

Muitas outras cidades foram aceitas como são realmente mesmo sem uma ampla descrição do Mestre.

8. Neithan

Como assim? Quais cidades? Não entendi mesmo. Não dá pra aceitar que ela era assim, só porque achamos as ilustraç~eos belas né?

9. Senhor_de_Gondor

Senhor_de_Gondor Usuário

Um exemplo é Dol Amroth, Tolkien não a descreveu(se descreveu me provem do contrário por favor) e a achamos bela...

10. Neithan

Ele diz sobre o belo castelo a beira mar que Imarhil morava....ai, dá pra saber que é belo. XD

11. Tuor

Tuor Usuário

Eu diria que talvez haja alguma verdade nesse formato de Pelargir, porque ela foi feita! A não ser que o artista que desenhou essa maravilha tenha achado bonitinho fazer Pelargir dessa forma. Só pra constar, o que Senhor de Gondor colocou também tem uma forma meio triangulada, mesmo que não seja idêntica às que Snaga colocou. Isso quer dizer que temos, em muitos casos, Pelargir com uma ilha de três pontas no canto esquerdo do Anduin. Bem, eu gostaria também de saber se há algo oficial.

E eu só espero que por causa dessa discussão, Pelargir não caia na lista negra de alguns que não vão votar nela por não haver um formato com base.

12. Senhor_de_Gondor

Senhor_de_Gondor Usuário

Agora que está tudo explicado eu compreendo, mas ele não fala nada a mais sobre a cidade de Pelargir em si?

Relaxe, creio que isso não vá acontecer^^.

13. Neithan

Então, não que eu lembre. VOu reler o Capitulo que Aragorn conta como foi em Pelargir...vou ver se lá é dito algo.

Então, aonde diz que era uma ilha? Uma cidade na beira do Anduin e do outro rio, beleza, mas onde diz que era uma ilha?

14. Tuor

Tuor Usuário

Pois é o que estamos tentando descobrir!

15. Neithan

Tipo, se fosse uma ilha, aí por lógica, ela seria triangular mesmo...obra da natureza..mas, se não.......

16. Tuor

Tuor Usuário

Estas são outras imagens que tenho de Pelargir, e sobre as quais eu comentei na parte das 7 Maravilhas: o antes e o depois de Pelargir. Se é verdade, não sei. Mas é uma coisa pensada e bem elaborada.

Arquivos Anexados:

• 3400TA.jpg
      3400TA.jpg
      Tamanho do arquivo:
      25,3 KB
      Visualizações:
      1.366
    • 750.jpg
      750.jpg
      Tamanho do arquivo:
      28,7 KB
      Visualizações:
      863
    • 1050.jpg
      1050.jpg
      Tamanho do arquivo:
      32,1 KB
      Visualizações:
      863
    • 1250.jpg
      1250.jpg
      Tamanho do arquivo:
      32,8 KB
      Visualizações:
      843
  17. Neithan

Ok, muito belo, parabens ao criador. Mas, isso não tem bases! (ou tem? Se tem, mostrem)

Muito belo, mas sem base...mentira....

18. Senhor_de_Gondor

Senhor_de_Gondor Usuário

Não sei não, isso está complexo demais para parecer uma mentira Neithan. Conheço sites que falam sobre Pelargir por meio de Tolkien, está tudo em inglês posso demorar, mas depois postarei aqui com as informações que eu consegui.

Por Gondor!!!

19. Neithan

Cara, eu apenas quero provas. Se me mostrarem, com base nas obras que realmente ela era assim, sem dúvida eu votaria nela como uma Maravilha de Arda. Mas, sem bases...só desenhos, não ajuda!

20. Senhor_de_Gondor

Senhor_de_Gondor Usuário

Concordo, isso é uma verdade.

Compartilhar