1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

O Por quê???

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Finrond, 18 Jan 2006.

1. Finrond

Finrond Usuário

por que Tolkien n eh incluido entre os grandes nomes da literatura???, n eh por ser recente é???

2. Eriadan

Eriadan Bears. Beets. Battlestar Galactica. Usuário Premium

Re: O Por Que???

Ele NÃO é incluído? Hum, quem fez esta lista? Bah, são sempre muito subjetivas e têm critérios estranhos... :disgusti:

3. Almië

Almië cute as a button

hummm... concordo com o Eria.... de que lista vc fala???

pq minha orientadora, que fez mestrado em oxford, (onde o mestre deu aula...), me contou que lá há um grande respeito para com ele, quer dizer... ele é bem considerado como escritor e professor!!!

mas se vc se refere aos críticos de algumas revistas... eles tem critérios bem variados...

:cerva:

4. _Eldariel_

_Eldariel_ Usuário

Ser recente?! ... Pelo que eu saiba o livro foi publicado na década de 50. Agora Tolkien é extremamente renomado na Inglaterra, assim como Almië disse, e está entre os grandes nomes da literatura sim, no Brasil ele não é tão reconhecido, mas na Inglaterra ele seria como nosso "Machado de Assis". =]

5. Aracáno Elessar

Aracáno Elessar Nietzsche

Não sei onde viu que ele não está incluso. Mas se puder nos dizer, tentaremos ponderar as medidas de avaliação de tal local, e a razão (não-lógica) de terem feito isso.

Abraços.

6. Statues Argonath

Statues Argonath Fractus Exitus Rapitus

Tolkien é conhecido sim, e foi um Best Seller até mesmo no Brasil na época que saíu o filme a Sociedade do Anel... Sem dizer que Tolkien é uma figura muito renomada na Inglaterra como foi dito e nos paises Europeus...

7. *Ceinwyn*

*Ceinwyn* Ogra rosa

Bom, não posso falar da Inglaterra, mas de alguns intelectuais no Brasil. O gênero "fantasia" como um todo, assim como ficção histórica (a não ser o Umberto Eco) não têm uma boa recepção. É considerado, mesmo, um gênero menor de literatura. E os cadernos literários tendem a escrever para esse público, não à toa também não chegam a tecer grandes elogios.

Sei porque a minha família é,em grande parte, intelectual. E já perdi a conta de quantas piadinhas ouvi por adorar Tolkien. Mesmo estando indo no caminho deles(faço História), quando lembro o quanto gosto de literatura de fantasia é quando escuto piadas a respeito.

Há de se chegar o dia em que os grandes intelectuais vão perceber que não existe "grande" e "pequeno" gênero literário, e simplesmente literatura... livros bons e livros ruins, seja o gênero que for...

8. Calendula

Calendula Usuário

prá você ver...

Mas acho que no meio dele (que seria essa literatura mais ficção - épico - fantasia) ele é considerado um grande nome da literatura...

Mas não seria nada mal agente estudar esse tipo de literatura na escola...:think:

Última edição: 20 Jan 2006
  9. Almië

Almië cute as a button

EBA EBA

Nota 10 pra tua idéia Calendula!! :amem: :jive:
    Ja pensou... ficha de leitura do Silma...:uhum:

:cerva:

10. Calendula

Calendula Usuário

Seria legal...

Os Ingleses estudam? :?

11. Parisio

Parisio Usuário

Também acho que Tolkien é muito negligenciado. Quem fala em Proust, Joyce e Kafka, em Machado de Assis, Clarice Lispector e Guimarães Rosa, em geral desconsidera Tolkien.

Acho que isso se deve mais a ele ser muito antigo do que recente. Quero dizer, ele não participou da linhagem literária de sua época, fez um trabalho solitário, que a muitos deve ter parecido extemporâneo, obsoleto de nascença, porque bebia de fontes muito antigas e retomava uma tradição abandonada.

12. Tilion

Tilion Administrador

Aproveitando o post do Parisio para mencionar um detalhe que poucos sabem e/ou pouco se fala: foram encontrados na biblioteca particular de Guimarães Rosa exemplares do SdA, provavelmente da primeira edição inglesa da década de 50.

Gostaria muito de ver a cara dos aduladores de Guimarães (que geralmente também são detratores de Tolkien) ao saber que um dos maiores escritores brasileiros era fã do Professor. :obiggraz: Chega a ser até uma questão interessante discutir se Guimarães "bebeu" algo de Tolkien e se isso se refletiu em suas obras (particularmente Grande Sertão: Veredas, tanto na parte de elaboração lingüística quanto na de criação do "mundo").

13. *Ceinwyn*

*Ceinwyn* Ogra rosa

Ficariam na mesma, garanto.... seria um "defeito" do Guimarães Rosa... :/
    Não adianta... preconceito desse tipo é difícil mesmo de mudar....

14. Eriadan

Eriadan Bears. Beets. Battlestar Galactica. Usuário Premium

Cara, finalmente um argumento maravilhoso pra discutir com um determinado amigo meu. :soevil: Só espero que desta vez ele não alegue algo como "Algum fã de Tolkien que arranjou como colocar lá" ou "Isto foi um furo jornalístico". :roll:

Seria realmente interessante discutir possíveis influências tolkienianas nas imaculadas de mitologia histórias de Guimarães Rosa. :aham:

15. Parisio

Parisio Usuário

Gabriel, acho que agora todos estamos curiosos pela reportagem completa desse achado. Você não pode detalhar esse detalhe?

Será que alguma vez Guimarães Rosa citou Tolkien, numa carta, numa anotação?

16. Re: O Por Que???

Muito bom....Tolkien influenciou grandes escritores!!! :mrgreen: ...Será que pelo menos entre os escritores ele era mais reverenciado?

17. Pandatur

Pandatur Usuário

Caraleo, que foda!
    De certa forma eu acho que até era de se esperar, levando-se em conta que eu li certa vez em uma revista que Guimarães Rosa certa vez chegou a escrever um conto (não sei ao certo) sobre um fantasma, ou coisa do tipo, ambientada na Europa, nada a ver com o que as pessoas em geral conhecem da obra dele.

18. Lessandri

Lessandri A última rainha de Luni

Incrivel eu passo pela mesma coisa...Enão só porque é do genero fantasia, mas também porque foi um bestseller e existe um grande preconceito contra bestsellers :disgusti:

Tolkien é um bom escritor mas ele naun conta como um "classico" tipo Marck Twain, sinceramente prefiro Tolkien a Twain mas....

19. Finduilas

Finduilas De Mudança pra South Park

Exatamente o que penso. O problema é que parece que existe muita gente que não entende isso. É horrível ver pessoas defininindo a qualidade de um livro simplesmente por causa do gênero literário ao qual ele pertence.

Na minha opinião, são dois tipos de escritores com obras com propostas inteiramente diferentes. Sendo assim, uma comparação justa é algo um tanto quanto inviável. E a propósito, eu adoro Mark Twain, então o que estou dizendo não tem a intenção de diminuir ninguém.

20. Calendula

Calendula Usuário

Grande Guimarães.. :joy:

Compartilhar