• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O Portão Negro. Quem o fez?

Elessar Hyarmen

Senhor de Bri
Oi!

Afinal quem construiu o Portão Negro? Foi Gondor ou Mordor?

Sabe-se que na derrota de Sauron no final de Segunda Era o Portão Negro começou a ser vigiado pelos homens de Gondor, mas não encontrei ainda nos livros a referência que diz, foi fulando quem construiu ou foi beltrano...

Eu sei que quem construiu Cirith Ungol foi Gondor e depois foi tomado pelos nazgul e seus seguidores assim como Ithil.

Vocês sabem dessa informação?


Eu procurei por este assunto e não achei, mas somente um tópico que discutia de quê o portão era feito.
http://forum.valinor.com.br/showthread.php?t=37966&highlight=Port%E3o+negro


Valeu!
 
Na verdade se não em engano os Dunendáin construiram o portão, quando passaram a vigiar o Mordor, mas depois a vigilância foi abandonada.
 
Última edição:
Tinha pensado que fossem os homens de Gondor que construiram o portão e depois Sauron tomou posse.

Valeu! Dúvida sanada! :cool:
Podes ter confundido com Minas Ithil, que virou Minas Morgul depois do domínio dos Nazgûl.
O Morannon é feito do mesmo material que a Torre de Orthanc, de uma rocha invencível, pelo que diz no livro.
Ora, Orthant fora construída pelos homens de Númenor, ou seja, pode ser que Sauron quando corrompeu e escravizou alguns homens de númenor pode ter tirado deles o segredo para se construir um portão com essa rocha invencível e ai foi que talvez Sauron conseguiu construir o Morannon.
 
Quem construiu foram os Dunedain. Tanto é que, como já foi dito, era feito do mesmo material que a muralha de Minas Tirith e que Orthanc. Mas, Gondor parou de vigiar Mordor, por causa da Grande Peste, e quando Mordor foi reocupada pelas criaturas de Sauron, o Portão Negro foi utilizado por Sauron.
 
Também tenho essa dúvida, pois sempre tive em mente que o Portão Negro foi construído pelos Dúnedain. Mas qual seria o objetivo do Portão Negro? Vigiar toda a planície de Dagorlad, como forma de proteção dos homens que porventura poderiam vir de Rhûn?

Com a queda dos homens, Sauron tomou posse de Mordor novamente, mas aí vem alguns argumentos que falam que o Portão Negro foi construído pelo próprio Sauron.

Mas, se algum puder, poderia colocar a citação do livro que fala quem realmente construiu o Portão Negro.

Obrigado!
 
Eu penso que foi Gondor que construiu o portão negro com o fim de a maldade de Mordor não sair para as terras livres da Terra-média.
Os numenorianos exilados também deviam ter essa habilidade de construir o portão com rocha invencível.
 
Foi Sauron, ele construiu usando o poder do Um (por isso ele é destruído na Queda de Sauron) e é feito do mesmo material da Torre de Barad-dûr. Pois bem, Sauron contruiu ele pra evitar que os inimigos invadissem Mordor (na verdade o desfiladeiro entre as Ered Lithui e as Ephel Duath). Isso tudo antes da Última Aliança... Depois da Última Aliança que ele foi usado pelos Gondorianos pelo menos até depois da Contenda das Famílias.

Agora vem o problema, o último livro que eu tenho certeza que fala isso é o The Atlas of Middle-earth da Karen Fonstad; basta saber se é confiável. Se alguém achar isso nos livros de Tolkien ia ser bem útil.
 
Última edição:
Na verdade, foi assim: Quem construiu o portão Negro, foi Sauron, ainda na Segunda Era. Já as torres das Presas foram erguidas por Gondor, após a Queda de Sauron, para garantir que nenhuma criatura voltasse para Mordor.

Um artigo dela foi feito para a Sete Maravilhas de Arda: Portão Negro e as Torres das Presas
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo