• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O porquê de ler.

Snaga

Usuário não-confiável!!!
Quando era mais novo e ainda frequentava o primeiro grau, não gostava muito de ler. Lia porque os professores obrigavam. E na maior parte das vezes eram clássicos da literatura brasileiras que na época eu odiava.

Mais tarde descobri o prazer de ler, o prazer de viajar entre as páginas de um livro, de conhecer lugares novos e personagens que, mesmo nunca tendo existo de verdade e ainda assim morrendo no final da história, permaneciam mais vivos do que nunca dentro de mim. Conheci a Europa, a India Colinial, o Antigo Oeste Norte-americano, viajei no tempo e o espaço.

Hoje a leitura se tornou algo mais que puro prazer. Se tornou necessidade. Principalmente agora que estou longe de casa e as melhores companhias que tenho são meus queridos livros! Ao mergulhar em um livro no final do dia, esqueço do estresse, dos problemas, da saudade... Vivo apenas o que está escrito ali, não só enquanto estou lendo, mas também depois enquanto as descrições e narrações ecoam na minha cabeça. Mesmo que não dure muito, mas é o suficiente pra aliviar toda a tensão.

E vocês?! Porque abrem seus livros?
 
Minha mãe me ensinou a ler pequenininho, aprendi a ler antes de frequentar a pré-escola. Desde então minha mãe comprava livros pra mim, infantis e tals. Acho que isso ajudou a pegar gosto pela leitura. Na escola, eu lia os livros antes de todo mundo. Depois, mais velho, adquirindo mais cultura, comecei a explorar a literatura.

Sempre gostei muito de ler, leio uma média de 12 livros ao ano. A literatura divide minha paixão com o cinema. :amor:
 
Não é por motivos muito diferentes dos que você citou não.
Eu porque por mais que eu esteja mal ou sozinha ou triste, ler sempre me anima, mesmo que o livro tenha uma morte triste que me arranca lágrimas.

Eu leio porque acredito que as experiências daquelas personagens podem sim me ajudar a viver a minha vida de forma mais sábia.
Eu leio porque me dá prazer.
E este é o melhor dos motivos, IMO
 
Feanari disse:
Não é por motivos muito diferentes dos que você citou não.
Eu porque por mais que eu esteja mal ou sozinha ou triste, ler sempre me anima, mesmo que o livro tenha uma morte triste que me arranca lágrimas.

Eu leio porque acredito que as experiências daquelas personagens podem sim me ajudar a viver a minha vida de forma mais sábia.
Eu leio porque me dá prazer.
E este é o melhor dos motivos, IMO

Isso é a mais pura verdade.

Quando eu não era muito de ler, não tinha opinão sobre muitas coisas. Depois que começei, aprendi a ver a leitura como prazer, e sei que sou uma pessoa mais inteligente e que tenho minhas próprias teorias. E vivo mais sábiamente, também.
 
Leio porque aprecio enormemente.
porque é bom viajar por entre coisas que são novas e irreais.
porque conseguimos esquecer o que nos cerca. a nossa realidade, nossos problemas.
porque é um mundo paralelo portátil ;D
um ótimo refúgio.
[e porque convenhamos, é sempre bom ver os problemas não se aplicarem à gente, mas ao personagem ^^"]
eu sou muito sonhadora, adoro tentar escrever... e ler para mim é algo infinitamente prazeroso.
 
Em primeiro lugar, é o prazer que a leitura proporciona. Adoro ler, e gosto mais ainda quando pego um livro cuja história é tão interessante que não consigo mais largá-lo. Mergulhamos numa outra realidade e nos aventuramos pelos mais diversos mundos, tudo isso na segurança do nosso sofá.

É por isso que eu leio. Mas, no final das contas, ler também nos faz refletir e nos faz aprender mais sobre a vida em geral, mesmo que a gente não perceba isso no momento. Ler abre a nossa mente.
 
eu não sei porque prefiro ler.. mas acho que me da mais liberdade para imaginar do que assistir um filme.. enriquece o vocabulário... e td mais.. :yep:
 
Eu gosto de ler e por vezes me deixo levar pelos livros.
Acho que é um momento em que podemos fugir ao mundo real e entrar no mundo de fantasia, como é o caso de Harry Potter, senhor dos aneis, Codigo Davinci e até os livros de Buffy, a caçadora de vampiros.
Alem de melhorara bastante a nossa cultura todos sabem que ler faz bem, mas acima de tudo é um divertimento, melhor que ver TV.
*yams*
 
a leitura é algo que transporta você para outro mundo ou outra situação,isso é bom pois treina sua imaginação e ajuda a enchergar o mundo de outra maneira.
 
Semprte gostei de ler desde que me lembro ate antes de sabre eu gostava de olhar as letras e virar as paginas....
Hoje leio mais por obrigação é verdade, mas ler só pelo prazer da leitura é o melhor!!
 
Ler p/ mim é tão natural.Nem sei dizer como eu fico à vontade com um livro!É normalmente o tempo que eu tenho para mim!
Instrui, diverte, e não cansa(geralmente...)
Sem falar que é mais barato que ficar na frente da tv...XD
 
leio por 2 motivos básicos.

1°: Obter conhecimento!! todos os autores colocam suas crenças filosoficas em seus personagens, além de ter sempre um contexto historico que sera util na obtenção do conhecimento historico, filosófico (e dependendo o caso, mitológico). mas não só livros eu leio neste caso, mas tbm revistas cientificas.
2°: Diverção. adoro ler e me intereçar pela leitura... "viajar" através das páginas para a Europa Medieval, ou para a Idade Clássica e Antiga (hehe gosto muito de contos historicos). tbm posso imaginar as epopéias heróicas de heróis e deuses!!! ainda mais pq adoro contos miticos... e uso isto para me consolar (ou me motivar) usando os feitos destes heróis, além de aprender muito com isto.
 
Leio porque é uma das melhores coisas que se tem pra fazer, em uma época de férias como agora, eu leio demais.
Gosto de ler, porque me sinto bem quando leio, não é cansativo nem chato, como muitos dão desculpas para não ler.
Ler pra mim é ótimo, adquiro conhecimento, vocabulário, cultura e, claro, me divirto muito.
 
Eu leio por que é a melhor coisa do universo. Quando eu leio, eu imagino que o que eu to lendo é um filme na minha cabeça, eu invento as aparências e as vozes dos personagens, imagino o que está acontecendo do jeito que eu quero. Isso nunca fica chato ou entediante, cada livro pode proporcionar um universo novo para explorar.
 
Eu leio porque é prazeroso, e porque sempre estou a procura de um pouco mais de conhecimento, mas leio tambem porque adquiri esse habito desde pequeno e não me vejo sem ele.
 
Em algum momento o "porquê" passou a ser só mais uma das perguntas que faço quando leio. Por vezes vem a fantasia de saber no "como" ou melhor dizendo em como seria se ao invés de todo o tempo que precisei pra aprender o inglês eu já nascesse com um inventário de tantas obras já na ponta da língua materna. Em quê eu usaria a energia?

Talvez seja porque eu dê valor ao que se chama "tempo para pensar" que é um bem oferecido em abundância quando a pessoa lê um livro. Talvez porque a informação por escrito me comunique algo que só possa ser dito através de textos impressos e isso me atraia.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo