• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O mito do aquecimento global!?

Preciso revisitar este tópico. Mudança climática tem sido uma enorme parte do que eu tenho lido ultimamente.

Para resumir: sim, é real, e sim, existe total certeza de que foi causado pelo homem. Além disso o objetivo de 1,5 grau celsius meio que já tá estourado (creio que ninguém da área acredita mais que possa ser contido), e o objetivo "plano b" de 2 graus já está se tornando um "quem dera". Os 4 graus são mais prováveis até 2100, com projeções mais pessimistas subindo ainda mais, até uns 6, e o resumo é: nem vou contar para vocês o que acontece com 4 graus.
 
O pior de tudo é que no momento atual, em especial aqui no Brasil, somos obrigados a falar muito em "redução de desmatamento", ou seja, apenas diminuir ao máximo um problema, mas não revertê-lo que seria praticar o reflorestamento.
 
Apenas abra o spoiler caso sua saúde mental esteja muito bem.

Tipo, um brilho mesmo.

Eu não recomendo que pessoas passando por um período de depressão, ansiedade ou propensão a algo assim a ler o spoiler.

Avisei.

A ação humana se seguir assim vai fazer chegar a 4 graus. Lembrando que esses 4 graus de aquecimento são uma média - regiões da india por exemplo (e de outros lugares) podem esquentar a ponto de ter verões em que sair na rua pode ser fatal pelo calor. Quando chega a uns 4 graus o metano que está contido em regiões congeladas é liberado e pode subir alguns graus (PLURAL) só de efeito automático dos primeiros 4 graus, por um ciclo que se retroalimenta. Isso realmente aproxima a coisa de um cenário que passa do genocídio e chega no risco de extinção da espécie.


Mas para quem escolheu não ler o spoiler, para não deixar vocês curiosos (o que faria abrir o spoiler), dentro dele tem um vídeo do David Wallace-Wells sobre o que acontece com X ou Y graus de aquecimento.

Aqui tem um TED Talk do mesmo autor, que é jornalista especialista no tema, falando sobre soluções:

 
Última edição:
Resumão de alguns efeitos a médio/longo prazo:



Esse vídeo está ótimo mesmo. Tudo ali está certo. Só é informação bem mastigada, mas é normal isso, considerando que o meteoro é um canal que fala mais de política do que de mudança climática per se.

Eles focaram nas consequências sociais da coisa, e fizeram muito bem. Os ambientalistas que ficam falando em urso polar e plantinha estão dando tiro no pé.

Mudança climática é um problema humanitário além de ecológico/ambiental. Não só é um problema humanitário, é um risco existencial.

Ninguém é obrigado a prejudicar o desenvolvimento da humanidade para proteger urso polar, por mais que eu, como ambientalista, queira proteger os bichinhos e plantinhas etc. Eu tenho noção de que se eu posso melhorar a vida de uma criança com o custo de lá longe um urso polar acabar morrendo, então ok. A criança obviamente vale mais.

MAS

A mudança climática é um clássico problema de longo prazo que se torna muito difícil de enxergar.

É igual às mulheres que colocavam pó branco como maquiagem sem saber que o negócio era extremamente tóxico. A pele delas ia ficando pior e pior, então o que elas faziam? Botavam mais e mais pó na cara...

Quanto mais a gente fica com calor nesse clima mais e mais infernal, mais a gente consome. Claro que no fim das contas a indústria é que usa muito mais dos recursos do que as pessoas, mas esse foi só um exemplo for the sake of the argument.

Mudança climática é um problema econômico tão grande que já é chamado de Green Swan, fazendo referência aos Black swans da economia.

Mudança climática é um problema tão grande que neste século teremos MILHÕES de refugiados climáticos. Sabem o rolo todo que está tendo agora dos refugiados de guerra da Síria na Europa? Eles são apenas 1 milhão. Agora pensem nesse número vezes 5, ou 10.

Na Índia os verões vão se tornar fatais para quem arriscar andar na rua. A Florida vai praticamente toda ser submersa. Quem quiser ficar rico, abra um negócio de snorkel e mergulho. Floripa e outras praias vão se tornar um museu submerso.

Isso depende de quantos graus a terra aquecer. Essas previsões são com base na tendência atual.

O que precisaria ser feito?

Duas coisas, grosso modo.

Uma delas é que políticos deveriam parar de pensar no próprio umbigo e colocar metas de neutralidade de carbono muito mais próximas (temos visto promessas de 2040, 2050...). Como políticos só querem salvar a si próprios mesmo que o mundo queime, essa parte depende de muito ativismo.

Com os movimentos pelo futuro, muita coisa começou a se mexer favoravelmente, tanto nos governos quanto na economia (apesar de a maioria ser greenwashing).

A segunda coisa é captura de carbono. Aí vêm basicamente duas coisas.

Uma delas é a silver bullet das tecnologias avançadissimas de máquinas que sequestram carbono. Hoje em dia elas são extremamente ineficientes. Um dos grandes problemas (cita o autor de uninhabitable earth) é que o carbono está diluído demais e precisaria ter essas máquinas pelo planeta todo. Outro problema é que com o tempo que vai levar pra desenvolver essa tecnologia, vai ter tarde demais.

Então temos a outra via (a que de fato funciona): captura de carbono na base dos marginal gains, isto é, o projeto drawdown (que hoje talvez esteja no meu "número um" de inspiração de vida pra mim).

Não é só trocar energia fóssil por renovável. Ou plantar árvores. É isso também, com certeza. Mas sabe o que mais? Educar meninas e mulheres.

Sim, mudanças sociais positivas também ajudam a combater as mudanças climáticas.




O que eles fizeram foi basicamente transformar numa escala de carbono vários tipos de gases, para facilitar a compreensão e poder comparar todos numa mesma escala. Daí eles mostram como dá para fazer uma estratégia sistemática, holística. De quebra, são soluções sociais também.

Ter grandes impactos na indústria é essencial, claro, mas o projeto drawdown mostra como o econômico, o social e o ambiental andam juntos a longo prazo. Isto é, a longo prazo salvar a criança implica de forma colateral salvar o urso polar lá longe.

Aliás, muito hoje se fala em ESG = environmental social governance.
 
Suas pontuações são excelentes Mellime. Vou recomendar uma leitura de um tijolo baiano que eu também estou me aventurando.
O livro se chama "Capitalismo e o Colapso Ambiental" e nos ajuda na problematica da mensuração de causa-efeito de vários aspectos ambientais gerado pelo homem.

 
Suas pontuações são excelentes Mellime. Vou recomendar uma leitura de um tijolo baiano que eu também estou me aventurando.
O livro se chama "Capitalismo e o Colapso Ambiental" e nos ajuda na problematica da mensuração de causa-efeito de vários aspectos ambientais gerado pelo homem.



excelente, obrigada pela indicação!
 
Não precisa coletar o CO2 diluído na atmosfera. Basta coletá-lo na boca da produção.
Tem bastante tecnologia sendo desenvolvida nesse sentido, e a tendência é só aumentar.


Também é preciso mudar a mentalidade das pessoas e a forma como as sociedades funcionam. Isso sim é bem mais complicado.
 
Enquanto a China for livre pra poluir e os países do Ocidente brincar de ecologia nada vai mudar.
 
Se fosse só a China que poluísse tava bom.
É muito fácil país Europeu pregar ecologia e seguridade social dentro das próprias fronteiras enquanto suas empresas estão mundo afora explorando e sujando tudo que veem pela frente, com a mesma mentalidade, ainda que velada, colonial de sempre.
 
Cobrar dos nossos governantes sempre será necessário, mas enquanto a sociedade como um todo não fizer sua parte, tudo é mais difícil.

Por mais que governos imponham leis severas para que a mudança ocorra de "cima pra baixo" na marra, se elas vierem de "baixo pra cima" fluirão bem melhor.
 
se elas vierem de "baixo pra cima" fluirão bem melhor.
Não creio não. Não tem como jogar no colo da população esse tipo de coisa enquanto a coca-cola seca rios inteiros, empresas soltam toneladas de fumaça no ar e tudo mais. A educação e consciência ambiental é importantíssimo para evitar maiores danos mas temos que controlar quem solta esse tipo de coisa no mercado.
 
Não creio não. Não tem como jogar no colo da população esse tipo de coisa enquanto a coca-cola seca rios inteiros, empresas soltam toneladas de fumaça no ar e tudo mais. A educação e consciência ambiental é importantíssimo para evitar maiores danos mas temos que controlar quem solta esse tipo de coisa no mercado.

É justamente com educação ambiental na educação da escola e também dos pais educarem seus filhos que eu me refiro nesse contexto.

No meu caso tive avôs/avós que sempre moraram em casas e/ou chácara com razoável área verde e aprendi com eles bem cedo o valor que algo aparentemente tão simples como plantar uma muda de uma árvore nativa da região tem numa propriedade nos anos seguintes. Não a toa que depois de alguns após já ter morado em grandes cidades, desde o final de 2019 voltei a viver na zona rural pra resgatar esse convívio e integra-lo cada vez mais a minha profissão (Engenharia Elétrica) a um maior número de projetos de sustentabilidade ambiental em energias renováveis.
 
2021-01-07 (16).png


estou assistindo esse evento fantástico do projeto drawdown - essa palestrante foi fantástica.

Ela falou de comunidades pastoris na africa e como eles ja estao sentindo o impacto de 1,5ºC mais quente

'nao tem mascara contra mudança climatica, nao tem vacina contra mudança climatica. só ação global'
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo