• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Notícias O novo Kindle e a leitura como ainda a conhecemos, por Raquel Cozer

Vclaro, as vezes leio e-mails ouvindo músicas, e outras misturebas...

né. esse é o problema. é ÓBVIO que ler é atenção e quando tenho um livro ou meu kindle em mãos não paro para conferir email. mas acostumado a no computador executar 'n' funções, em um tablet vc tb ficaria só lendo? eu acho que não.

Sobre a questão levantada acima: um autor ganhando mais vai acabar contratando profissionais para auxiliá-lo na divulgação/contratos/etc que envolvem sua obra. Esses caras contratados vão se unir e criar empresas... e pronto: Editoras século XXI surgem!

o que no final das contas não dá em nada.

Quanto a Amazon: eles querem fazer mais ou menos como fizeram nos EUA, ou seja, fazem as editoras liberarem suas obras por preços menores para com isso conquistar público e então ganhar a médio longo prazo. Americanos são os "donos do mundo" justamente por saberem pensar a longo prazo. Brasileiro ainda pensa no agora e no ontem. Vejo isso todo dia no banco! As editoras que aceitarem, estarão criando uma base de leitores enorme para seus livros daqui 5, 10, 15 anos.... e já com o preços mais adequados. Por que na boa... cobrar 32,90 por um e-book e 37,00 pelo mesmo livro fisico é uma ótiam forma de espantar consumir!

não tem a ver com pensar a curto e médio prazo. assinar um contrato prevendo exclusividade é perigoso para qualquer editora, seja grande ou pequena. é só ver o rolo que está dando sobre o conteúdo da dc. e a amazon já quer chegar aqui impondo essa exclusividade. se for para pensar em longo prazo, e se outras lojas do porte da amazon chegarem aqui? aí tem esse contrato de exclusividade, como fica?

isso para não falar que lojas como submarino, saraiva e afins não poderiam mais vender o conteúdo (exclusividade, lembra?). como ficam as promoções que vocês adoram? Você está considerando que a amazon formará uma base de leitores, como se esses leitores já não tivessem as opções de conseguir seus livros em outros lugares. Ah, sim - só para deixar claro pq parece que você não entendeu, esse contrato da amazon não tem relação só com e-books, não.
 
né. esse é o problema. é ÓBVIO que ler é atenção e quando tenho um livro ou meu kindle em mãos não paro para conferir email. mas acostumado a no computador executar 'n' funções, em um tablet vc tb ficaria só lendo? eu acho que não.
Bom falando, repito, por mim: SIM! Eu posso ficar num tablet (ou no notebook) lendo e APENAS ler.... faço as outras coisas em momentos diferentes. EU consigo, sem esforço algum, ficar lendo sem distrair... e LENDO, para mim, implica o ato não o "objeto" usado! Mas se a maioria tem problemas com isso, ok... Mas acho estranho pra kct!


o que no final das contas não dá em nada.
Ou dá em tudo. Só pensar na quantidade de gravadoras "autorais" que surgiram pós-iPod; entendo que os bons irão se atualizar e continuarão por aí. Quantas lojas que uns 20 anos atrás vendiam só um tipo de coisa e hoje são mega lojas de variedades? Editoras acabarão na mesma.


não tem a ver com pensar a curto e médio prazo. assinar um contrato prevendo exclusividade é perigoso para qualquer editora, seja grande ou pequena. é só ver o rolo que está dando sobre o conteúdo da dc. e a amazon já quer chegar aqui impondo essa exclusividade. se for para pensar em longo prazo, e se outras lojas do porte da amazon chegarem aqui? aí tem esse contrato de exclusividade, como fica?
Mas aí é puro senso administrativo: cada editora deve planejar e ponderar a validade. Só acho que se uma Record da vida pega seu catalogo e fecha com a Amazon, terá uma garantia (óbvio que "garantia" aqui entende-se no contexto de mercado, que não teria ao continuar pulverizada).

Até porque o outro lado da questão é: A Amazon vem, vê e vence. Quem não fechou vai ter que rebolar (e implorar); como tudo nessas questões econômicas é uma questão de analisar e "prever" o que será daqui 10 anos... Concordo contigo que tanto teu argumento quanto o meu são meras possibilidades, o ponto é que vence no final quem previu melhor o futuro.

EU particularmente, sei que contratos de exclusivade envolvem um TEMPO definido, renovável e talz... Empresário brasileiro é sim acomodado e tacanho; olha só a APPLE lançando o iPad 2 (com todas as melhorias) pelo MESMO PREÇO do 1.

Sério: qual a chance de uma empresa brazuca (comandada por brasileiros) fazer igual??

Temos que mudar MUITO nossa capacidade de mercado. O governo mesmo faz cada asneira... vide o aumento de impostos para importados! Em qualquer país com mais bom senso econômico teriam diminuido os impostos INTERNOS; esse papo de separar mercado externo do interno é coisa de tribo!


isso para não falar que lojas como submarino, saraiva e afins não poderiam mais vender o conteúdo (exclusividade, lembra?). como ficam as promoções que vocês adoram? Você está considerando que a amazon formará uma base de leitores, como se esses leitores já não tivessem as opções de conseguir seus livros em outros lugares. Ah, sim - só para deixar claro pq parece que você não entendeu, esse contrato da amazon não tem relação só com e-books, não.

Essas lojas fecharão acordos próprios que levará a uma bela briga de mercado. E isso vai gerar descontos BONS mesmo, que nós iremos adorar ainda mais! Pense bem: A Amazon fecha com a Record e vende e-books por 10, 15 reais; a Saraiva/Submarino fechou com a Leya e venderá por preço similar ou menor. Pra nós consumidores é o paraiso!

"É mas as empresas vão quebrar!"; pois bem: não vão, não! Com e-books (e livros de papel) mais baratos você amplia a base de clientes (aqui entra o médio/longo prazo) e então os lucros se realizam na quantidade.

A Amazon fez isso e mostrou que funciona. Serviço bom e barato vende muito! E cria novos consumidores. É um fato histórico.
 
Pode funcionar pra Amazon, mas e as editoras? Estão mantendo um crescimento sustentado? Duvido muito que acordos de exclusividade vinguem, além de achar que a Amazon não será o Ó do borogodó no BR.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo