1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

O Perfume - Patrick Süskind

Tópico em 'Literatura Estrangeira' iniciado por imported_Ariane, 18 Ago 2009.

1. imported_Ariane

imported_Ariane Usuário

[align=justify]“Aqui, agora, no lugar mais fedorento de todo o reino, nasce, no dia 17 de julho de 1738, Jean-Baptiste Grenouille.” É assim que o autor nos apresenta Paris, é assim que ele traz sua personagem principal ao mundo.
    Süskind conta em seu livro a história de um menino com um dom inusitado, ele não escreve poesias, não canta ou compõe, o grande talento de Grenouille é seu olfato; ele possui o “melhor nariz de Paris”.
    Durante o livro o autor passeia pela vida e mente de pessoas simples ou não, revelando os seus mais profundos desejos e pensamentos, e muitas vezes nos causa espanto. A maneira como as personagens reagem a Jean-Baptiste é tão humana quanto nojenta. E o descaso e preconceito andam de mãos dadas com ele no caminho até seus assassinatos.[/align]

Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

2. imported_Rafaela

imported_Rafaela Usuário

Assisti o filme e adorei. Vou procurar o livro agora.

3. kika_FIL

kika_FIL Usuário

Não irá se arrepender. O filme é muito bom, mas a riqueza do livro ultrapassa em muito a do filme...

4. imported_Ariane

imported_Ariane Usuário

Concordo com a Kika. O livro é incomparável! Ainda que o filme tenha sido bom, vale a pena ler o livro. :sim:

5. Palazo

Palazo Mafioso Literário

Eu nao vi o filme, e não li o livro... mas isso se não me engano isso se aplica a todos os livros. A riqueza dos mesmos ultrapassa sempre o filme... creio que pelo simples fato de brincar com a imaginação.

6. Chyz

Chyz Usuário

Livro fantástico...filme nem tanto...apesar que sou suspeita para fazer comparações entre filmes e livros!

Sou adepta do "Desliga a TV e vai ler um livro!"
    :timido:

7. JLM

JLM mata o branquelo detta walker

sou totalmente fã dos franceses contemporâneos. nunca descepcionam.

fora q o trabalho de pesquisa do suskind nesse livro é espantoso. a hora q ele começa a listar coisas eqto ñ esgota o assunto ñ pára. resnga!

8. imported_Wilson

imported_Wilson Please understand...

Foi meu filme favorito no ano em que passou. Nunca li o livro, pq eu sempre penso: se já vi o filme, já sei a história, de que vale ler o livro? Mas talvez procure ele depois.

9. imported_Ariane

imported_Ariane Usuário

Eu entendo vc, mas no caso de O Perfume vale a pena sim. A maneira como Süskind conta a história a deixa muito mais fascinante. Leia o livro que vc nao vai se arrepender. :sim:

10. Liv

Liv Visitante

Eu não vi o filme, eu não li o livro. BLERGH! :puke:

Preciso mudar isso ^^

Show de artigo, parceira!

11. imported_Ariane

imported_Ariane Usuário

Obrigada. :timido:

É uma leitura muito envolvente, Liv, vc vai gostar! :sim:

12. Liv

Liv Visitante

Mas o poster do filme é meio apavorante.

13. imported_Ariane

imported_Ariane Usuário

É verdade, mas eu confesso que eu fiquei ainda mais interessada por causa disso. Eu sou meio má. :hahano:

Mas o interessante quando se le o livro é que vc entende os motivos dele, não justifica, mas entende... Só lendo pra saber! O livro é bizarro, mas é um bizarro bom! :rofl:

14. imported_Wilson

Pra quem precisa de mais um incentivo pra ver o filme, segue a crítica que eu tinha escrito no meu antigo blog de cinema:

15. JLM

JLM mata o branquelo detta walker

ñ achei o grenouille do livro cruel. ele é só um espelho do mundo, e das pessoas, à sua volta. se olharmos o protagonista sob a nossa ótica moral, deveríamos tb olhar todos os outros personagens e o meio ambiente q o criaram.

16. imported_Wilson

interessante isso. como diria raul: o ponto de vista é que é o ponto da questão.

17. imported_Ariane

imported_Ariane Usuário

Exatamente. Eu concordo com o JLM nesse ponto. Como eu escrevi no meu artigo:

...E o descaso e preconceito andam de mãos dadas com ele no caminho até seus assassinatos...

Eu também acho que a maneira como ele foi tratado ao longo de sua vida foi o que o levou a fazer o que fez. É o maldito do preconceito atacando novamente.

18. duquesa

duquesa Usuário

Engraçado.No início da leitura concordo que o livro era muito bom,depois achei que na metade em diante começou a detalhar em demasia a falta de higiene e a facilidade em matar e outras torpezas que o autor parece se deleitar.Tudo isso me cansou.
    Olha,que nem estou falando do personagem e da história inicial do personagem,que achei inteligente e original,mas um livro precisa muito mais que um começo promissor:sim:.

Compartilhar