• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

"O Mundo de Sofia" (Jostein Gaarder)

O livro é otimo...
como entender Filosofia com exemplos simples...
gostei do final, fiquei olhando ao redor com uma sensação de estar sendo observada.. rs.. concordo com o lado Matrix... rs... é um livro gostoso de ser lido e ser debatido... otimo tópico...
ps: esse é um dos livros mais disputados da biblioteca da facul... ótimo
beijinhos a todos... :mrgreen:
 
Ah nunca mais tinha visto esse tópico

Acho que a historia se perdeu apos o aparecimento do monstro marinho... dai comessa a vima enchurada de chapeisinhos vermalhos, Alices, Patos Donald (provavelamente sem calças :lol: )... entre outros. E o final é... como diser... eh... ESTREMAMENTE IDIOTA. Esperavva que o cara fose Deus ou algo assim... :lol:
 
Extremamente eh com X...

O final do livro teria sido muito idiota se
fosse o albert fosse deus[/spolier]

São poucas as pessoas que fazem criticas negativas razoavelmente eloquentes sobre esse livro.... e sinceramente não vi nenhuma nesse tópico inteiro.

(pessoal, antes de postar, vamos pensar.... e expressar a opinião de maneira minimamente discutivel, apresentando argumentos sérios)
 
Mas qual é a graça de um final esperado?
O Jostein surpreendeu todo mundo com aquele final completamente inimaginável! E aí está a graça do livro!

Spoiler

E acho que o final foi para fazer a mesma analogia que vemos no filme matrix, o que é a realidade? Até que ponto o que acreditamos ser verdade é real? Vá dizer que ninguém parou para pensar se nós não somos apenas personagens da história de um livro? :roll: :wink: Loucura
 
Estou destinada a ler esse livro, só pode ser...ouço dele por todas as partes, estou morrendo de vontade...graças a Deus achei alguém pra me emprestar, a minha prfessora do curso de inglês, que disse q é muito bom e é a minha cara..aiai...só me resta esperar, que ela ainda está lendo...
 
Eu considero ele um dos elhores livros que eu jah li.. Apesar de ainda estar na metade..
Ele trata a filosofia de uma maneira fácil e que prende nossa ate~ção.. Achei muito muito bom!
E quanto ao final, eu concordo com quem disse que o final inesperado é sempre melhor que o esperado...
 
cara, faz tanto tempo que eu li o mundo de sofia que quase nem lembro da historia... só sei que foi por causa deste livro que eu me apaixonei por filosofia!!!
como em todos os livros do joinstein, o final eh imprevisivel, mas exitante, faz vc pensar na realidade, ne nossa existencia e na existenmcia de deus...
agora este livro tá na moda, tem uma galera que eu conheco lendo...
altamente recomendavel :lol:
 
Desculpe, mas o mundo de Sofia é pra mim..muito chato..eu entendi o propósito do livro..mas sei lá..é chato...
 
Quando a gente não gosta de algo fica mais elegante expor pelo menos um motivo para isso, não acha?

(pelo menos mais inteligente é)

:?


PS. Isso vale sobre o Harry Potter também, Dona Jajrhï.
 
apoiado.

Esse tipo de post está ficando muito comum e nesse tópico mesmo já aconteceu isso.

O fórum eh pra expor opiniões, discutir sobre assuntos, não meramente uma pesquisa rasa de opinião:

(_) Gostei
(_) Não gostei...

(de boa) :wink:
 
Terminei de ler esse livro hoje... gostei muito.

A filosofia é apresentada de maneira implacável. Não é extremamente aprofundada, mas dá as principais visões dos filósofos em seus contextos histórias, e não estão errados (ou pelo menos acredito que não, caso contrário alguém certamente já teria percebido e uma nova edição já teria sido republicada). Nesse sentido, não tem cabmento dizer que o livro é um afronte a filosofia. Considerando seu público alvo, cumpre muito bem seu papel.

A romance, ao mesmo tempo que eu não gostei, eu adorei. Os cartões do Líbano, Hilde, seus pertences etc. de fato são cativantes, e o capítulo Berkeley realmente é surpreendente e interessante, assim como o rumo que a história toma no final. Mas achei mal desenvolvido. Às vezes chegava a ser tão inverossímel a ponto de ficar patético, na minha opinião. Ficou claro nesses momentos que o romance era mais para dar uma "aliviada" no clima didático que o livro tem. Mas, enfim, mais uma vez repito que, considerando o público alvo, funcionou perfeitamente e reclamar disso é frescura, mas mesmo assim quis dar minha opinião a respeito.
 
Alguns spoilers do livro...











Li apenas um terço do livro por assim dizer (meu professor de Filosofia está pedindo pra prova), e estou achando mto bom. Apesar de às vezes as cartas mto longas parecerem um pouco maçantes por causa da extensão, vale a pena. A partir da Idade Média parece que a leitura fica mais fácil (já que as cartas são suspendidas), e o mistério sobre Hilde e os cartões postais realmente prende bem!

Enfim, o ruim é que, como o livro é leitura obrigatória, a biblioteca só deia a gente ficar 3 dias com ele... e francamente, num dá pra ler nesse período de tempo e entender bem! :?
 
Comecei a ler o livro essa semana, estou achando mtu legal, embora um pouco raso demais, mesmo para um introdução à filosofia podia ser mais bem dividido, lá em platão e aristóteles.. sei lá...

Espero q seja bom no fim tbm...
 
Bom, esse livro me levou a levar a filosofia mais a serio, e me mostrou a importancia do questionamento constante e auto-critica. Curti muito e penso q não dá pra ler só uma vez esse livro, pra entender de verdade tem q ler e reler varias vezes. Talvez seja esse o motivo de muita gente não gostar, leem apenas uma vez e não entendem as ideias, só o romance q sem o fator filosofico é muito chato.
 
Excelente o livro, apresenta a filosofia de uma forma dinamica que prende a atenção do leitor. É um livro de conhecimento, mas romanceado e esse é a chave do sucesso dele.

Tenho em maos e pretendo ler o Dia do Coringa tb do Gaarder. (Em ingles, o livro)
 
Não li esse livro ainda....ganhei há alguns anos já, mas não tenho coragem de ler...Acho que ganhei muito nova e não entendi direito o que ele queria dizer, e acabei abandonando o livro...agora tenho medo de recomeçar...Mas, bem, pelo índice de aprovação no mercado, acho melhor eu ler logo...hehehe..
Eu já li um outro dele..acho que é Através do Espelho, ou Por detrás do espelho, Atrás do espelho...algo assim...
É lindo, eu chorei se soluçar no fim do livro...
 
Acabei de ler ontem.... agora eles me convenceram da possibilidade de vida em outros planetas... uhauhuahuauh... isso se a teoria do big bang for tida como verdade...rsrs
 
Eu tenho esse livro que, por sinal, não terminei de ler (emprestei pra minha irmã). Eu conheci esse livro quando eu estava no magistério (desisiti, antes que me perguntem mais alguma coisa), e a professora de filosofia exigiu a leitura do livro, promovendo até provas.No ano passado, durante uma aula, tivemos até debate em torno dos primeiros capítulos do livro.

É o tipo de livro que te faz ler e pensar...tem horas que você até se atrapalha com isso. Até onde eu pude ler, o livro me agradou.
 
Eu comecei a ler esse livro ano passado mas tive de parar por causa de trabalhos da facu... recomecei esses dias e num consigo terminar de ler... já renovei o empréstimo umas 4 vezes e nada, nunca demorei tanto pra ler um livro, tanto que já tá virando um problema.
Mas o livro é bom... Acho que depois eu posto uma visão geral QD e SE eu terminar de ler. :?
 
eu li esse livro e AMEI!!!!! :grinlove:
naum conseguia parar de ler de tanta curiosidade pra saber como acabava!
agora eu queria ler os outros do Jostein....quais são os outros livros dele??
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo