• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O "Observador" de Moria

hmm, interessante.
Todos lembram que o rio foi desviado de seu leito normal para formar o lago. A intenção de criar um lago era era justamente a de colocar um guardião, um vigia, algum bicho que barrasse a entrada de alguma comitiva de anões desavisados ou outro povo livre.
O que quero dizer é que ele foi parar ali por ordem de alguém. Na época Melkor já tinha sido jogado no Vazio... faz tempo. Logo, sobram duas alternativas: Sauron e o Balrog. O Balrog (por conhecer Moria de cabo a rabo) poderia ter encontrado a criatura em um lago subterrâneo e o obrigado a guardar o portão oeste, afinal Moria virou a casinha do Balrog e ele não queria ser incomodado a toda hora... Ou ainda foi Sauron, de forma a controlar a passagem pelas minas.
PS.: não se sabe se o Balrog estava ou não a serviço de Sauron.
 
acho que os anões de moria, em seu auge, teriam sido capazes de destruir aquela criatura. pra mim ele tinha chegado recentemente, durante a terceira era, por algum rio subterrâneo.
 
Barlach disse:
acho que os anões de moria, em seu auge, teriam sido capazes de destruir aquela criatura. pra mim ele tinha chegado recentemente, durante a terceira era, por algum rio subterrâneo.
Eu não acho que os anões soubessem da existência do Observador
Agora me veio na cabeça uma coisa...não seria ele um espião de Sauron??
Lembrem-se que sauron tinha animais e bestas como espiões.
Talvez o Observador estivesse lá para espionar os anões e o movimento pelas minas de moria, e sob ordem de sauron, poderia atacar alguem que pasasse por lá.
 
? que eu saiba o guardião foi posto lá após a guerra entre os anões e orcs em que Moria ficou abandonada a não ser pelo Balrog. Então os orcs que voltaram a Moria poderiam ter sido orientados pelo Balrog ou por Sauron a construirem a represa.
 
Eu acho que ele ter sido colocado pelo balrog é bem difícil, afinal o balrog tinha força suficiente para derrotar qualquer ser da terramedia (é claro que ele não contava com um maia aparecendo na terramedia). Como o observador foi em direção ao Frodo de imediato, é provável que ele estivesse cumprindo ordens de Sauron.
 
a minha idéia do texto não é que ele cumpria ordens diretas de Sauron, mas que além de querer matar a todos para proteger Moria ele sentiu o poder do Um.
Até mesmo existe uma discussão se o Balrog estava apenas protegendo seu ninho, ou se sentiu o poder de Gandalf (um maia como ele), ou se sentiu o poder do Um Anel, ou ainda se servia a Sauron e seu objetivo era resgatar o Anel.
 
Interessante falar desse tiozinho! 8)
Na minha opinião, quando Moria caiu e virou um antro de orcs e maldosas criaturas, ele chegou.Pode ter até sido trazido como "mascote" pelos orcs, pode ter vindo por conta e deixado lá, sei, lá.Mas tenho quase certeza de que era uma criatura corrompida.Quase todos os bichinhos feios sã ocriaturas corrompidas, não? :D
E o Frodo era "o mais procurado" por ser o Portador do Anel.É normal que o bicho tivesse tentado pegá-lo.
 
Eu sempre pensei nele como uma criatura deturpada por Melkor que agora estava a serviço de Sauron, assim como muitas ouitras criaturas, como aves, animais, que trabalhavam como espiões. Provavelmente ele poderia estar adormecido em algum lago subterraneo, e foi "recrutado" por Sauron logo que ele percebeu que o Anel havia sido encontrado. Imagino que ele agia como espião, afinal, ele não o Watcher of the water? :wink: :wink: :wink: :wink:

Não acredito que o balrog precisasse colocar alguém do lado de fora prá vigiar os portões.. afinal, se entrasse ele liquidava, mesmo... :wink: :wink: :wink: :wink:
 
Eu acho que não era um Maia, pq senão não teria sido "derrotado" tão facilmente, eu acho que era uma criatura que era controlada por Sauron, senão não teria atacado diretamento o Frodo, e sim qualquer um da comitiva, devia ser só mais um ser corrompido assim como os orcs, e quanto ao Balrog, não acho que Sauron teria sido mandado para pegar o anel, pois se assim fosse os orcs não teriam fugido de medo quando o Balrog se aproximava...
 
Observador

Também não me lembrava desse nome. Não sei mas acho que Sauron não iria colocar aquela criatura lá para proteger o Portão ou aquela região. Ele é muito fraco. Ele não consegue derrotar uma simples Comitiva. Forte seria se ele detesse um exército ou algo assim. Ele é tão fraco que outras pessoas já o teriam visto e colocado o nome de Observador. E ele não deveria estar lá há muito tempo porque se não os anões saberiam dele ao fazerem o Portão de Moria. Aliás de onde vem esse nome? Gandalf não sabia. Mas sabia que existia coisas piores que orcs. E Gandalf não sabia se ele realmente estava atrás de Frodo. Talvez o bicho tenha notado em Frodo aluma força que o atraiu até lá. Mas sem conhecimento do Um Anel. Acho que Sauron não criou ele, pelo menos pra esse propósito.
 
Acontece que o lago em frente ao portão oeste é artificial, uma represa feita pelos orcs, então o Vigia foi colocado lá por alguém... não vejo outra resposta que não seja Sauron mesmo.
 
Sem falar que aquele lago parece ser beeeeem recente, pois no diário dos anões que o Gandalf lê na Câmara de Mazarbul tem uma passagem que diz mais ou menos assim: "... o lago está agora na altura do portão Oeste...". Isso indica que na época que Balin foi recolonizar Moria provavelmente o lago ainda não existia e o rio ainda estava inteiro.
 
O que era o monstro no lago na entrada de Moria?

O que era o monstro no lago na entrada de Moria? Esse é outro personagem (como Tom Bombadil, Beorn) que eu fiquei pensando o que era.

Se eu me lembro bem, ele atacou principalmente Frodo, então parece que ele tinha interesse no Anel. Seria ele então um servidor de Sauron? Ou não? E que especie de ser era ele? Um maia? Um monstrengo criado por Sauron? Ele tinha alguma relação com o Balrog e os orcs de Moria?

:confuso:

Tem varias questoes aí pra serem discutidas...
 
Tem um site com ilustrações(sorry, perdi o link) onde a figura do monstro do lagod e Moria era chamada de Kraken.

Pra mim ele é a versão do monstro do lago ness tolkeniana. Rê! :wink:
 
Lago Ness

Glaurung disse:
Pra mim ele é a versão do monstro do lago ness tolkeniana. Rê! :wink:
Nossa!!
Eu tava pensando nas coisas que poderiam ter se transformado da Terra Média para os dias de hoje e pensei que ele poderia ter feito algo pra ser o precursor do monstro do Lago Ness!!!
Encaixa certinho! :mrgreen:
 
Não creio que o Observador do lago de Moria seja um Maia. Acho que ele é uma criatura "normal" mesmo, que pode ter sido colocada ali propositalmente - quem sabe obrigada - por orcs ou por quem quer que tenha feito o desvio do rio que formou o lago. Lembrem-se que nem todas as criaturas precisam estar ao comando de alguém para serem perigosas contra estranhos... Pra mim está mais pra uma obra de orcs que quiseram fechar o caminho para Moria por aquele lado, mas não acho que tenha sido com alguma influência do Balrog. O Balrog não precisava desse tipo de proteção... Podia, portanto, estar lá a mando de Sauron ou de algum "subalterno" mesmo. É o que eu acho mais provável.
E por criatura "normal" eu quis dizer uma criatura que possa também existir em outras partes da Terra-Média, afinal ela toda é cheia de lugares não muito agradáveis (fossos, abismos, cavernas) que geralmente não são explorados por homens ou elfos. Acho que ela ter ido atrás do Frodo foi mero acaso mesmo. Vai ver o bicho quis começar com um aperitivo e ele estava mais próximo... ;)
 
Bom, agora que me indago sobre isso me vem a conclusão que aquela criatura era algo deturpado por Sauron, alguma criatura aquática, como um polvo como já foi citado. Mas que aquilo era um Maia deturpado, não era! O Observador não era tão poderoso assim... :wink:

Só espero que ele também esteja no bestiário do livro SdA - RPG!!! :lol: HEHEHEHEHE!!! :lol: :lol: :lol: :lol:

Elen síla lúmenn' omentielvo! :beer:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo