1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

O Pequeno Príncipe - Antoine de Saint-Exupéry

Tópico em 'Literatura Estrangeira' iniciado por Liv, 8 Jan 2009.

1. Liv

Liv Visitante

Como, em nome de Deus não existia um tópico exclusivo sobre o Príncipe? ¬¬

Nhai, gente... primeiro livro que eu li esse ano, e agora entendo pq a Amélie ama tanto! :grinlove:

'Le Petit Prince, conhecido como O Principezinho em Portugal e O Pequeno Príncipe no Brasil , é um romance de Antoine de Saint-Exupéry publicado em 1943 nos Estados Unidos. A princípio, aparentando ser um livro para crianças, tem um grande teor poético e filosófico. É o livro francês mais vendido no mundo, cerca de 80 milhões de exemplares, e entre 400 a 500 edições. Também se trata da terceira obra literária (sendo a primeira a Bíblia e a segunda o livro o peregrino) mais traduzida no mundo, tendo sido publicado em 160 línguas ou dialetos, incluindo o aranês, o amazigh e o xhosa, uma das 11 línguas oficiais da África do Sul. Em Portugal, "O Principezinho" integra o conjunto de obras sugeridas para leitura integral, na disciplina de Língua Portuguesa, no 3º Ciclo do Ensino Básico.

No Japão existe um museu para o personagem principal do livro, um jovem sonhador de cabelos louros e cachecol vermelho.

Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

Conselho? Sai já do computador e vá ler esse livro! :lendo:

2. Katrina

Katrina Usuário

Eu o li ontem! :amor:

Já tinha ouvido falar muito deste livro, mas nunca o tinha lido (tá, podem jogar pedras!). Quanto tempo eu perdi! Pretendo fazer desta obra uma das leituras "obrigatórias" de todos os anos daqui em diante.

3. Artanis Léralondë

Artanis Léralondë Ano de vestibular dA

Concordo coma Liv é uma leitura para todas as idades e que tds deveriam ler.
    Eu tenho q comprar esse livro XD
    O que mais me chamou a ateção quando ele vai
    no mundo onde mora um bêbado e o pequeno príncipe pergunta ao bêbado pq ele bebe, o mesmo responde algo mais ou menos: - Eu bebo para esquecer que bebi...No sentido que bebe para esquecer as burradas que fez, entrando num círculo vicioso que ñ tem fim. É triste.
    Cada mundo que ele visita tem uma pessoa morando, representando que essa pessoa "vive em seu mundinho", qts a gente vê por aí que tb tem seus mundos e, não gostam que entremos neles =/

4. Liv

Liv Visitante

Eu jurava que era um livro mais infantil, mas quebrei a cara. O Pequeno Príncipe é carregado de lições e de uma maneira bem suave. =}

5. imported_?

imported_? Usuário

Minha mãe se recusa a ler O Pequeno Príncipe porque acha que é livro de criança. Já tentei provar que não é mas cabeça dura é fogo...

6. Anica

Anica Usuário

O problema é que O Pequeno Príncipe ali para o final de 80 e durante a década de 90 tinha fama de ser citado como livro favorito de Miss. era piadinha pronta e tudo o mais. Acho que nesse caso um monte de gente ainda tem um certo preconceito sobre a obra, digamos assim. Eu li quando eu tinha lá meus 11 anos, lembro de pouca coisa. Lembro do desenho número um e da raposa, basicamente.

7. JLM

JLM mata o branquelo detta walker

Uma resenha

Vou colaborar com a resenha q fiz dele em 2007.

[hr]
    como o linque era de 2007, já era. mas achei
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    em que o livro ainda pode ser lido online.

8. Liv

Liv Visitante

Eu bati fotos de algumas ilustrações do livro e uso como papel de parede no celular. :grinlove:

9. imported_?

imported_? Usuário

É verdade, eu sempre lembro da piadinha de miss quando alguém cita o Pequeno Príncipe, mas a obra está muito além dos modismos e preconceitos.

Falando em "miss", eu achei isso aqui no site do Kibeloco. :P
    [attachment=435]

10. Anica

Anica Usuário

Eu acho que ficou com essa fama por causa da leveza do enredo e/ou das mensagens do livro. Aquela coisa, tu te tornas responsável e blablabla. É uma pena que muitas das pessoas que têm esse preconceito sobre o livro sequer chegaram a ler.

11. imported_Amélie

imported_Amélie Usuário

é que tem uma cara de livro auto-ajuda, mas quem conhece mesmo exupery sabe como ele se esforçou pra viver isso mesmo! Ele era uma pessoa muito doce, com uma visão peculiar do mundo!!!!!

Eu já tenho 4 versões em casa!!! Quero mais hahahaha

O Pequeno Principe
    The Little Prince
    Le Petit Prince
    El Principito

:)

Amo muito, e dane-se que é livro de miss... huhuh o valor dele é muito maior que as críticas! :)

12. imported_?

imported_? Usuário

Isso é que é adorar o livro! Eu só tenho um livro muito velhinho que nem sei quantos anos tem. Já foi tão emprestado que está um caco! :P

Acho que ele era mesmo uma pessoa muito doce, quem leu Cartas ao Pequeno Príncipe vai ter essa mesma impressão.

13. Liv

Liv Visitante

Nossa! Tem Cartas ao Pequeno Príncipe? Deve ser super fofo!

14. Marcileia

Marcileia Usuário

Eu li ele esses dias atrás. Gostei muito, leitura pra uma tarde e ensinamentos para sempre.

15. Liv

Liv Visitante

Fica aí a verdade, Marci! :sim:

Sempre achei os livros com uma moral chatos demais. Porém, queimei a língua após O Pequeno Príncipe. :sim:

16. imported_?

imported_? Usuário

O pequeno príncipe é uma obra aparentemente simples, mas, apenas aparentemente. É profunda e contém todo o pensamento e a "filosofia" de Saint-Exupéry. Apresenta personagens plenos de simbolismos: o rei, o contador, o geômetra, a raposa, a rosa, o adulto solitário e a serpente, entre outros.
    É uma obra que nos mostra uma profunda mudança de valores, que ensina como nos equivocamos na avaliação das coisas e das pessoas que nos rodeiam e como esses julgamentos nos levam à solidão.

17. imported_Amélie

imported_Amélie Usuário

é que o exupery era aviador... e passava a maior parte do tempo no ar, refletindo sobre as amizades, relacionamentos, enfim... e muitos desses personagens vieram das análises... se vcs lerem Terra dos Homens, do Exupéry vão entender muitas coisas!!!

18. Daniel Cowman

Daniel Cowman Usuário

Eu tbm não tinha lido até hoje! Dei ano passado de presente para minha irmã mas resolvi ler hoje e me encantei! Depois fiquei buscando coisas sobre o Autor. Parece que a morte dele foi um mistério durante um tempo...olhem só

Só que bate de frente com a informação na wikipédia. (tlvz pq tudo foi recentemente e talvez a informação da wikipedia foi mais atual tendo em vista que só confirmaram sua morte em 2004).:
    Faleceu durante uma missão de reconhecimento sobre Grenoble e Annecy. Recentemente, o alemão Horst Rippert assumiu ser o autor dos tiros responsáveis pela queda do avião e disse ter lamentado a morte de Saint-Exupéry[1]. Em 3 de novembro, em homenagem póstuma, recebeu as maiores honras do exército. Em 2004, os destroços do avião que pilotava foram achados a poucos quilômetros da costa de Marselha. Seu corpo jamais foi encontrado.

Mas seu corpo nunca foi encontrado.... será que ele quis fazer de tudo para ser como o pequeno príncipe?

19. Liv

Liv Visitante

Você sabia que ele passou por Florianópolis? Bom, pelo menos foi o que me contou uma professora de literatura.

20. Thorondir

Thorondir Usuário

Em casa eu sempre tive o livro em francês, quando eu era pequeno eu tentei ler mas eu só entendia "moi" (hoje eu já sei falar "pass moi le pain"!) e aí não deu certo. Aí achei a versão em português, comprei e gostei muito dos capítulos
    do rei e do bêbado. Acho que são os mais carregados e ao mesmo tempo bem leves, como o livro todo.

Compartilhar