1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

O porquê do destino de Fëanor

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Bekasobiskie, 5 Jul 2010.

  1. Bekasobiskie

    Bekasobiskie Usuário

    Alguém sabe porque Feänor só sairá de mandos após a última batalha de Arda? Nem mesmo Melkor teve uma punição assim da vez que foi prisioneiro de Mandos (só 3 eras...devia ter sido a eternidade né?!) e Melkor já tinha feito coisas piores (como os orcs, etc).

    Então, por que Feänor teve uma punição mais pesada?
     
  2. General Artigas

    General Artigas Não tá morto quem peleia

    Re: O porquê do destino de Feänor

    Melkor passou três eras das Árvores, ou seja era tempo BAGARAI, muito tempo mais do que as três Eras contadas nos livros.

    Fëanor jurou por Eru que ou recuperaria as Silmarilli ou sua alma seria desgraçada pra sempre, ou seja, ele está apenas cumprindo o juramento que fez.

    Quem mandou ser besta, esculachar os Valar, jurar por Eru e se enfiar no meio dos balrogs?
     
  3. Elring

    Elring Depending on what you said, I might kick your ass!

    Re: O porquê do destino de Feänor

    Depende do ponto de vista, se for pela contagem da Era do Sol, a punição de Fëanor será equivalente a mandá-lo ficar sentadinho num canto para refletir e esfriar a cabeça. Coisa rápida.

    Fëanor não foi punido somente por contrariar os Ainur, ele participou também da Chacina de Alqualondë. Elfos matando elfos em Aman. Um mortcínio de tal magnitude não passaria derpercebido por Eru. Livre Arbítrio também tem limites.
     
  4. Meneldur

    Meneldur We are infinite.

    Re: O porquê do destino de Feänor

    O principal motivo na minha opinião, foi o Fratricídio. Matar amigos é um ato terrível.

    É preciso lembrar que aquela era a segunda punição de Fëanor. A primeira foi o exílio em Formenos. Fëanor era reincidente. Se formos pensar, as punições de Melkor foram muito maiores. Vejamos:
    • Primeira punição de Fëanor: exílio em Formenos. Podia se movimentar com relativa liberdade no norte de Aman. Primeira punição de Melkor: ficar preso em Mandos.
    • Reincidência de Fëanor: prisão em Mandos até o Fim dos Tempos. Reincidência de Melkor: foi morto (como é dito no Myths Transformed) e ser jogado no Vazio.

    As punições de Melkor foram muito maiores, na minha opinião.
     
  5. Hicaro

    Hicaro Usuário

    Re: O porquê do destino de Feänor

    Eh como Elring disse, Feanor foi responsavel pela matança desnecessária em Aqualonde,ele contrariou os Valar e de quebra levou vários noldor para a desgraça.Mas ele nao vai estar sozinho em Mandos.
     
  6. Indily

    Indily Balrog de Pantufas Fofas

    Re: O porquê do destino de Feänor

    Na verdade concordo com o Veda... Foram 3 Eras das Árvores, é muito mais do que o que imaginamos a contar pela noção de tempo dada nas obras.

    Fora isso, sempre que um juramento ou uma "maldição" é imposta em nome de Eru ou dos Valar, quem jurou ou a vítima acaba realmente pagando pelas palavras pronunciadas!

    Se ele jurou por eru, ainda mais com toda a raiva que poderia ter em fazer o juramento, ele está apenas cumprindo sua promessa, pagando pelo que ele escolheu. Acredito que isso é o pagamento pela sua prepotência, em achar que poderia realmente reaver o que ele "havia perdido" da forma com que tentou.

    Fëanor era brilhante, mas sua arrogância e sua falta de escrúpulos para conseguir o que queria eram maiores que sua capacidade de discernimento... agora arca com isso em companhia de Mandos.
     
    Última edição: 6 Jul 2010
  7. Meneldur

    Meneldur We are infinite.

    Re: O porquê do destino de Feänor

    Só pra fazer os cálculos: Melkor ficou preso em Mandos por 3 Eras das Árvores. Como cada Era das Árvores tem 100 anos das Árvores, Fëanor ficou preso em Mandos por 300 anos das Árvores. Sabemos, pelos Annals of Aman que cada ano das Árvores tem 9,58 anos do Sol (nossos anos "normais"). Então Melkor ficou preso em Aman por 2874 anos do Sol.

    Fëanor está preso em Mandos desde o fim da Era das Árvores, próximo ao começo da Era do Sol. A Primeira Era do Sol durou 590 anos do Sol, a Segunda 3441 e a Terceira 3021 anos. Tolkien diz, na sua carta 211, que o Senhor dos Anéis se passou há aproximadamente 6000 anos atrás. Logo, Fëanor está em Mandos há aproximadamente 13052 anos, muito mais tempo do que o que Melkor passou em Aman. Só que Melkor também está preso no Vazio desde mais ou menos a mesma época, o que faz que Melkor de um modo geral tenha ficado mais tempo preso que o nosso Noldo em questão.
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  8. Elring

    Elring Depending on what you said, I might kick your ass!

    Re: O porquê do destino de Feänor

    A contagem está certa, o único detalhe é que desde a Queda de Númenor, Aman não está mais dentro dos Círculos de Arda. E como na Ilha o Tempo transcorre muuuuito devagar em comparação com a T-m. É provavel que Fëanor mal tenha tempo de sentar outra vez na laje e ouvirá a voz retumbante de Mandos:
    - Saia, Filho de Finwë! Está liberto.
    - ...mas já?!!
    - Sim, o mundo acabou.
    - E as minhas Gemas??? *.*
    - :doh:
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  9. Inácio Fëanor

    Inácio Fëanor Usuário

    Re: O porquê do destino de Feänor

    Se avaliarmos, Fëanor não teve uma punição tão grave. Ele apenas está "esfriando a cabeça" como disse o Elring.
    Não vou entra na discussão o quão errado ele foi nem seus motivos ( já tem tópico demais sobre isso XD ) mas matar irmãos é um crime muito grave.
    Sem contar que não é porque ele está preso em Mandos que está sem fazer nada, ele ainda pode estar criando e refletindo em seu passado.


    Ri horrores agora!!! uauauhaua
    Pergunta típica de Fëanor!!
     
  10. Meneldur

    Meneldur We are infinite.

    Re: O porquê do destino de Feänor

    Elring, eu posso estar muito enganado, mas não é o tempo que passa mais devagar am Aman, mas quem está lá tem a sensação que o tempo passa mais devagar, porque lá as coisas não se degradam rápido como na Terra-média. Tolkien até diz que os hobbits lá morreriam do mesmo jeito e no mesmo tempo que morreriam na Terra-média.

    Assim, Fëanor passaria tanto tempo lá quanto passaria na Terra-média, mas teria a sensação que mal encostou a bunda na laje.
     
    • Gostei! Gostei! x 1

Compartilhar