1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

O Olho de Sauron e Bilbo

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Michael Corleone®, 27 Dez 2003.

1. Uma coisa que eu notei vendo o primeiro filme, foi que talvez tenha ocorrido uma pequena desatenção de tolkien com bilbo no começo da sociedade do anel.

É dito que o olho pode localizar o anel, caso o portador o coloque, onde quer que ele esteja.

Na festa de despedida de Bilbo, ele usa o anel pra ficar invisivel, mas o olho não o localiza.

Até ali Sauron ignorava a existencia dos hobbits e acho que até o fim do segundo livro, talvez ainda ignorasse.

Acho que foi uma mancada de lógica isso, já que sendo assim ele poderia localizá-lo no condado e despachar os Nazgul.

2. Bellcross

Bellcross Ei, Ó o Auê aí ó !

talves sauron ainda nao estivesse muito forte... se liga que do dia da festa, que o gandalf foi embora, ate o dia que ele voltou pra falar com o frodo as suas descobertas passaram-se 9 anos se nao me engano !!! nesse tempo sauron ja tinha certeza daonde estava o anel !!!

3. Acho que se passaram 3 anos somente, mas não tenho certeza.

Mas Sauron não tinha poder para encarnar somente, acho eu.E isso dura até o fim do 3o livro.

Mas seu olho já vigiava Mordor.Era o mal que nunca dormia, como Boromir bem disse

4. Fëohtar

Fëohtar Usuário

Na verdade foram 17 anos, na época da festa Frodo estava completando 33 anos(a maioridade dos Hobbits) e quando ele saiu do condado para destruir o anel ele já tinha 50. :wink:

5. Bellcross

Bellcross Ei, Ó o Auê aí ó !

no livro nao fala 50... fala que ele estava proximo dos 50... vou dar uma olhada pra conferir !!

6. Eruesso

Eruesso Usuário

O Sauron sentia a presença do Anel, mas ele não tinha idéia de onde estava e mesmo se soubesse que estava com um hobbit, ele, por incrível que pareça, tinha pouco conhecimento sobre eles. Depois da captura de Gollum, Sauron ficou sabendo de alguns detalhes, porém nada fez além de mandar os espectros para perto de onde Gollum vivia, na esperança de achar algum hobbit por lá. Sauron só comecou a agir abertamente quando ele ficou sabendo que o Aragorn estava levando o Gollum prisioneiro e, aí sim, ele mandou seus espectros falarem com Saruman.

Saruman sabia onde estava o Anel, pois ele já havia capturado o Gandalf, porém ele mentiu para o espectro e dizia que nada sabia, mandou o espectro procurar o Gandalf que havia fugido dois dias atrás.

Enfim, no Contos Inacabados existem pelo menos umas três versões. Existe a versão de que o Gollum fala exatamente o que aparece no filme: "Baggins" e "Shire". Mesmo sabendo disso, Sauron não fazia idéia de onde o condado ficava. Outra versão é a que o Espectro, depois de se encontrar com Saruman, por acaso esbarrou com o Gríma e este, com muito medo, contou dos negócios de Saruman com o povo do Condado, principalmente no que se diz respeito à importação de erva-de-fumo e mantimentos para Isengard. Em outra versão, o Espectro não encontra Gríma e Sauron não fazia idéia nem do nome, nem do lugar onde estava o Anel. O Nazgul acha um carroceiro que estava indo pro norte e ele, com terror, conta sobre os negócios do Saruman. Na versão do Gríma, o Nazgul acha esse cara também, mas ele só finaliza de dar as informações sobre a localização da moradia dos Hobbits.

Enfim, no Contos Inacabados, Tolkien diz que o Sauron sabia da presença do Anel, mas não fazia idéia de onde estava. Quando percebeu que o Anel estava na posse de seus inimigos ou que sabiam do paradeiro dele, na ocasião da prisão de Gollum na floresta, Sauron desesperou-se e lançou seus Espectros abertamente a procura de sua preciosa arma.

7. FrOdO_dO_cOnDaDo

FrOdO_dO_cOnDaDo Usuário

ehhhh eu acho que foi falta de atençao de tolkien

8. Joey McOak

Joey McOak Usuário

:| Agora eu fiquei com dúvidas...

No dia da festa em que Bilbo usa o anel, os cavaleiros negros começam a correr atrás do condado em busca do anel. Eles até atacam aquele hobbit velinho que ri quando Gandalf solta fogos...
    Como é que eles saberim que o anel estaria lá? Foi Sauron que sentiu a presença do anel e enviou os cavaleiros pra lá, num foi não???

9. Não..na verdade, Sauron só descobriu que o Anel estava no Condado pq Gollum falou as duas palavras..."Condado" "Bolseiro"....isso levaria os 9 espectros para o Condado...eles sairam de Minas Morgul apos a festa de Bilbo...durante a festa, quando ele usa o anel, acredito que o uso dele faz com que Sauron se fortaleça e tenha forças para procurar o UM....Quando Gandalf chega a Isengard, os 9 já estao a caminho do Condado.

ate mais...

10. Joey McOak

Joey McOak Usuário

Oi Tauraherion, valeu por esclacerer cara, mas eu num lembro doGollum falando nada não, acho que tenho que rever o filme...

Abraços,
    Joey

11. Ainda que o Sauron não soubesse com quem estava o anel; percebe-se que toda vez que Frodo colocava ele, o olho o via e imediatamente o localizava, onde quer que ele estivesse.

Se o Olho podia localizar o usuário assim que ele tivesse o anel no dedo, então ele poderia ter não só localizado o Bilbo na festa, mas também o Sam quando ele usa o anel escapando da toca de Laracna, atrás do Frodo.Isso já perto da montanha de fogo.

.

12. Joey McOak

Joey McOak Usuário

Mas ai vc já tá aloprando, o Samwise num usa o anel em momento algum, tanto é que todos pensam que os Orc pegaram o anel quando roubaram a armadura de frodo, mas ai o Sam aparece com o anel e diz que o tinha pego.

Samwise escapou pq ficou escondido atrás de uma pedra e não pq ficou invisível usando o anel.

13. Com certeza...Sam nao usa o Anel nunca...ele apenas o guarda para Frodo...pois se ele tivesse usado, naquele ponto, Sauron estava no auge de seus poderes e o teria visto com certeza.
    Em relação a Gollum...ele fala as palavras "Shire" "Baggins" quando esta sendo torturado em Mordor...dai os 9 saem de Minas Morgul atras do Anel.
    Sam, achando que Frodo esta morto, pega todos os seus apetrechos..inclusive o Anel..tanto que ele é considerado um Portador do Anel tb.

ate mais...

14. Irmo

Irmo Usuário

Não foi falta de atenção não... vc não leu os livros não? Sauron ainda estava fraco naquela época... e Gandalf sai do condado no dia da festa e volta 9 anos depois... foi o tempo em que Sauron se reergueu... :)

15. Esse trecho eu retirei do livro AS DUAS TORRES:

"O Chefe do grupo de orcs apareceu na Fenda bem diante dele.Então Sam colocou o anel no dedo"

Não é mentira...Sam realmente USOU o Um anel no final do segundo livro.

O olho poderia tê-lo localizado ali; já que o mesmo podia ver através de tudo.

16. Irmo

Irmo Usuário

Houve uma pequena confusão aqui... o meu post anterior estava se referindo a Bilbo ter posto o anel na festa... mas falando de Sam ter posto o anel, sim ele pos, e o olho não o localizou talvez por ele ter posto por pouco tempo, ou pq o olho estava ocupado eem olhar outra coisa... talvez Gondor sendo destruída, já que ele acreditava que o Anel estava com Pippin... em Gondor... :)

17. Ahhh sim..me perdoem.... :oops:
    Sou pessimo em AdT...não li completamente o livro....mas a citação de Irmo deve ser coerente.... :D

ate mais...

18. Joey McOak

Joey McOak Usuário

As informações que eu deu foram baseadas no filme, não nos livros. Sam não usa o anel em momento algum do filme. Se ele usa no livro e não foi encontrado realmente pode ter sido uma falha, eu num sei pq num li, mas se vc diz...

Bom, mas mesmo se for um erro ninguém é perfeito né, Tolkien é quase, mas sei lá... Ele tb errou nas características fisicas de Legolas, não era pra ele ser um elfo loiro de forma alguma, mas infelizmente Tolkien morreu antes de consertar... isso acontece bah!

19. Irmo

Irmo Usuário

Bem... Tolkien não diz que Legolas é loiro naun... o PJ é q kis isso!!! :mrgreen:
    Mas sim! ele comete alguns errinhos sim, principalmente em relação a datas... é só vc pegar o Contos Inacabados!!! Tem várias datas que ele muda... :mrgreen:

20. Eruesso

Eruesso Usuário

Eu digo que ele não comete vários erros, eu diria que ele não estava satisfeito com o que ele tinha criado e sempre procurava aprofundar mais sobre alguns assuntos. Assim, ele acabava escrevendo materiais conflitantes.

O Contos Inacabados é quase todo notas em pedaços de papel que o Christopher juntou e mostrou ao mundo. Coisas que ele queria adicionar na história ou até mudar ou, simplemeste, provocar duplicidades históricas no seu mundo, já que do passado longíquo pouquíssima gente se lembra.

Enfim, no Contos Inacabados tem várias versões que explicam porque o Sauron não sabia que o Bilbo tinha o Anel na ocasião da sua festa de 111 anos. Está no capítulo 4 da terceira parte, a Caçada ao Anel. Leiam.

Compartilhar