• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O "Observador" de Moria

Knolex

Well-Known Member
In Memoriam
Muito se especula sobre a natureza de diversos seres de Tolkien, mas um que me intriga, e nunca vi receber atenção, é o "Observador", monstro com vários tentáculos que vivia no lago em frente ao Portão Oeste de Moria...

Dá até pra imaginar que fosse um Maia, mas não me parece ser muito poderoso...

Eu queria saber o que vcs acham sobre ele, e se alguem tem algum fato mais concreto sobre sua natureza...
 
Eu nem sabia que o nome dele era Observador...
Mas eu acho que era um Maia mas fraco, que talvez Sauron colocou para proteger o portão oeste. Talvez ele não conseguisse proteger da comitiva, mas de uma pessoa qualquer seria brincadeira :twisted:
 
Nemesis disse:
Eu nem sabia que o nome dele era Observador...
Mas eu acho que era um Maiar mas fraco, que talvez Sauron colocou para proteger o portão oeste (ou era leste?). Talvez ele não conseguisse proteger da comitiva, mas de uma pessoa qualquer seria brincadeira :twisted:

Maia?!? sei não....

mas não acredito que seja algum lacraio de Sauron...ele simplesmente estava por lá....Sauron não precisava botar ninguém vigiando as minas de Moria...já tinha um balrog (com asas:)) lá dentro para vigiar!!! :)
 
Nemesis disse:
Eu nem sabia que o nome dele era Observador...

Eu menos. Será que foi dele que criaram o famoso Beholder dos mundos de D&D?

Smarzaro disse:
Mas não acredito que seja algum lacraio de Sauron

Hã, não se ofenda. Mas é "Lacaio". :)

Smarzaro disse:
[...ele simplesmente estava por lá....Sauron não precisava botar ninguém vigiando as minas de Moria...

Porque Eru criaria tal criatura? Me parece mais uma criatura deformada por Melkor nos tempos antigos...
 
Como foram os orcs de Sauron que represaram o rio, só consigo imaginar que Sauron tenha deturpado algum bicho, um polvo, sei lá, e colocado ele lá...
Ele não precisava ser inteligente, nem obdecer a ninguém, Era só ser um vigia eficiente que tava bom.
 
Acho q era só uma criatura. Talvez nem fosse 'má' mas talvez estivesse defendendo seu território. Num sei mesmo.

Aliás, nenhum balrog tem asa chega de teimosia. Tolkien NUNCA disse q eles tinham.
 
Fëaruin_Alcarintur disse:
Acho q era só uma criatura. Talvez nem fosse 'má' mas talvez estivesse defendendo seu território. Num sei mesmo.

Má eu apenas acho que seria porque ela parece ter sido corrompida. Me parece...

Fëaruin_Alcarintur disse:
Aliás, nenhum balrog tem asa chega de teimosia. Tolkien NUNCA disse q eles tinham.

Na boa cara, aquele comentário foi uma piada. Não pra acreditar como alguem ainda consegue se estressar com isso. Fala sério. :roll:
 
Perdoem o flood... só dessa vez vai! :wink:

Fëaruin_Alcarintur disse:
Eu sei q foi uma piada, mas já encheu :D

O que encheu foram essas infinitas discussões sobre as malditas asas. Então acho que o mais vale é tirar sarro disso mesmo.
 
Não acho que fosse uma simples criatura...

No livro, Tolkien ressalta a preocupação de Gandalf devido ao "Observador" atacar primeiro Frodo, como se soubesse de algo...

O trecho exato é assim:

"-Não sei - respondeu Gandalf -, mas os braços estavam todos sendo guiados por um único propósito. Alguma coisa se arrastou, ou foi trazida para fora das águas escuras sob as montanhas. Existem seres mais velhos e repugnantes que os orcs nos lugares profundos do mundo. - Não falou em voz alta o que estava pensando: que qualquer que fosse acriatura habitante daquele lago, ela tinha agarrado Frodo antes que qualqueroutro."
 
ele deve ser uma criatura que morgoth deformou na primeira era ou antes e que , de algum modo, foi parar naquele lago (talvez por um rio subterrâneo que vinha das profundesas do mundo).
 
Bom, se foi atras do Frodo antes de qqer outro com certeza foi por causa do anel, intaum fica a pergunta, se foi a servico de Sauron ou se foi apensa pq foi atraida pelo poder do anel?
Mas acho q eh mais uma incognita assim como Ungoliant..
 
MAMUTE disse:
Bom, se foi atras do Frodo antes de qqer outro com certeza foi por causa do anel, intaum fica a pergunta, se foi a servico de Sauron ou se foi apensa pq foi atraida pelo poder do anel?
Mas acho q eh mais uma incognita assim como Ungoliant..

acho que ele foi atraído pelo anel, que atraia as criaturas malignas.
 
Barlach disse:
MAMUTE disse:
Bom, se foi atras do Frodo antes de qqer outro com certeza foi por causa do anel, intaum fica a pergunta, se foi a servico de Sauron ou se foi apensa pq foi atraida pelo poder do anel?
Mas acho q eh mais uma incognita assim como Ungoliant..

acho que ele foi atraído pelo anel, que atraia as criaturas malignas.
Não é bem assim.
Os Nazgûl eram atraidos por causa dos nove, e eles podiam sentir a presença do Um anel, mas era apenas com a ideía de recupera-lo e dar pra Sauron.
Mas o Anel exercia uma atração enorme sobre qualquer criatura, mas acho que era preciso toca-lo e observa-lo primeiro. Duvido que um polvão daquele fosse atraido pelo um anel 8)
Ainda acho que ele foi colocado lá por Sauron. Pra que eu num faço a minima ideía, mas acho que era pra vigiar o portão oeste de Moria.
 
Se o bichão do lago fosse uma sub-criação de Sauron, é possível que ele tivesse a vontade de seu senhor, como tinha Glaurung "os olhos de Morgoth"...
Isso explica, talvez, o fato do polvão ter procurado pelo Frodo.
 
Maglor disse:
Se o bichão do lago fosse uma sub-criação de Sauron, é possível que ele tivesse a vontade de seu senhor, como tinha Glaurung "os olhos de Morgoth"...
Isso explica, talvez, o fato do polvão ter procurado pelo Frodo.

Eu tb acho que com certeza foi isso. Ou ele era como um dragão ou como um troll, ambos controlados de um jeito ou de outro por um outro ser.
 
Ai, que maneiro falarem sobre isso! sempre tive vontade, mas nao sabia se abria ou não o tópico...!

Tipo, eu acho que ele era um servo de Sauron, algum bichinho deturpado, ou simplesmente algo que surgiu do nada hehehe, tipo a ungoliant (beeeeeeeeem mais fraco).... nao acho que seja um maia nao....

Mas, por aquela frase do Gandalf, eu tenho quase certeza de que é um bichinho de Melkor, 'usado' por Sauron....
 
Maglor disse:
Se o bichão do lago fosse uma sub-criação de Sauron

E Sauron tinha esse poder de criar coisas? Acho mais fácil ser uma criação de Morgoth e que atendeu o chamado do Sauron
 
"Criar" não, mas deturpar sim. Sauron foi quem "criou" os Olog-Hai, trolls que andavam sob o sol e eram ainda mais fortes.

Mas a sua opinião também é válida sim, parece fazer sentido; apesar daquele bicho não parecer ser tãaaaaao velho assim...
 
Maglor disse:
"Criar" não, mas deturpar sim. Sauron foi quem "criou" os Olog-Hai, trolls que andavam sob o sol e eram ainda mais fortes.

Mas a sua opinião também é válida sim, parece fazer sentido; apesar daquele bicho não parecer ser tãaaaaao velho assim...
Nesse caso, é porvavél que o Observador já estivesse lá desde a Segunda era, acho que no estado que Sauron estava na Terceira, ele não podia sub-criar assim normalmente não.
Talvez ele colocou o bicho lá pra tentar destruir o comércio entre Ost-in-Edhil e Moria :roll:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo