1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

O Poder Mágico da Palavra

Tópico em 'Comunicados, Tutoriais e Demais Valinorices' iniciado por Lordpas, 8 Jun 2005.

  1. Lordpas

    Lordpas Le Pastie de la Bourgeoisie

    Apesar da maioria ter conhecido Tolkien recentemente (grande mérito dos filmes), existem os fãs que conhecem e estudam há algum tempo a obra do Professor. É o caso de Rosa Sílvia López, pesquisadora da obra de Tolkien desde a década de 80. Doutora pela FFLCH-USP, ela elaborou pesquisas primeiramente a nível científico e depois ao nível de pós-graduação, sempre falando de Tolkien e Senhor dos Anéis.

    Recentemente ela entrou em contato com a Valinor para mostrar um trabalho seu publicado recentemente pela Editora DEVIR, tal trabalho é nada menos que uma releitura de sua tese de doutorado defendida na FFLCH-USP, em 1997. O Livro se chama “O Senhor dos Anéis & Tolkien”, aonde a autora destaca o discurso e a criação das linguagens para compor a narrativa de O Senhor dos Anéis, para descobrir como se fundaram seus territórios, seu tempo e seus personagens. A pesquisa da autora parece, apenas olhando os links que seguem ao final desta notícia, realmente mostrar toda a arte de um dos maiores artifícios que Tolkien usou em sua obra: a palavra.

    Em seu livro, Rosa ainda nos brinda com os aspectos que dizem respeito aos valores dentro do mundo de O Senhor dos Anéis, de como tais valores nada mais são do que a solidariedade, a justiça, a liberdade e o companheirismo. Valores que como diz a autora nos remetem a necessária disseminação daquilo que denominamos Responsabilidade Social.

    O público alvo de tal projeto não se restringe tão somente aos fãs do Professor, mas também a qualquer um que se enquadre como curioso sobre como os filmes se tornaram esse fenômeno global, se enquadrando, portanto, dentro da perspectiva de qualquer leitor que queira entender e avaliar os valores de um conto mítico, como o que Tolkien escreveu. Uma análise profunda e feita por uma pesquisadora brasileira sobre como a Literatura que Tolkien elaborou merece toda a nossa admiração e estudo.


    Segue a imagem da capa de seu livro, a leitura das informações nela contida com certeza despertarão o seu interesse! :D

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

     
  2. Gandalf The Black

    Gandalf The Black Vivo-Vivo

    Na Livraria Siciliano o Livro sai por R$ 25,76.
     
  3. WaneArwen

    WaneArwen Usuário

    os valores coletivos ou de um bem comum que nossa sociedade perdeu (aos poucos, devido a Cultura do Individualismo, nasrcisista) de uma certa forma, para nossa contemporaniedade, é um resgaste na obra tolkiana. Quando é falado sobre "o poder mágico das palavras", acredito muito muito mais no "poder ético das palavras", abrangendo já essa emergência social em nossas consciências e atitudes. Tolkien era bastante feliz nesse aspecto, além da criatividade de associar esses temas ermergentes com uma boa dose de fantasia.....
     

Compartilhar