• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O Mundo do Senhor dos Anéis, de Ivez Gandra

Deriel

Administrador
Saudações,

Alguém, fora eu, leu este livro, de alguma forma? Gostaria de saber algumas opiniões.

Assumo que quando do lançamento do livro refutei vários e-mails afirmando que é um livro sem grande qualidade com fins de aproveitar o hype do filme. Acho que me excedi em defender o livro. Minhas razões:

* algumas partes são aparentemente escritas às pressas, pois contém dados do filme e não do livro. Algumas frases e nada importante, mas tem
* dá a impressão de ser mais de um autor/escritor... parágrafos mudam de estilo constantemente, misturando frases bem feitas com frases bem primárias
* apesar do autor afirmar preferir a tradução portuguesa de 1975, ele não é consistente. Por exemplo: num mesmo parágrafo ele usa Shire, Distrito e Condado - sempre se referindo ao mesmo local. Uma salada.
* a utilização aparentemente sem permição de imagens do Alan Lee e do Ted Nasmith me deixou um pouco desconfortável

Tem mais algumas coisas... o que vcs acharam?
 
Bom, eu li quase tudo, exceto o resumo de O Silmarillion pois prefiro ler o original antes de ler o resumo.
Eu achei mais ou menos... Conta os acontecimentos mais importantes a cada parágrafo, portanto serve como uma consulta, as vezes até para tirar dúvidas.
Ele dita o ano que aconteceu tal fato e também costuma a dizer os parentescos de cada personagem citado, o que é até interessante... Mas fora isso, as passagens de um acontecimento para o outro são rápidas demais, sem dar muitos detalhes, apenas narrando os acontecimentos marcantes que você já deve saber (se você já leu os livros). Mesmo assim dá pra relembrar de algumas coisas...

Bom, as árvores genealógicas estão legais, principalmente a da raça dos homens. Enfim, é como se fosse um guia de referencia.

Mas tem algumas coisas mal feitas também... Você tá lendo o resumo de O Hobbit quando tem uma figura embaixo motrando o aparecimento de Gandalf em Fangorn (?!?!?!?!?!?). Po, custava colocar essa imagem no resumo de SdA?
Também tem outra coisa meia doida nesse livro... na página 118 tem a foto dos hobbits junto com Gollum no Pântano dos Mortos e na legenda tá escrito: "Gandalf salva Frodo e Sam na Montanha da Perdição". :?
Bem, mas isso passa... O livro tá cheio de ilustrações, se são autorizadas eu não sei mas é legal ter um monte de imagens dos livros em um só.

Os mapas tão bonitinhos, coloridinhos, pintadinhos, detalhadinhos e outros "inhos"...

Hmmm, que mais... Também tem a biografia de Tolkien (que gostei muito por sinal) e uma relação entre as obras de Tolkien com a mitologia inglesa. Bacaninha...

Enfim, se você for fã assiduo de Tolkien, não vai encontrar nada de inovador, mas se ainda é do tipo que ainda tá descobrindo o mundo de O Senhor dos Anéis (olhe, falei o nome do livro) talvez valha a pena... Eu não me arrependo de ter comprado, mas não é lá essas coisas, não...
 
Hm...eu não li esse livro toooooodo, mas, folheando um pouquinho já vi uns errinhos!

Bom, tem aqueles báááásicos erros de plural (Um Vala, eles escrevem um ValaR...tsc tsc hehehe) tem também umas coisas estranhas, tipo "Um Troll é um genio do mal', tipo, "genio"!?! até onde eu sei é uma besta! bom, até aí passa (pffff!)

Bom, tem também as ilustrações, que são meio..hm...mal colocadas, e eu também vi algumas legendas erradinhas...

E, acho ele meio mal..hm..."arte-finalizado", seilá, acho que é muito coloridinho e tals...mas, emfim, parece ter um resumo bom exceto pelos errinhos e tals...

toda vez que aparece Morgoth escrito tá em rosa hehehe, isso rendeu boas zoaçoes hauhauahuahuhua (esqueçam... :roll: )

[]'s
 
Eu li sim.... Achei bem interessante... mas tem algumas coisas estranhas como "Fundo do Saco".... naum me lembro de conhecer isso em SDA... e muitas outras palavras... Interpretações diferentes da que eu tinha... principalmente sobre O Silmarillion... etc.... E achei bem errado que as ilustrações não correspondem com a legenda e com o texto...
 
Éowyn* disse:
Eu li sim.... Achei bem interessante... mas tem algumas coisas estranhas como "Fundo do Saco"...

Fundo do Saco é uma tradução direta de Bag End, que seria o Bolsão... Bag é Saco, e End pode ser Fim, mas nesse caso traduziram para Fundo.. Nossa, sinceramente, os caras viajaram nessa :roll: ...
 
bom, eu ñ li, mas soh d dar umas folheadas ñ achei mto legal ñ... essa historia d letrinhas coloridas fikou mto "poluição visual", na minha opinião.

as ilustrações são legais, lógico (mas na verdade isso ñ eh mérito do livro e sim dos caras q desenharam, e como o Deriel jah disse nem sabemos se a utilizaçao dessas imagens foi autorizada).

eu lembro d ter visto escrito "Eldoras", em vez d "Edoras", e olha q eu nem li o livro, soh dei uma olhada. fikei c/ a impressão d q deve estar cheio d erros...
 
Mithrandir the White disse:
Éowyn* disse:
Eu li sim.... Achei bem interessante... mas tem algumas coisas estranhas como "Fundo do Saco"...

Fundo do Saco é uma tradução direta de Bag End, que seria o Bolsão... Bag é Saco, e End pode ser Fim, mas nesse caso traduziram para Fundo.. Nossa, sinceramente, os caras viajaram nessa :roll: ...

Quem viajou primeiro foi o tradutor da versão portuguesa da Europa-América, já que é assim que Bag End aparece lá pelas bandas de além Tejo.
Apesar de ser o termo mais próximo de uma tradução "literal", ficou simplesmente horrível, na minha opinião.
 
Que nada! Esse livro é ridículo ao último! Tem MUITA coisa errada, muita mesmo! Vejamos alguns exemplos:

Me lembro que para o autor, os hobbits são descendentes dos anões, os trolls criados por Eru, Os ents postos na mesma "classificação" dos trolls... e muitos outros erros. Comprei só por causa das figuras mesmo. O resto...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo