• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O Paraíso

Goba

luszt
É dito que os edain quando morrem vão para fora dos Círculos do Mundo, não necessariamente para fora de Eä, que seria equivalente ao Universo.

Ao reler alguns trechos do "Ainulindalë", me surgiu essa dúvida: é possível que o lugar de repouso dos fëar dos atani ficava em algum lugar em Eä ou há algum texto que diga que este estava fora de Eä?

Por favor, tirem essa dúvida, ou façam teorias e as postem. Se houver um texto, por favor o indiquem, ou coloquem o trecho aqui. Bom divertimento! :mrgreen:
 
Maedhros disse:
É dito que os edain quando morrem vão para fora dos Círculos do Mundo, não necessariamente para fora de Eä, que seria equivalente ao Universo. :mrgreen:

Mas Maedhros. Eä era o mundo, o universo, ou seja lá como vc queira chamar. Eä era composto por vários planetas, entre eles, Arda, que nós conhecemos bem.
 
Mas Maedhros. Eä era o mundo, o universo, ou seja lá como vc queira chamar. Eä era composto por vários planetas, entre eles, Arda, que nós conhecemos bem.

Nem, Arda era o unico planeta de Ea, foi o unico lugar a que Eru concedeu a chama imperecivel
 
Riff disse:
Nem, Arda era o unico planeta de Ea, foi o unico lugar a que Eru concedeu a chama imperecivel

Era? Acho q não. Mas vou me embasar melhor. Arda sim era o único lugar onde havia vida, chama e tal, mas não era o único planeta não.

Por exemplo: Eru deixou os Valar entrarem e quem entrar entrou e não sai. Quem não entrou não entra mais. Depois de um tempo Tulkas veio pra ajudar os Valar. Veio de onde? Justamente de outros planetas, por assim dizer, ou de outros lugares de Eä pelo menos.

Agora, vou pesquisar melhor, pois isso é só uma lembrança na minha memória.
 
Ou entra lá no "o Início". É sobre isso
E Tulkas tava com Erun nos salões eternos... ai ele entrou em Eä.
 
Por exemplo: Eru deixou os Valar entrarem e quem entrar entrou e não sai. Quem não entrou não entra mais. Depois de um tempo Tulkas veio pra ajudar os Valar. Veio de onde? Justamente de outros planetas, por assim dizer, ou de outros lugares de Eä pelo menos.

Não é bem assim. A passagem diz mais ou menos assim:

"E entraram aqueles que vocês quiserem."

Num foi algo limitado não. E, se os valar quisessem, entrava quem quiser à qualquer hora do dia ou da noite.

Era? Acho q não. Mas vou me embasar melhor. Arda sim era o único lugar onde havia vida, chama e tal, mas não era o único planeta não.

O único indício de um possível "outro planeta" seria Aman que foi tirada dos Círculos do Mundo (mas ainda estava em Eä, ao meu ver. Por isso pergunto se o Paraíso estaria em Eä, ou fora dela, aí poderíamos ter outro planeta) e só. Do resto, especulações (como a do parênteses anterior :mrgreen: ).
 
Olha, confirmei, de fato haviam outros planetas. maiores informações podem ser encontradas no próprio Silmarillion e nos HoME, onde temos inclusive os nomes em Quenya de alguns dos planetas do nosso sistema solar: Carnil "Marte", Alcarinquë "Júpiter", Nénar "Netuno", Luinil "Urano" e Lumbar "Saturno".

Tulkas já estava dentro do Universo crado, e somente veio ara Arda (o planeta Terra) quando "ouviu que havia guerra no Reino Pequeno".
 
Nada garante que ele estava dentro de Eä, Fingolfin. O que podemos dizer é que ele veio para Arda, mas não se garante nada sobre ele estar em Eä.

Olha, realmente me recordo de ditos sobre outros planetas. Eu vou dar uma olhada, mas eu vi um texto que dizia que os planetas foram concebidos pela própria Varda, ao criar as estrelas que iluminavam Arda. Era algo assim, creio... :think:

Mas ainda a questão não cessou: poderia o Paraíso sobre em um desses planetas? Ontem eu pensei na possibilidade do não e do que a favorecia... Eu vou pensar no sim e posto aqui. :mrgreen:
 
Maedhros disse:
Nada garante que ele estava dentro de Eä, Fingolfin. O que podemos dizer é que ele veio para Arda, mas não se garante nada sobre ele estar em Eä.

O texto do Silmarillion diz que Tulkas ouviu que havia luta no Reino Pequeno, e se dirigu para lá. Antes, ele estava em Eä (o original fala que ele estava "in the far heaven"). Ele foi o último a entrar em Arda, mas já estava em Eä.
 
Olha, confirmei, de fato haviam outros planetas. maiores informações podem ser encontradas no próprio Silmarillion e nos HoME, onde temos inclusive os nomes em Quenya de alguns dos planetas do nosso sistema solar: Carnil "Marte", Alcarinquë "Júpiter", Nénar "Netuno", Luinil "Urano" e Lumbar "Saturno".

São estrelas, assim como Vênus é Earendil, se um "planeta" é um navio brilhante, pq esses não podem ser estrelas.
Leiam http://www.duvendor.hpg2.ig.com.br/Geografia/Estrelas/Geografia_Estrelas.htm

O texto do Silmarillion diz que Tulkas ouviu que havia luta no Reino Pequeno, e se dirigu para lá. Antes, ele estava em Eä (o original fala que ele estava "in the far heaven"). Ele foi o último a entrar em Arda, mas já estava em Eä.

Bem, talvez Tulkas tenha entrado em Ea com os valar e os ajudado na formação de Ea, mas não entrou em Arda
 
Suilad mellyn!

Bem, eu não tenho nenhuma referência quanto aos HoMEs, mas eu creio que Arda é o único "mundo" conhecido; pelo menos eu vejo assim. Realmente, essa teoria entra em conflito com Alcarinquë, Carnil, e outros nomes em quenya que representam planetas; mas... creio que é outro ponto que Tolkien acabou deixando "vago" e impreciso. Triste foi a partida do Mestre... :osigh:
 
O conceito de universo válido para o Silmarillion (embora não para todas as partes do Silmarillion, como eu já expliquei em um outro tópico) é que Arda era um dos planetas de Eä, mas não necessariamente o único. O que diferenciava Arda dos outros planetas é que era nela que o drama entre Bem e Mal, entre a criação e Melkor, deveria acontecer.
 
Swanhild disse:
O conceito de universo válido para o Silmarillion (embora não para todas as partes do Silmarillion, como eu já expliquei em um outro tópico) é que Arda era um dos planetas de Eä, mas não necessariamente o único. O que diferenciava Arda dos outros planetas é que era nela que o drama entre Bem e Mal, entre a criação e Melkor, deveria acontecer.

Exato, era nisso que eu queria chegar. To copiando um trecho que o Mormegil do Condado uma vez colou na lista, retirado do HoME X

No HoME X, Tolkien diz que "Arda se torna UM MUNDO PEQUENO na vastidão de Eä" e que "Outros (espíritos) havia, incontáveis para o nosso pensamento embora cada um seja conhecido e numerado na mente de Ilúvatar, cujo trabalho está em outros lugares e em outras regiões e histórias do Grande Conto, em meio a estrelas remotas E MUNDOS
ALÉM DO ALCANCE DO PENSAMENTO mais distante. Mas destes outros nós não sabemos nada, nem podemos saber, embora os Valar de Arda, talvez, se lembrem de todos eles".
 
Maedhros disse:
Mas, e o paraíso? Nenhuma teoria de ninguém? :osigh:

Ah é verdade, é sobre isso o tópico rsrssrs

bom, isso eu não sei e acho q seria pura especulação dizer. Poderíamos ficar o resto da vida criando teorias malucas. Tolkien não deixa nenhum indício disto.
 
Para mim, ao menos, "paraíso" ser Tol-Eressëa... -^_^-

Brincadeira...

Na verdade, por muito tempo me indaguei quanto à isto; e penso que deveria mesmo haver um "paraíso" para onde fossem os Homens, e lá eles seriam "recompensados" por Eru pelos seus tormentos em Arda... assim haveria sentido em dizer que a Morte é o presente de Ilúvatar para os edain.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo