• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O Pequeno Príncipe - Antoine de Saint-Exupéry

  • Criador do tópico Liv
  • Data de Criação
L

Liv

Visitante
Como, em nome de Deus não existia um tópico exclusivo sobre o Príncipe? ¬¬

Nhai, gente... primeiro livro que eu li esse ano, e agora entendo pq a Amélie ama tanto! :grinlove:

'Le Petit Prince, conhecido como O Principezinho em Portugal e O Pequeno Príncipe no Brasil , é um romance de Antoine de Saint-Exupéry publicado em 1943 nos Estados Unidos. A princípio, aparentando ser um livro para crianças, tem um grande teor poético e filosófico. É o livro francês mais vendido no mundo, cerca de 80 milhões de exemplares, e entre 400 a 500 edições. Também se trata da terceira obra literária (sendo a primeira a Bíblia e a segunda o livro o peregrino) mais traduzida no mundo, tendo sido publicado em 160 línguas ou dialetos, incluindo o aranês, o amazigh e o xhosa, uma das 11 línguas oficiais da África do Sul. Em Portugal, "O Principezinho" integra o conjunto de obras sugeridas para leitura integral, na disciplina de Língua Portuguesa, no 3º Ciclo do Ensino Básico.

No Japão existe um museu para o personagem principal do livro, um jovem sonhador de cabelos louros e cachecol vermelho.

fonte

***

Conselho? Sai já do computador e vá ler esse livro! :lendo:
 
Eu o li ontem! :amor:

Já tinha ouvido falar muito deste livro, mas nunca o tinha lido (tá, podem jogar pedras!). Quanto tempo eu perdi! Pretendo fazer desta obra uma das leituras "obrigatórias" de todos os anos daqui em diante.
 
Concordo coma Liv é uma leitura para todas as idades e que tds deveriam ler.
Eu tenho q comprar esse livro XD
O que mais me chamou a ateção quando ele vai
no mundo onde mora um bêbado e o pequeno príncipe pergunta ao bêbado pq ele bebe, o mesmo responde algo mais ou menos: - Eu bebo para esquecer que bebi...No sentido que bebe para esquecer as burradas que fez, entrando num círculo vicioso que ñ tem fim. É triste.
Cada mundo que ele visita tem uma pessoa morando, representando que essa pessoa "vive em seu mundinho", qts a gente vê por aí que tb tem seus mundos e, não gostam que entremos neles =/
 
Eu jurava que era um livro mais infantil, mas quebrei a cara. O Pequeno Príncipe é carregado de lições e de uma maneira bem suave. =}
 
Minha mãe se recusa a ler O Pequeno Príncipe porque acha que é livro de criança. Já tentei provar que não é mas cabeça dura é fogo...
 
O problema é que O Pequeno Príncipe ali para o final de 80 e durante a década de 90 tinha fama de ser citado como livro favorito de Miss. era piadinha pronta e tudo o mais. Acho que nesse caso um monte de gente ainda tem um certo preconceito sobre a obra, digamos assim. Eu li quando eu tinha lá meus 11 anos, lembro de pouca coisa. Lembro do desenho número um e da raposa, basicamente.
 
Uma resenha

Vou colaborar com a resenha q fiz dele em 2007.

petit.jpg


"Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas" - Saint-Exupéry.

Um livro infantil escrito para adultos. Sim, pois além de agradar as crianças, ele também tem a incrível capacidade de fazer os adultos retornarem à infância, relembrando coisas simples, mas importantes, que deixamos de lado quando crescemos. Talvez esse sentimento de nostalgia explique o sucesso que o livro fez, e ainda faz, em todo o mundo. Diz-se que depois da Bíblia, é o livro mais traduzido (170 línguas ou dialetos), o livro francês mais vendido (cerca de 80 milhões de exemplares), além de inspirar filmes, peças, músicas etc. O livro e o autor até possuem um museu no Japão (www.lepetitprince.co.jp).

Mas o que há de tão especial nesta fábula infantil? Publicada em 1943 nos Estados Unidos - o autor era refugiado da 2ª Guerra Mundial - conta a história de um principezinho que mora em um planeta do tamanho de uma casa. Ele resolve partir em uma jornada que o leva através de vários planetas até aterrissar na Terra. No caminho conhece vários personagens peculiares, como o rei, o vaidoso, o bêbado, o empresário, o acendedor de lampiões, o geógrafo, a serpente, a raposa, o vendedor, o manobreiro e o aviador. Todos eles têm algum ensinamento - bom ou mau - a repassar ao pequeno príncipe, assim como ele tem lições a ensinar a cada um desses.

As interpretações das passagens do livro são tão diversas que seria praticamente impossível enumerar a todas. Isso acontece porque cada um interpreta conforme o seu íntimo, como que aplicando a regra ensinada pela raposa ao príncipe: "Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos". Se ora sorrimos em uma passagem do texto, ora ficamos pensativos em outra. Algumas carapuças servem, outras não. Talvez amanhã as primeiras já não nos caibam, e as últimas sim.

A tradução brasileira é de Dom Marcos Barbosa. O livro pode ser lido online no site http://opequenoprincipe.50webs.org, inclusive com algumas ilustrações do autor.

O autor, Antoine-Jean-Baptiste-Marie-Roger Foscolombe de Saint-Exupéry, ou somente Aintoine de Saint-Exupéry, foi escritor, ilustrador e aviador durante a 2ª Guerra Mundial. Faleceu em 1944 quando o seu avião caiu no Mar Mediterrâneo. Em 2004 foram encontrados os destroços do avião, mas não o seu corpo. Talvez acontecera com ele exatamente o que escreveu sobre o pequeno príncipe: "Tenho certeza que ele voltou ao seu planeta, pois, ao raiar do dia, não encontrei o seu corpo. Não era um corpo tão pesado assim... E gosto, à noite, de escutar as estrelas".

JLM disse:
O livro pode ser lido online no site http://opequenoprincipe.50webs.org, inclusive com algumas ilustrações do autor.

como o linque era de 2007, já era. mas achei outro lugar em que o livro ainda pode ser lido online.
 
Eu bati fotos de algumas ilustrações do livro e uso como papel de parede no celular. :grinlove:
 
Anica disse:
O problema é que O Pequeno Príncipe ali para o final de 80 e durante a década de 90 tinha fama de ser citado como livro favorito de Miss. era piadinha pronta e tudo o mais. Acho que nesse caso um monte de gente ainda tem um certo preconceito sobre a obra, digamos assim. Eu li quando eu tinha lá meus 11 anos, lembro de pouca coisa. Lembro do desenho número um e da raposa, basicamente.

É verdade, eu sempre lembro da piadinha de miss quando alguém cita o Pequeno Príncipe, mas a obra está muito além dos modismos e preconceitos.

Falando em "miss", eu achei isso aqui no site do Kibeloco. :P
[attachment=435]
 
Eu acho que ficou com essa fama por causa da leveza do enredo e/ou das mensagens do livro. Aquela coisa, tu te tornas responsável e blablabla. É uma pena que muitas das pessoas que têm esse preconceito sobre o livro sequer chegaram a ler.
 
é que tem uma cara de livro auto-ajuda, mas quem conhece mesmo exupery sabe como ele se esforçou pra viver isso mesmo! Ele era uma pessoa muito doce, com uma visão peculiar do mundo!!!!!

Eu já tenho 4 versões em casa!!! Quero mais hahahaha

O Pequeno Principe
The Little Prince
Le Petit Prince
El Principito

:)

Amo muito, e dane-se que é livro de miss... huhuh o valor dele é muito maior que as críticas! :)
 
Amélie disse:
é que tem uma cara de livro auto-ajuda, mas quem conhece mesmo exupery sabe como ele se esforçou pra viver isso mesmo! Ele era uma pessoa muito doce, com uma visão peculiar do mundo!!!!!

Eu já tenho 4 versões em casa!!! Quero mais hahahaha

O Pequeno Principe
The Little Prince
Le Petit Prince
El Principito

:)

Amo muito, e dane-se que é livro de miss... huhuh o valor dele é muito maior que as críticas! :)


Isso é que é adorar o livro! Eu só tenho um livro muito velhinho que nem sei quantos anos tem. Já foi tão emprestado que está um caco! :P

Acho que ele era mesmo uma pessoa muito doce, quem leu Cartas ao Pequeno Príncipe vai ter essa mesma impressão.
 
Nossa! Tem Cartas ao Pequeno Príncipe? Deve ser super fofo!
 
Fica aí a verdade, Marci! :sim:

Sempre achei os livros com uma moral chatos demais. Porém, queimei a língua após O Pequeno Príncipe. :sim:
 
O pequeno príncipe é uma obra aparentemente simples, mas, apenas aparentemente. É profunda e contém todo o pensamento e a "filosofia" de Saint-Exupéry. Apresenta personagens plenos de simbolismos: o rei, o contador, o geômetra, a raposa, a rosa, o adulto solitário e a serpente, entre outros.
É uma obra que nos mostra uma profunda mudança de valores, que ensina como nos equivocamos na avaliação das coisas e das pessoas que nos rodeiam e como esses julgamentos nos levam à solidão.

www.paralerepensar.com.br/exupery.htm
 
é que o exupery era aviador... e passava a maior parte do tempo no ar, refletindo sobre as amizades, relacionamentos, enfim... e muitos desses personagens vieram das análises... se vcs lerem Terra dos Homens, do Exupéry vão entender muitas coisas!!!
 
Eu tbm não tinha lido até hoje! Dei ano passado de presente para minha irmã mas resolvi ler hoje e me encantei! Depois fiquei buscando coisas sobre o Autor. Parece que a morte dele foi um mistério durante um tempo...olhem só
morte do autor

Só que bate de frente com a informação na wikipédia. (tlvz pq tudo foi recentemente e talvez a informação da wikipedia foi mais atual tendo em vista que só confirmaram sua morte em 2004).:
Faleceu durante uma missão de reconhecimento sobre Grenoble e Annecy. Recentemente, o alemão Horst Rippert assumiu ser o autor dos tiros responsáveis pela queda do avião e disse ter lamentado a morte de Saint-Exupéry[1]. Em 3 de novembro, em homenagem póstuma, recebeu as maiores honras do exército. Em 2004, os destroços do avião que pilotava foram achados a poucos quilômetros da costa de Marselha. Seu corpo jamais foi encontrado.


Mas seu corpo nunca foi encontrado.... será que ele quis fazer de tudo para ser como o pequeno príncipe?
 
Amélie disse:
é que o exupery era aviador... e passava a maior parte do tempo no ar, refletindo sobre as amizades, relacionamentos, enfim... e muitos desses personagens vieram das análises... se vcs lerem Terra dos Homens, do Exupéry vão entender muitas coisas!!!

Você sabia que ele passou por Florianópolis? Bom, pelo menos foi o que me contou uma professora de literatura.
 
Em casa eu sempre tive o livro em francês, quando eu era pequeno eu tentei ler mas eu só entendia "moi" (hoje eu já sei falar "pass moi le pain"!) e aí não deu certo. Aí achei a versão em português, comprei e gostei muito dos capítulos
do rei e do bêbado. Acho que são os mais carregados e ao mesmo tempo bem leves, como o livro todo.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo