• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

o olho que tudo ve

luxinha

Usuário
bem, eu tenho uma duvida meio estupida que esta me deixando grilada... jah ouvi dizer que o olho que tudo ve eh, vamos dizer assim, o que restou de Sauron,a forma fisica dele. e tambem ja ouvi dizer que o olho que tudo ve eh um encantamento, uma magia de Sauron, e que ele nao tem forma fisica. Sei que eh uma pergunta meio sem nexo, mas por favor me ajudem :o?: 8O
 
Ele tem forma física sim. Uma forma terrível de se ver. Mas não é um olho gigante. Aquilo é uma metáfora.
 
ok, vamos lá:

Sauron tinha perdido todo seu poder na época em que se passa a história, mas estava se recuperando aos poucos. Ele ainda exercia influência sobre os seres malignos que ele mesmo ajudou a criar e comandar, mas NÃO tinha um corpo físico, pois tinha depositado a maior parte de seu poder no Um Anel e este estava perdido.

Se Sauron recuperasse o anel seria capaz de assumir uma forma física novamente. O Olho é uma metáfora que Tolkien usa pra representar o poder e a presença maligna de Sauron ainda sem corpo...

eu tenho uma teoria que explica dessa maneira:

Sauron tinha somente sua alma (fëa) que era representada através da sensação de um olho que tudo vê.
assim que recuperasse o anel teria poder suficiente pra criar um corpo físico (hröa) pra dominar a Terra-média.

ajudei?
 
Opa, tem certeza? Gollum falou claramente que Sauron tinha 9 dedos. Como Gollum viu Sauron se ele não tinha forma física?
 
Krebain disse:
Opa, tem certeza? Gollum falou claramente que Sauron tinha 9 dedos. Como Gollum viu Sauron se ele não tinha forma física?

uia! falou??
não lembro dessa parte...

cita aí pra mim, plis.
 
Mas Gollum está errado, de qualquer maneira. Se Sauron tivesse um novo corpo* ele teria 10 dedos, já que o corpo que Isildur cortou o dedo já foi decomposto e o corpo que Sauron têm no momento tratava-se de um novo corpo, sem qualquer ligação com o primeiro, logo não havia a limitação de possuir apenas 9 dedos..

*Aliais, ele tem um novo corpo, e isso é confirmado pelo próprio Tolkien. Se trata de um corpo realmente horrível, e maior que a estatura humana, porém não gigantesca.
 
"(...)-disse Frodo- Foi Isiludur quem decepou o dedo do Inimigo.
Sim, Ele só tem quatro na Mão Negra, mas são suficientes- disse Gollum tremendo (...)"

Página 368 d´As Duas Torres (Versão dividida em três livros diferentes)

EDIT: Haran isso já foi discutido em outro tópico. Ele, vamos dizer, herdou o ferimento no novo hroa.
 
Se ele tem nove dedos, acho que ele assimilou com os espectros do anel.
Quanto ao negocio de Fëa., do Mr. Tauraherion, acho que está um pouco errado, pois desse modo ele simplesmente poderia ter vasculhado e estado por varios lugares rapidamente, afinal, ele era um espirito e nao tinha barreiras fisicas o detendo. O problema, eu acho, que é ele era um espirito semi-morto, e que ele em si nao tinha quase força alguma (Epa, quase força alguma quer dizer uma infinidade de força para seres como os da terra media!).
Esse assunto é obscuro, pois as vezes parece que esse olho é carnal (exemplo que ele conseguia contatar o Palantiri), e outras são explicitamente explicadas que ele nao tinha corpo. :?
posso parecer rude ou ignorante, entretanto penso assim: o unico que tem certeza do que é realmente - alem o nosso falecido tolkien - é aquele que nao conhece muito bem ainda os livros de tolkien :|
 
Eu creio que Sauron tinha um corpo sim, que aliás, era aleijado de um dedo pelo trauma causado por Isildur (talvez, inconscientemente, na hora de criar um novo corpo pra si, Sauron tenha criado essa deficiência por não ter podido esquecer do que Isildur lhe fizera). Acho que Sauron não ficou na forma de espírito pra procurar o anel porque espíritos não podem interagir com o mundo dos vivos, e ele precisava reunir novamente as forças de Mordor.
 
Na carta #246 Tolkien afirma que Sauron tinha corpo físico durante a guerra do anel.
" Sauron deveria ser resistente como muito terrível. A forma que ele assumiu era de um homem maior que a estatura humana, mas não gigantesco"
 
isso já foi discutido aqui no fórum e chegamos a conclusão que na época da Guerra do Anel, Sauron tinha sim forma física...o Olho de Sauron era uma metáfora para Sauron, que tudo via, através de seu servos e por ele mesmo... :)


ate mais...
 
Sauron sempre teve forma física, porém a perda de um fána/hröa é extremamente traumática e a criação de um novo corpo é muito dispendiosa. Algumas coisas nem os Valar podem fazer mais de uma vez, claro que recriar um corpo não chega a tanto, mas ainda assim não é algo leviano do tipo "opa, morri, deixa eu me refazer em alguns instantes".

Quando morreu na Queda de Númenor, Sauron recriou seu fána em pouco tempo, porém da segunda vez... demorou quase 2 mil anos. Se morresse uma terceira, talvez nem Sauron como mais poderoso dos maiar conseguisse fazê-lo novamente.

Tenham em mente também que ele dispendeu parte de seu poder "criando" e aperfeiçoando orcs, trolls e etc. Tokien disse que a mutilação de um corpo podia ficar gravada no fëa da pessoa, por isso Sauron não era capaz de recuperar o dedo perdido. Gollum realmente foi interrogado por Sauron e viu por conta própria que ele havia um dedo a menos.

O Olho de Sauron é uma metáfora, mas não é sabido quando e como isso começou. Decerto não começou na 1a. Era nem no início da 2a. Era. Pessoalmente sempre achei que Sauron conseguiu ver à distância quando corrompeu o palantír que roubou de Minas Morgul (ex Minas Ithil).

Outro mito é que Sauron perde poderes quando afastado do Um Anel. Isso não procede, Sauron sempre tem acesso aos poderes depositados no Anel. Isso só não aconteceria se alguém controlasse totalmente o Anel, daí sim resultando no quase aniquilamento de Sauron que, como Saruman, se reduziria a um espírito inofensivo.

Sauron não usou de sua condição de espírito desencarnado para achar o Anel porque não havia grandes chances de fazê-lo. Inicialmente, poucos sabiam da morte de Isildur nos Campos de Lis. Isildur morrera e o Anel não estava com os Homens, só isso Sauron sabia. Ele só começa a desconfiar dos fato sobre a morte de Isildur na final da 3a. Era, aliás foi isso que motivou Saruman a finalmente permitir ao Conselho Branco que Sauron fosse expulso de Dol Guldur. Sem Sauron por perto Saruman tinha tempo para procurar pelo Anel no rio Anduin, embora não soubesse que Gollum já o achara há séculos...
 
Nossa ... q feio ein Taura... mod dando informação errada... tsc tsc :lol: :lol: :lol:


Sim... Sauron tinha um corpo físico... Tolkien EXPLICITA ISSO claramente.... quer ver claramente... use o pesquisar ocm os temors "carta físico sauron corpo"
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo