• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O Poder do Mago - Até onde está permitido a ir?

Eriadan

Well-Known Member
Fico encabulado com isso: por que Gandalf não usava mais do seu poder? Sei que muitos vão responder "Porque os istari estavam proibidos de enfrentar o poder de Sauron, etc, etc", mas não foi com o seu próprio poder de maiar que ele afugentou os nazgûl de Minas Tirith?; e não foi usando tb de seus privilégios q ele derrotou o valaraukar de Moria? :} Então, até onde os istari podiam ir com suas aptidões?
 
O que "reprimia" o poder dos magos não era necessariamente uma proibição por parte dos Valar, mas sim seu corpo físico igual aos dos homens. Os magos eram sucetíveis ao frio, à dor, à fome e seus corpos poderiam ser destrído se seu poder fosse totalmente liberado.
 
Mas Gandalf, como Branco, não possuía um corpo comum, se n me engano. O q o impedia, nesse caso, de usufruir totalmente de seu poder?
 
É isso que o Shantideva explicou, Eriadorion. Os Istari foram enviados não como guerreiros a fazerem frente direta a Sauron, mas como instigadores da coragem dos povos livres, para agregá-los na luta contra aquele mal comum. Na luta contra o balrog o Gandalf usou até o máximo onde a sua forma física permitia - ele não estava em sua forma de maia. Quando ele retornou como o Branco estava mais poderoso. Foi assim que ele derrotou os Nazgûl em Minas Tirith.

Edit.: Eu vou dizer isso com um pé atrás, porque não me lembro da fonte dessa informação. Mas, à princípio, sim, ele voltou com um corpo que o limitava menos. Muito pouco o impedia de usar seu poder, e se formos reparar, realmente ele o usa mais livremente.
 
Última edição:
Eles estavam liberados para usarem seu poder, mas de forma controlada, e não diretamente contra Sauron. O fato de eles não poderem combater Sauron diretamente não significa que não podiam usufruir de seus poderes para derrotas os servos dele e afins.
 
A volta de Gandalf como o branco ainda assim mostra um corpo com restrições, como o era de todo istar.
Era-lhes negado atráves desse impecílio o uso total de seu poder tendo em vista o que ocorrera em batalhas anteriores quando Ainur se enfrentam.
Lembremos que a Guerra da Ira foi por muito adiada. Manwë [como Rei Supremo de Arda] temia talvez pela sobrevivência de Arda e dos filhos de Ilúvatar.
 
Galdalf voltou como o Branco em um fána, e não num hröa como antes. Por isso ele não era mais restrito fisicamente como os outros istari, porém, as recomendações de Valinor ainda eram válidas. Ele não foi para a Terra-média para sair detonando tudo, mas para guiar e aconselhar os povos livres contra Sauron.
Os Valar não agiam mais diretamente na Terra-média. Os Istari foram enviados como auxílio, mas não como uma solução. Eles não deveriam agir por si mesmos, mas influênciar os outros a agirem. Eles não podiam intervir diretamente contra Sauron, pelo menos não enquanto fossem leais aos desígnios dos Valar.
 
Hm... estou começando a entender... mas ainda me intriga isto: a revelação de Gandalf contra o nazgûl em Minas Tirith não estaria contra a restrição dos Valar? :}
 
Finarfin disse:
Os Valar não agiam mais diretamente na Terra-média. Os Istari foram enviados como auxílio, mas não como uma solução. Eles não deveriam agir por si mesmos, mas influênciar os outros a agirem. Eles não podiam intervir diretamente contra Sauron, pelo menos não enquanto fossem leais aos desígnios dos Valar.
Exatamente.
Bem isso provém desde a separação de Valinor com a terra-média; os Valar não interviam diretamente em Arda.
Gandalf manipula tudo, mas ele não poderia "dar a cartada final", apenas auxiliar.
E ele espanta os Nazgûl pois seria uma luta injusta, de um Nazgûl versus humanos, sabendo que os nazgûl foram alimentados de uma matéria poderosa e ruim, do poder de Sauron; e ele não esperava que uma humana e um hobbit pudessem matar o Rei dos Bruxos.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo