1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

O porquê da Cisão?

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Lord Khamûl, 26 Abr 2008.

  1. Lord Khamûl

    Lord Khamûl Usuário

    No final da Terceira Era, percebe-se que os elfos deixam a Terra Média e retornam para Aman.

    1- Mas porque que motivo Ilúvatar desejou assim?

    2 O que ele quis dizer com essa atitude?

    3- Por que os homens, mesmo sendo uma raça privilegiada, e mesmo sendo destinado ao "sono eterno", não poderiam nevegar até Aman. O porque desta Cisão entre elfos e homens a partir do início da Quarta Era?

    4- Que benefício os elfos ganharam retornando para Amam?

    5- Por quê os elfos perceberam que o lugar deles não era a Terra Média?

    6- Por quê designar a Terra Média como o continente dos mortais?
     
    Última edição: 26 Abr 2008
  2. Fimbrethil

    Fimbrethil Esse chato é um

    Boa pergunta, aquele-que-nãp-podemos-nomear. Eu não sei dizer porque Eru escolheu assim, mas os elfos partem para Aman pra deixar a Terra Média para os homens (e mulheres). Foi um jeito do Tolkien explicar porque a gente não se encontra com elfos por aí hehehehehehehehehhe
     
  3. moriel

    moriel Banned

    Bem, mas e pela lógica de Arda?
     
  4. Deriel

    Deriel Administrador

    O que eu sei é que Eru não escolheu assim. Na verdade ele não escolheu nada, é o tal do Livre Arbítrio (é claro que poderíamos entrar naquela discussão sem fim do livre arbítrio X divindade onisciente, mas não cairemos nesse truque, não é?).

    Os Elfos simplesmente não pertencem à Terra-média. Eles são "imutáveis" e a Terra-média é mutável... eles na verdade sempre pertenceram a Aman e só permanceram na Terra-média quando do chamado dos Valar por causa da influência maligna de Melkor. E os Noldor só retornaram à Terra-média, em revolta, também por causa da influência de Melkor.

    Melkor retirado da equação, bem como seu mais direto servo, as coisas voltaram ao seu eixo: Elfos nas Terras Imortais.
     
  5. Haran Alkarin

    Haran Alkarin Usuário

    Pelo que eu vejo desde o início o "certo" seria que os elfos ficassem nas Terras Imortais e os homens na Terra-Média: o fato de alguns elfos recusarem o chamado de Oromë, e também de outros saírem das Terras Imortais, seria um "imprevisto", assim como a morte dos elfos, que não deveria ocorrer, e nem os anões. Mas acho que aquele trecho de O Silmarillion é claro quando diz que tudo é um instrumento de Eru, inclusive Melkor e tudo de ruim que ele fez (o que inclui a recusa dos elfos para irem nas Terras Imortais, e a posterior saída de alguns de lá). Tudo era previsto por Eru e necessário para sua obra, Arda e sua história.
     
  6. Eu creio que tudo se baseia na questão que haveria um momento dos Elfos dominarem Arda para deixarem algum conhecimento ou trabalho e depois os homens para então efetuarem seu destino de existência.

    Por algum motivo, essas duas raças não iriam se encontrar, bem, eu imagino isso. E então por causa do convite e amor dos Valar pelos Primogênitos, eles escolhem no final voltar pelo mesmo caminho, sabendo que seu destino em Arda tinha data para término!
     
  7. Elring

    Elring Depending on what you said, I might kick your ass!

    Outra razão para a partida dos eldar da Terra-média se deve ao fato de que eles estavam "se cansando" do mundo. Após o surgimento do Sol e da Lua, o ritmo da passagem do tempo tornou-se mais acelerado, ou seja, a carga crescente das Eras estava cada vez maior e tudo morria e definava depressa demais aos olhos dos elfos.

    Enquanto que os atani, ao morrerem, se libertam do cansaço por meio da Dádiva de Eru, os eldar permanecem e não evoluem, apenas continuam a existir até o fim de Arda. Cientes dessa condição imposta aos Primogênitos, os Valar criaram e consagraram um local onde o tempo e o desgaste seriam menores, tanto para eles quanto para os quendi.
     
  8. Guilherme Thorikan

    Guilherme Thorikan Eu?? Eu não sou um

    Creio eu, que não foi uma atitude de Eru e sim dos próprios elfos. Eles perceberam que aquela terra cheia de problemas não era deles. Após a vitória de Gondor os Elfos perceberam que seu destino na Terra Média havia acabado, e que era hora, enfim, de voltar pra casa.

    Acho que os Elfos não tinham muito o que ganhar ou perder indo pra Aman, simplesmente estavam na sua terra natal e lá teria mais "sucego" para tratar de seus assuntos e aproveitar melhor a eternidade e deixar que os homens cuidassem de seus problemas.

    Abraços.
     
  9. grlopez

    grlopez Usuário

    1- Mas porque que motivo Ilúvatar desejou assim?


    Não creio que tenha sido bem assim, os elfos voltaram por vontade própria, sem nenhuma convocação ou chamado por parte dos Valar. As portas de Aman, para eles, estavam sempre abertas.


    3- Por que os homens, mesmo sendo uma raça privilegiada, e mesmo sendo destinado ao "sono eterno", não poderiam nevegar até Aman. O porque desta Cisão entre elfos e homens a partir do início da Quarta Era?


    Um dos vários nomes dos homens era "Sucessores". TM era, por destino, deles. Eles eram os que herdariam a terra e que continuariam nela após o desaparecimento dos eldar.
    Sobre ir até Aman... embora de muita discussão aqui eu vejo como algo bem simples. Aman era as terras imortais, portanto, negadas seriam ao mortal que ali pisasse. Quem sabe isto até acontecesse em via inversa com a TM. TM para os mortais, logo, imortais também não deveriam permanecer ali. No silma fala, também, que um mortal em Aman teria sua vida em muito encurtada... Como se todo o fogo de uma vela queimasse em um segundo.

    4- Que benefício os elfos ganharam retornando para Amam?

    Acredito que vários. Ali eles sempre foram bem acolhidos, a passagem do tempo era compatível com eles e ali eles não ficavam tão tristes pois nada ou quase nada fenecia em Aman, o que aplacava esta meio que "maldição" que a imortalidade carregava: tudo ao seu redor morre.

    5- Por quê os elfos perceberam que o lugar deles não era a Terra Média?

    Talvez eles só se "tocaram" que desde sempre, na TM, sua estadia seria passageira. Os homens é que eram os segundos, os sucessores e herdeiros.

    6- Por quê designar a Terra Média como o continente dos mortais?

    Sem palpites ...


    GR
     
    • Ótimo Ótimo x 1
  10. Fëahin

    Fëahin Aurë entuluva !!!

    Eu também acho que eles foram para Aman como que para um descanço eterno, e este já o ganho deles por assim dizer. E aos Homens foi deixada a TM porque além de eles não precisarem de um descanço, eles estavam contentes lá. Eles tinham paz, terra e pão :lol:
    Não acho que o fato dos Homens terem ficado tenha sido uam privação, e sim a ordem das coisa, o eixo como disse o Deriel. E os Homens pareciam de acordo com isso. E eu também acho que toda essas idas e vindas não foram a vontade de Eru diretamente. Foi uma espécie de livre arbítro ( nada de discução de livre arbítrio :mrgreen: ).
     

Compartilhar