• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O Perfume - Patrick Süskind

[align=justify]“Aqui, agora, no lugar mais fedorento de todo o reino, nasce, no dia 17 de julho de 1738, Jean-Baptiste Grenouille.” É assim que o autor nos apresenta Paris, é assim que ele traz sua personagem principal ao mundo.
Süskind conta em seu livro a história de um menino com um dom inusitado, ele não escreve poesias, não canta ou compõe, o grande talento de Grenouille é seu olfato; ele possui o “melhor nariz de Paris”.
Durante o livro o autor passeia pela vida e mente de pessoas simples ou não, revelando os seus mais profundos desejos e pensamentos, e muitas vezes nos causa espanto. A maneira como as personagens reagem a Jean-Baptiste é tão humana quanto nojenta. E o descaso e preconceito andam de mãos dadas com ele no caminho até seus assassinatos.[/align]


Continue lendo...
 
Não irá se arrepender. O filme é muito bom, mas a riqueza do livro ultrapassa em muito a do filme...
 
kika_FIL disse:
Não irá se arrepender. O filme é muito bom, mas a riqueza do livro ultrapassa em muito a do filme...

Eu nao vi o filme, e não li o livro... mas isso se não me engano isso se aplica a todos os livros. A riqueza dos mesmos ultrapassa sempre o filme... creio que pelo simples fato de brincar com a imaginação.
 
Livro fantástico...filme nem tanto...apesar que sou suspeita para fazer comparações entre filmes e livros!

Sou adepta do "Desliga a TV e vai ler um livro!"
:timido:
 
sou totalmente fã dos franceses contemporâneos. nunca descepcionam.

fora q o trabalho de pesquisa do suskind nesse livro é espantoso. a hora q ele começa a listar coisas eqto ñ esgota o assunto ñ pára. resnga!
 
Foi meu filme favorito no ano em que passou. Nunca li o livro, pq eu sempre penso: se já vi o filme, já sei a história, de que vale ler o livro? Mas talvez procure ele depois.
 
Wilson disse:
Foi meu filme favorito no ano em que passou. Nunca li o livro, pq eu sempre penso: se já vi o filme, já sei a história, de que vale ler o livro? Mas talvez procure ele depois.

Eu entendo vc, mas no caso de O Perfume vale a pena sim. A maneira como Süskind conta a história a deixa muito mais fascinante. Leia o livro que vc nao vai se arrepender. :sim:
 
Eu não vi o filme, eu não li o livro. BLERGH! :puke:

Preciso mudar isso ^^

Show de artigo, parceira!
 
É verdade, mas eu confesso que eu fiquei ainda mais interessada por causa disso. Eu sou meio má. :hahano:

Mas o interessante quando se le o livro é que vc entende os motivos dele, não justifica, mas entende... Só lendo pra saber! O livro é bizarro, mas é um bizarro bom! :rofl:
 
Pra quem precisa de mais um incentivo pra ver o filme, segue a crítica que eu tinha escrito no meu antigo blog de cinema:

Que bela obra-prima é esse novo filme do alemão Tom Tykwer (Corra, Lola, Corra). Quando o nível de envolvimento com um filme vai além do intelectual e do emocional, para o sensorial, é porque temos aqui algo digno de nota. Se as expectativas já eram altas para a adaptação de um romance que o próprio Kubrick considerava infilmável, Tykwer as supera em muito com essa surpreendente história centrada no mais intangível dos sentidos, o olfato. É mostra de exímia competência quando uma imagem nos traduz o mais fétido dos cheiros, ou o mais sublime dos perfumes.

O anti-herói da história chama-se Jean-Baptiste Grenouille (Ben Whishaw). Nascido em meio a um mercado de peixes numa Paris imunda, Grenouille é dotado de um curioso dom sobre-natural para o olfato: não há aroma que lhe escape. Num mundo que não poderá lhe oferecer prazer maior que o dos cheiros, por que Grenouille tentaria outra coisa senão buscar o odor perfeito? É essa a motivação do protagonista, o que o leva por um escuro mundo de obsessão e violência, pois é na morte do corpo feminino que Grenouille encontra seu maior perfume. Buscando meios de preservar o efêmero, ele pede a ajuda do, outrora famoso, perfumista Baldini (Dustin Hoffman), e com o conhecimento ganhado parte em uma jornada para confeccionar sua grande obra, o perfume perfeito, feito da essência de 12 mulheres - o que significa que ele terá que matá-las para isso. Nasce assim um dos mais insanos, macabros - e simpatizantes em sua imoralidade e perfeccionismo - dentre os serial-killers já criados. Com a excelente atuação do promissor Whishaw, não duvidamos nunca das motivações do assassino, por mais vis que sejam. Perfume é um filme sombrio, e assim permanece o tempo todo (o que talvez seja um empecilho para alguns). Não há em Grenouille um fundo dramático ou emocional pelo qual nos identificamos, ou que sirva como uma maneira de redenção por seus atos. Grenouille só não nos é totalmente detestável pois seus atos possuem uma natureza dúbia; que seus meios são cruéis, disso não se tem dúvida, mas não seriam eles apenas consequência do seu constante perfeccionismo? Não terão as mortes servido a um propósito maior? Perfume não é um filme fácil de se absorver, questões como esta são pertinentes à história. Tykwer, acompanhado por um ótimo roteiro, não cria concessões em acompanhar a trajetória de Grenouille (cujos insights são fornecidos por uma apropriada narração de John Hurt) com um certo tom de admiração. Nota-se isso como, em meio aos cenários decadentes da França (uma excelente direção de arte, diga-se de passagem), os raros momentos de beleza advém do trabalho de Grenouille. Cenas como a que ele tenta prender o cheiro de sua primeira vítima, ou quando Baldini experimenta pela primeira vez um perfume feito por Grenouille são belíssimas e hipnóticas, enquanto outras, como a do seu nascimento, chegam a ser asquerosas.

Além dos visuais, a construção da história e dos personagens também é feita com esmero. Hoffman consegue transmitir as emoções de um perfume com uma expressão no rosto. Whishaw consegue nos passar todos os tormentos e desejos de seu personagem. O final da história traz um desfecho simbólico e fantasioso, ainda que controverso. A narrativa une perfeitamente a estética com o conteúdo. Perfume é um trabalho digno de seu protagonista.

OBS: Obrigado a Patrick Süskind por criar a maior orgia do mundo.
 
ñ achei o grenouille do livro cruel. ele é só um espelho do mundo, e das pessoas, à sua volta. se olharmos o protagonista sob a nossa ótica moral, deveríamos tb olhar todos os outros personagens e o meio ambiente q o criaram.
 
Exatamente. Eu concordo com o JLM nesse ponto. Como eu escrevi no meu artigo:

...E o descaso e preconceito andam de mãos dadas com ele no caminho até seus assassinatos...

Eu também acho que a maneira como ele foi tratado ao longo de sua vida foi o que o levou a fazer o que fez. É o maldito do preconceito atacando novamente.
 
Engraçado.No início da leitura concordo que o livro era muito bom,depois achei que na metade em diante começou a detalhar em demasia a falta de higiene e a facilidade em matar e outras torpezas que o autor parece se deleitar.Tudo isso me cansou.
Olha,que nem estou falando do personagem e da história inicial do personagem,que achei inteligente e original,mas um livro precisa muito mais que um começo promissor:sim:.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo