• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

As Sete Maravilhas de Arda O Portão Negro e as Torres das Presas

Décimo

The Swanson Code
O Portão Negro e as Torres das Presas

attachment.php


Através da boca do desfiladeiro, de penhasco a penhasco, mandara o Senhor das Trevas construir uma fortificação de pedra. Nela havia um único portão de ferro, em cujas ameias passavam incessantemente sentinelas. Debaixo dos montes, em ambos os lados, a rocha estava perfurada em centenas de cavernas e tocas, onde se encontrava de atalaia uma hoste de orcs, prontos a avançar ao mínimo sinal, como um exército de formigas negras a caminho da guerra. Ninguém passava pelas Presas de Mordor sem por elas ser mordido...
O Senhor dos Anéis - As Duas Torres, O Portão Negro Está Fechado​


O Portão Negro era a principal entrada para Mordor, marcando assim um dos locais mais importantes da Terra Média. Junto a ele ocorreram acontecimentos que mudaram a história de todos os povos livres durante quase duas Eras.

O Portão Negro era feito de ferro, sendo composto por duas grandes portas¹ e se estendia entre os altos penhascos que findavam cada uma das cadeias montanhosas que envolviam Mordor e protegiam Barad-dûr das forças do ocidente. Os Portões de Mordor eram flanqueados por duas grandes construções anexas, as Torres das Presas, Narchost – "Fortaleza do Fogo" - a oeste, e Carchost – "Fortaleza da Presa" - a leste. As duas torres eram altas e fortes, tendo sido construídas pelos povo de Gondor após a derrota de Sauron, no fim da Segunda Era. Entre Narchost e Carchost existia uma vigia, que se estendia ao longo do cimo do Portão Negro, defendida por sentinelas que constantemente patrulhavam o vale de Udûn e a planície de Dagorlad.

Localização

Localizava-se no canto noroeste de Mordor. Cruzava Cirith Gorgor, a "Passagem Assombrada", o curto espaço entre as Montanhas de Cinza, Ered Lithui na língua dos elfos, e as Montanhas da Sombra, ou Ephel Dúath. Atrás do Portão Negro estava o vale de Udûn, que levava ao Planalto de Gorgoroth.

Dos Portões de Mordor se avistava para a desolação do Morannon, um lúgubre e árido local onde não crescia vegetação alguma. Dois grandes montes estavam de frente para o Portão Negro, além de charcos de lama e líquido viscoso que se espalhavam, como um fosso. Para além do Morannon estava Dagorlad, a grande Planície da Batalha.

Três estradas convergiam ao Portão Negro. Uma vinha do norte, através de Dagorlad. Outra vinha do leste ao longo das Montanhas de Cinza. A terceira era a Estrada de Harad, que saía do Portão Negro, atravessava Ithilien e se prolongava pelas terras de Harad, no sul.

Consultar Mapas.

História

Não há registros que definam a data de construção do Portão Negro, mas o Akallabêth diz que Sauron fortificou Mordor e construiu Barad-dûr por volta de 1000 a 1600 da Segunda Era, sendo razoável concluir que foi edificado nesse período. A sua primeira menção é durante a invasão de Mordor por parte da Última Aliança. Em 3434 da Segunda Era, a Última Aliança a Batalha de Dagorlad, a força de Homens e Elfos tomou o Portão Negro, penetrou em Mordor, e montou cerco a Barad-dûr, onde Sauron se refugiara. O sítio à Barad-dûr durou sete anos, até 3441, até que Sauron foi finalmente derrotado por Gil-Galad e Elendil.

