1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

O Portão Negro. Quem o fez?

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Elessar Hyarmen, 4 Jan 2009.

  1. Elessar Hyarmen

    Elessar Hyarmen Senhor de Bri

    Oi!

    Afinal quem construiu o Portão Negro? Foi Gondor ou Mordor?

    Sabe-se que na derrota de Sauron no final de Segunda Era o Portão Negro começou a ser vigiado pelos homens de Gondor, mas não encontrei ainda nos livros a referência que diz, foi fulando quem construiu ou foi beltrano...

    Eu sei que quem construiu Cirith Ungol foi Gondor e depois foi tomado pelos nazgul e seus seguidores assim como Ithil.

    Vocês sabem dessa informação?


    Eu procurei por este assunto e não achei, mas somente um tópico que discutia de quê o portão era feito.
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)



    Valeu!
     
  2. Ulca

    Ulca Usuário

  3. Elessar Hyarmen

    Elessar Hyarmen Senhor de Bri

    Tinha pensado que fossem os homens de Gondor que construiram o portão e depois Sauron tomou posse.

    Valeu! Dúvida sanada! :cool:
     
  4. Thorin Escudo de Carvalho

    Thorin Escudo de Carvalho Part-time Ninja

    Na verdade se não em engano os Dunendáin construiram o portão, quando passaram a vigiar o Mordor, mas depois a vigilância foi abandonada.
     
    Última edição: 5 Jan 2009
  5. Finwë Fëfalas

    Finwë Fëfalas Nas Echoriath...

    Podes ter confundido com Minas Ithil, que virou Minas Morgul depois do domínio dos Nazgûl.
    O Morannon é feito do mesmo material que a Torre de Orthanc, de uma rocha invencível, pelo que diz no livro.
    Ora, Orthant fora construída pelos homens de Númenor, ou seja, pode ser que Sauron quando corrompeu e escravizou alguns homens de númenor pode ter tirado deles o segredo para se construir um portão com essa rocha invencível e ai foi que talvez Sauron conseguiu construir o Morannon.
     
  6. Neithan

    Neithan Ele não sabe brincar. Ele é Mito

    Quem construiu foram os Dunedain. Tanto é que, como já foi dito, era feito do mesmo material que a muralha de Minas Tirith e que Orthanc. Mas, Gondor parou de vigiar Mordor, por causa da Grande Peste, e quando Mordor foi reocupada pelas criaturas de Sauron, o Portão Negro foi utilizado por Sauron.
     
  7. Müller

    Müller Eorlingas

    Foi Sauron mesmo, em um dos livros diz isso.
     
  8. Elrond

    Elrond "OFF" it will last two months

    Também tenho essa dúvida, pois sempre tive em mente que o Portão Negro foi construído pelos Dúnedain. Mas qual seria o objetivo do Portão Negro? Vigiar toda a planície de Dagorlad, como forma de proteção dos homens que porventura poderiam vir de Rhûn?

    Com a queda dos homens, Sauron tomou posse de Mordor novamente, mas aí vem alguns argumentos que falam que o Portão Negro foi construído pelo próprio Sauron.

    Mas, se algum puder, poderia colocar a citação do livro que fala quem realmente construiu o Portão Negro.

    Obrigado!
     
  9. Nuno-510

    Nuno-510 Usuário

    Eu penso que foi Gondor que construiu o portão negro com o fim de a maldade de Mordor não sair para as terras livres da Terra-média.
    Os numenorianos exilados também deviam ter essa habilidade de construir o portão com rocha invencível.
     
  10. Istui Gil-Eredh

    Istui Gil-Eredh Elder Elda

    Foi Sauron, ele construiu usando o poder do Um (por isso ele é destruído na Queda de Sauron) e é feito do mesmo material da Torre de Barad-dûr. Pois bem, Sauron contruiu ele pra evitar que os inimigos invadissem Mordor (na verdade o desfiladeiro entre as Ered Lithui e as Ephel Duath). Isso tudo antes da Última Aliança... Depois da Última Aliança que ele foi usado pelos Gondorianos pelo menos até depois da Contenda das Famílias.

    Agora vem o problema, o último livro que eu tenho certeza que fala isso é o The Atlas of Middle-earth da Karen Fonstad; basta saber se é confiável. Se alguém achar isso nos livros de Tolkien ia ser bem útil.
     
    Última edição: 13 Out 2010
  11. Neithan

    Neithan Ele não sabe brincar. Ele é Mito

    Na verdade, foi assim: Quem construiu o portão Negro, foi Sauron, ainda na Segunda Era. Já as torres das Presas foram erguidas por Gondor, após a Queda de Sauron, para garantir que nenhuma criatura voltasse para Mordor.

    Um artigo dela foi feito para a Sete Maravilhas de Arda:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
    • Gostei! Gostei! x 1

Compartilhar