• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O Mistério Paulo Coelho

Já li essa entrevista do Paulinho. Faz tempo. E lembro que ri muito na época. Infelizmente, nunca li nada dele. Quero ler pelo menos O Alquimista ou outra obra qualquer pra saber como é que ele é melhor que Joyce. Assim, foi a melhor parte da entrevista.

Eu tentei ler Ulisses, não consegui e achei que era burro. Só que eu não sou burro, Ulisses é que é ilegível. Mas as pessoas se acovardam muito para falar dessas coisas. Você tem sempre de passar a idéia de que entendeu tudo. E a culpa não é sua, a culpa é dos caras que escreveram. Eles têm a obrigação de ser claros. Burro é quem não sabe se explicar.

Alguém que fala isso só pode ser uma anta. Alguém que não tem um mínimo de conhecimento literário, que não sabe que é preciso ter certa bagagem para compreender os experimentalismos de Joyce.
 
Facismo cultural?:rofl::rofl::rofl::rofl::rofl::rofl::rofl:

É a melhor e mais hilária entrevista que eu já li! O PC é demais!!! As respostas são pérolas que devem ser guardadas e exibidas para a posteridade de futuros escritores: Não façam como ele!
Eles têm a obrigação de ser claros. Burro é quem não sabe se explicar. Mesmo um livro como Sidarta, do Hermann Hesse, é uma coisa mal-acabada. O cara não soube acabar o livro, entendeu? Termina com aquela frase: "Tem que olhar o rio". Que rio, pô? Acho que o Hermann Hesse não sabia como terminar o livro e meteu essa história aí de rio.

Agora já sei como responder ao autor, é só mandar ele "olhar o rio". Começo a desconfiar de que foi Raul e não ele que compôs Gita. E a voz que ele ouviu era a consciência alertando para que não invadisse um loca consagrado por Machado de Assis... vai saber que imprecações ele poderia receber do morto, né?

Ah, meudelz! Ele se diz influenciado por Blake, Borges e Miller e não se sente maduro para abordar o sexo? Acho que já li o suficiente.
 
Será um EPIC FAIL mesmo. Já li alguns livros dele O alquimista, Brida e quando cheguei a um que tinha a palavra Rio no título eu desisti e devolvi os livros pra minha vizinha. Não sei porque mas gostei de Brida, não que eu tenha AMADO ou seja fã dele... Eu só achei uma leitura que dá pra aturar!!

Diva disse:
Eu tentei ler Ulisses, não consegui e achei que era burro. Só que eu não sou burro, Ulisses é que é ilegível. Mas as pessoas se acovardam muito para falar dessas coisas. Você tem sempre de passar a idéia de que entendeu tudo. E a culpa não é sua, a culpa é dos caras que escreveram. Eles têm a obrigação de ser claros. Burro é quem não sabe se explicar.

Alguém que fala isso só pode ser uma anta. Alguém que não tem um mínimo de conhecimento literário, que não sabe que é preciso ter certa bagagem para compreender os experimentalismos de Joyce.

Até eu com meus pobres 16 anos de idade sei que é preciso ter uma certa bagagem para certos livros e leituras. Agora ele, um escritor "ACLAMADO" falar isso é a coisa mais fail do mundo. "Eles têm a obrigação de ser claros" AHAM. ¬¬ Ainda não acredito que acabei de ler isso! LOL :rofl:
 
Jornalista é quem tem obrigação de ser claro. Isso é óbvio e alguém com o mínimo de inteligência pra escrever um livro deve saber.
 
eu não lembrava dessa entrevista (talvez nem tenha lido). sabe que eu até tinha começado a deixar quieto, pensando "falar mal do cara é tipo bater em bêbado", mas com esse show de arrogância, pqp, viu...
 
Pessoal, vale a pena ler a entrevista de novo do PC na página 2 para rir um pouquinho, não vale?

:rofl:
 
É, o PC é totalmente sem noção. Primeiro por acreditar ou querer que acreditem que ele é o ó do borogodó da magia (como se existisse...), segundo por se achar a última bolacha do pacote, terceiro por pensar que vai virar clássico, quarto por não entender Joyce e criticá-lo (eu não li JJ, mas o cara é um escritor e não leu - wtf?). Por que o cara simplesmente não se conforma em ficar rico escrevendo livros ruins?
 
Li O Alquimista e O Diário de um Mago dele e gostei de ambos. Acho que quem muito fala mal é porque tem invejinha. É estranho notar que tem muito brasileiro que sempre fala mal do Brasil. Se o produto é daqui, não presta. Se é policial brasileiro é corrupto. Se é rico é ladrão. Se é pobre é ladrão... Se inveja matasse, 90% virava presunto nesse tópico e apareceriam moscas virtuais pra rondar.

Ah, sem contar, que falam que Machado de Assis é um "pseudo-intelectual" porque escreve de forma rebuscada. Clarice Lispector é chata... bla bla bla
Invejinha de blogueiro que não vingou é foda.
Mas o mais foda é ver índio que nunca leu nada dele, criticando. Isso não é opinião, é estupidez mesmo.
 
eu li (mais de um) e não gostei. e não, não é inveja. só acho o estilo dele fraquíssimo se comparado com outros escritores dos quais eu gosto. escritores brasileiros, acho melhor deixar claro, antes que fique parecendo que é coisa de quem só gosta de material estrangeiro.
 
Nós não estamos falando de invejinha, mesmo pq ninguém aqui é infantil o suficiente pra criticar sem ter lido. Eu, já li Verônika decide morrer e 11 minutos, as duas histórias são fracas e confusas. Comparando com outros autores que já li, Paulo Coelho é bem meia boca. Mas o que seria do azul se todos gostassem do verde, não é mesmo?
 
Li O Alquimista e Diário de um Mago dele e gostei de ambos. Acho que quem muito fala mal é porque tem invejinha. É estranho notar que tem muito brasileiro que sempre fala mal do Brasil. Se o produto é daqui, não presta. Se é policial brasileiro é corrupto. Se é rico é ladrão. Se é pobre é ladrão... Se inveja matasse, 90% virava presunto nesse tópico e apareceriam moscas virtuais pra rondar.

Desculpe Voltaire, mas acho que você está argumentando de forma bem boba ao reduzir as críticas a simples "invejinha".
Isso é bem comum em vários aspectos da arte.
Se alguém acha Lady Gaga sem talento e apelativa e diz isso, está com inveja porque ela faz sucesso.
Do mesmo jeito são recebidas, por grande parte dos fãs, as críticas a JK Rowling, Stephanie Meyers e Dan Brown (pra falar de autores estrangeiros que também são espinafrados por aí, não só aqui no Brasil).

O Dan Brown eu só li O Código Da Vinci, e não gostei.
Já da JK Rowling e S Meyer eu saberia apontar aspectos positivos de seus livros.

Mas, no caso do Paulo Coelho, não é nada fácil argumentar mostrando por que ele é bom (ou não tão ruim como dizem).

Eu sei porque tentei isso uma vez (aqui no fórum mesmo) e me dei mal. :timido:
 
Oh, tem razão... No fundo sempre tive inveja do Paulo Coelho, afinal ele ficou rico sem nem se dar ao trabalho de escrever um livro realmente importante. Grudou no Raul Seixas e é aclamado como o compositor de grandes músicas... recebe prêmios internacionais por causa de grandes vendagens, etc. Claro que tenho inveja de um cara desses, ele descobriu o caminho mais fácil e ficou rico, cercado de mulheres lindas e poderoso... Mas estamos falando de literatura e acho que ele não entra nessa categoria, por isso me recuso sequer a criticar alguma coisa que leve o nome dele.
 
Li O Alquimista e Diário de um Mago dele e gostei de ambos. Acho que quem muito fala mal é porque tem invejinha. É estranho notar que tem muito brasileiro que sempre fala mal do Brasil. Se o produto é daqui, não presta. Se é policial brasileiro é corrupto. Se é rico é ladrão. Se é pobre é ladrão... Se inveja matasse, 90% virava presunto nesse tópico e apareceriam moscas virtuais pra rondar.

Ah, sem contar, que falam que Machado de Assis é um "pseudo-intelectual" porque escreve de forma rebuscada. Clarice Lispector é chata... bla bla bla
Invejinha de blogueiro que não vingou é foda.
Mas o mais foda é ver índio que nunca leu nada dele, criticando. Isso não é opinião, é estupidez mesmo.

vc é 1 fanfarrão, voltaire. :hahano:
 
Se não houver ninguém do contra, que graça tem?

Usei o termo "índio" para não dizer "nego", que é a expressão mais comum...

Agora convenhamos, quem não gosta de um determinado autor ou personagem porque ele "se acha", deve ter sérios problemas de auto-estima. Concordam? Olhem o House do seriado Dr. House, é o cara mais filho da puta que existe! E eu adoro ele! Tem gente que se leva a sério demais por aqui... :nana:

Isso me deu uma ideia para escrever umas coisas... hum... obrigado!
 
Li quase tudo do Paulo Coelho. Durante muito, muito tempo, foi meu escritor preferido. Queria até seus livros na lista do vestibular. Mas foram tempos estranhos. Pra vocês terem uma ideia de como andava confuso, prestei vestibular em Engenharia. Logo eu, que tenho dificuldades absurdas em fazer contas de divisão com dois números na chave.

Não tenho como tirar Paulo Coelho do meu currículo de leitor. Tenho é que agradecê-lo. Foi O Alquimista que me permitiu descobrir o prazer da leitura, sem aquela coisa obrigatória da escola. Depois vieram Erico Verissimo, Graciliano Ramos, Hermann Hesse... mas tudo começou com Paulo Coelho.
 
Tenho que confessar, eu também li Paulo Coelho. Uns cinco livros, acho que foram mais, deixa pra lá ( De graça na biblioteca pública até bula de remédio uai...hehehehe). É o escritor brasileiro mais conhecido no exterior. Gente vocês queriam o que? O cara é um mago...rsrsrs. Realmente como disse a Anica se for comparar com outros autores brasileiros ele deixa a desejar. Li um livro recente de Jorge Amado e sei que muita gente não gosta da escrita dele também, gostei pacas da história. Fugi um pouco né. “Cercado de mulheres lindas e poderoso...” Ele precisa contar o segredo da magia dele... rsrsrsrs.
 
"Paulette, tu escreve muito complicado. A arte tem que ser simples, alcançar muitas pessoas. Descomplica tua escrita..."

Supostamente, foi esse o conselho dado por Raul Seixas ao Paulo Coelho. Conselho que o mago utiliza até hoje para justificar o porquê dos seus romances serem rasos.


Ainda assim, Paulo Coelho foi meu Harry Potter: o bruxo que me iniciou nas leituras.
 
Pergunta: Paulo Coelho é ruim perto dos nossos brasileiros contemporâneos. Fato. Mas ele seria ruim quando comparado aos escritores de outros países? Não acho que seja esse o caso, mas pode ser algo a se pensar.

Ou, então, ele é um brasileiro com um viés europeu. Isso faz um sucessão lá fora. Gringo adora esse tipo de coisa. Eu imagino que Dalton Trevisan não faria tanto sucesso assim também. Além do mais, Paulo Coelho é escritor de best-seller que, sem pecar pelo preconceito, é uma leitura mais fácil e mais tranquila inclusive lá fora. Aqui no Brasil, se não contarmos os acadêmicos, o autor do povo é Paulo Coelho mesmo, lá fora deve ser a mesma coisa.

E, de verdade, não vejo os acadêmicos de lá fora estudando autores como Rowling, Meyer, Cornwell, Gaiman ou Riordan. Deve ter pingado um ou outro artigo, algum ensaio, um estudo tímido, mas nada muito denso como se encontra sobre Hemingway ou Tolkien.

Ou eu só falei um monte de merda aqui em cima.
 
Eu já li Paulo Coelho tanto em português quanto em inglês e achei legal. Li O alquimista em portugues e Brida em ingles. Não tenho nada contra ele, considero como todos que ele é tipicamente um autor comercial, que se move com o que mais vende e faz sucesso em cada momento, mas ele nao deixa de ter seu valor e de escrever coisas boas. Que nos fazem pensar.
Brida foi bem traduzido eu diria, ao menos eu curti a tradução. A história não é minha favorita,mas é encantadora e eu como bruxa, gosto de ler histórias que falem de pessoas com crenças parecidas com as minhas.

Acho que o segredo dele é tocar nessas crenças sem abordar nenhuma em especifico, sem nomear nada, para que todos se identifiquem ou queiram se identificar.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo