• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O mundo de tolkien existe (existiu)?

Fisicamente, historicamente, não.
Mas isso não significa que não tenha sido real de alguma forma (foi, e é ainda para milhões)
Exatamente como eu diria Lissa!

Se formos partir da Lógica de Tolkien, para o Tokien ele existiu fisicamente. (...) =]
Acho que o fato de a obra ser, em certos aspectos, uma metáfora, alegoria ou simplesmente inspirada em algo real/físico não implica em torná-la física também.
 
bem é como eu faço as vezes, em minha mente eu crio histórias, de como seria minha "terra média" mas Tolkien colocou isso em um papel, e fez acontecer, fazendo com que outros, como nós e outros fãs fizesse parte do que ele criou, existia sim na fantasia, na necessidade de escaparmos do nosso mundinho e viver uma realidade alternativa, tipo o cara que fez jornada nas estrelas, ele criou um mundo pra ele e compartilhou com todos. Parece coisa de maluco, mas é a mente humana.
 
Não sei se não entendi bem o que criador do tópico quis dizer, mas agora lendo o tópico lembro de um documentário que assisti sobre O senhor dos Anéis, o narrador do documentário (fundamentado por estudiosos) foi enfático ao afirmar que o Condado foi inspirado na cidade onde Tolkien viveu sua infância, já Mordor representa o que Tolkien presenciou quando lutou na guerra. Posso ter entendido errado, mas fica minha contribuição! :-)
 
Ora vamos.. Qualquer criança compreende o conceito de fantasia e de que o mundo é real em "nossa imaginação" e em "Nossos corações" :S
A Terra-Mèdia não existe, não importa se foi inspirada em nosso mundo real, e nem que desejamos muito que ela exista ou tenha existido.

Lamento. =/
 
Não a nada certo se tratando do que existe ou deixa de existir.
Larga de ser pessimista e deixa os outros acharem o que eles quiserem oakenshield.
 
Todos podemos estar errados sobre o que realmente existe,assim sendo,qualquer coisa depende de como pretendemos olhar para o mundo.Pois se não sabem nem se existe vida pós a morte como vamos saber se há um outro mundo que existe ou deixa de existir.
Bem essa é a opinião de uma pessoa de quase 15 anos então questionem a vontade.
 
Tolkien foi um escritor magnífico, um gênio!... e entre uma página e outra seu mundo realmente existe, dependendo da sua imaginação, você pode até mesmo ouvir, ver e senti-lo. Arda estará sempre a sua disposição quando quiser um refugio, um lugar para fugir dos problemas do dia-a-dia. Mas chega uma hora que precisamos fechar o livro, deixa-lo um pouquinho de lado e enfrentar a realidade, voltar a um mundo para o qual elfos e hobbits não existem.
 
Existem coisas que não precisamos e nem devemos questionar.Tem vezes que apenas precisamos deixar a imaginação rolar e fugir para nosso propio mundo,então para alguns esse mundo pode ser a tm.
 
O mundo no qual Tolkien se baseou para criar o mundo ficcional, existe. Claro que não com as mesmas configurações que existia na época em que ele se inspirou, entendem? Há um certo limite: muitas coisas presentes nas obras do Professor existiram, mas as características a elas conferidas, em uma visão racional do mundo, não se aplicam.

Eu sou uma pessoa que adora Fantasia. E eu realmente acredito que precisamos de válvula de escape. Entretanto, há momentos em que precisamos sair um pouco do mundo da fantasia e regar nossas raízes no mundo real, porque se nos esquecermos delas, elas podem morrer. E se não tivermos raízes, um referencial, poderemos nos perder para sempre na fantasia.

No momento da leitura, quando abrimos o livro, sim, podemos (e devemos, não?) entrar no mundo da fantasia. Mas quando fechamos o livro, é como se estivessemos fechando uma porta, que só se abrirá, novamente, quando voltarmos a ler. Quando um escritor coloca o ponto final no seu texto, ele se descontextualiza. E será recontextualizado, quando alguém pegar esse texto para ler. Devemos permitir que o texto se descontextualize quando terminamos de passar nossos olhos por ele. Se deixamos essa porta sempre aberta, os momentos de epifania perdem o sentido. E se optarmos por ficar sempre na fantasia, podemos beirar a esquizofrenia.
 
Bom se existiu ou não, eu não sei. Mas Tolkien teceu de forma brilhante tantos detalhes que nos fazem crer que em algum lugar remoto ela existiu. Quando falo em detalhes falo que de forma geográfica a TM acabaria se assemelhando a velha Europa.
 
Quando li o SDA pela primeira vez também me senti como se aquilo tudo fosse verdade, devido a forma com a qual a história me envolveu. Toda vez que abria o livro ficava totalmente imersa na narrativa e me sentia parte daquele mundo. Nenhum outro autor conseguiu causar este efeito em mim.

As mitologias estão ligadas com as histórias de criação de diversas civilizações. Tolkien criou sua história para ser uma espécie de mitologia tipicamente inglesa, como foi dito aqui. Então, uma forma de encarar o mundo dele seria a mesma forma com que encaramos a mitologia grega, egípcia, maia, nórdica, japonesa, etc.

O que confunde é que Tolkien te leva a crer que aquilo tudo foi real com sua habilidade de envolver o leitor, o que não aconteceu comigo quando li autores como Homero ou Virgílio. (É a minha experiência, não quero suscitar debates acadêmicos sobre quem tem mais mérito.)
 
Um mundo que existe em nossa imaginação e em nosso "coração" não deixa de ser real, é apenas um tipo diferente de realidade, às vezes mais significativa que a realidade do nosso mundo real. Porque se o nosso mundo real fosse ideal, não existiriam as histórias fantásticas, pois são elas as projeções de nossas reais qualidades, dos nossos reais valores e de nossas essências, são mundos nos quais nossos anseios são respeitados e criam frutos ilimitados, ao contrário do que acontece no mundo real por causa de uma MAIORIA (assim sinto) que vive no lusco-fusco sob imperativos de felicidades ilusórias. Não são estimulados a usar a imaginação, seja lá por qual motivo. A imaginação é subestimada. Até o nosso grande Einstein continha um bojo escapista, ao dizer que sua imaginação lhe valeu mais do que o conhecimento lógico.

A imaginação é mais importante que o conhecimento. O conhecimento é limitado. A imaginação envolve o mundo.Eu sou suficientemente artista para desenhar livremente na minha imaginação.. A imaginação abraça o mundo inteiro, estimulando o progresso, dando vida à evolução.”
— Albert Einstein
 
Última edição:
Ao longo dos últimos 3 ou 4 anos, venho me perguntando coisas do tipo.E acho que, se tantas pessoas compartilham uma mesma ideia ou suposição, por que nós humanos continuamos a persistir na racionalidade,se seria muito mais fácil simplesmente acreditar ou seguir o coração em vez da cabeça.Outra pergunta que me faço muito é será que o que vivemos todo dia não é só mais um sonho,ainda não achei a resposta.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo