• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O Por quê???

Re: O Por Que???

Calendula disse:
Seria legal...

Os Ingleses estudam? :?

Não sei se estudam todas as obras (provavelmente não), mas sei que estudam Senhor dos Aneis...:mrgreen:
 
Re: O Por Que???

Eu quero ir para a Inglaterra...:tsc:
Estou morrendo e inveja deles. Embora adoro estudar Alvares de Azevedo, Drumond, Algusto dos Anjos... :obiggraz:
 
Re: O Por Que???

Vamos por partes:

1 - Aqui no Brasil pelo menos 80% não dá valor aos escritores nacionais ou lusos e prefere alguns estrangeiros; porém existe uma parte que nem os estrangeiros de renome preferem. Se estudar literatura portuguesa por aqui já é considerado um porre, pois os professores em grande parte não conseguem despertar um interesse em seus alunos eos alunos preferem fazer outras coisas do que ler, imagina o que fazem quando se trata de literatura estrangeira... o descaso parece ser maior!

O impacto que o nome de Clarice Lispector pode causar para nós muitas vezes não é o mesmo para um britânico, por exemplo; e assim é com Tolkien para a maioria brasileira, que não lê. Ele não passa de apenas mais um escritor. E se bobear, tanto leigos quanto críticos são capazes de tachar Tolkien como um escritor chato e que não merece esse sucesso todo que vem fazendo. E esse é um dos problemas para Tolkien não aparecer lá, entre os grandes, ao menos por aqui.


2 - O estilo literário que Tolkien preferiu seguir, ou seja, o fantástico, é pouco visado e apreciado por muitos críticos e estudiosos. O motivo nem sei porque ao certo. Muitas vezes parece que aqueles que classificam os grandes nomes da literatura procuram por certas características nos escritores que muitas vezes se tornam clichê - como ousadia em termos de estrutura de escrita, inovação...

Tolkien não é o único injustiçado nisso tudo; Italo Calvino também escreveu algumas obras fictícias e , embora tenha mais renome entre os estudiosos, não recebe todo o reconhecimento que merece. Com Tolkien é assim muito provavelmente por ter escolhido um caminho diferente em plena época onde o Modernismo ainda estava em voga. E o Modernismo parece não ter dado tanta bola assim pra ele, embora seus livros tenham feito um sucesso bom quando foram lançados e na Inglaterra a coisa seja muito diferente do que por aqui, no Brasil (lá eles estudam Tolkien, ele recebe o devido reconhecimento e, pelo que parece, cai em vestibular ou coisa assim).

Vejam só que anos depois é que as obras dele começaram a sofrer uma espécie de boom no meio literário, ou seja, tempos depois de sairmos do Modernismo. De uns anos pra cá a literatura fantástica conquistou mais espaço e mais leitores e, embora nem todos os livros sejam recentes, o sucesso começou a vir "recentemente" (a partir da década de 1980 a seguir).


Gabriel disse:
Aproveitando o post do Parisio para mencionar um detalhe que poucos sabem e/ou pouco se fala: foram encontrados na biblioteca particular de Guimarães Rosa exemplares do SdA, provavelmente da primeira edição inglesa da década de 50.

De todos os modernistas brasileiros, Guimarães Rosa é o que mais me lembra Tolkien. Ele criava novas palavras e as inseria em suas obras, que eram um mundo a parte (ok, sertão brasileiro que se tornava algo universal em suas obras).

E o mais engraçado entre Tolkien e Guimarães é que tem muita gente que rejeita o último por não entender seus livros. Com Tolkien acontece isso também com algumas pessoas. :?

E tem outra coisa interessante entre os dois: O Senhor dos Anéis e Sagarana passam mensagens boas e que, dependendo de quem ler, pode mudar alguns conceitos dentro de sí. E a sensação que tenho é de que quem leu esses dois grandes escritores está num mundo a parte - fui mais além do que o Jornal falou, hein...=]



Caramba, como eu escrevi! :lol:
 
Última edição:
Re: O Por Que???

Não é possível imaginar nenhuma lista (séria, imparcial, técnica) de grandes escritores, que não mostre o nome de Tolkien.
 
Re: O Por Que???

N'liärien disse:
Não é possível imaginar nenhuma lista (séria, imparcial, técnica) de grandes escritores, que não mostre o nome de Tolkien.

Bom, não é possível é imaginar uma lista imparcial.... séria e técnica sim, mas imparcialidade é algo impossível....

Sempre vai haver discordâncias na hora de elaborações de listas desse tipo. Nós com certeza iríamos incluir Tolkien numa lista dessas. Mas outros com certeza não.... e às vezes nem por preconceito, mas obra nenhuma consegue unanimidade....

O que não aceito é preconceito. Por ser best-seller e por ser de um gênero literário que muitos classificam como infantil e superficial. Mas se alguém começar a ler e não gostar, há de se fazer o que?
 
Última edição:
Re: O Por Que???

Hum, não é em toda lista que ele não aparece.
Saiu na Super interessante, por examplo, ha um tempo atrás que o Tolkien tinha sido eleito O Autor do Século, e o Senhor dos Anéis o livro do milênio, pela Amazon.com se não me engano, que é a maior livraria on-line do mundo.
 
Re: O Por Que???

Olorin Roux disse:
Hum, não é em toda lista que ele não aparece.
Saiu na Super interessante, por examplo, ha um tempo atrás que o Tolkien tinha sido eleito O Autor do Século, e o Senhor dos Anéis o livro do milênio, pela Amazon.com se não me engano, que é a maior livraria on-line do mundo.

Nem sempre a lista da Amazon.com diz algo, mas pode repercutir muito bem para a fama de um escritor. Esses reconhecimentos são sempre bons, ajudam a mostrar para aqueles que não sabem (ou não reconhecem) que Tolkien foi e é um dos grandes nomes da literatura internacional. :)
 
Re: O Por Que???

Antes mesmo da lista da Amazon, as discussões acerca da escolha de Tolkien como o melhor escritor do século XX e do SdA como melhor livro começaram em janeiro de 1997 com o resultado de uma pesquisa feita pela Waterstone's, a maior rede de livrarias do Reino Unido, e pelo Channel 4 da Inglaterra, na qual o SdA foi eleito o melhor livro do século, a frente de 1984 de George Orwell, que ficou em segundo lugar. (Cliquem aqui para ver o resultado da pesquisa da Waterstone's.)

Frente ao resultado, os "acadêmicos" ficaram em polvorosa, indignados, já fazendo previsões de "o fim da literatura" e afirmações como "outro dia negro para a cultura britânica". E, é claro, surgiram também as alegações da parte dos indignados de que teria ocorrido fraude na votação, que a Tolkien Society teria mobilizado seus membros para terem uma maioria esmagadora de votos, etc.

Com isso, o jornal Daily Telegraph, um dos principais da Inglaterra, convidou em fevereiro do mesmo ano seus próprios leitores para uma outra votação para eleger o melhor livro do século. O resultado: SdA novamente eleito como melhor livro e Tolkien como melhor escritor, a frente de George Orwell e Evelyn Waugh, em segundo e terceiro lugares respectivamente. Dois meses depois a Folio Society pediu para que seus cinquenta mil sócios elegessem seu livro favorito de qualquer época. O resultado foi mais uma vez SdA na primeira colocação, sendo eleito o livro favorito da Grã-Bretanha de qualquer século. Em segundo lugar ficou Orgulho e Preconceito, de Jane Austen, e em terceiro David Copperfield, de Charles Dickens. A diretora editorial da Folio Society assegurou que apenas os sócios da instituição puderam votar, o que descartaria qualquer possibilidade de votação em massa por outro grupo.

Desnecessário dizer que os indignados tiveram de dar o braço a torcer e reconhecer que Tolkien e o SdA algum valor devem ter para renderem tantos resultados positivos em tais pesquisas. :obiggraz:

(Fonte: Tolkien: Man and Myth, de Joseph Pearce, Ed. HarperCollins)
 
Última edição por um moderador:
Re: O Por Que???

Pois eh, Tolkien é reconhecido, porém por instituições não muito divulgadas, mas eu já vi várias vezes matérias dizendo que o Senhor dos Anéis era um dos livros mais vendidos e talz, mas provávelmente era por causa da trilogia que estava saindo... :roll:
 
Re: O Por Que???

"Instituições não muito divulgadas"? Se a maior rede de livrarias do Reino Unido, um dos principais jornais ingleses e uma das principais sociedades literárias do Reino Unido não são muitíssimo divulgadas eu realmente não sei o que poderia ser. :eh:
 
Re: O Por Que???

Bom, podem ser grandes na Europa, porém não é algo que abrange todo o mundo ô.o... aposto que menos de 3% do Brasil e dos países da América Latina tem acesso a isso.
 
Re: O Por Que???

Mas aí o problema já é outro, do público "leitor" brasileiro que tem média de um livro lido por ano, não das instituições. E Internet existe pra quê? :wink:

Se fizessem uma pesquisa do tipo aqui (se já não fizeram), não duvido que o resultado fosse algo como Paulo Coelho ou Içami Tiba em primeiro lugar.
 
Re: O Por Que???

Ainda acho que essas pesquisas só funcionam apenas para os países Desenvolvidos :think:... Na África, Ásia e na Ámerica Central acho que o problema continua sendo o mesmo, Tolkien não é tão divulgado porque a poucos meios para isso acontecer, se talvez fosse divulgado pela emprensa com mais intensidade em todos os países no mundo, com certeza iria aumentar muito mais a popularidade do professor... Mas ainda acho que a Internet não é o grande "Marketing" porque nem a metade do mundo tem acesso tão fácil a ela... :tsc:
 
Re: O Por Que???

Pelo que eu sei, mesmo anos antes da trilogia cinematográfica, Tolkien já era O MAIS VENDIDO NA INGLATERRA, ATRAS APENAS DA BÍBLIA...
 
Re: O Por Que???

N'liärien disse:
Pelo que eu sei, mesmo anos antes da trilogia cinematográfica, Tolkien já era O MAIS VENDIDO NA INGLATERRA, ATRAS APENAS DA BÍBLIA...

Número de vendas não é indicativo da qualidade da obra... afinal, Paulo Coelho é bom? Vende que nem água... Pergunte a qualquer um que faça administração sobre livros como "Quem mexeu no meu queijo?"...e esses livros realmente fazem sucesso...
 
Re: O Por Que???

Pois é, se quantidade fosse o mesmo que qualidade, Paulo Coelho seria um deus da literatura, então. Obviamente, este não é o caso de Tolkien, que está naos luz na frente do senhor Coelho. :)

Só que quando se diz que Tolkien é o mais vendido na Inglaterra, ficando apenas atrás da Bíblia, isso pode soar meio fanático demais e pode até não dizer nada, sabe por que? Porque para ser reconhecido mundialmente, não basta vender absurdos em seu país e ter uma obra de qualidade; tem que se fazer o mesmo em outras partes do mundo e Tolkien vem fazendo isso com o tempo e não da forma como Paulo Coelho, infelzimente, eio fazendo.

O "boom" dos filmes ajudou, mas e agora? As vezes tenho a impressão de que a mídia resoveu deixar Tolkien de lado.
 
Re: O Por Que???

N'liärien disse:
Seria Muito Bom Se Uma Parte Da Mídia Deixasse Tolkien De Lado...
Os filmes realmente deram um bom impulso para as obras de Tolkien, o problema é que ainda tem gente que acha que só existe SdA, quam sabe se lançarem O Hobbit em filme, não ajude mais na compreensão de toda a extensão das obras Tolkenianas :think:
 
Re: O Por Que???

Elrohir Tinúviel disse:
Os filmes realmente deram um bom impulso para as obras de Tolkien, o problema é que ainda tem gente que acha que só existe SdA, quam sabe se lançarem O Hobbit em filme, não ajude mais na compreensão de toda a extensão das obras Tolkenianas :think:

Como fã, torço para que lancem uma adaptação do Hobbit. Mas não acho que possa colabora muito para a compreensão das obras Tolkenianas.

Mas acho que quem não sabe que o Tolkien escreveu outras coisas além de SdA não sabe porque não procurou saber. Informação não falta. Ou a pessoa viu o SdA pq estava todo mundo vendo e nem chegou a saber que era uma adaptação ou a pessoa viu sabendo que é uma adaptação e não procurou saber mais sobre o Tolkien.

E tem aqueles também que não querem nem saber nem do filme e nem das obras.

Acho que o lançamento do Hobbit possa até ajudar, mas não muito... ¬¬








 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo