• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O mundo está evoluindo?

Peregrin Tûk disse:
A cada passo da evolução, o ser humano regride...
Nossa, Pippin, falou pouco masi falou tudo...
Eles inventam novos tipos de armas e maquinas de guerras, ae se destroem todos :(
 
Salve Kurteinhower!! Se a teoria de que uma civilização sempre vem a ruína dando lugar a outra estiver certa, e considerando que somos todos uma nação agora... Quem nos substituirá? O povo das profundezas abissais ou extra-terrestres?

Brincadeiras a parte, eu vejo a evolução da terra de uma forma muito clara, que divido assim: Nos primeiro mil anos de desenvolvimento da humanidade (contando apartir do anos 0) Nós fomos essencialmente regulado pela religião, que definia como deveriamos agir e assim nos sentíamos seguros. Apartir do começou do ouro milênio essa mentalidade mudou e começamos a buscar outras respostas: Que foi o inicio do desenvovimento das ciencias. Nesse periodo muitos foram mandados mundo a fora pra testar as coisas e ver o que podíamos descobrir sobre nós mesmos.
E agora, acredito eu, nesse milênio estamos colhendo os resultados e chegando a uma conclusão que encerra um meio termo entra as duas visões.
Não podemos mais acreditar na visão teocentrica de antes, mas estamos despertando pra nossa espiritualidade, já que não conseguimos obter respostas empiricas.
 
Gosto de ver a história humana como um espiral: sempre volta ao mesmo ponto, mas um nível acima. Claro que existem certas deformações nesse espiral.
 
Carcharoth disse:
Quem nos substituirá? O povo das profundezas abissais ou extra-terrestres?

Andróides. Construídos por nós mesmos. Os orgânicos estão fadados à extinção. Quando o fim chegar, tudo o q restará serão eles.

Carcharoth disse:
Brincadeiras a parte, eu vejo a evolução da terra de uma forma muito clara, que divido assim: Nos primeiro mil anos de desenvolvimento da humanidade (contando apartir do anos 0)

Vc pode começar a contar de muito mais longe, desde a agricultura ou o fogo ou desde o primeiro Homo sapiens.

Uma outra divisão, pelo grau de sujeição do homem à Natureza, poderia ficar assim:
- dos primórdios até a agricultura
- da agricultura até a industrialização
- da industrialização até a inteligência artificial.
 
Kaji disse:
Gosto de ver a história humana como um espiral: sempre volta ao mesmo ponto, mas um nível acima. Claro que existem certas deformações nesse espiral.
Eu concordo plenamente com isso, a humanidade sempre teve e sempre terá altos e baixos, mas num geral, contando desde q qdo mal andavamos de pé até hj. Mas não se pode negar q em certos aspectos houve uma regressão, mas convenhamos, aqui pelo menos a maioria reconhece isso, e se a pessoa reconhece q a coisa tá ruim e não faz nada para mudar isso ela não pode culpar ninguem a não ser a si mesma, pois já q achou um problema q busque as possiveis solucoes e tente por-las em pratica.
Claro é muito mais fácil por a culpa, no governo, na sociedade, na multinacionais, nos traficantes, no vizinho... Como já foi citado, cada vez aumenta mais o individualismo, entao use esse individualismo para corrigir a vc mesmo sem se preocupar com a opiniao dos outros e da sociedade.
Se cada um tentar fazer o melhor de sua parte certamente todos sairao ganhando com isso, e quem sabe possamos assim seguir rumo a uma melhor evolucao.
 
O progresso, de um lado é muito bom, mas de outro, não muito.
Nesse mundo concorrido, capitalista, que vive em torno de brigas "ocultas" de nações, todos são empurrados, e nascem para desempenhar um pequeno favorzinho pro sistema "ser o melhor"

E por causa desse favorzinho, muitos ficam para trás, enfim, é o significado da palavra capitalismo, "pessoas, pisando em outras pessoas" e não só de outras pessoas, mas também dos demais animais, a natureza toda, e é claro, isso não é bom.

E isso tudo, só para quando o mundo, vai chegar a um ponto, ou melhor, as pessoas, terem o mínimo de consciência e pensarem, refletirem sobre preconceito, amibição, pessoas . Mas isso ainda vai demorar, são poucos que podem entender isso, as pessoas estão mais preocupadas com a Dona Zumira da novela do que com o mundo que seus filhos, netos, poderão viver..
Fazer oq?

:lol:
 
Salve galera do Forum

O que eu vou colocar em discussão agora não é exatamente o tópico, mas é muito interessante já que estamos discutindo a evolução do mundo.

O astrofísico Stephen Hawkin, em matéria publicada dia oito de outubro do ano passado na revista Época, afirmou que se o homem quisesse competir com a "eletronização" ele teria de começar a modificar seu DNA.

