• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O Mistério da Estrada de Sintra

Estus

Usuário
No dia 24 de julho de 1870, uma carta enviada ao diretor do jornal Diário de Notícias chamou a atenção dos cidadãos de Lisboa. A carta continha o relato de um engenhoso seqüestro na estrada que leva a Sintra. Talvez fosse uma notícia inusitada para a época, mas o que realmente ninguém esperava era o que estava para acontecer. A edição seguinte trazia uma nova carta que dava seqüência à misteriosa narrativa e, depois dela, outras mais.
Mistério, amor, traição, paixão ardente, viagens exóticas e uma morte. O impacto foi tão grande entre os lisboetas que a polícia local se viu obrigada a realizar investigações na cena do crime.
Depois de dois meses de publicações anônimas, a última carta publicada no dia 27 de setembro no Diário de Notícias revelava, enfim, seus autores: Eça de Queirós e Ramalho Ortigão. Com o grande sucesso que a história obteve nas páginas do periódico, as cartas foram publicadas em um livro - O Mistério da Estrada de Sintra - que se tornaria marco na História da Literatura Portuguesa: primeiro romance policial português, primeira incursão de Eça de Queirós na ficção literária, primeiro livro de dois autores; e também surge, pela primeira vez, o célebre Fradique Mendes, “alter ego” de Eça.
Embora tenha sido escrito dentro da mais rigorosa estética do Romantismo literário, a obra desses dois grandes autores nasceu para subverter e criticar os padrões da sociedade portuguesa da segunda metade do século XIX. Ramalho Ortigão, um dos grandes jornalistas do século XIX, foi crítico do falso tradicionalismo e da rotina. Eça traduziu em ficção a crítica de seu amigo, reproduzindo nas falas de personagens, com extraordinária naturalidade do diálogo, a fala corrente da burguesia lisboeta.

O Mistério da Estrade de Sintra
Autores: Eça de Queirós e Ramalho Ortigão
Editora: Arte & Letra
Número de páginas: 237
Preço: R$36,00
 
Só podia ser quem tb neh? EÇA DE QUEIRÓS!
Quanta genialidade não?:uhu: concerteza um mestre...
vou procurar esse livro, me interessou...vlww
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo