1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

O Paraíso

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Goba, 28 Set 2003.

  1. Goba

    Goba luszt

    É dito que os edain quando morrem vão para fora dos Círculos do Mundo, não necessariamente para fora de Eä, que seria equivalente ao Universo.

    Ao reler alguns trechos do "Ainulindalë", me surgiu essa dúvida: é possível que o lugar de repouso dos fëar dos atani ficava em algum lugar em Eä ou há algum texto que diga que este estava fora de Eä?

    Por favor, tirem essa dúvida, ou façam teorias e as postem. Se houver um texto, por favor o indiquem, ou coloquem o trecho aqui. Bom divertimento! :mrgreen:
     
  2. Fingolfin

    Fingolfin Feitiço de Áquila

    Mas Maedhros. Eä era o mundo, o universo, ou seja lá como vc queira chamar. Eä era composto por vários planetas, entre eles, Arda, que nós conhecemos bem.
     
  3. Riff

    Riff Usuário

    Nem, Arda era o unico planeta de Ea, foi o unico lugar a que Eru concedeu a chama imperecivel
     
  4. Fingolfin

    Fingolfin Feitiço de Áquila

    Era? Acho q não. Mas vou me embasar melhor. Arda sim era o único lugar onde havia vida, chama e tal, mas não era o único planeta não.

    Por exemplo: Eru deixou os Valar entrarem e quem entrar entrou e não sai. Quem não entrou não entra mais. Depois de um tempo Tulkas veio pra ajudar os Valar. Veio de onde? Justamente de outros planetas, por assim dizer, ou de outros lugares de Eä pelo menos.

    Agora, vou pesquisar melhor, pois isso é só uma lembrança na minha memória.
     
  5. LHRagone

    LHRagone Usuário

    Ou entra lá no "o Início". É sobre isso
    E Tulkas tava com Erun nos salões eternos... ai ele entrou em Eä.
     
  6. Goba

    Goba luszt

    Não é bem assim. A passagem diz mais ou menos assim:

    "E entraram aqueles que vocês quiserem."

    Num foi algo limitado não. E, se os valar quisessem, entrava quem quiser à qualquer hora do dia ou da noite.

    O único indício de um possível "outro planeta" seria Aman que foi tirada dos Círculos do Mundo (mas ainda estava em Eä, ao meu ver. Por isso pergunto se o Paraíso estaria em Eä, ou fora dela, aí poderíamos ter outro planeta) e só. Do resto, especulações (como a do parênteses anterior :mrgreen: ).
     
  7. Fingolfin

    Fingolfin Feitiço de Áquila

    Olha, confirmei, de fato haviam outros planetas. maiores informações podem ser encontradas no próprio Silmarillion e nos HoME, onde temos inclusive os nomes em Quenya de alguns dos planetas do nosso sistema solar: Carnil "Marte", Alcarinquë "Júpiter", Nénar "Netuno", Luinil "Urano" e Lumbar "Saturno".

    Tulkas já estava dentro do Universo crado, e somente veio ara Arda (o planeta Terra) quando "ouviu que havia guerra no Reino Pequeno".
     
  8. Goba

    Goba luszt

    Nada garante que ele estava dentro de Eä, Fingolfin. O que podemos dizer é que ele veio para Arda, mas não se garante nada sobre ele estar em Eä.

    Olha, realmente me recordo de ditos sobre outros planetas. Eu vou dar uma olhada, mas eu vi um texto que dizia que os planetas foram concebidos pela própria Varda, ao criar as estrelas que iluminavam Arda. Era algo assim, creio... :think:

    Mas ainda a questão não cessou: poderia o Paraíso sobre em um desses planetas? Ontem eu pensei na possibilidade do não e do que a favorecia... Eu vou pensar no sim e posto aqui. :mrgreen:
     
  9. Fingolfin

    Fingolfin Feitiço de Áquila

    O texto do Silmarillion diz que Tulkas ouviu que havia luta no Reino Pequeno, e se dirigu para lá. Antes, ele estava em Eä (o original fala que ele estava "in the far heaven"). Ele foi o último a entrar em Arda, mas já estava em Eä.
     
  10. Riff

    Riff Usuário

    São estrelas, assim como Vênus é Earendil, se um "planeta" é um navio brilhante, pq esses não podem ser estrelas.
    Leiam
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Bem, talvez Tulkas tenha entrado em Ea com os valar e os ajudado na formação de Ea, mas não entrou em Arda
     
  11. Aranedhel

    Aranedhel Usuário

    Suilad mellyn!

    Bem, eu não tenho nenhuma referência quanto aos HoMEs, mas eu creio que Arda é o único "mundo" conhecido; pelo menos eu vejo assim. Realmente, essa teoria entra em conflito com Alcarinquë, Carnil, e outros nomes em quenya que representam planetas; mas... creio que é outro ponto que Tolkien acabou deixando "vago" e impreciso. Triste foi a partida do Mestre... :osigh:
     
  12. Swanhild

    Swanhild Usuário

    O conceito de universo válido para o Silmarillion (embora não para todas as partes do Silmarillion, como eu já expliquei em um outro tópico) é que Arda era um dos planetas de Eä, mas não necessariamente o único. O que diferenciava Arda dos outros planetas é que era nela que o drama entre Bem e Mal, entre a criação e Melkor, deveria acontecer.
     
  13. Fingolfin

    Fingolfin Feitiço de Áquila

    Exato, era nisso que eu queria chegar. To copiando um trecho que o Mormegil do Condado uma vez colou na lista, retirado do HoME X

    No HoME X, Tolkien diz que "Arda se torna UM MUNDO PEQUENO na vastidão de Eä" e que "Outros (espíritos) havia, incontáveis para o nosso pensamento embora cada um seja conhecido e numerado na mente de Ilúvatar, cujo trabalho está em outros lugares e em outras regiões e histórias do Grande Conto, em meio a estrelas remotas E MUNDOS
    ALÉM DO ALCANCE DO PENSAMENTO mais distante. Mas destes outros nós não sabemos nada, nem podemos saber, embora os Valar de Arda, talvez, se lembrem de todos eles".
     
  14. LHRagone

    LHRagone Usuário

    Existem outros mundos sim... de onde veio o metal pra fazer as espadas de Eol ???
     
  15. Riff

    Riff Usuário

    Do céu ué :mrgreen:
     
  16. Erunno

    Erunno Usuário

    Das estrelas de Yavánna, talvez... :think:
     
  17. Goba

    Goba luszt

    Mas, e o paraíso? Nenhuma teoria de ninguém? :osigh:
     
  18. Fingolfin

    Fingolfin Feitiço de Áquila

    Ah é verdade, é sobre isso o tópico rsrssrs

    bom, isso eu não sei e acho q seria pura especulação dizer. Poderíamos ficar o resto da vida criando teorias malucas. Tolkien não deixa nenhum indício disto.
     
  19. Aranedhel

    Aranedhel Usuário

    Para mim, ao menos, "paraíso" ser Tol-Eressëa... -^_^-

    Brincadeira...

    Na verdade, por muito tempo me indaguei quanto à isto; e penso que deveria mesmo haver um "paraíso" para onde fossem os Homens, e lá eles seriam "recompensados" por Eru pelos seus tormentos em Arda... assim haveria sentido em dizer que a Morte é o presente de Ilúvatar para os edain.
     
  20. Riff

    Riff Usuário

    Eu ainda acho q eles vão pros salões eternos ficar junto com Eru :roll:
     

Compartilhar