"Com modificações objetivas da herança genética poderíamos aumentar a complexidade do DNA e melhorar a espécie.Seria um processo gradual, porque a cada geração teríamos de esperarque as pessoas chegassem a maturidade para então constatarmos os efeitos da modificação dos genes. Apesar da lentidão, teremos de tomar esse caminho se quisermos que os sistemas biológicos permaneçam superiores aos eletônicos. Os computadores aumentam sua capacidade de processamento mais rápido que o cérebro. Corre-se o risco de que a inteligência artificial se torne mais poderosa que a humana.Vale desenvover técnicas que possibilitem a ligação direta entre o cérebro e o computador, de forma que os chips estajam a serviço das pessoas, em vez de competir com elas"

Hawking declarou tb em outra revista que eu não tenho (e não me lembro qual era) Que acreditava que a agressividade do homem seria a causa do fim da vida na terra, e que estesó poderia ser evitado se mudássemos a genética de nossa espécie, já que a lei de evolução de darwin nao daria conta de eleminar a nossa agressividade a tempo de salvar a terra.

O que vcs acham dessa opinião?
Carcharoth, que é novo no fórum mas ta gostando bastante. 8)
 
Baaaaaaah!!!
Mas e so pessimismo!!!
Ninguem aqui ve que em muitos, mas muitos aspectos, a vida do homem melhorou? A media de anos vividos subiu incrivelmente e vem subindo (a nao ser em paises miseraveis); curas de doencas sao descobertas a cada dia; a tecnologia, que ate aqui foi tratada com pavor, ajuda cada vez mais em todos os sentidos.
As guerras nao sao culpas das maquinas e nem de quem as inventa, mas das maos que as usam.
Agora, sem querer ser anti-EUA, mas ja sendo. Fora os conflitos no oriente-medio e China-Paquistao, alguem ja reparou qual foi o unico pais que "meteu mao" com todo munbdo ultimamente?
O que importa e que ha uma melhora sim, pequena, mas ha.
Quanto aos que dizem que nossa mao-de-obra vai ser substituida por robos, eu so posso dizer que isso nao vai acontecer. O ser humano nao precisa de melhoras, so de correcoes. Pode parecer ingenuo da minha parte, mas eu ainda confio no ser humano.
 
Muito interessante! Vamos por partes..
Carcharoth disse:
O astrofísico Stephen Hawkin, em matéria publicada dia oito de outubro do ano passado na revista Época, afirmou que se o homem quisesse competir com a "eletronização" ele teria de começar a modificar seu DNA.
A principio só pelo fato d ser Stephen Hawkin q falow algo este ponto de vista já é interessante.

Carcharoth disse:
"Com modificações objetivas da herança genética poderíamos aumentar a complexidade do DNA e melhorar a espécie.Seria um processo gradual, porque a cada geração teríamos de esperarque as pessoas chegassem a maturidade para então constatarmos os efeitos da modificação dos genes. Apesar da lentidão, teremos de tomar esse caminho se quisermos que os sistemas biológicos permaneçam superiores aos eletônicos. Os computadores aumentam sua capacidade de processamento mais rápido que o cérebro. Corre-se o risco de que a inteligência artificial se torne mais poderosa que a humana.Vale desenvover técnicas que possibilitem a ligação direta entre o cérebro e o computador, de forma que os chips estajam a serviço das pessoas, em vez de competir com elas"
Essa questão não deixa de ver atual e provavelemente já devem haver esperiencias nesse sentido. Tem-se q estudar os limites éticos dessa questão pois, creio q ainda não se conhecem bem os efeitos colaterais de uma eventual mudança genética artificial; as "cobaias" usadas nessa experiencia serão seres humanos q não terão tido a escolha de serem cobaias ou não e serão estudadas por toda suas vidas.
Todos os dias aparecem notícias de máquinas q conseguem fazer coisas novas q antes só eram conseguidas por humanos e isso não vai parar, creio q vai se intensificar mais ainda, portando, cedo ou tarde as máquinas vão acabar atingindo muitas capacidades físicas q são só dos seres vivos.
A capacidade de processamento das máquinas está aumento de uma forma assustadora tmb, e com isso a inteligencia artificial está pouco a pouco se aproximando da humana, e não duvido q talvez algum dia as máquinas cheguem a "pensar", não como humanos, algo próximo somente. E como o mundo nessa época será baseado em máquinas de todo o tipo por todos os lados, imagine oq um computador q tenha compreendido o principio de poder pode vir a fazer.
A intereção do organismo humano com aparelhos eletronicos já começo, outro dia vi uma reportagem de um aparelho ligado ao nervo ótico q posibilita cegos a verem, claro, só veem vultos, mas é um começo. Já estão sendo feitas prótesses ligadas aos nervos para possibilitar movimentos para pessoas q perderam algum menbro do corpo. Não demora muito pra algum dia alguem ligar o cérebro num HD.
Ou seja, pelo menos parte do que ele acha q deve acontecer já está de certa forma se realizando.

Carcharoth disse:
Hawking declarou tb em outra revista que eu não tenho (e não me lembro qual era) Que acreditava que a agressividade do homem seria a causa do fim da vida na terra, e que estesó poderia ser evitado se mudássemos a genética de nossa espécie, já que a lei de evolução de darwin nao daria conta de eleminar a nossa agressividade a tempo de salvar a terra.
Infelizmente a agressividade humana é um problema sério, o próprio homem é o maior risco para a humanidade. Nesse ponto tenho q concordar q um intervenção genética talvez seja a única soluçao, também não vejo esperança do homem ficar "bonzinho" antes de mandar td pro espaço, mas aí também entrar várias implicações éticas...
 
O problema é que a agressividade pode ser útil, em certas situações, não no sentido de partir para a briga, mas no espírito de luta mesmo . Não se sabe bem o que uma mudança na agressividade humana pode causar em outras emoções.

Sou muito simpático a uma inteverção genética proposital na nossa evolução, mas a pergunta é: será que já chegou a hora? Será que, numa sociedade capitalista, o avanço genético não seria monopolizado em alguns países e em determinados segmentos da sociedade assim perpetuando a relação opressor-oprimido?

Outro tema interessante que podemos ramificar da discussão desse tópico é a menstruação, algumas linhas dentro da medicina já estão começando a considerá-la um problema de saúde. E eu concordo com essas linhas.
Vejam bem, a mesnstruação é causada por um óvulo que não foi fecundado (o natural é ele ser fecundado) . Isso causa na mulher diversos problemas como depressão, agressividade e o resto vcs já conhecem, algumas chegam até a cometer suicídio.

Hoje em dia é "normal" a mulher menstruar devido a inviabilidade de se ficar tendo filhos a cada 2 anos, acho que todos concordam com isso. Mas o "natural" da espécie humana é que todos os óvulos sejam fecundados.
O que se está sendo discutido é se menstruar é problema de saúde ou não.
 
Na verdade, não é o mundo e sim as pessoas. Toda essa meleca que estamos vivendo é culpa geral, mas é claro que os poderosos pesam muuuuuuuuito mais nesta situação. É muito bom toda essa tecnologia, etc, mas isso gera conseqüências... e todas essas guerras e brigas, ganância, todo ser humano pode mudar, e quanto à poluição, acho que isso é culpa da tecnologia, e tb do povo, responsavel por cada garrafa, chiclete e papel jogados no chão. Eu acho que nesse ponto é possível reverter a situação. Só é preciso concientização e conhecimento...

Todo esse pessimismo não ajuda em nada, pensem que nós, jovens, somos o futuro de amanhã, e unidos, podemos mudar tudo isso... é preciso, porém, muita força de vontade, esforço e união.
É preciso acreditar pra tentar mudar....
 
Acho que para oo mundo melhorar vai depende única e exclusivamente das pessoas.
Não acredito que tenha melhorado muito, a não ser em questões da saúde (as pesquisas para cura de doenças e vacinas), tecnologia e etc,... Na questão por exemplo de meio ambiente, eu não vejo mta melhora, pois as florestas estão aí sendo dematadas, a poluição aumetando e tudo mais,
Agora em relação a sociedade, acho que aos poucos estamos melhorando, as pessoas estão se conscientizando, se ajudando, a solidariedade está aumentando... se bem que isso vem + da educação que cada um recebe...
Também depende dos "todos-poderosos-q-só-roubam" pra ajudar o mundo a mudar...
Mas acho que no Brasil, em algumas coisas evoluimos, em outras não...
 
Concordo com a *Arwen*!

E quanto a questão da menstruação, muitos médicos já se definiram como sendo contra. A menstruação além de todas as coisa mais óbvias e notórias (parte psíquica) causa tb uma grande perda de nutrientes.

Acho que nos dias de hoje não faz mais sentido que a mulher continue com esse tormento... mas gostaria de saber a opinião delas sobre isso... :lol:
 
Carcharoth disse:
Concordo com a *Arwen*!

E quanto a questão da menstruação, muitos médicos já se definiram como sendo contra. A menstruação além de todas as coisa mais óbvias e notórias (parte psíquica) causa tb uma grande perda de nutrientes.

Acho que nos dias de hoje não faz mais sentido que a mulher continue com esse tormento... mas gostaria de saber a opinião delas sobre isso... :lol:

Quer saber minha opinião? Sou contra esse negocio de não mesntruar... a evolução eh sabia o suficiente para excluir da nossa fisiologia processos q naum saum vantajosos ou uteis de alguma forma, os estudos com mulheres que tomam medicações e ficam sem menstruar por longos períodos ainda estão muito recentes, aparentemente não há problemas gerados por essa amnorréia induzida, mas a fisiologia endócrina (hormonal) envolvida no ciclo menstrual da mulher eh estremamente complexo e importante, ateh hj naum conseguimos entender completamente a função e importancia de cada passo desse ciclo, sou muito favoravel aos avanços da pesquisa medica (eh o q eu faço da vida afinal) que possam ajudar na melhoria da qualidade de vida das pessoas mas sou extremamente cautelosa nesse sentido uma vez q não se conhece ainda as reais consequencias de uma intervenção dessas no organismo da mulher...

Elanor Ladeira
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo