1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

O mundo assombrado pelos demônios - Carl Sagan

Tópico em 'Literatura Estrangeira' iniciado por .Penny Lane., 21 Jul 2009.

  1. .Penny Lane.

    .Penny Lane. Usuário

    Eu ainda estou lendo este livro, mas não resisti e resolvi criar logo o tópico.

    Carl Sagan, cientista renomado, desembarca de um avião a caminho de uma conferência de cientistas. Os organizadores gentilmente providenciaram um táxi para transportá-lo até o local. O motorista, aparentemente um entusiasta da ciência, resolve puxar assunto. Sobre? Extraterrestres. Cristais. "Canalização". Astrologia. Profecias... e assim foi. Foi de onde surgiu a idéia para o livro. Pseudociência é muitas vezes tomada pelas pessoas como ciência. A fim de diminuir o poder de influência de todas essas farsas, surgiu um livro de divulgação científica simplesmente fantástico.
    Grande parte do livro trata sobre a questão de extraterrestres, o que me surpreendeu um pouco inicialmente, mas nada que atrapalhasse a leitura. Eu não levo a sério essa história de pessoas abduzidas, mas não deixa de ser interessante. Existem casos tão ridículos no livro que chegam a ser engraçados. Uma cratera em marte que lembrava um rosto humano logo aparecia em manchetes de jornais sensacionalistas(aliás, graças a esse livro eu descobri um jornal bem engraçado, o Weekly World News) como "descoberta grande civilização inteligente em Marte!".
    Se você se considera superior a todas essas bobagens, eu digo que leia assim mesmo. Pelo menos pra ver até aonde a estupidez humana chega, como somos influenciáveis, como o pensamento crítico é tão raro hoje em dia. Existem casos que realmente me impressionaram no livro, uma determinada farsa por exemplo foi engolida facilmente por TODA a mídia de um país inteiro. Que não se deu ao trabalho de fazer o mínimo de verificações para checar a veracidade do que estavam mostrando. Quando a verdade veio à tona, a reação dos meios de comunicação não poderia ser pior.

    Enfim, excelente livro de divulgação científica. Nem acabei e já o recomendo a todo mundo, hehehe.
     
  2. Ramalokion

    Ramalokion Mecha-de-Folha

    esse é Top 3 da série "Livros que mudam Vidas segundo São Lourenço".
     
  3. .Penny Lane.

    .Penny Lane. Usuário

    E o pior é que mudam mesmo... eu acredito em Deus, mas já tive minhas dúvidas... e os questionamentos que ele faz, "por que precisamos rezar contra uma seca, Deus não sabe que ela existe?" ou por que mais pessoas rezando para uma causa do que um número pequeno é importante... faz sentido. Minha posição está colocada no livro, que é a de que precisamos encontrar justiça no mundo... acho que é a principal razão que me faz acreditar em Deus... é óbvio que a explicação que ele dá, de que regimes autoritários usam a crença de que depois da morte há um lugar melhor para conter revoluções, não me convenceu, não sou assim tão influenciável... mas pra quem já tinha pensado no assunto, é impossível não voltar a refletir... a busca de livros de divulgação científica me fez achar Pinker e o livro "A Tábula Rasa", mas eu sinceramente estou com medo do efeito que ler livros científicos seguidamente possa causar :susto:
     
  4. JLM

    JLM mata o branquelo detta walker

    medo de ver a luz?
     
  5. .Penny Lane.

    .Penny Lane. Usuário

    Sinceramente, se eu dissesse que não estaria mentindo. Mas óbvio que é melhor buscar a verdade do que se forçar a acreditar em uma ilusão reconfortante. Por isso lerei qualquer coisa que me parecer interessante...

    Mas enfim, nenhum de vocês disse se leu/gostou do livro. oO
     
  6. Ramalokion

    Ramalokion Mecha-de-Folha

    Como não? Fiz o MAIOR elogio que se pode fazer a uma obra intelectual!

    Esse livro na verdade tem uma parte, sobre as falácias, que deveria ser OBRIGATÓRIO em toda escola do mundo.

    Seria um mundo melhor esse nosso...
     
  7. .Penny Lane.

    .Penny Lane. Usuário

    Quando eu procurei pra ler li MUITOS comentários sobre o livro do tipo "esse livro mudou minha vida"! Mas não tiha lido ainda... vai saber né. =P

    Enfim, agora quero ler Bilhões e Bilhões. Ou talvez Contato.
     
  8. Ramalokion

    Ramalokion Mecha-de-Folha

    Contato já tá aqui comigo, devo começa-lo ele assim que terminar o Fantástica Vida Breve de Oscar Wao...

    Eu li também um livro feito a partir de palaestreas que ele deu; mais uma vez: BAITA LIVRO!
     
  9. .Penny Lane.

    .Penny Lane. Usuário

    Sim, é este que eu quero ler agora...

    Enfim, acabei de ler o livro. Como se não bastasse, Sagan ainda discute o método científico(no capítulo que o Ramalokion mencionou), a responsabilidade dos cientistas sobre as suas descobertas, um meio eficiente de divulgar ciência para leigos e um pouco da relação entre ciência e política.

    Excelente.
     
  10. Alassë

    Alassë Pasteleira

    Vocês fizeram tanta propaganda do livro que tive que comprá-lo =P
    Deve chegar ainda essa semana, hehe. Depois posto comentários.
     
  11. kika_FIL

    kika_FIL Usuário

    Bilhões e Bilhões é um livro OBRIGATÓRIO! Eu emprestei de um amigo para ler, comprei e faço questão de emprestar pra todo mundo que pede indicação de um bom livro...

    Agora fiquei com curiosidade de ler o que vc está lendo...
     

Compartilhar