• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O mito do aquecimento global!?

"Respeitável" é bem relativo né, mas cientistas que negam a influência humana no aquecimento global são bem minoritários.[1] "Unanimidade científica" nunca vai existir literalmente em qualquer teoria científica. Por exemplo, André Assis é um cientista da Unicamp que procura contrapor a teoria da Relatividade Geral, baseado em tendências científicas que se encontram um tanto quanto superadas historicamente.[2] Ele tem seu emprego na Unicamp, mas é difícil achar alguém para além de seus orientandos que ache esse caminho promissor cientificamente. Dá pra dizer que negaciosismo do aquecimento global está mais ou menos na mesma vibe. Só que ganha muita mídia, por interesses não-científicos. Enfim, unanimidade não há e nunca haverá, mas dá pra dizer que há um "consenso", com as limitações que a palavra carrega ao ser aplicada à comunidade científica.
Eu considerei "respeitável" só porque o autor da dissensão tem PhD na área. Achava que esse povo era tipo os terraplanistas, e não acredito que algum desses tenha um mínimo de estudo científico sério. Mas pelo que você postou, os estudos dele não são sequer considerados plausíveis pelo consenso científico né? "... and the remaining 3% of contrarian studies either cannot be replicated or contain errors".
 
Opa, talvez a terra esquente sozinha. algo natural.

Assim como peste negra, malária e paralisia infantil.

Quem sabe a gente se abstém de culpa dessas aí também e deixa o curso natural das coisas acontecer? Muita gente vai acabar morrendo, mas hey, não foi o homem quem criou essas doenças!

/ironia

Tanto faz quem começou o problema. Está mais do que suficientemente provado que foi a humanidade, mas digamos que não seja. Isso é uma premissa absolutamente irrelevante no caso.

As nossas premissas devem ser:

1. O clima está mudando?

2. Há algo que a humanidade possa fazer? (Seja para reverter, seja para mitigar)

3. As consequências serão graves caso a humanidade não tome medidas?

4. A gravidade dos prejuízos da inação é maior do que a da ação?

Se a resposta for sim, sim, sim e sim - a resposta só pode ser agir.
 
O agir existe, ainda que de forma mais isolada e pontual daqueles que procuram fazer bem sua parte e nisso amo muito meu trabalho, onde é sempre um enorme prazer divulgar, projetar, executar e instalar sistemas elétricos sustentáveis com geração utilizando energias renováveis em especial na zona rural, onde um dia já foi o lar da maioria da nossa população, mas que com ações corretas é possível regenerar, melhorar a qualidade de vida e não vermos mais situações que obriguem alguém a ter que trocar o campo pela cidade. Até pelo contrário, acredito cada vez mais no crescimento da retomada do caminho inverso (cidade ----> campo) cenário do qual eu me incluo.

É claro que esse agir é sempre mais rápido quando as atitudes são tomadas de cima pra baixo (governo ---> povo), mas como alguns governos, pra não dizer muitos, tomam decisões que nem sempre são as melhores para o mundo como um todo, então agindo de baixo pra cima, ainda acredito na perspectiva de obter melhores resultados, ainda que a velocidade esteja longe do ideal.
 
Acho que o que a @Mellime quis dizer (corrija-me se eu estiver errado) é que apesar de algumas medidas estarem sendo tomadas elas não são proporcionais à gravidade do problema. A impressão que eu tenho é que só uma minoria das pessoas realmente tratam o aquecimento global como um assunto grave e urgente, sendo que a maioria parece achar que é um assunto de pouco importância, como se fosse algo quase irrelevante, algo distante do seu cotidiano e que não vai alterar sua vida de forma significativa. Quanto ao que causa o aquecimento, concordo com a Mellime que o que importa não é tanto a causa e sim o que podemos fazer pra resolver o problema porque tem um pessoal que parece achar que se o aquecimento global não é causado pela humanidade então a gente tem carta branca pra detonar o planeta sem ligar pras consequências.
 
Acho que o que a @Mellime quis dizer (corrija-me se eu estiver errado) é que apesar de algumas medidas estarem sendo tomadas elas não são proporcionais à gravidade do problema. A impressão que eu tenho é que só uma minoria das pessoas realmente tratam o aquecimento global como um assunto grave e urgente, sendo que a maioria parece achar que é um assunto de pouco importância, como se fosse algo quase irrelevante, algo distante do seu cotidiano e que não vai alterar sua vida de forma significativa. Quanto ao que causa o aquecimento, concordo com a Mellime que o que importa não é tanto a causa e sim o que podemos fazer pra resolver o problema porque tem um pessoal que parece achar que se o aquecimento global não é causado pela humanidade então a gente tem carta branca pra detonar o planeta sem ligar pras consequências.


Certíssimo. Foi isso sim que eu quis dizer.

Quem fala que não foi a humanidade a causadora do problema é o mesmo grupo que se opõe a ativistas ambientais e a políticos pró meio ambiente, e defendem o agronegócio e as indústrias mais poluentes.

E é ótimo que cada pessoinha faça sua parte (digo, pessoas físicas não detentoras de altos cargos em empresas relevantes / cargos políticos etc). Mas não adianta: tem que cortar emissões de gases com efeito de serra nesta década, trocar a fonte energética por fontes limpas, etc etc, e isso é uma ação drástica, urgente, e efetiva - que vai ser necessária, e que cabe aos poderosos.
 
Então @Melime e @Giuseppe em nenhum momento estou discordando desse ponto de vista e como já postei anteriormente, seria tudo mais rápido se as atitudes viessem de cima pra baixo, mas quem tem mais poder nem sempre toma as melhores atitudes e a falta de consenso e união global nos grandes fóruns e convenções mundiais sobre meio ambiente infelizmente é o que mais decepciona.

. A impressão que eu tenho é que só uma minoria das pessoas realmente tratam o aquecimento global como um assunto grave e urgente, sendo que a maioria parece achar que é um assunto de pouco importância, como se fosse algo quase irrelevante, algo distante do seu cotidiano e que não vai alterar sua vida de forma significativa.

Desde que as primeiras civilizações formaram grandes aglomerações e o ser humano achou que rios e mares eram uma solução simples e rápida pra se livrar facilmente de seus dejetos, o ser humano historicamente por séculos sempre tratou o meio ambiente em segundo plano e em relação ao aquecimento global não seria diferente. Infelizmente o ser humano só acorda quando a água está batendo praticamente no pescoço.
 
Pois é, infelizmente sempre foi assim, mas claro que depois da Revolução Industrial a coisa piorou de forma exponencial.
 
Então @Melime e @Giuseppe em nenhum momento estou discordando desse ponto de vista e como já postei anteriormente, seria tudo mais rápido se as atitudes viessem de cima pra baixo, mas quem tem mais poder nem sempre toma as melhores atitudes e a falta de consenso e união global nos grandes fóruns e convenções mundiais sobre meio ambiente infelizmente é o que mais decepciona.



Desde que as primeiras civilizações formaram grandes aglomerações e o ser humano achou que rios e mares eram uma solução simples e rápida pra se livrar facilmente de seus dejetos, o ser humano historicamente por séculos sempre tratou o meio ambiente em segundo plano e em relação ao aquecimento global não seria diferente. Infelizmente o ser humano só acorda quando a água está batendo praticamente no pescoço.


Por isso que o Nicholas Stern é importante. Ele mostra que é cost effective combater as mudanças climáticas. Os peixes grandes só vão ser convertidos na base da grana e da politicagem
 
concordo sobre as mudanças climáticas mas sobre o agronegócio fiquei com a pulga atrás da orelha.
Teria como alimentar a população crescente sem o agronegócio?

Eu sempre ouvi falar que se o Brasil praticasse as técnicas agrícolas de elevado rendimento de Israel, país do tamanho de Sergipe, mas cuja área aproveitável pra agricultura é apenas 20% do seu território, isso aplicado ao Brasil daria para continuar produzindo muito mais, mas sem ocupar grandes extensões e sobrando espaço para reflorestar o que foi perdido, melhorando a longo prazo o desequilíbrio climático causado pelo desmatamento.

Israel é sempre um exemplo de país que consegue tirar o máximo com pouquíssimos recursos a disposição. O país já é líder mundial em pesquisa agrícola e nesses tempos de mudanças climáticas severas não será muito diferente.
 
mas vamos lá, uma coisa é o agronegócio brasileiro que movimenta bilhões com tecnologia de ponta, pesquisas e etc.
Outra coisa era a agricultura predatória de outrora que derrubava florestas e colhia pouco por área cultivada.
Não vou atrás de números, ma se alguém o fizer, acredito que o Brasil hoje seja um dos países com melhor aproveitamento de colheita / m².
 
pior que passo frio aqui na empresa.. ar condicionado fica congelante.. :lol:
detalhe que sampa tá frio pra essa época do ano: 18ºC
 
acredito que o Brasil hoje seja um dos países com melhor aproveitamento de colheita / m².

Se compararmos com uns 20/30 anos atrás, com mais tecnologia, houve uma boa melhoria em produtividade, mas pecamos por continuar ainda desmatando algumas áreas, ainda que não na mesma quantidade predatória e irracional de antes.

Mas quanto ao aproveitamento final que é o que realmente interessa, a pior parte que prejudica são as perdas no transporte e o armazenamento. O Brasil é um dos países que mais tem perdas de alimentos nestas duas etapas e aí de nada de ter a melhor produtividade do mundo em alguns itens, se depois o aproveitamento final fica mais reduzido.
 
  • Curtir
Reactions: fcm

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo