1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

O Mundo das Trevas

Tópico em 'RPG' iniciado por Barlach, 12 Set 2003.

  1. Barlach

    Barlach Verde. E arqueiro

    Agora q ele tá chegando ao seu fim, a gente podia discutir o q cada um acha do Mundo das Trevas.

    Eu acho um dos melhores cenários de RPG. O fato dele ser baseado no mundo real ajuda mto a tornar o jogo mais realista, apesar dos vampiros e lobisomens. Assim, vc pode jogar em qquer parte do mundo, mesmo q a região nunca tenha sido descrita em nenhum livro ou suplemento.

    Pra mim, o cenário só tem um único defeito: ele é complexo demais. Isso afasta novos jogadores e até mesmo os experiente, pq é simplesmente impossível acompanha tudo q acontece nele. Eu acho q apesar da White Wolf lançar mtos livros, ela esqueceu de uns q seriam bem importantes. Ela podia lançar todos os anos um livro com um resumo do q aconteceu de mais importante no mundo, tipo WoD: Year of the Dammed ou WoD: Year of the Ressurection. Eles podiam resumir o q aconteceu de mais importante dividindo-os em evento e cada um no final falaria em q livro o leitor pode procurar mais detalhes sobre o acontecimento (tipo "despertar do antidiluviano Ravnos"; daí viria um resumo do q aconteceu e no final diria q mais informações podem ser encontradas no livro Time of the Thin Blood). Eles bem q podiam fazer isso agora q o mundo tá acabando....

    Mas tirando isso, é com certeza um ótimo cenário. Consegue misturar diversas histórias e incentiva a interpretação, qualidade q o D&D naum tem (tirando talves o Forgotten Realms e o Dragonlance).
     
  2. LHRagone

    LHRagone Usuário

    Eu sou um grande fã do Mundo das Trevas, o problema é que o sistema da White Wolf não ajuda.
     
  3. Skywalker

    Skywalker Great Old One

    O problema é que, nos últimos anos, o WoD decaiu muito... achei meio nada a ver a maneira que a Gehenna tá acontecendo...

    E o update do WoD é o Nights of Profecy... tem um capítulo só pra isso.. e é a única coisa que presta naquela porcaria, além de um fragmento perdido do Livro de Nod.
     
  4. Durub-bùrz

    Durub-bùrz Usuário

    Bom eu ainda nao li os livros do fim do mundo das trevas ... so li uma materia sobre eles ... mas eu achei bem interesante oq eles falaram
    Eu esto muito curioso para saber oq acontece depois da Gehenna .... acho q eles devem ter bolado alguma coisa muito legal
     
  5. Ruby Moon £

    Ruby Moon £ Usuário

    O World of Darkness é um sistema com dois extremos. É o sistema com a mais incrível ambientalização que eu já conheci. As histórias são bem pensadas e muito boas.
    Mas o que destrói é o sistema de testes. Aquele lance de dificuldades e tal... é tudo mal feito e injusto! Você tendo nível altíssimo mesmo assim tem erros horríveis! É ridículo.
    Por isso que eu voto a favor de trocarem o sistema de dados. D&D é bem melhor! :mrgreen:
     
  6. Barlach

    Barlach Verde. E arqueiro

    eu naum tô falando das regras (q são ruins mesmo, mas as de d&d tbm são) e sim do cenário....

    naum tem como negar q, mesmo com as regras ruins, o cenário é ótimo.... e as regras ruins ajudam a aumentar a interpretação....
     
  7. LHRagone

    LHRagone Usuário

    Isso que eu disse !!! Aquele sistema é uma droga !!!
     
  8. Nislian

    Nislian Usuário

    Hah ! Eu adoro RP... meu sistema favorito de WoD eh Vampire : The Masquerade Redemption e o Dark Ages .. na verdade soh sei jogar esses ... e A-D-O-R-O ! =)

    Tenho uma Lasombra de 9a geracao ... Esse cla eh simplesmente perfeito ... hohoho !

    Que joga o que ai ? o.o

    Tem alguem que joga Vampire? Se tiver, grita ! *rs

    Abracos !

    Nilsian * :wink:
     
  9. Já que Mundo das Trevas vai acabar, eu achu que dá pra fazer uns "flash backs" dele...vai ficar a mesma coisa, apesar de que jogar na Gehena deve ser mto loko :lol:
     
  10. Lestat

    Lestat Usuário

    Eu sou fã do mundo das trevas, dessa realidade parecida com a nossa, so q vista de uma visão punk-gótica, claro q acompanhar td é meio impossivel, fora tb q quase não são traduzidos os livros do mundo das trevas e quem naum sabe falar ingles se ferra por causa disso, sem contar q comprar livros importados é o dobro do precp de um livro normal, o q mata mais ainda... fora esse dfatores, eu gosto do mundo das trevas...
     
  11. Stein

    Stein Usuário

    :mrgreen:
     
  12. LHRagone

    LHRagone Usuário

    Tem + ???
     
  13. KADU

    KADU Estão vendo esta caneta?

    Sempre fui fan mas aos poucos o WoD foi perdendo o charme pra mim, por 2 motivos basicos: o primeiro é o que o Balarch falou, nunca existiu uma forma organizada de cronologia no mundo, eram coisas acontecendo aos montes e a informação sobre tudo isso era muito mal colocada no mercado. Segundo é que eu sempre me decepcionei com a politicagem excessiva que eles colocavam(principalmente pra vampiro) e isso afetava o roleplay de muitos grupos, que merda de tanta politica e nao se preocupavam em focar o mais obvio e interessante da ambientação: o terror. As mesas de vampiros eram recheadas de jogos de entriga, politica, conclaves, assembleias em elisios, festas de toreador, blablabla e poucos se preocupavam com a maldicao de ser um vampiro, o fato em si. Ter que viver de sangue, de matar pessoas, ver akeles que ama serem levados com o tempo, nunca mais poder ver o sol, viver sob a protecao das sombras, ser um morto que ainda caminha. Isso nao depende de clan nem de geracao, de atributos ou habilidades. O jogo vampiro passou a ser salada precisivel de esteriotipos. É por isso que sempre gostei mais de caçadores caçados, ali tudo e novo e assustador, mesmo um toreador de 13º geracao com 2 pontinhos em força. Claro que varios grupos conseguiram manter esse lance do terror, mas a propria WW acabou conduzindo o jogo para outro rumo e isso acabou afetando a marioria dos jogos desse tipo. A maior decepcao que jah tive com livros de RPG foi os clans novels, comprei achando que explorariam justamente isso que faltava nos livros de RPG, mas nao, eles nao tem profundidade alguma, só politica e combates grotescos, aff, viva Anne Rice. Palmas pra ela.
     
  14. Muot-Hart

    Muot-Hart Usuário

    Olha, eu tô confuso.
    Joguei Vampire: The Masquerade pela primeira vez a anos atrás. E era só esse que existia no Mundo das Trevas. Legal. Passei anos sem jogar (por não conhecer nenhum mestre que me chamasse a atenção), e aí esse ano conheci uns caras que jogam, então beleza, peguei minha velha ficha de Ventrue e dei uma atualizada.
    Mas cara, com o que eu dei de cara? Vampiros do Oriente, Lobisomens, Magos, Fantasmas, Múmias, Demônios, Homens-Leopardo, Homens-Tubarão, Duendes, Leprechauns... Tô perdidaço.
    Parei pra ler Mago: A Ascenção e Lobisomen: O Apocalipse. Gostei naturalmente. Mas daqui a pouco vem alguém pra cima de mim e diz; "isso, isso e isso tá desatualizado, isso é assim, assim assado, aconteceu isso com fulano, ciclano fez isso no acontecimento tal", irch, chego a ficar tonto só de pensar. E olha que eu ainda nem consegui jogar Mago. Nem uma vezinha. E agora me vem mais essa de que Mundo das Trevas vai acabar. Eu nem sei o que é um demônio nos moldes de Mundo das Trevas! Não sei o que eles fazem, o que os diferencia das demais criaturas... E o mesmo vale pra qualquer coisa desse rpg que ande, respire (ou não) e não seja vampiro, lobisomen, mago e ser humano comum. Mas minha curiosidade é grande principalmente com os diabinhos.
    E se alguém tiver alguma idéia de como esse apocalipse vai rolar e o que vai sobrar depois dele, por favor me avise, porque eu não tenho nem uma pista :|
     
  15. Stein

    Stein Usuário

    Bem mais... Comecei a fazer a conversão esse ano, acho que do ponto onde está vou criar uma lista de discussão para eu poder ouvir as idéias dos outros e assim quem sabe lançar um .pdf...

    Concordo plenamente!

    É um saco! Sempre antes de jogar eu dava aos meus amigos uma tabela: "Olha só, você odeia o fulano que é Tremere, se simpatiza com o outro porque é Gangrel e acha o outro um besta porque é Toreador!"

    E o que acontece quando você compra Livros de Clãs? Hahaha! A Teia de Relações do "Eu gosto dele, eu odeio ele" fica ainda mais complexa e contraditória!

    E o que acontece quando você compra outros suplementos ( eu tenho por exemplo "Chicago By Night" e "Berlin By Night", e mais alguns outros... )? Surpresa! A trama agora está tão cheia de conspirações e intrigas que nem mesmo a aranha da Weaver conseguiria tecer essa teia!

    Conclusão: Das poucas coisas que utilizei dos dois livros, são os mapas!

    Dica para quem quiser jogar Vampire: não compre suplementos! Livro do Jogador já basta! Não prejudique sua diversão!
     
  16. Lestat

    Lestat Usuário

    verdade... mais naum é muito a respeito do jogo, pq o livro fala sobre esse terror interior de cada vampiro, ainda mais o livro dark ages... esse sim conta sobre o desespero de vc virar um vampiro, ainda mais naquela época perto da inquisisão... e vcs er um catolico e ter sua alma condenada e ir para o inferno... :?


    mais o problema no meu ver é a mesa de jogo... tem muito jogador q naum ta nem ai pra ser um vampiro, so quer colocar bolinhas na ficha e sai matando... ou se preocupa apenas em ser um vampiro e naum algo q um dia foi humano... :|
     
  17. LHRagone

    LHRagone Usuário

    Por favor, eu só li o Vampiro: A Mascara, dá pra alguem me fazer um resumo do que aconteceu depois ???
     
  18. Athos

    Athos Usuário

    Amém!

    Mas eu gostei do livro dos Malkavians, algumas coisas. Achei que a tal Rede da Loucura pode ser muito bem utilizada.
    Mas também, é uma exceção à regra.

    * Athos ao som de Blind Guardian - And Then There Was Silence *
     
  19. Nislian

    Nislian Usuário

    O ClanBook dos Lasombra é o melhor... LUCITA domina ... Huehuehuehe
    Nham...
     
  20. Barlach

    Barlach Verde. E arqueiro

    pra falar a verdade, eu tenho poucos suplementos "reais".... nm o livro do jogador de vampiro, só de lobisomem.....

    eu acho q essas abordagens diferentes (terror X intriga) do vampiro ficam ainda maiores no lobisomem. qquer narrador pode encher a aventura de fomores, dançarinos da espiral negra, pentex, invasão da caern, destruir seita vampira, matar mago q quer sugar a energia do caern...... difícil mesmo é fazer uma aventura cujo principal objetivo é convencer o espírito da árvore q tem no parque a permitir a criação de um caern lá, tentar decifrar um enigma de um espírito raposa ou ajudar um filhote dpois da sua primeira mudança.

    acho q a terceira edição de mago foi a única q evoluiu em relação a isso..... deixou de ser nós (as tradições) contra eles (a tecnocracia).... passou a ser sobre manter a magia viva antes q ela seja esquecida na banalidade...

    falando em banalidade, pelo o pouco q eu conheço, changelin é q deve conseguir uma abordagem mais profunda...... e wraith tbm......
     

Compartilhar