• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

"O Perfume - A história de um assassino" (Das Parfum, Patrick Süskind)

Re: "O Perfume - A história de um assassino"

Eu penso que tudo se define no seguinte trecho "... as pessoas podiam fechar os olhos diante da grandeza, do assustador, da beleza, e podiam tapar os ouvidos diante da melodia ou das palavras sedutoras. Mas não podiam escapar do aroma. Pois o aroma é um irmão da respiração. Com esta, ele penetra nas pessoas, elas não podem escapar-lhe caso queiram viver. E bem para dentro delas é que vai o aroma, diretamente para o coração, distinguindo lá categoricamente entre atração e o menosprezo, nojo e prazer, amor e ódio. Quem dominasse os odores dominaria o coração das pessoas."
E era exatamente isto que Grenouille queria... e passaria por cima de tudo e todos para isto. O interessante é que não perpassa por ele qualquer senso ético, de piedade ou outra coisa qualquer. Para ele tudo se resume a odores. Ele não se aceita por não possuir odor, pode cheirar a todos menos a si mesmo... é algo torturante. Então por que não se apossar da essência olfativa de outrem? Não tem cheiro? Fabrique-o. Mas não qualquer cheiro, precisa ser o melhor, para que todos o amassem até o desespero.
 
Re: "O Perfume - A história de um assassino"

A partir do momento que ele mata pessoas, ele é um assassino. Não vê-lo como tal dá a sensação que a leitura se perdeu em algum canto. E, somando ao que o Derfel falou (ótimo post, aliás), eu acredito que é um dos pontos altos do livro, porque o leitor tem que lidar não só com um universo de cheiros, mas também com o fato de que o protagonista não tem nada de 'mocinho'.

É tenho que concordar...bom, eu só vi o filme, não li o livro. Lendo eu posso ter outra visão, algo mais amplo, coisa e tal.
 
Re: "O Perfume - A história de um assassino"

A partir do momento que ele mata pessoas, ele é um assassino.
É bem aí que as coisas desandam.. um assassino tem que ser,necessariamente, isto? Essa definição pra mim é um tanto.. "geral" demais..
Não vê-lo como tal dá a sensação que a leitura se perdeu em algum canto.
Eu não penso assim. A leitura só é completa (digamos assim) se eu conseguir vê-lo como assassino?
Não to dizendo que o Grenouille é uma boa pessoa.. mas a moral dele, as coisas que ele acredita (seja lá o que for) a maneira como ele vive e se comporta, isso tudo não me permite julga-lo de acordo com as minhas concepçoes. :think:

Non sei se alguem entendeu.. :dente:
 
Re: "O Perfume - A história de um assassino"

É bem aí que as coisas desandam.. um assassino tem que ser,necessariamente, isto? Essa definição pra mim é um tanto.. "geral" demais..

Heim? :eek:

Quer dizer, qual o termo que você usa para pessoas que matam outras pessoas? Não é assassino? Preciso rever meu dicionário então :uau:
 
Re: "O Perfume - A história de um assassino"

É bem aí que as coisas desandam.. um assassino tem que ser,necessariamente, isto? Essa definição pra mim é um tanto.. "geral" demais..

Mas é a definição de "assassino" (e ele é um assassino, independente do seu grau de simpatia por ele). Você pode chamar o verde de azul, mas vai continuar sendo verde

(não pude resitir a postar - foi meio non-sense demais :g:)
 
Re: "O Perfume - A história de um assassino"

Em off: o cara que matou os sequestradores dele, ele é assassino?
 
Re: "O Perfume - A história de um assassino"

Sim, ele é, óbvio. Só que aí entra os atenuantes e a legítima defesa.
 
Re: "O Perfume - A história de um assassino"

Pois é, eu não usaria o termo 'assassino' pra um cara que não tinha outra opção além de matar a galera.
E tambem não sei que termo usar.
 
Re: "O Perfume - A história de um assassino"

Você pode não querer usar, mas é, oras bolas :P O verde é verde mesmo que vc não goste disso :P
 
Re: "O Perfume - A história de um assassino"

Pois é, eu não usaria o termo 'assassino' pra um cara que não tinha outra opção além de matar a galera.
E tambem não sei que termo usar.

Diz que o cara é doente e sofre de algum transtorno psicológico e portanto não é culpado.

Mas matou é assassino ( e verde :lol: ).
 
Re: "O Perfume - A história de um assassino"

Então todos (isso é hipitetico) somos assassinos em potencial?
Eu não hesitaria em matar o meu sequestrador e fugir. :dente:
 
Re: "O Perfume - A história de um assassino"

Diz que o cara é doente e sofre de algum transtorno psicológico e portanto não é culpado.

Mas matou é assassino ( e verde :lol: ).
Eu devo ter falado ai em cima que tenho serios problemas para definir o que esta criatura é. Por isso a confusão.
 
Re: "O Perfume - A história de um assassino"

Eu me considero um assassino em potêncial.

Premio Jóinha para mim: :joinha:
 
Re: "O Perfume - A história de um assassino"

Bom, que tipo de assassino ele é, isso é discutível. Que ele é um assassino, bom, isso não é discutível =]
 
Re: "O Perfume - A história de um assassino"

De acordo com o dicionário assassino é aquele que mata deliberadamente, traiçoeiramente ou com premeditação. Outrossim, independente do comportamento psíquico, ou se mata em legítima defesa; É UM ASSASSINO. O cara que mata sem intenção de matar porém infringindo a um dever de atenção e cuidado comete homicídio culposo, aquele que mata por que quer comete homicídio doloso. Por legítima defesa entende-se quem, usando MODERADAMENTE dos meios necessários, repele INJUSTA AGRESSÃO, atual ou iminente, a direito seu ou de outrem.
Entendo que Grenouille não se encaixa em legítima defesa, ou mesmo em hipótese de homicídio culposo. Ele é um assassino serial e ponto.
 
Re: "O Perfume - A história de um assassino"

Vi o filme apenas...
Muito bem produzido...
História curiosa...protagonista ainda mais...
Gostei da forma como os acontecimentos se desenrolam...
O livro deve ser muito bom mesmo.
 
Re: "O Perfume - A história de um assassino"

Okok, andei pensando.. ele é um assassino. Apesar de ele nem saber o que isso significa e tal.. :dente:

Enfim.. :loserdance:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo