1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

O palantir pode ser carregado por Hobbits?

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Caetano, 6 Jan 2004.

1. Caetano

Caetano Usuário

Li aqui no sitte que os Palantirs são muito pesados e não podem ser caregados por homens.É um erro do filme aquela cena do hobbit com o palantir?
    No livro o Gandalf tb carrega ele. O Gandalf é fodão e pode carregar o palantir?

2. Deriel

Deriel Administrador

No site é dito que as maiores teriam entre 90 e 120 cm e não poderiam ser carregadas por um homem. Já as menores - como no caso do palantir de Isengard - poderiam sim.

3. Ivan

Ivan Vai passar do joelho

Depende do palantír. O de Osgiliath é grande e pesado demais, mas o de Orthanc é leve o suficiente para Pippin carregar com esforço.

P.S. Droga, atrasado.

4. Taliesin

Taliesin Usuário

Respondam-me por favor, qual o número exto de palantirs existentes na Terra Média, e qual as suas localizações e destinos? Como elas juntas poderiam ser usadas?

Desde já agradeço!
    :mrgreen: :x

5. Deriel

Deriel Administrador

Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

As sete pedras eram mantidas em:

1 A cidade de Annuminas.
    2 A torre Elostirion em Emyn Beraid nos Portos Cinzentos.
    3 A torre de Amun Sul [mais tarde Topo do Vento].
    4 A cidade de Osgilliath em Gondor.
    5 A torre de Minas Ithil [mais tarde Minas Morgul].
    6 A torre de Minas Anor [em Minas Tirith] em Gondor.
    7 A torre Orthanc em Nan Curunir / Isengaard.

O destino conhecido das setes pedras :
    1 e 3: Os Palantiri de Annuminas e o de Amun Sul afundaram na Baía de Forochel com Arvedui em 1975 [Terceira Era] enquanto Arvedui tentava escapar para Mithlond do maligno Re-Bruxo de Angmar. O Palantir de Amon Sul era o mais importante dos Palantiri ocidentais.
    2: O último Palantiri no oeste, deixou a Terra-média no mesmo navio com Elrond, Bilbo, Frodo, Galadriel e Gandalf. Este Palantir não se correspondia com os outros, mas olhava além do oceano, e Elendil podia olhar as Terras Imortais.
    4: O Palantir em Osgilliath, o mais forte deles e chamado Palantir de Anarion foi perdido na guerra civil, com a ruína e incêndio da torre na cidade em 1437 [Terceira Era] durante o reinado de Eldakar.
    5: O Palantir de Minas Ithil foi capturado por Sauron quando a cidade caiu sob a ira dos Nazgul [2002 Terceira Era]. Este Palantir era o de Isildur e desapareceu quando Sauron e seu reino negro foram finalmente destruídos em 3019 [Terceira Era].
    6: Permanecia em Rath Dinen com Denethor II, mas tudo que se podia ver nele, se não se tivesse o poder de mudá-lo de direção, eram as mãos queimadas de Denethor II.
    7: O último Palantir foi para as mão de Aragorn II [3019 da Terceira Era], e após sua passagem não é dito o que foi feito dele. Pode-se assumir que passou para seu filho Eldarion.

6. Finrod-Felagund

Finrod-Felagund Usuário

agora me veio uma duvida, as palantir foram feitas em numenor ou na Terra-media?
    Me lembro q li ou no silma ou ci, q numa torre quem enxergava bem poderia v as terras imortais, na epoca de numenor, nessa torre ela era somente mto alta ou possuia uma palantir?
    flw.

7. em nenhum dos dois. As palantiri foram feitas em Valinor por Fëanor, e dadas pelos elfos ao homens de númenor. e alem desass 7, que havia na TM, havia outras em Aman também

e essa história de ver valinor pelo palantir acho que é verdade. Elendil colocou um palantir numa torre (eu acho na torre Elostirion em Emyn Beraid nos Portos Cinzentos) e a pedra estava virada para o Mar e de lá podia se ver Tol Eressea. Valinor eu não sei se era possivel

8. Foi por Feänor???!! cara, acho q eu estou ficando doida!!! :lol:

9. Felagund

Felagund Well-Known Member

ql das palantir e a mais potente

10. dos que ficavam a TM, acho que a mais potente era a pedra de Osgiliath, que era tipo a pedra "mestra" e dela podia-se ver tudo o que os outros palantiri viam. :wink:

11. Arwen Tinuviel

Arwen Tinuviel Usuário

Uma duvida boba ateh:
    Os palantiri poderiam ser manipulados para a visaum de alguem?
    Ou melhor, jah q foram os elfos q deram de presente aos numenorianos, como eh q qdo vc pega o palantir e ve Sauron..essa parte eu num entendi mto.. :o?:

12. DarkRider

DarkRider Só uma torturazinha.

Acho q eh porque Sauron também tinha um, e podia manipular a visão dos outros, para os que fossem fracos de mente e alma pudessem ver apenas o que ele (Sauron) desejasse. Ou seja, exércitos se agrupando para a guerra e tdo mais.
    Mas só uma dúvida: No capítulo A Pira de Denethor, Tolkien diz que aquele que não for forte o suficiente, quando olhar para o Palantir veria apenas duas mãos nodosas queimando no fogo. Seria apenas no Palantir de Minas Tirith, ou no de todos?

13. Arwen Tinuviel

Arwen Tinuviel Usuário

Eu acho q eh soh no palantir de Minas Tirith, pois as maos em questaum saum as de Denethor se naum me engano..
    Ah, brigadinha pela ajuda!! :mrgreen:

14. Aira_Eldar

Aira_Eldar Usuário

Quanto ao fato de Sauron ter se apossado de um Palantir, este é verdadeiro. Tanto que Sauron e Saruman se comunicavam através dos Palantíri. Na verdade, essa era a função real dos Palantíri, de início: comunicação.

15. DarkRider

DarkRider Só uma torturazinha.

Sauron e Saruman se comunicando é invenção do PJ. Os Palantíri serviam de comunicação com as outras Pedras sim, mas enxergavam mais longe (traduzam o nome: Palantír: Enxerga longe [ ou coisa parecida]). Como a de Denethor: Ele apenas viu mais longe que os outros; viu o exército de Sauron se formando. Ele nunca se comunicou com O Senhor do Escuro. A real função era ver mais longe que os outros mortais. Mas alguns, com uma grande força de vontade, como Sauron, podiam mudar a visão de quem estava vendo na Pedra. Foi assim que ele fez Denethor ver seus exércitos e entrou na mente de Pippin.
    Mas só uma dúvida. Se Saruman tinha um Palantír, por que Sauron nunca o mudou a direção de sua visão?

16. Aira_Eldar

Aira_Eldar Usuário

Está certo. Mas quanto à parte em que diz que Sauron nunca modificou o visão de Saruman no Palantir, disso eu discordo. Saruman começou a explorar o poder do Palantir com o intuito de possuir alguma vantagem sobre o inimigo... apesar das boas intenções, ele foi tolo, pois sabia dos riscos que corria (Gandalf também, e diz isto a ele, quando ele anuncia que está olhando a Pedra). Foi pego por Sauron, teve sua mente dominada. Sauron, ao invés de modificar a visão de Saruman, enganando-o, talvez, conseguiu dominar sua mente, possuindo muito mais vantagem. Talvez de início Sauron tenha deixado Saruman ver algumas coisas, para encorajá-lo a olhar cada vez mais fundo o interior da Pedra. Me corrija se discordar :)

Compartilhar