Após o fim aparente de Sauron, Gondor manteve uma guarda no Portão Negro, para vigiar Mordor, e construiu as Torres das Presas, para solidificar a fortaleza e se certificar de que o mal não voltaria a sair da Terra Negra.

attachment.php

Vista aproximada de uma das Torres das Presas

No entanto, a vigilância de Gondor começou a se desvanecer após a Grande Praga em 1636 da Terceira Era, que matou uma grande parte da sua população. O Portão Negro permaneceu sob o controle de Gondor até pelo menos 1944. Nesse ano, o rei Ondoher de Gondor foi morto em batalha contra os Carroceiros em frente ao Portão Negro. As torres de vigia do Portão algum tempo depois, permanecendo a fortaleza inabitada por mais de 900 anos.

Sauron voltou a Mordor em 2942 da Terceira Era, e o Portão Negro ficou naturalmente sob o seu controle. Exércitos de povos do Leste e Haradrim vieram pelas estradas que conduziam ao Portão Negro para engrossar as legiões de Sauron. Em 5 de Março de 3019 da mesma Era, Frodo Bolseiro e Sam Gamgi foram levados ao Portão Negro por Gollum. Os Hobbits perceberam que o Portão Negro era impenetrável; então Gollum lhes ofereceu levá-los pela passagem de Cirith Ungol sobre as Montanhas da Sombra, a cerca de 100 milhas a sul. A 10 de Março, um exército vindo do Portão Negro tomou Cair Andros e cruzou o Anduin, chegando a Anórien, a norte de Minas Tirith.

attachment.php

Frodo, Sam e Gollum chegam ao Portão Negro

Após a inesperada derrota no cerco a Minas Tirith, Sauron reuniu todo o seu exército de Mordor em Udûn, atrás do Portão Negro, para disferir o golpe fatal às forças de Gondor e Rohan.

Aragorn e Gandalf lideraram um exército até o Portão Negro, tentando dar tempo a Frodo para que este pudesse completar sua missão e destruir o Anel. Enquanto vinham para o Morannon, muitos dos homens estavam com tanto medo de continuar, que Aragorn os dispensou para que tomassem Cair Andros.

A 25 de Março, esse exército do oeste se postou ante o Portão Negro, e Aragorn posicionou as suas tropas nos montes altos em frente ao Portão. O Boca de Sauron saiu de Mordor pelo Portão para oferecer condições de rendição, que foram rejeitadas por Gandalf e os restantes capitães.

attachment.php

Sauron lança o seu ataque contra as forças do oeste

Então as duas portas do Portão Negro se abriram, e as forças de Sauron saíram, vindas de Udûn e dos seus penhascos. O exército de Mordor lutou brevemente contra o exército vindo do oeste na Batalha do Morannon; assim que o Um Anel foi destruido, pouco depois, as forças de Sauron fugiram em pânico.

Quando o Anel foi destruído na Montanha da Perdição, o poder de Sauron se esvaiu e todas as suas obras cederam. Tudo em Mordor caiu em ruínas, e o Portão Negro foi lançado ao chão e quebrado.

Apesar da sua história tenebrosa, é inegável que o Portão Negro de Mordor constituia uma das visões mais impressionantes da Terra Média, e ladeada pelas Torres das Presas, uma das últimas amostras da antiga arquitectura nomenoreana, a fortaleza se tornava ainda mais imponente.

attachment.php

A derrota de Sauron

______________________
1 - Algumas edições anteriores de O Senhor dos Anéis descrevem o Portão Negro como tendo três portas, mas isso foi corrigido em edições atuais.

Outras Informações

Nos Filmes

Frodo, Sam e Gollum avistam o Portão Negro, no filme As Duas Torres

A Batalha do Morannon, no filme O Retorno do Rei

O Boca de Sauron, na versão estendida de O Retorno do Rei
Nomes e Significados

Morannon: Sindarin, "Porta Negra". De "mor" (negro, preto, escuro), e “annon” (grande porta ou portão).


Fontes

Livros:
O Senhor dos Anéis, Livro IV, Cap. III, O Portão Negro Está Fechado

Internet:
Thain's Book


Autores
Tuor - Texto e imagens.
Erundur – Texto e revisão.
O 10º Membro da Sociedade - Imagens e revisão final.

__________________________________________________ ____
Nota: Quaisquer correções ao texto que entendam existir devem ser comunicadas por MP a mim e/ou ao Tuor. Agradecemos desde já qualquer colaboração.
 

Anexos

  • blackgatefalls.jpg
    blackgatefalls.jpg
    189,7 KB · Visualizações: 1.115
  • blackgateopens.jpg
    blackgateopens.jpg
    82,9 KB · Visualizações: 1.200
  • forum_0c5cdcd5_Black_gate.png
    forum_0c5cdcd5_Black_gate.png
    318,6 KB · Visualizações: 1.798
  • theblackgateisclosed024.jpg
    theblackgateisclosed024.jpg
    171,9 KB · Visualizações: 1.150
  • theblackgates.jpg
    theblackgates.jpg
    15 KB · Visualizações: 1.100
Última edição por um moderador:
Re: O Portão Negro e as Torres dos Dentes

Mapas

attachment.php

attachment.php


attachment.php


attachment.php

Mapa hipotético retirado do Atlas da Terra Média

attachment.php

Esquema possível da Batalha do Morannon, retratado no Atlas da Terra Média​
 

Anexos

  • Mordor Morannon.JPG
    Mordor Morannon.JPG
    30,2 KB · Visualizações: 949
  • morannons.jpg
    morannons.jpg
    163,9 KB · Visualizações: 1.027
  • morannonmap.jpg
    morannonmap.jpg
    50,2 KB · Visualizações: 924
  • morannon23.jpg
    morannon23.jpg
    185,7 KB · Visualizações: 1.084
  • middle-earth-map-morannon.jpg
    middle-earth-map-morannon.jpg
    192,3 KB · Visualizações: 1.008
Re: O Portão Negro e as Torres dos Dentes

Galeria

attachment.php

Os Easterlings chegam a Morannon, por Alan Lee

attachment.php

O Portão Negro, por Alan Lee

attachment.php

Representação do Portão de Mordor

attachment.php

O exército de Sauron ataca as forças do oeste

attachment.php

Pintura do Portão, com as sentinelas nas Torres
 

Anexos

  • Morannon2.jpg
    Morannon2.jpg
    165,1 KB · Visualizações: 888
  • blackgate.jpg
    blackgate.jpg
    16,4 KB · Visualizações: 890
  • Morannon4.jpg
    Morannon4.jpg
    61,6 KB · Visualizações: 1.016
  • morannon_(black_gate).gif
    morannon_(black_gate).gif
    67 KB · Visualizações: 1.055
  • morannon_als.jpg
    morannon_als.jpg
    60,4 KB · Visualizações: 853
Muito bom, meus parabéns, Décimo. Há uma imagens que eu desconhecia tê-las visto, e realmente são muito interessantes.
 
Muito bom! Outro belo trabalho.
Não sei se votaria nessa Maravilha, porque ela é sombria e maligna. Mas convenhamos que é muito bem feita.

Identifiquei no mapa onde é o portão e por onde Frodo e Sam entraram; eles tiveram que fazer uma vooolta hein? Por isso demoraram para chegar lá dentro.
 
Excelente!
Texto muito bom, bem detalhado.
As imagens ficaram ótimas.
Parabéns a todos os envolvidos!
 
Fantástico!
Adorei a imagem com aquele fogo em Mordor, as duas torres a cair e as águias a voar ao seu redor e esta última imagem está genial! Muito bom!

Mas esta não me parece ser uma maravilha para vencer! É grande e imponente, mas falta-lhe qualquer coisa!

;D
 
Muito bom! Outro belo trabalho.
Não sei se votaria nessa Maravilha, porque ela é sombria e maligna. Mas convenhamos que é muito bem feita.

Sei não Laurelin. Acho que é uma das maiores maravilhas de arda! O Morannon e muito perfeito. Pode ser sombrio e do mal, mas é uma construção sem paralelos, o que faz dela uma maravilha!

Exelente artigo, adorei mesmo.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo