1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

O Poder do Mago - Até onde está permitido a ir?

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Eriadan, 7 Dez 2005.

  1. Eriadan

    Eriadan Usuário Usuário Premium

    Fico encabulado com isso: por que Gandalf não usava mais do seu poder? Sei que muitos vão responder "Porque os istari estavam proibidos de enfrentar o poder de Sauron, etc, etc", mas não foi com o seu próprio poder de maiar que ele afugentou os nazgûl de Minas Tirith?; e não foi usando tb de seus privilégios q ele derrotou o valaraukar de Moria? :} Então, até onde os istari podiam ir com suas aptidões?
     
  2. Shantideva

    Shantideva Adoro elfos ruivos!

    O que "reprimia" o poder dos magos não era necessariamente uma proibição por parte dos Valar, mas sim seu corpo físico igual aos dos homens. Os magos eram sucetíveis ao frio, à dor, à fome e seus corpos poderiam ser destrído se seu poder fosse totalmente liberado.
     
  3. Eriadan

    Eriadan Usuário Usuário Premium

    Mas Gandalf, como Branco, não possuía um corpo comum, se n me engano. O q o impedia, nesse caso, de usufruir totalmente de seu poder?
     
  4. Maglor

    Maglor Lacho calad! Drego morn!

    É isso que o Shantideva explicou, Eriadorion. Os Istari foram enviados não como guerreiros a fazerem frente direta a Sauron, mas como instigadores da coragem dos povos livres, para agregá-los na luta contra aquele mal comum. Na luta contra o balrog o Gandalf usou até o máximo onde a sua forma física permitia - ele não estava em sua forma de maia. Quando ele retornou como o Branco estava mais poderoso. Foi assim que ele derrotou os Nazgûl em Minas Tirith.

    Edit.: Eu vou dizer isso com um pé atrás, porque não me lembro da fonte dessa informação. Mas, à princípio, sim, ele voltou com um corpo que o limitava menos. Muito pouco o impedia de usar seu poder, e se formos reparar, realmente ele o usa mais livremente.
     
    Última edição: 7 Dez 2005
  5. Aldamar

    Aldamar Creating a shining future...

    Eles estavam liberados para usarem seu poder, mas de forma controlada, e não diretamente contra Sauron. O fato de eles não poderem combater Sauron diretamente não significa que não podiam usufruir de seus poderes para derrotas os servos dele e afins.
     
  6. Aracáno Elessar

    Aracáno Elessar Nietzsche

    A volta de Gandalf como o branco ainda assim mostra um corpo com restrições, como o era de todo istar.
    Era-lhes negado atráves desse impecílio o uso total de seu poder tendo em vista o que ocorrera em batalhas anteriores quando Ainur se enfrentam.
    Lembremos que a Guerra da Ira foi por muito adiada. Manwë [como Rei Supremo de Arda] temia talvez pela sobrevivência de Arda e dos filhos de Ilúvatar.
     
  7. Finarfin

    Finarfin Usuário

    Galdalf voltou como o Branco em um fána, e não num hröa como antes. Por isso ele não era mais restrito fisicamente como os outros istari, porém, as recomendações de Valinor ainda eram válidas. Ele não foi para a Terra-média para sair detonando tudo, mas para guiar e aconselhar os povos livres contra Sauron.
    Os Valar não agiam mais diretamente na Terra-média. Os Istari foram enviados como auxílio, mas não como uma solução. Eles não deveriam agir por si mesmos, mas influênciar os outros a agirem. Eles não podiam intervir diretamente contra Sauron, pelo menos não enquanto fossem leais aos desígnios dos Valar.
     
  8. Eriadan

    Eriadan Usuário Usuário Premium

    Hm... estou começando a entender... mas ainda me intriga isto: a revelação de Gandalf contra o nazgûl em Minas Tirith não estaria contra a restrição dos Valar? :}
     
  9. _Eldariel_

    _Eldariel_ Usuário

    Exatamente.
    Bem isso provém desde a separação de Valinor com a terra-média; os Valar não interviam diretamente em Arda.
    Gandalf manipula tudo, mas ele não poderia "dar a cartada final", apenas auxiliar.
    E ele espanta os Nazgûl pois seria uma luta injusta, de um Nazgûl versus humanos, sabendo que os nazgûl foram alimentados de uma matéria poderosa e ruim, do poder de Sauron; e ele não esperava que uma humana e um hobbit pudessem matar o Rei dos Bruxos.
     

Compartilhar