• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O Parágrafo Sumiu!, Parte 1 - Onde está o Anel de Saruman?

Linda Sacola disse:
Concordo plenamente.
Não faz sentido algo assim ser erro de distração. Pois não se passa despercebido cinco paragrafos deixados de fora. Tendo revisões e tudo mais.

Saradoc disse:
Não sei se o que vou dizer é certo, mas acho que estão fazendo muito barulho por nada. Esse do Saruman até que vai, mas dizer que a emição da fala do Gandalf é importante...e aquela do Sam então !!!! E o pior é a do Bombadil, aquela fala não altera em nada. Já da pra notar que ele é gagá sem aquela fala.

O que eu não consigo compreenderé o nível de importância que se deu a isso...

Eu acho na verdade é que não importa o que foi deixado de fora. Importa que algo foi negligenciado.
Quando se traduz não apenas se deixa de fora alguns paragrafos do nada. :roll: Eu já acho uma falta de respeito com quem não tem oportunidade de ler o original. Pq a gente espera confiar no que está escrito ali. Acho q essa é a questão.
O que importa agora é saber porque. Nada vai fazer difereça agora que a gente já leu sem os paragrafos mesm e a edição está nas livrarias. Tem que haver uma explicação plausível para tal acontecimento.



o que importa realmente é a falta de respeito com os leitores e fãs e com o proprio Tolkien.
Já disse isso uma vez e repito aki: nesse angu tem caroço.... nao sei ao certo o que, mas tenho certeza q essa tradutora nao pulou esses paragrafos por pular (depois de tanto ler Agatha Christie eu fiquei com mania de ver misterio em tudo :mrgreen: )
 
Meus caros colegas de Valinor acho que não apenas no SDA mas sim em praticamente todas as traduções de Tolkin e outros trechos de deus livros estão errados.
 
coitado de vcs... aqui em belo horizonte tem uma livraria vendendo o original por 20 reais, mas eu naum vou comprar pq, serio msm, naum acho muito importante.

agora voltando a assunto do topico:

outro dia tava relendo os apendices e achei dois errinhos (influenciado por esse topico), bobos na verdade, mas q mostram q o pessoal da mf naum deu a devida atenssaum a sda, o que eh uma vergonha, vendo q um livro desses, como jah disseram, deve passar por umas duas revisoes. aqui estaum os erros:

1. pagina 1160 escreveram q era o centesimo vigesimo NOVO aniversario de Bilbo (ERRO PRIMARIO)

2. pagina 1129 trocaram um E por A no primeiro ou segundo paragrafo.

adios :wink: :wink:

:lol:
 
Fico na dúvida qto ao Anel que Saruman ter algum poder. Mas, pra não ficar só falando, apresentarei mais algumas evidencias que, pra mim, ajudam a confirmar a teoria de que não seja um anel de poder.

Saruman, mesmo sendo um maia de Aulë, sendo um Istar, tinha seus poderes confinados à carne e, sendo assim, eles eram muitíssimo inferiores aos poderes de Sauron quando este forjou o Um. Mesmo os outros Grandes Anéis foram forjados pelos elfos quando ainda possuiam grande parte do seu antigo poder, e eram capazes de realizar feitos que os próprios Valar admiravam, ou cobiçavam (as Silmarils são um exemplo). Os elfos de Eregion faziam parte daqueles que haviam se rebelado contra os Valar, portanto, viram a luz das árvores e, sendo noldor, suas habilidades de forjaria eram ainda mais notáveis. Além de tudo isso, é dito no Silmarillion: "Naquela época, os artífices de Ost-in-Edhil superaram tudo o que haviam criado antes. Refletiram, e fizeram Anéis de Poder."

Em suma, os Anéis são obras primas de artífices noldor que vieram do Oeste com Fëanor e, não bastasse isso, estavam sob a orientação de Sauron que, depois de Aulë (e talvez Feänor) era o mais habilidoso ferreiro de Arda. Por mais poderoso que possa ser, Saruman não tinha meios de produzir um anel com poderes semelhantes. O anel que usava em tal passagem era provavelmente apenas um anel comum. Provavelmente Gandalf repara nesse detalhe, e Tolkien o enfatiza na narração dele, por ser essa talvez uma forma de representação da ligação de Saruman com Sauron. Se Gandalf diz "ele usava um anel em seu dedo" e não "ele usava, como sempre, um anel em seu dedo", significa que Saruman nunca havia usado um anel no dedo antes. Isso, provavelmente mudou quando ele se tornou aliado de Sauron.

Acredito que tenha, de fato, sido um erro grotesco da tradução em omitir tal fato. Mas duvido que o anel de Saruman possuísse algum tipo de poder.
 
Eu tenho mais uma prova de que nao existia nenhum Anel de poder nas maos de Saruman. E essa prova é incontextavel, pois foi escrita pelo proprio Tolkien no prefácio de O Senhor dos Anéis, pág. XV da edição completa (em uma comparação que o professor fez entre a Guerra do Anel e a Segunda Grande Guerra Mundial) e diz o seguinte:

"A verdadeira guerra [2ª G. Mundial] nao se assemlha á guerra lendária [do Anel] em seu processo ou em sua conclusao. Se ela houvesse inspirado ou conduzido o desenvolvimento da lenda, entao certamente o Anel teria sido apreendido e usado contra Sauron [...]. Saruman, nao conseguindo se apoderar do Anel, teria em meio à confusao e às traições da época encontrado em Mordor as conexões perdidas em suas próprias pesquisas sobre a Tradição do Anel, e logo teria feito um Grande Anel para si proprio, com o quel poderia desafiar o pretenso soberano da Terra-média."

Ou seja: Saruman nao criou nenhum Anel de poder para sim. Pra quem quiser entender mais, releia o prefacio de SdA. Tá tudo explicadinho lá.

Mago do Alvejante, se nao me engano, todos os paragrafos perdidos estao na Coluna do Deriel. Mas nao tenho certeza, nao. :wink:
 
Então por que o Saruman, tão arrogante, aclamava a si mesmo como o "Fazedor de Anéis". Talvez ele realmente não tenha conseguido fazer um Grande Anel como o dos elfos, mas um dos menores, um daqueles que o Gandalf fala ao Frodo.
 
Ou seja: Saruman nao criou nenhum Anel de poder para sim. Pra quem quiser entender mais, releia o prefacio de SdA. Tá tudo explicadinho lá.
Isso q eu disse a uns tempos atras... concordo com vc Snaga.
 
vc já tinha dito isso, Felipe?? Foi mal entao.. é que tem 7 paginas neste Tópico e ler tudo é deificil!!! Mas é bom saber que alguem concorda comigo. :)

E, Maglor, ele realmente diz o "Fazedor de Anéis", por isso, talvez... :o?:
 
valia mais que todo o Condado inteiro

bom no caso vc tbm cometeu 1 erro todo contado inteiro eh palha iuhuihuihu

agora sobre o silma e feanor nao axo q essa mudança d matar para morrer afete muito, ja que quer expressar a msma coisa, mais isso esclareceu 1 pouco pois achavas p mandos se referia a mae d feanor, agora percebo q era a finwe
bom vamu fazer`1 baixo assinado
coisas assim podem realmente mudar todo o sentido do livro principalmente 1 livro tao complexo como silma ou sda
 
ufa finalmente acabei d ler todas as 7 paginas
ok
no caso d saruman
eu acho q o anel q ele usava nao era 1 clone do UM ou um anel menor
saruman era 1 servo d aule logo ele teria alguma abilidade na forja
nao eh tao dificil d pensar em saruman usando um anel para controlar os orcs d isengard, ou quem sabe ele nao aprendeu algo com sauron atravez das palantiri?

agora quanto a esses paragrafos, nao acho q eles fazem muita falta
eles possuem apenas informacoes triviais, agora se isso tivesse algo haver com as asas do balrog ou com algum fato realmente importante aeja seria outra historia
:lol: :lol: so espero q o meu precioso silma esteja traduzido com perfeitçao
 
thunderbreaker disse:
bom vamu fazer`1 baixo assinado
coisas assim podem realmente mudar todo o sentido do livro principalmente 1 livro tao complexo como silma ou sda
A FTV (Força Tarefa Valinor) enumerou dezenas de erros de tradução em SdA e a MF já está prestes a publicar uma edição revisada de SdA!!! :wink:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo