• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O Mercado de RPG atual

Uma questão que muita gente esquece é que essa crise no RPG não é só no Brasil. Mesmo nos EUA, onde os livros são baratos e as pessoas tem condição de compra-los as vendas estão caindo. Não é só a incompetência das editoras que gerou essa situação, isso é um reflexo de um mercado que cresceu demais em pouco tempo e agora vai ter que dar uma diminuída.

A culpa é do mercado? Sim. Pode-se culpar o consumidor individualmente porque ele tá gastando o dinheiro dele em outra coisa? Claro que não. O pior desse artigo é essa idéia de que todo jogador de RPG só pode ser isso: jogador de RPG. Tem muita gente que gosta de RPG mas que prefere gastar 50 reais numa festa ou então indo diversas vezes no cinema com a namorada. Se o consumidor prefere gastar o dinheiro dele com outras coisas, é obrigação do produtor (no caso, as editoras) colocarem no mercado um produto que atraia esse consumidor. O mundo é assim.

Falar que a Devir não tem concorrência não é bem verdade. Ela concorre com importadoras, com os quadrinhos da Pannini, com o cinema, com as baladas. E ela tá perdendo essa concorrência. Se realmente não tivesse concorrência era pra Devir tá nadando em dinheiro apesar da má qualidade dos livros dela, mas não é isso que acontece.

Agora, eu não concordo com o que o Arcanjo disse, que por algum motivo as editoras de livros, gravadoras de discos e outros empresários deveriam altruisticamente baixar o preço dos seus produtos para permitir que toda a população tenha acesso à eles. Qualquer pessoa vendendo alguma coisa tem que fazer essa venda pelo preço que for dar o maior lucro pra ela. Venda barato demais e seu lucro vai cair, venda caro demais e as pessoas vão comprar outra coisa. Esse é o sistema, e não dá pra culpa-los. Sem lucro, a editora fecha e aí que ninguém vai ter livro nenhum mesmo.
 
Eu não disse que as editoras deveriam abaixar os preços e serem "caras legais". Os livros poderiam ser um pouco mais baratos e ainda lucrarem bastante... como eu disse, não estou dizendo que o q fazem é errado... apenas não concordo muito com a ideia de exploração... na moonshadows cada livro está sendo vendido por 74 reais, mas já foi vendido por mais barato (uns 69 eu axu).. o Dragonlance, que custa 89 reais, está sendo vendido lá por 75... ainda é um preço alto, mas é uma redução do preço...

Não estou dizendo para abrirem mão do lucro, afinal, como falei, quando vc se poe na mesma situação que eles, oq vc vai querer? Lucrar!! Só que vc pode tentar lucrar mais, cobrando menos... a maioria prefere não arriscar, mas eu axu que alguns produtos venderiam mais se custassem menos... mas isso, é claro, uma suposição.

E em relação a concorrencia da devir, sei que ela tem concorrencia, mas em relação a material traduzido em portugues, a maioria vem dela. Mesmo que tenha revendedoras, como sites ou outros lugares, no final, os livros vem da devir. Talvez (talvez, olhe bem) se a devir tivesse licensa sobre apenas um dos sistemas ao invés de quase todos, poderíamos ter uma freqüencia maior de lançamentos de livros (afinal, vc só vai lançar coisas de um sistema, não de 3 ou 4), além de talvez preços melhores devido a concorrencia (outras editoras terão os outros sistemas, que em teoria, iriam buscar meio de chamar a atenção dos consumidores, preços melhores é um deles)...

Em teoria poderia funcionar, mas a "dominação d20" poderia prejudicar as empresas que ficassem com sistemas que não vendem tanto (pelo menos que eu saiba, mas posso estar errado) como o Gurps ou o "falecido" SdA RPG...

Ainda acho que monopólio não é algo legal para o consumidor, que sem opção, não tem muito para onde recorrer. Podemos comprar importados? Sim, mas nem todo mundo tem habilidade em inglês para recorrer a produtos importados, sendo obrigados a depender da boa vontade da Devir, que podeira fazer materiais de melhores qualidade!
(lembrem do BESM que saiu em português, que já tinha uma versão mais recente muito tempo antes da devir inventar de traduzi-lo! No proprio site oficial do BESM vc vê que a versão que tem lá é mais atualizada além de ter mais material, como um preview do Mecha D20...)
 
Última edição:
Li o artigo, e os posts do tópico mais ou menos. Não tenho conhecimento aprofundado sobre o mercado brasileiro de RPG, e realmente não me importo muito com ele, já q em nada afeta meu rpg. Mas lendo as opiniões, pensei que se o mercado acabar, é pq simplesmente ele não deveria mais existir, simples. Mercado é algo q se ajusta naturalmente, é dificil controla-lo. Dizem que o mercado americano está em crise, porém outra visão disso é que ele está se ajustando ao que deveria ser, ao que um mercado de RPG pode ser. Não é culpa de ninguem, talvez nem da baixa qualidade de algumas editoras, o problema é a limitação de um mercado baseado num hobby como RPG. Talvez não exista crise alguma, nem falta de profissionalismo, nem nada, RPG simplesmente não é um hobby criado para ser algo imensamente lucrativo e faze-lo ser lucrativo, conseguir criar a "necessidade" ou o costume de um consumo periódico de suplementos e outros artigos eh um grande feito, mas não é o natural. Todos sabem que não precisam de muito pra jogar rpg, é como futebol, soh se precisa duma bola. Os jogadores podem muito bem comprar mais e mais livros pra enriquecerem suas opções, mas fazem isso por que querem, ou sao consumistas, ou gostam de colecionar, mas jamais o fazem por necessidade, e se as editoras planejarem seus negócios contando com essa necessidade ou tentando impo-la, vão falhar. Os jogadores não precisam das editoras para exercerem seu hobby. Por exemplo, qualquer um pode jogar D&D de graça, as regras básicas necessarias são distribuídas gratuitamente. Existe um limite para o mercado do RPG, e se os que buscam lucrar com ele e fazer dele um negócio ultrapassarem esse limite quebrarem a cara e chamar isso de crise, lamento dizer: wake up. Acordem para a dura realidade, RPG não é um hobby lucrativo, até por isso que se chama "hobby":
1. an activity or interest pursued for pleasure or relaxation and not as a main occupation
Existe um mercado para o RPG? claro. No Brasil? tbm, mas será muito menor do q nos EUA, nao chega a 1%, chutando otimisticamente. Tentar recriar o mercado americano no Brasil é um erro, desde a Devir tentando manter uma agenda semelhante de lançamentos, ao utópico escritor caseiro (freelancer pra não ficar tao pejorativo) de RPG tentando vender seu PDF na internet brasileira.
 
O fato de fazer sucesso não significa que é bom.

O fato de Holy Avenger ter sido, durante um bom tempo, a segunda revista em quadrinho mais vendida no Brasil, não indica que é boa? Foi a primeira revista de quadrinhos brasileira desse genero a ter 40 números. Vai sair (ou saiu) uma série animada, também a primeira do genero aqui no Brasil. Fez sucesso e não é bom? Não entendo como as pssoas compram (mensalmente ou quinzenalmente) uma coisa que acaham ruim. É isso que o povo quer, por isso vendeu e fez sucesso. O mesmo com tormenta. Vc pode não ter gostado, mas os números falam por si.

Os livros da Daemon fazem parte do efeito dragao brasil, no mercado. Livros ridículos, com sistema medonho (a arte era muito boa, realmente). Erros de pesquisa e várias críticas ao texto extremamente parecido com o de outros livros. Esse pessoal da DB só fez mal ao cenário.

Outra vez uma opinião sem fundamento. Se perguntarem, qual a melhor editora de RPG brasileiro? A resposta é Daemon. Trevas e Arkanum são livros bem feitos e estão em uma edição 3.5. Novamente os números falam por si. Está expressando sua opinião de gosto sobre os livros e não analisando-os.
 
Números não querem dizer nada, especialmente num país como o Brasil, onde o CD mais vendido da história foi dos Mamonas Assassinas, Paulo Coelho é considerado escritor, as novelas são campeãs de audiência e o domingo na TV é... domingo na TV.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo