• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

"O Mundo de Sofia" (Jostein Gaarder)

Ashura

Usuário
Um dos maiores sucessos de todos os tempos, O Mundo de Sofia trouxe para todos os seus leitores uma pitada de conhecimento e diversão. Venham, entrem aqui e vamos discutir sobre o livro e filosofia; quem não leu tb pode participar! Tenho certeza que vamos aprender muito juntos! ^_^
 
Oba!!!!! Mundo de Sofia!!!

Lembro que ganhei o livro de uma tia, no aniversário de 15 anos... estava louca para que todo mundo fosse embora logo para começar a ler, hehe... devorei o livro!

Linguagem fácil para um tema complicado. E a metáfora do coelho na cartola?? Foi por causa desse trecho que cismei que queria o livro.. Mas é uma piração... Inclusive quando chega mais para o final do livro, que dá aquele monte de reviravolta, uma loucura! Gostei. Agora, na boa.. os outros do Jostein Gaarder eu não gostei muito não...
 
Esse livro é fantástico!!!!!!
todas as metaforas que ele usa pra explicar e comparar as ideias dos filosofos sao muito boas.... :D

mas ja tentei ler outro livro do mesmo autor e achei ruim...nao consegui chegar ate o final
 
SOFIES VERDEN

Eu li o Mundo de Sofia quase todo, ainda não consegui terminar por causa das coisas de escola. Mas eu amei este livro e putz, do Jostein foi um dos mais legais. Outreo dele que eu me interessei bastante (li o primeiro capitulo pela net e assim que eu puder, eu vou comprar) foi o Livro das Religioes. Este sim é um tema complicado. E usa uma linguagem bem fácil.

Coisas que eu gostei em Sofies Verden (o mundo de Sofia) foi a parte do coelho e as partes de Jesus Cristo, em que vc descobre e aprende a pensar como um filosofo ali, nakele capitulo e naum como um religioso qualquer.

Outra parte legal são as liçoes que Alberto passa para Sofia: a idade Media durou 10 horas, (nunca me esqueci disto), que patra se tornar um filosofo a unica coisa que vc precisa ter é curiosidade e vontade de se arriscar, enfim, o livro é uma liçao de vida!!
;)

Eu já li tb um outro livro dele (este é infantil) mas naum me lembro o nome, depois eu digo qual é.

Mas o que eu gostei mesmo, foram as coincidencias, eu comprei o livro de presente pra mim mesma, com meu dindin, no meu niver de quinze anos.


8O
 
Eu nunca li o mundo de sofia sempre tive a curiosidade de ler...mas nem compro nem nada...gostaria q alguem me emprestasse e talz pq eu gosto de comprar livro qdo bem recomendado por qm eu sei q tm bom gosto...mas vou ver se acato sua sugestao!!!
 
Eu achei o livro interessante. Nada de mais. As filosofias são apresentadas de forma simples, de facil compreensão, o q, pra quem não conhecia nada, é bom. Ahistoria do livro em si é bem ruim!
 
oi oiii

Sim, realmente, a historia em si é muito chata. Mas, incrivelmente, na maior parte do tempo o livro fala sobre filosofia. E, sinceramente, eu não sabia quase nada até ler aquele livro, que até me ajuda bastante nas aulas de historia e literatura na escola.

E Mullets, compre sim, vale muito a pena ler!
Se quiser falar comigo, vc poderá me encontrar no icq nos finais de semana, geralmente de madrugada ou hr indefinido!

Até mais!! ^^


8O
 
Eu li o mundo de sofia e gostei muito... lí outro livro do mesmo autor, também falando de filosofia.. " o dia do curinga" e tambem gostei muito, acho que ele utiliza exemplos e metáforas muito boas, altamente compreensíveis, sem ser bobo... é infantil e adulto ao mesmo tempo.... gosto muito dele como escritor...
 
Poxa não gostei desse livro. Juro q tentei com todas as forças... mas não deu. Nem terminei. Mas por incrivel que pareça gostei do joguinho de computador que é igual :D
 
Hum.. meu pai leu esse livro á noite pra mim ano passado... Eu adorei...
Depois eu cismei em ser filósifa, mas as minhas questões eram sempre idiotas e eu desisti...
A parte que eu achei mais legal é a parte que ela chega naquela igreja e olha para a santa, ela vê lágrimas nos olhos da santa, ou sei lá o quê... mas eu achei essa parte o máximo...
Realmente, depois que ela recebe o fichário do prfessor, a história dá uma reviravolta e faz tanta enrolação que a gente quase se perde...
Fora isso, eu achei muito bom o livro...Muito bom mesmo!
 
Esmeralda Villa disse:
Hum.. meu pai leu esse livro á noite pra mim ano passado... Eu adorei...
Depois eu cismei em ser filósifa, mas as minhas questões eram sempre idiotas e eu desisti...

Esmeralda, não desista. Lembre bem, do que o próprio Jostein diz no livro: a única coisa que precisamos ter para sermos bons filósofos e a capacidade de nos admirarmos com as coisas :wink:

Tinha esquecido de uma coisa: realmente, a história perde um pouco o rumo no fim... mas o livro ainda assim vale a pena pelo tanto de coisa bacana que ensina
 
Acho um saco, o livro nem de longe apresenta um Romance elaborado. Ele tenta ser um livro de Romance e Filosofia ao mesmo tempo mas na minha opininÃo nÃo consegue ser nenhum dos dois.
É o tipico livro q os pais dÃo para os filhos e falam "Olha q lindo! meu filho ta lendo mundo de sofia, ele sabe de filosofia! Naum é uma gracinha?"
 
The Privateer disse:
Acho um saco, o livro nem de longe apresenta um Romance elaborado. Ele tenta ser um livro de Romance e Filosofia ao mesmo tempo mas na minha opininÃo nÃo consegue ser nenhum dos dois.
É o tipico livro q os pais dÃo para os filhos e falam "Olha q lindo! meu filho ta lendo mundo de sofia, ele sabe de filosofia! Naum é uma gracinha?"

Na boa, não tente imaginar qual público leu esse livro, pq como você não gostou, parece ter uma imagem um pouco distorcida de quem leu...
Na época do lançamento, estava na lista dos mais vendidos da Veja, e era lido por adultos. Depois passou a ser lido também por crianças. E veja só, o meu caso: não foi um adulto que me empurrou o livro, eu queria ler. E não porque era bonitinho saber filosofia...
 
Li o "Dia do Curinga" e gostei. A parte filasófica do livro eu não lembro muito, mas a história é muito boa mesmo. Queria ler "O Mundo de Sofia" só por curiosidade mesmo, pq não sei nd sobre o assunto. Mas ler akele tanto de página só por curiosidade é meio arriscado, né?
 
Tipow..... eu concordo com a Anne no q ela disse pro Privateer, O Mundo de Sofia eh um livro mto adulto, requer tempo, concentraçao, refexão msm.... e paciencia :P .
Eu peguei esse livro qdo eu tinha 10 anos, pela primeira vez, eu sempre fui rato de biblioteca aki em kasa, minha mae me avisou q era dificil, e, de fato, eu naum passei do 2º capitulo :lol: . Eu fikei nesse impasse com esse livro ateh os 11 anos, qdo tava na metade do ano eu recomecei a ler. naum me perguntem o q me motivou, ateh hj eu so abusada com o capitulo inicial q eu devo ter lido umas 10 vezes, mas dessa vez eu insisti.

Q foi muuuuuito cansativo.... bem, vc duvida? mas valeu a pena. eu mudei mto ponto de vista com a ajuda dakele livro, e ateh hj ele marcou a minha vida. :D :D :D

Do autor msm eu soh li Atravez do Espelho (meio fraco) e O Dia do Curinga (esse eh cativante). O Livro das Religioes eu tenho em casa, mas nunca me interessei mto pra ler naum :roll: ....

ps: Pleura, de fato.... arriscado eh o minimo q vc poderia dizer :lol: :wink:

Bjus
 
Minha professora de filosofia no 2º colegial usou esse livro o ano todo como material de apoio, pelo meu ponto de vista o livro não é para ser um romance ou um tradado filosófico, o objetivo dele é dar uma breve explicação sobre o que é a filosofia em geral, mostrar alguns dos grandes filósofos de todos os tempo e dar um introdução ao pensamento desses filósofos, e isso sem matar uma pessoa de tédio.
Creio q nesses quisitos o livro cumpre o seu papel, e certamente vale muito a pena le-lo. 8)
 
Quero comprar de presente

Bom, eu aluguei esse livro hoje na faculdade... Vou ler e vamos ver aonde isso vai dar :? ...

Quero comprar esse livro como uma lembrancinha de aniversário pra minha prima, o que vocês acham? Eu tenho dois motivos:
1- Assim como eu, ela adora ler (nao sei mto bem o genero preferido dela, mas ela esta lendo o "Brumas de Avalon").
2- Ela vai fazer 15 anos e como eu li na sintese do final do livro, a protagonista também fará 15 anos certo? Acho que pode ser uma boa relação...

Tipo, eh claro que pra um niver de 15 anos um livro eh pouco, mas esse eh o meu presente, minha mãe deve dar algo separado... E eu adoro essa minha prima e queria dar alguma coisa que ela pudesse aproveitar e se lembrar (se for uma boa obra vai ser inesquecivel). Então eu queria saber (principalmente por parte das garotas) o que vocês acham desse presente?
 
Eu gostei mto. Me lembro que eu comecei a ler O Mundo de Sofia quando estava começando o meu curso de filosofia. Foi ai q eu deslanchei de vez para o mundo da filosofia.

É claro que o que o livro fala não é tudo. Tem muitas coisas a mais para se descobrir e isso é o que me deixa mais interessada, saber q sempre vai ter mais coisas pra saber e talz 8O .

As metáforas então, nem se fala, axo q não precisa nem comentar :wink: .

Mas o mais 10 do livro é o final, meu o meu queixo foi, literalmente, pro chão, axo q ninguem esperava akilo.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo