• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O mundo está evoluindo?

Kurteinhower

Usuário
Hoje, durante uma discussão filosofica, eu e uma amiga chegamos a conclusão que apesar do mundo estar em constante mudança, não existe uma evolução do ponto de vista social...

Existe evolução tecnologica, cientifica, industrial... mas o que eu quero dizer é:
-O mundo está "melhorando", "piorando" ou apesar das mudanças, continua praticamente a mesma coisa?

essa é a questão...

Qual a sua opinião sobre isso?
 
Existe evolução em alguns aspectos mas também degradação em outros, e a degradação é maior. Eu nao acredito no ser humano nem confio nele como uma sociedade, um todo. Nao tenho esperanças que o mundo melhore e a muito isto deixou de me aflingir. Só quero viver a minha vida da melhor forma possivel sem me importar com o que aconteça depois. Pode soar egoísta mas esse seria um pecado muito brando nos dias de hj.
 
Um passo pra frente dois pra trás.

Assim caminha a humanidade. Para cada gigante que nasce, um monte de pigmeus (sem ofensa a essa raça) surge para devorar os belos trabalhos.

No entanto, cada ser humano ao se contentar em não progredir não torna-se se feliz. Satisfeito sim, mas felicidade não seria um estado dentro de seu alcance.

Se vai melhorar? Não espero muito dos outros. Se ninguém quer continuar andando, então vou sozinha. Não em busca da felicidade, que pode se tornar objeto de desejo e cobiça. Mas galgando por conta própria os degraus de meu aprimoramento.

Se os invejosos pararem de ficar se remoendo e falar de mim pelas costas, eles farão o mesmo. Seja pela admiração ou por inveja, poucos infelizmente vão seguir seus caminhos e ficarão no meio da estrada.

É por isso que não me atenho aos "belos trabalhos". Eles são apenas uma etapa, uma ferramenta para que eu prossiga, mas não uma parada final. A parada final existe somente na morte e essa eu não tenho pressa em encontrar.
 
Todos os tipos de evolução, tecnológica, industrial etc, levam inevitavelmente a uma mudança social. Digo mudança apenas pois está longe de ser uma evolução, visto que com todo esse crescente mar de evoluções de outros tipos, a diferença social está cada vez maior, visto que o que podemos esperar é uma sociedade apartada, mesmo que neguemos isso.

É importante dizer que não é a Apartação que leva à diferença e exclusão social. É a crescente diferença e exclusão social que nos leva a esse modo horrível de se descriminar um determinado grupo de pessoas, que chamamos de Apartação.
 
Eh claro q o mundo está evoluindo, ta evoluindo pra a destruição total! Pode parecer uma visão um tanto qto pessimista mas eh o q eu acho por estar vivendo em uma sociedade q evolui materialmente mas naum mentalmente.
 
Parece que todo mundo mais ou menos concorda comigo...
O mundo continua tão ruim quanto era, e talvez [leia-se muito provavelmente] está até piorando.

Então eu faço uma outra pergunta:
- A "civilização ocidental", assim como todas as outras civilizações que ja existiram no passado, esta vivendo uma fase de "desenvolvimento", daqui um tempo encontrará o ápice desse "desenvolvimento" e então vai começar a decair....

O problema é que nas outras civilizações (astecas, maias, egípcios, gregos, romanos... etc), quando ela caía, surgia outra e tomava a supremacia, mas agora o mundo está todo interligado, não se pode dizer em civilização brasileira, ou americana ou italiana etc, todo o mundo ocidental, é uma civilização só, e tem como caracteristica básica o sistema capitalista.

Daqui a algum tempo, não importa quanto, essa "civilização" vai chegar ao seu ápice e depois vai começar a cair... e então, o que vai acontecer?

mesmo que nenhum de nos esteja vivo pra presenciar isso, algo muito extremo vai acontecer, e então, o que virá depois disso?

Então aí vai minha pergunta:
- Quando isso acontecer, vc acha que o mundo estará dando um passo a frente? ou tudo isso não irá mudar nada, o poder só vai trocar de mãos e o mundo continuará nessa "metamorfose estaguinada"?
 
Duas alternativas:

- alienação em massa (Fahrenheit 451), com expurgo dos elementos indesejáveis.

- jogar o excesso de gente para o espaço (era da navegação espacial)

Eventualmente ambas também atingirão sua crise. Mas por enquanto segura as pontas da classe dominante.
 
A evolução tecnológica está caminhando bem mais rápido q a capacidade humana. em O Princípio Dilbert, o autor faz disso um tema pra humor: fazemos máquinas q não somos capazes de utilizar! Por isso meu computador vive dando pau! aaaaaaahh!

OK, a novidade do séc 20 foi o fato a evolução tecnológica tornar-se bem mais rápida q qqer mudança social. Estão dessincronizadas em definitivo.

Acho q as apostas pessimistas , bem como as otimistas, vão furar. A harmonia voltará qdo a inteligência artificial assumir o controle: as mudanças sociais terão a velocidade da rede (é só não rodar windows). :)
 
A harmonia voltará qdo a inteligência artificial assumir o controle: as mudanças sociais terão a velocidade da rede...

A harmonia voltará? vc realmente acha que algum dia ja existiu harmonia no mundo?

Eu não sou [tão] ingenuo a ponto de acreditar que no futuro nós vamos encontrar a harmonia total e todos serão felizes para sempre...
mesmo porque o ser humano prescisa da tristeza pra poder regular seu conceito de felicidade.
 
o mundo esta evouluindo em que?
e o mundo esta se acabando em que aspectos?

acho que para responder sua resposta kurteinhower, 10 temos que responder essas duas. pois a evolucao constante nao existe, a evolucao momentanea sim. eh um periodo de muitas descobertas cientificas que podem trazer bens, ou males para todos.

mas eu acho que o raciocinio humano, o intelecto, caiu de uns tempos para ca.
 
Segundo Darwin, proxima classe dominante seria a operaria, de acordo com a evolução social.
Eu acho que isso esta longe de acontecer, ao meu ver, o social vai desaparecendo cada vez mais, e o individualismo cresce a cada dia. Em todos os lugares que se olha, se ve que é dispensavel o uso de grupos de pessoas para executar determinada tarefa. Veja um exemplo a automação das industrias que alem de tirar o emprego de milhares de pessoas, acaba com a união, pois é necessaria somente uma pessoas para acionar uma maquina, ou fazer uma planilha no PC.
A tenologia é boa, mas em algumas decadas ela ira tomar o nosso lugar na força de trabalho, cada vez mais nos privando o contato com outras pessoas, e isso é ruim.
Naum sei se há retorno para isso, acho que o mundo esta evoluindo em aspecto tenologico, saude e tal, mas o social vai deixando de existir aos poucos até desaparecer.
 
Kurteinhower disse:
A harmonia voltará qdo a inteligência artificial assumir o controle: as mudanças sociais terão a velocidade da rede...

A harmonia voltará? vc realmente acha que algum dia ja existiu harmonia no mundo?

Falha nossa (hehe, minha). Em ver de harmonia, era pra ter sido "equilíbrio entre evolução tecnológica e evolução social". Q cabeça...
 
cara,....... eu tinha certaza q naum estavamos evoluindo nada......
mas vi uma coisa q me fez duvidar.......

fui no supermercado fazer compras com a minha mãe.... e vejo na prateleira de papel higienico uma coisa aterrorizante.......

UM PAPEL HIGIÊNICO ESCRITO NO PLASTICO Q VINHA COM VITAMINA E!!!!!!!!!!!!!!!!!!

depois disso voltei a ter uma pequena duvida quanto a evolução.......
 
O problema maior do processo de evolução desordenada que o mundo sofre atualmente, é que caminhamos para uma evolução apenas material. Enquanto produzimos computadores do tamanho de grãos de arroz (exagero básico), nós continuamos com o comportamento que tínhamos há muito tempo...
Nada contra a evolução tecnológica, mas acho que falta algo que nos faça evoluir de uma forma organizada e saudável.
No mundo de hoje, lutamos para evoluir à qualquer preço, não importando quanto isso custe ao planeta, ou quantas vidas sejam perdidas por uma simples descoberta não nos levará a lugar nenhum...
Caminhamos para a era da insensibilidade. Quando tivermos máquinas para tudo, sentiremos falta de coisas que hoje são de mínima importância, como um "por favor", "obrigada"...
De nada adiante ter máquinas inteligentes, se nós não temos um pingo de inteligência "emocional"...
De que adianta termos tecnologia para criar poderosos tanques de guerra, se nós ainda precisamos de guerra para resolver nossos problemas?
 
Chegaremos em um limite brevemente...

Quando as pessoas perceberem que o "estilo fácil da vida moderna" não tem sentido se ela precisa trabalhar 54h por semana... Quando as pessoas perceberem que ligar para uma máquina e pedir o almoço não significa nada se esse almoço lhe destruir em 25 anos... Quando as pessoas perceberem que a solução para a fome mudial não está num alimento digno do Dr. Victor Frankenstein... Quando as pessoas perceberem que sua liberdade de expressão, defendida e declarada, não tem sentido pois você é vigiado pelos seus próprios colegas...

Toda civilização que não sabe até onde subir descerá. É uma verdade eterna. Se aplica de Roma a Númenor...

blerg... viagem minha....
 
Caramba, cada texto gigante nesse topic, acho que não li metade deles, mas tá valendo. Vamos ver... o que eu acho sobre a evolução do mundo...

Eu até sei o que vai acontecer daqui a alguns anos: Vai acabar a água potável, a temperatura vai subir a graus extremos (40º, acho. Por aí), quase não poderemos respirar por causa que quase não haverá mais florestas ou algas marinhas para produzirem oxigênio, sem conar que o ar vai estar muito poluído, nessa época, o Brasil tomará o lugar dos Estados Unidos, pois nós possuímos a maior floresta e a maior quantidade de água potável do mundo, e quando os recursos no resto do planeta quase se extinguirem, nós usaremos isso para ganhar muito dinheiro, mas por pouco tempo. Logo nossos recursos também acabarão, e aí... as baratas dominarão o mundo, pois nenhum outro ser vivo conseguirá resistir. E isso não está tão longe quanto parece. Provavelmente muitos de nós vão presenciar ao menos o começo dessa grande e derradeira crise, antes de morrermos.





Pra quem não teve paciência de ler tudo, eu me lembro de uma frase que resume essa questão de um modo bem claro:

"Quando a última árvore for cortada, e o último peixe for pescado, o homem descobrirá que não pode comer dinheiro!"
 
Bom vc perguntou o mundo, naum a Humanidade. etaum a resposta é sim. sempre estamos evoluido a partir do momento em que nada garante que somos o apice da evoluçaum de tudo que esta aí. o universo esta em espançaum e portanto em constante mudança, portanto sempre evoluido ja que a partir do momento da criaçaum do tempo algo que foi nunca voltara a ser o mesmo no todo. Quem sabe um dia nosso universo naum esbarre noutro no nirvana e o resultado seja uma combinaçaum unica e mais rica? Alias isso vai acontecer um dia. portanto evoluçaum. se vc muda qualquer coisa no universo, ela deicha de seguir seu curso natural, portanto ja é uma evoluçaum...
 
[eu escrevi um post enorme, mas deu pau e apagou tudo, e eu não to com saco de repetir tudo então vou resumir... que raiva!]

Antes de continuar a discussão eu queria dizer uma coisa que eu aprendi nas minhas aulas de economia e que um filosofo holandes [Spinoza] ja tinha dito antes:
O homens são ambiciosos por natureza, e a única coisa que faz com que criem cidades e vivam em sociedade é que eles sabem que assim poderão explorar-se uns aos outros e atinjir sua ambição de modo mais fácil.

Em relação à evolução do mundo/humanidade, a minha opinião está cada dia mais lonje da opinião da maioria. Pode soar hipócrito, mas eu acho que a situação atual, se analisarmos a história, está como sempre esteve.
Tudo isso é muito normal. É normal essa guerra social, essa desigualdade e injustiça, a humanidade é assim naturalmente.
É intrinseco do homem essa exploração reciproca, "que vença o melhor" não é apenas caracteristica do capitalismo, é uma caracteristica do homem.

Quanto a destruição do mundo, eu acho que na ultima hora a humanidade vai encontrar um jeitinho de resolver a situação, seja consertando [suficientemente para permitir a sobrevivencia] os estragos ao meio ambiente, seja encontrando outros lugares para abitar, vc ja ouviram falar em "terraformação"? então, futuro prossimo. Acreditem.

P/ Aragorn II -> "Segundo Darwin..." -> Segundo Marx, vc quiz dizer né?

[acabou que eu escrevi mais do que antes]
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo