• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

o papel de Faramir

Ser Rei, não é sinonimo de valor exatamente.

Faramir teve um papel de extrema importancia no decorrer da Guerra do Anel, atacou com milicias pontos estratégicos da passagens de reforços, dissipando ao menos parte do exercecito Haradrim.

Alem de ter ajudado os pequeninos com suprimento, e conselhos ( Que por sinal foram bem valiosos ao meu ver )
 
Ser Rei, não é sinonimo de valor exatamente.

Faramir teve um papel de extrema importancia no decorrer da Guerra do Anel, atacou com milicias pontos estratégicos da passagens de reforços, dissipando ao menos parte do exercecito Haradrim.

Alem de ter ajudado os pequeninos com suprimento, e conselhos ( Que por sinal foram bem valiosos ao meu ver )

Mas isso não é a importância... Falo de importância para a trama, para o texto...

E no caso do Aragorn, ele possuia dons que o elevavam acima dos outros homens.
 
Mas isso não é a importância... Falo de importância para a trama, para o texto...

E no caso do Aragorn, ele possuia dons que o elevavam acima dos outros homens.

É aí que eu me refiro.

Faramir é importantíssimo para o contexto da trama. Não há dúvida quanto a isso, mas nesse ponto entra em cena dois pontos específicos:

1) Ele desobedeceu uma ordem de Gondor ao deixar os pequenos seguirem viagem, ótimo. Acertou errando, etc... Ajudou nesse ponto que Frodo seguisse viagem e que o mundo não acabasse, whatever.

2) A decisão dele de lutar uma batalha perdida, deixando as defesas de Gondor nas mãos de Gandalf e Imrahil.

Esses dois fatos desencadearam uma série de outros dentro da trama, isso é ótimo, ok. Mas julgando ele mesmo, como leitor que julga um personagem, eu ainda não gosto da atitude dele no ponto 2. Questão de convicção mesmo sobre o que eu acho que um capitão com a responsabilidade que ele tinha deveria ou não fazer naquela hora díficil.
 
Os dois descendem de Numenorianos, e mesmo que os feitos de Faramir pareçam menores perante os de Aragorn não o são, o que teria sido de Aragorn se o exercito de Haradrin estivesse com sua força total, sem os desfalques causados pelos ataques de Faramir em Ithillien?
Os feitos dele apenas PARECEM menores, mas sustentaram a Guerra em muitos momentos, momentos estes que foram de suma importância no final.
Ademais, não podemos nos esquecer que foi a ajuda de Faramir e a "Paz" de Ithillien que renovaram consideravelmente as forças de Frodo antes de sua jornada continuar na direção de Orodruin. Ele ainda alertou Sam e Frodo quanto ao perigo de Gollum, coisa que ja tornava-se costumeira e banal para os dois.
 
Esses dois fatos desencadearam uma série de outros dentro da trama, isso é ótimo, ok. Mas julgando ele mesmo, como leitor que julga um personagem, eu ainda não gosto da atitude dele no ponto 2. Questão de convicção mesmo sobre o que eu acho que um capitão com a responsabilidade que ele tinha deveria ou não fazer naquela hora díficil.

Não julguemos ele por esse fato, ja que foi levado pelas "emoções". Ele só queria ser reconhecido pelo seu Pai, que só demonstrava afeto a Boromir o "grande".
 
:lol:

Sempre me sinto totalmente abandonado falando mal do Faramir. :blah:

Mas eu não estou defendendo ele exatamente, mesmo porque um Capitão do "porte" dele, não pode ser levado por emoções.
Mas mesmo desacatando as ordens de Denethor, talvez ele teria sido preso.
 
Mas eu não estou defendendo ele exatamente, mesmo porque um Capitão do "porte" dele, não pode ser levado por emoções.
Mas mesmo desacatando as ordens de Denethor, talvez ele teria sido preso.

Ora! Claro que pode! :smile:

Não existe essa coisa de que: um bom capitão não tem emoções dentro de um campo de batalha. Seria excelente se algum comandante conseguisse fazê-lo (e então ele seria realmente o melhor comandante, um comandante-robô), mas todos eles eram humanos.

O que eu acho injusto é julgar um personagem como ele, que lutou por muitos anos mantendo seguras as terras do pai dele, por um simples desvio no final de todas as coisas. Se formos julgar assim, não houve sequer um comandante bom até hoje, pois todos caíram.
 
Não pode, isso é fato.
Não se deve ser levado por piedade, medo, orgulho ou quaisquer emoções que venha atrapalhar no decorrer de uma campanha.
Faramir o fez, mas em um momento não tão crucial, ja que suas milicias fizeram um ótimo trabalho em Ithilien. Minas-Tirith estava sob cerco com ele ou sem ele, então não fez diferença alguma sua cavalaria marchar ou não a osgiliath
 
eu nao acho que um capitão nao possa ser guiado pelas suas emoçoes.
td bem que deve haver um controle entre as emoções e a razão, principalmente ao se lutar numa guerra, mas do jeito qu eu vejo, a partir do momento que um capitão coloca seu lado humano de fora, ele se torna um animal. acaba saindo dai um hitler da vida.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo