• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O poder da invisibilidade do Um anel.

marizajp

Usuário
Tenho uma duvida, pq quem usava o Um anel ficava invisivel??
E porque Sauron esse poder não se manifestava em Sauron??


Se alguem puder me ajudar...:roll:
 
Veja se esse texto, retirado de www.duvendor.com.br o ajuda.


"... o poder principal (de todos os anéis) era prevenir ou diminuir a decadência (isto é, 'mudança' vista como algo lamentável), a preservação do que é desejado ou amado, ou sua imagem - este é mais ou menos um motivo Élfico. Mas também aumentavam os poderes naturais de seu dono - de forma parecida com 'mágica', um motivo facilmente corrompível em mal, um desejo de dominação. E finalmente eles tinham outros poderes, mais diretamente derivados de Sauron... como o de tornar invisível o corpo material, e fazendo coisas do mundo invisível visíveis ..." (trecho da Carta 131)

De acordo com a Carta 131, os Sete e os Nove conferiam invisibilidade ao usuário bem como uma vida sem fim. Também, a habilidade de fazer o usuário invisível parece ser um poder controlável - nem sempre "ativado", mas "ativável" quando o usuário assim o desejasse. Entretanto, eventualmente o usuário desapareceria e se tornaria um espectro sob o controle de Sauron, o Senhor Escuro. os Três Anéis Élficos não conferiam invisibilidade, pois este era um poder vindo de Sauron, e Sauron não teve parte da criação dos Três Anéis Élficos, nem nunca os tocou.


E além disso, dê uma olhada nesse tópico: Por que Sauron não ficava invisível?
 
Veja se esse texto, retirado de www.duvendor.com.br o ajuda.


"... o poder principal (de todos os anéis) era prevenir ou diminuir a decadência (isto é, 'mudança' vista como algo lamentável), a preservação do que é desejado ou amado, ou sua imagem - este é mais ou menos um motivo Élfico. Mas também aumentavam os poderes naturais de seu dono - de forma parecida com 'mágica', um motivo facilmente corrompível em mal, um desejo de dominação. E finalmente eles tinham outros poderes, mais diretamente derivados de Sauron... como o de tornar invisível o corpo material, e fazendo coisas do mundo invisível visíveis ..." (trecho da Carta 131)

De acordo com a Carta 131, os Sete e os Nove conferiam invisibilidade ao usuário bem como uma vida sem fim. Também, a habilidade de fazer o usuário invisível parece ser um poder controlável - nem sempre "ativado", mas "ativável" quando o usuário assim o desejasse. Entretanto, eventualmente o usuário desapareceria e se tornaria um espectro sob o controle de Sauron, o Senhor Escuro. os Três Anéis Élficos não conferiam invisibilidade, pois este era um poder vindo de Sauron, e Sauron não teve parte da criação dos Três Anéis Élficos, nem nunca os tocou.


E além disso, dê uma olhada nesse tópico: Por que Sauron não ficava invisível?


muito bom os tópicos de ajuda.

não entendia mesmo porque os usuários do anel desapareciam.

agora tudo resolvido
 
Veja se esse texto, retirado de www.duvendor.com.br o ajuda.


"... o poder principal (de todos os anéis) era prevenir ou diminuir a decadência (isto é, 'mudança' vista como algo lamentável), a preservação do que é desejado ou amado, ou sua imagem - este é mais ou menos um motivo Élfico. Mas também aumentavam os poderes naturais de seu dono - de forma parecida com 'mágica', um motivo facilmente corrompível em mal, um desejo de dominação. E finalmente eles tinham outros poderes, mais diretamente derivados de Sauron... como o de tornar invisível o corpo material, e fazendo coisas do mundo invisível visíveis ..." (trecho da Carta 131)

De acordo com a Carta 131, os Sete e os Nove conferiam invisibilidade ao usuário bem como uma vida sem fim. Também, a habilidade de fazer o usuário invisível parece ser um poder controlável - nem sempre "ativado", mas "ativável" quando o usuário assim o desejasse. Entretanto, eventualmente o usuário desapareceria e se tornaria um espectro sob o controle de Sauron, o Senhor Escuro. os Três Anéis Élficos não conferiam invisibilidade, pois este era um poder vindo de Sauron, e Sauron não teve parte da criação dos Três Anéis Élficos, nem nunca os tocou.


E além disso, dê uma olhada nesse tópico: Por que Sauron não ficava invisível?

Nossa, maravilhos o tópico de ajuda, esclareceu muito bem as minhaas duvidas
 
Não sei se a informação esta imprecisa, mas tem o detalhe de aumentar o "poder" dos usuários, colocando em outras palavras: Hobbits tem como maior habilidade a descrição conferida por seu tamanho e capacidade de andar sem fazer barulho, a invisibilidade se encaixa muito bem como um "upgrade" desse "poder".
 
E sem falar que foi também um gancho que Tolkien deu do Hobbit para o SdA. Afinal no Hobbit, o anel só tinha a invisibilidade, tendo outras características que foram agregadas posteriormente! Mas eu acho que se Tolkien soubesse que o SdA fosse tomar o rumo que tomou, talvez ele tivesse dispensado essa característica de invisibilidade do anel!
 
E sem falar que foi também um gancho que Tolkien deu do Hobbit para o SdA. Afinal no Hobbit, o anel só tinha a invisibilidade, tendo outras características que foram agregadas posteriormente! Mas eu acho que se Tolkien soubesse que o SdA fosse tomar o rumo que tomou, talvez ele tivesse dispensado essa característica de invisibilidade do anel!

:think: Acho q não, Sara.
Se Tolkien tivesse dispensado a característica de invisibilidade do anel, na minha opinião, a obra teria perdido alguns momentos bem interessantes. Mas foi legal vc ter citado essa possibilidade (eu fiquei um bom tempo pensando nisso... :D).

:abraco:
 
Concordo com a Sara. O poder de invisibilidade dos anéis me parece meio sem lógica no contexto de SdA, tendo mais apelo n'O Hobbit, pelas habilidades ditas "mágicas" (não achei palavra melhor para isso) apresentadas nesse livro serem mais lúdicas que as mostradas em SdA. De todo modo, acho que esse poder de invisibilidade seria bem suprimido em todas as histórias se Tolkien tivesse uma idéia mais bem elaborada do que viria a ser O Senhor dos Anéis quando escreveu O Hobbit.
 
Poxa esse assunto dá pano pra manga... mas eu nunca parei muito pra pensar sobre isso, msa tem umas teorias bem interessantes no tópico "pq Sauron não ficava invisível"? Aquela das sobras eu acho bem convincente.
 
A Sara está correta: Tolkien não tinha pensado ainda que o "anel mágico" do Bilbo se tornaria o "Um Anel" (vale a pena garimparem textos aqui da valinor pra encontrarem isso!).

Outra coisa a invisibilidade na verdade foi explicada por Tolkien mais tarde como a "passagem" ou "visita" de alguém (portador do Um ou dos 9 - apenas!!) para o "unseen" ou mundo invisivel (espiritos). Os poderes dados aos humanos envolviam aumento de vida e esse contato maior com os mortos (que era uma obsessão humana na TM). Dwe novo pesquisem em textos aqui da Valinor... em espcial dialogos entre personagens traduzidos.
 
Eu sou mais o papo do controle, como já falaram. Sauron não ficava invisível simplesmente porque não queria, mas poderia se quisesse. Ao contrário de Bilbo e Frodo que na verdade não tinham controle nenhum do anel.
 
E sem falar que foi também um gancho que Tolkien deu do Hobbit para o SdA. Afinal no Hobbit, o anel só tinha a invisibilidade, tendo outras características que foram agregadas posteriormente! Mas eu acho que se Tolkien soubesse que o SdA fosse tomar o rumo que tomou, talvez ele tivesse dispensado essa característica de invisibilidade do anel!

O que a Sara disse faz sentido. Tolkien não sabia que o SdA viria a ser o sucesso que foi. Na verdade, a invisibilidade do Anel poderia ter sido dispensada, pois não trouxe muitos momentos interessantes pro texto e filme. Tenho que ressaltar, que a invisibilidade do Um fez diferenças em algumas partes importantes, mas em vez da invibilidade poderia ter usado algo mais emocionante.

Abraços!
 
O que a Sara disse faz sentido. Tolkien não sabia que o SdA viria a ser o sucesso que foi. Na verdade, a invisibilidade do Anel poderia ter sido dispensada, pois não trouxe muitos momentos interessantes pro texto e filme. Tenho que ressaltar, que a invisibilidade do Um fez diferenças em algumas partes importantes, mas em vez da invibilidade poderia ter usado algo mais emocionante.

Abraços!


Descordo de você qd diz que a invisibilidade não trouxe momentos interessantes ou emocionantes...

Qd Frodo foi atacado por Boromir por exemplo, se ele não tivesse ficado invisível acho que teria sido pego e ficado sem o Um. E ai com o anel nas maos de um homen tudo estaria quase que sem esperanças nehuma..

Tb na estalagem em Bri qd ele escorregou e o anel caiu em seu dedo, foi isso que chamou a atenção de Passo Largo.

Claro que a invisibilidade do anel tb trouxe coisas ruins, como por exemplo ele ter visto os Nazgul e assim telos deixado ver seu rosto e assim revelar quem era o portador do Um.

Mesmo se manifestando de maneiras diferentes no Hobbit e no SDA acho que a invisibilidade deu um certo charme e emoção sim,,, ao filme e o livro.

Mas de qualquer forma a Sara deu uma nova possibilidade a história..
E seguindo seu raciocinio, qual seria o outro poder que Tolkien usaria no lugar da invisibilidade?:think:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo