• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

"O Perfume - A história de um assassino" (Das Parfum, Patrick Süskind)

Gilraen

Speak, friend, and enter.
Não sei se já foi aqui discutido...
Mas gostava muito de saber a vossa opinião acerca de "O perfume - A história de um assassino", do escritor alemão Patrick Suskind.

Pessoalmente, adorei o livro. A história fazia-me sempre querer continuar a ler, e não foi do tipo de histórias bobas sobre amor não correspondido, problemas de adolescentes, etc...

Achei que o filme, de Tom Tykwer estava igualmente chamativo e com muitos pormenores.

Foi um dos melhores livros que já li, e penso que dificilmente alguém vai conseguir escrever uma ficção sobre obcessão, crime, procura e egocentrismo como Patrick conseguiu.

Contudo, ao perguntar outras opiniões, reparei que são poucas as que concordam comigo. E a maior parte das pessoas acha o livro muito violento e obsceno e não reparam no transtorno de que a personagem principal sofre.

Qual é a vossa opinião acerca do livro/filme e sua história?

http://www.youtube.com/watch?v=6NQsCG1NwYghttp://www.youtube.com/watch?v=6NQsCG1NwYg
 
Re: "O Perfume - A história de um assassino"

Bom o livro nunca li, apenas vi o filme...e o cinema é beeem diferente né..então eu achei o filme meio tosco pra fala da história de um cara que mata as virgens pra recolher o perfume...mas olhando pelo lado psicológico eu fiquei meio assustada,pq é estranho um ser humano com essa obsessão horrível. O cara é totalmente transtornado.
 
Re: "O Perfume - A história de um assassino"

Genial, a melhor estória de serial killer que eu já li. Além do conflito do personagem principal, que é o ponto alto do livro, o autor nos envolve em todo um contexto de aromas e cenários, causando sentimentos dos mais variados. Òtima leitura, recomendo.
 
Re: "O Perfume - A história de um assassino"

Ainda naum tive o prazer de ler o livro, mas farei em breve. Do filme gostei mto mesmo. Me chamou a atenção. Tenho certeza que o livro deve ser melhor ainda...como quase sempre acontece nesses casos.
 
Re: "O Perfume - A história de um assassino"

O filme te prende até o final, mas o final você chega a dar uma engasgada por ser difícil de engolir... Mas aí após pensar um pouco você entende que o filme foi genial.

By Raphael S
 
Re: "O Perfume - A história de um assassino"

Foi interessante ler este livro. Como fiz Criminologia, tive que analisar o perfil criminológico do perfumista. Então me ative a detalhes impressionantes da trama. A bem da verdade a professora tinha mandado ver o filme, mas não resisti e comprei o livro em um sebo...
 
Re: "O Perfume - A história de um assassino"

"O Perfume" é um dos melhores livros que já li, pois conseguiu prender minha atenção do princípio ao fim... Mas o filme :think: não posso opinar sobre algo que ainda não vi...
 
Re: "O Perfume - A história de um assassino"

Não li o livro.Mas o filme é legal...(sem nada pra concluir,agora)
 
Re: "O Perfume - A história de um assassino"

Caraaamba!
O Perfume é simplesmente fantástico! :D

Um livro que realmente mexeu comigo, me fez pensar pra caramba!

Eu não consigo dizer se a personagem principal, Grenouille, é sensível ou insensível demais. Também não vou concordar se alguém disser que ele é extremamente egoísta e um "assassino cruel" como já me falaram.
Admiro profundamente Patrick pelo livro. É ótimo! :cool:

Alguém já ouviu a trilha do filme??? :grinlove:
É linda, perfeita..

 
Última edição por um moderador:
Re: "O Perfume - A história de um assassino"

Eu so vi o filme... gostei bastante!!!!

Adooro serial killer hehehehehehe!!!! Vou procurar ler o livro...

:abraco:
 
Re: "O Perfume - A história de um assassino"

bom, de certa maneira ele tem um padrão na escolha das vítimas, não? :eh:
 
Re: "O Perfume - A história de um assassino"

Jean-Baptiste Grenouille tem um padrão de escolha de vítimas sim. E um padrão com um fim que apenas faz sentido para ele, então enquadra-se no perfil sociopático de um assassino serial. Um assassino serial não mata ao acaso, escolhe suas vítima, elabora um plano "perfeito" e depois o executa.
Pode-se notar que quando ele matou a menina que limpava nectarinas não foi uma morte dentro de seu padrão serial, foi descuidada, ao acaso, impensada.... agiu ele apenas por impulso. As demais não, foram escolhidas por serem a perfeita composição de seu perfume, e assim, agiu ele dentro de um padrão de escolha de vítimas e cuidado na execução de seu plano.
 
Re: "O Perfume - A história de um assassino"

foi bem o que eu pensei :yep:
pode não ser tão óbvio quanto alguns assassinos seriais mais famosos, mas ainda assim a ação dele apresenta um padrão =D
 
Re: "O Perfume - A história de um assassino"

Jean-Baptiste Grenouille tem um padrão de escolha de vítimas sim. E um padrão com um fim que apenas faz sentido para ele, então enquadra-se no perfil sociopático de um assassino serial. Um assassino serial não mata ao acaso, escolhe suas vítima, elabora um plano "perfeito" e depois o executa.
Pode-se notar que quando ele matou a menina que limpava nectarinas não foi uma morte dentro de seu padrão serial, foi descuidada, ao acaso, impensada.... agiu ele apenas por impulso. As demais não, foram escolhidas por serem a perfeita composição de seu perfume, e assim, agiu ele dentro de um padrão de escolha de vítimas e cuidado na execução de seu plano.

REspondeu por mim hehehehehehe!!!!

:abraco:
 
Re: "O Perfume - A história de um assassino"

Eu sempre o achei diferente de outros assassinos e tal..
Na verdade, não consigo vê-lo como um assassino.. :think:
E não consigo explicar direito..
 
Re: "O Perfume - A história de um assassino"

Eu sempre o achei diferente de outros assassinos e tal..
Na verdade, não consigo vê-lo como um assassino.. :think:
E não consigo explicar direito..

Apesar de ter visto o filme a algum tempo e de lembrar muito pouco, sei que adorei o filme e também não consigo ver Jean como um assassino....ou ele era um assassino diferente, acho que ele matava sem saber que estava matando, ou coisa do tipo.
 
Re: "O Perfume - A história de um assassino"

O rapaz Grenouille é um assassino sim, o que ele pode ter é um conceito de moral um tanto quanto diferente. Ele não via a vida como um valor supremo e tal, mas matava.

De qualquer forma, não foi este o ponto central do livro, para mim. Fiquei fascinado com a tentativa de passar um mundo aromático, ao invés de um mundo visual. A forma como João Batista Grenouille vê e se insere no mundo é, no mínimo, muito curiosa, interessante, já que o olfato é um dos sentidos menos prezados por nós. E é curioso também reparar que, mesmo dentro desta proposta aromática, o autor não consegue se libertar dos padrões visuais. Grenouille "cheira" o alto, o louro, a distância, características por demais presas a uma concepção de mundo que privilegia a visão. A questão não é a imperícia do autor, mas justamente como fugir disto, como representar um mundo aromático através de uma linguagem e de conceitos feitos por e para um mundo visual?
 
Re: "O Perfume - A história de um assassino"

A partir do momento que ele mata pessoas, ele é um assassino. Não vê-lo como tal dá a sensação que a leitura se perdeu em algum canto. E, somando ao que o Derfel falou (ótimo post, aliás), eu acredito que é um dos pontos altos do livro, porque o leitor tem que lidar não só com um universo de cheiros, mas também com o fato de que o protagonista não tem nada de 'mocinho'.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo