• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O Poder de um Ainu é limitado por seu corpo físico?

Na própria Enciclopédia tá dizendo:


As fánar eram exatamente as vestes dos Ainur, que diferente dos hröar não estavam presos aos tormentos do mundo (condições biológicas: comer, dormir, beber etc).

Porém, o hröa sofre das condições biológicas, como beber, dormir, comer, etc., e ainda, impede em grande escala o uso do poder sub-criativo dos Ainur

Ou seja, os Valar e Maiar que, de modo geral, não utilizavam hröar não tinha seus poderes limitados, com exceção dos Istari.


Bem explicado!
Podemos então supor que essa segunda condição foi dada aos Istari para não por em risco a missão. Alias, isso não impediu Gandalf de derrotar o Balrog de Moria, nem de quebrar o cajado de Saruman, entre muitas outras coisas.
 
Lembrando que Gandalf destruiu o cajado de Saruman após este ter sido destituído da maior parte de seus poderes, estando limitados quase que somente a sua voz, e assim Gandalf conseguiu destruir o cajado facilmente, além de Gandalf estar em um fána, com os poderes limitados, mas mesmo assim mais poderoso que antes, e não mais em um hröa.
 
e assim Gandalf conseguiu destruir o cajado facilmente, além de Gandalf estar em um fána, com os poderes limitados, mas mesmo assim mais poderoso que antes, e não mais em um hröa.

eita, me confundi aqui ^^'

Afinal, de acordo com o que disse, quem tem fána não tem poderes Ilimitados? E, agora, a título de curiosidade, Gandalf trocou sua hröa por uma fána?
 
Sim, mas por estar sob uma missão, ele teve seus poderes limitados pelos Valar, por isso ele não podia trocar de forma, etc. a missão de Istari restringia os poderes do maia.
 
Muito se falou aqui sobre fána, hröa, fëa, poder sub-criativo....

Bem, os três primeiros eu já consegui entender, mas tenho uma pergunta: De onde foram tirados esses nomes???? O Próprio Tolkien falou sobre isso em algum lugar?? Não percebi em nenhum dos livros que li a diferenciação entre hröa e fána! E muito menos as palavras fána, hröa e fëa... Mas agora pensando bem... Fëa, fogo, o fogo interior....

Bem, e quanto a esse poder sub-criativo? Esse pra mim não faz nenhum sentido! O que é isso?
 
Pelo que eu entendi, o poder sub-criativo é aquele poder geralmente atribuído aos deuses de mudar a realidade, aquilo que existe, como os Valar criando coisas e alterando Eä após sua criação, por exemplo.
 
Foi Tolkien quem criou esses nomes sim, são nomes em quenya, se não me engano.

Hröa = corpo fisíco, composto da matéria de Arda e depende de necessidades biológicas.

Fána = corpo semi-espiritual, se é que isso possa existir, mas na falta de definição melhor... Os Valar e maiar usavam fánar como nós usamos roupas, só assim eles poderiam ser vistos e tocados, e é claro, quando usavam hröa.

Fëa = espírito/alma, apenas os filhos de Eru tinham fëar.

Poder sub-criativo foi o termo inventado por Tolkien para denominar a capacidade dos Valar, maiar, elfos e anões de usarem a chamada "magia". Já que o poder criativo era exclusivo de Eru, esses outros seres apenas podiam sub-criar usando o poder dado por Eru para modificar as coisas em Arda.

Sauron usou grande parte do seu poder sub-criativo para forjar o Um Anel com todo aquele poder e Morgoth disseminou grande parte do seu poder para corromper a matéria de Arda e sub-criar criaturas (dragões e etc.)

P.S.: Me corrigindo num post anterior, Morgoth usou um hröa sim, para poder se aproximar da matéria de Arda e poder corrompê-la, por isso os Valar afundaram Beleriand.
 
Foi Tolkien quem criou esses nomes sim, são nomes em quenya, se não me engano.

Hröa = corpo fisíco, composto da matéria de Arda e depende de necessidades biológicas.

Fána = corpo semi-espiritual, se é que isso possa existir, mas na falta de definição melhor... Os Valar e maiar usavam fánar como nós usamos roupas, só assim eles poderiam ser vistos e tocados, e é claro, quando usavam hröa.

Fëa = espírito/alma, apenas os filhos de Eru tinham fëar.

Poder sub-criativo foi o termo inventado por Tolkien para denominar a capacidade dos Valar, maiar, elfos e anões de usarem a chamada "magia". Já que o poder criativo era exclusivo de Eru, esses outros seres apenas podiam sub-criar usando o poder dado por Eru para modificar as coisas em Arda.

Sauron usou grande parte do seu poder sub-criativo para forjar o Um Anel com todo aquele poder e Morgoth disseminou grande parte do seu poder para corromper a matéria de Arda e sub-criar criaturas (dragões e etc.)

P.S.: Me corrigindo num post anterior, Morgoth usou um hröa sim, para poder se aproximar da matéria de Arda e poder corrompê-la, por isso os Valar afundaram Beleriand.

Siegfried, mestre! :amem: Entendi! Fácil!

Agora, se apenas Eru tinha poder criativo, os outros Valar, Maiar, Elfos e Anões (Homens não????) apenas poderiam "sub-criar", ou seja, modificar a criação de Eru, como Aulë "criou" os anões? Ou eles não foram "criados", mas sim sub-criados? Ou este já seria assunto para um ooooooooooutro tópico?
 
Homens não tinha capacidade sub-criativa, por isso usavam magia negra (como a necromancia) muitas vezes.

Aulë sub-criou os anões a partir das pedras entranhadas nas montanhas da Terra-Média, e como só Eru podia criar, os anões não tinham fëa, eram marionetes de Aulë, só depois que Eru aceitou os anões como filhos adotivos é que eles ganharam fëa.
 
Aiya

P.S.: Me corrigindo num post anterior, Morgoth usou um hröa sim, para poder se aproximar da matéria de Arda e poder corrompê-la, por isso os Valar afundaram Beleriand.

Sim, sim, Siegfried. Reli o Silmarillion neste período, afinal o tópico me interessou muito, e vi que Morgoth trocou seu corpo Vala, por assim dizer, sua fána, por um hröa, e que isso ocasionou o afundamento de Beleriand.

Contudo, se não me engano, em alguma parte do Silma, especificamente no Valaquenta, Tolkien deixa implícito ou explícito que os Ainur que se mantiveram com ele ficaram mais poderosos. Contudo, alguns desceram e se tornaram Valar, tendo poderes reprimidos. Por favor, releia essa parte do livro, Siegfried, se puder, pois assim eu o farei, e logo logo lhe digo se a minha memória me engana ou não.

Sére!
 
O Silmarillion, Ainulindalë
Aconteceu, assim, de entre os Ainur alguns continuarem residindo com Ilúvatar
fora dos limites do Mundo, mas outros, e entre eles muitos dos mais fortes e belos,
despediram-se de Ilúvatar e desceram para nele entrar. No entanto, essa condição llúvatar impôs, ou talvez fosse conseqüência necessária de seu amor, que o poder deles a partir daí fosse contido no Mundo e a ele restrito, e nele permaneceria para sempre, até que ele se completasse, para que eles fossem a vida do mundo; e o mundo, a deles. E por esse motivo foram chamados de Valar, os Poderes do Mundo.

O poder dos Valar foi restrito a Arda, mas o dos outros Ainur que permaneceram com Eru não foi aumentado, nem diminuído.
 
Bom, no caso dos magos os seus poderes foram limitados, até mesmo devido suas aparências decréptas como é dito na literatura. Nos outros casos, os valar e maia em Aman os seus poderes não. Mas com relação à vida deles antes de descerem a Arda, acredito que foram maiores sim.
 
A limitação foi imposta aos Istari justamente para que eles não sentissem ou fossem seduzidos pelo uso do poder, resumindo, "para não cairem em tentação".

Quanto aos Valar e os Maia em sua forma "terrêna"(física) certamente que já não tinham os mesmos problemas que tiveram os Istari. A meu ver, eles sabiam que eram com espécies de "baterias"/"pilhas" e que se desgastariam caso muito usasssem seus poderes/dons.

Vejam o caso de Melkor que era o mais poderoso de todos eles e o quanto caiu em nível de poder. E conforme foi desperdiçando de seu uso, mais ficou preso à TM. Acho que foi a negligência disso que o derrotou. Os outros Valar usavam seus dons com moderação e em conjunto para grandes feitos, sendo eles criativos ou subcriativos, ou seja lá a dominação que se dá à essa coisa de metafísica!!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo