• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O Melhor Detetive de Todos os Tempos

O Melhor Detetive

  • Jane Marple (Agatha Christie)

    Votos: 0 0,0%
  • Dupin (Edgar Allan Poe)

    Votos: 0 0,0%

  • Total de votantes
    710
Eruantale

"elementar meu caro Watson" NUNCA foi escrito po Doyle foi uma peça de teatro bem famosa.

A Alerquina, vc esta enganada... Sherlok eh um Quimico notavel... vc pode ler q em diversos casos ele usa catalogos de suas experiencias quimicas prévias(em especial de fumos).... caso vc tenha lido "um estudo em vermelho" vc vai se lembrar do inicio onde ele esta no laboratorio estudando uma forma de descobrir se uma mancha era de sangue ou de terra isso em 1800

ps. eu nao me lembro dele dizendo nuca a Watson onde ele estava por causa de terra sem seu sapato.... mas nao duvidaria...
 
Eruantale

"elementar meu caro Watson" NUNCA foi escrito po Doyle foi uma peça de teatro bem famosa.

A Alerquina, vc esta enganada... Sherlok eh um Quimico notavel... vc pode ler q em diversos casos ele usa catalogos de suas experiencias quimicas prévias(em especial de fumos).... caso vc tenha lido "um estudo em vermelho" vc vai se lembrar do inicio onde ele esta no laboratorio estudando uma forma de descobrir se uma mancha era de sangue ou de terra isso em 1800

ps. eu nao me lembro dele dizendo nuca a Watson onde ele estava por causa de terra sem seu sapato.... mas nao duvidaria...

tem uma passagem sim, eu não sei se com o Watson, em que ele fala sobre o que a pessoa fez naquele dia baseado na terra no sapato da pessoa; mas não APENAS no sapato da pessoa, claro, a terra é apenas uma das informações que ele tem para montar o quebra cabeça.

Embora eu goste do cientificismo do Sherlock, eu sinto falta de um pouco de reflexão humana; por isso prefiro o Poirot, que além de tudo é um personagem mais engraçado por causa de suas manias...
 
Sherlock Holmes, realmente ele segue uma linha de raciocínio incrível e algumas das suas deduções são bem interessantes e explicativas.
 
Sherlock Holmes é fantástico conheço pouco desses contos de detetives, mas já um pouco de cada um dos citados, e gosto mais do Holmes.
 
Sherlock, com certeza!

E 007 era detetive?! Não era espião? :think:
Acho que podemos considerar os dois ne? Uma vez que ele acabava por usar da espionagem para prender os culpados. Um pode até dizer que espionagem é um ramo da investigação... =D

Concordo... Sherlock :grinlove:
 
Hercule Poirot de Agatha Christie!!!, sem duvida alguma é o melhor,:joy:
ele é surpreendente e muito,muito detalhista.
É incrivel as observações que ele faz, são coisas inesperadas que fazem o leitor parar e pensar,como não notei isso?,eu pensaria nisso?????:think:


Mas concordo com a colega anterior,ele se acha e muito:hihihi: ,e aquele bigode dele,huahuah é um malinha mesmo,mas,oq seria do mundo sem as células cinzentas de nosso superdetetive Hercule Poirot.8-O :eek:
 
É incrivel as observações que ele faz, são coisas inesperadas que fazem o leitor parar e pensar,como não notei isso?,eu pensaria nisso?????:think:

Mas há a descrição e pistas no texto de Christie para o leitor perceber? Aí não seria "dumbness"(culpa) do leitor em deixar passar, se não houve nada para ser percebido.

A sacada de Doyle é o Watson, que enxerga apenas o aberrante, o chocante, e deixa escapar todo o resto. Ou seja, não há no texto forma do leitor ver a cena do crime como pode ser visto pelo detetive em questão.

Porém, pode-se usar como recurso OUTROS personagens para fazer o papel de Watson. No entanto, isso seria tremendamente anti-ético: uma coisa é UM ÚNICO personagem ser ingênuo, outra coisa é fazer todo o resto do mundo tornar-se "watson". Novamente, não estereotipa-se todo o resto do mundo como "dumb", enquanto o "mary sue" detém todos os poderes oniscientes.

E qual a "desculpa" usada por Doyle? Que se fosse o próprio Holmes a descrever seus casos seriam algo muito estéreis e sem graça. Este é o mérito de Watson, por nos fornecer apenas o chocante e o espetáculo.
 
Última edição:
Mas há a descrição e pistas no texto de Christie para o leitor perceber? Aí não seria "dumbness"(culpa) do leitor em deixar passar, se não houve nada para ser percebido.

A sacada de Doyle é o Watson, que enxerga apenas o aberrante, o chocante, e deixa escapar todo o resto. Ou seja, não há no texto forma do leitor ver a cena do crime como pode ser visto pelo detetive em questão.

Porém, pode-se usar como recurso OUTROS personagens para fazer o papel de Watson. No entanto, isso seria tremendamente anti-ético: uma coisa é UM ÚNICO personagem ser ingênuo, outra coisa é fazer todo o resto do mundo tornar-se "watson". Novamente, não estereotipa-se todo o resto do mundo como "dumb", enquanto o "mary sue" detém todos os poderes oniscientes.

E qual a "desculpa" usada por Doyle? Que se fosse o próprio Holmes a descrever seus casos seriam algo muito estéreis e sem graça. Este é o mérito de Watson, por nos fornecer apenas o chocante e o espetáculo.
Mas esses outros "watosons" existem na obra de Doyle, Primula. Basta ver como os inspetores e detetives da Scotlan Yard ou da polícia do interior são cegos e estúpidos (salvo raríssimas excessões).
A Christie realmente não revela nada antes do final do livro. Doyle é bem diferente, expõe bem os fatos, no entanto de uma maneira "leiga" (ou seja, a visão de Watson). E não é dificil descobrir o culpado antes do fim nas histórias de Sherlock.

E quanto ao próprio Sherlock contar suas histórias, existe um conto publicado no último livro da série ("Histórias de Sherlock Holmes") que é narrado pelo próprio Sherlock. Realmente é bem desinteressante. Mas deve-se levar em consideração que os dois últimos livros de Holmes são bem fraquinhos. Doyle parece te-los escrito por obrigação e não por inspiração.
 
Eu vou comentar aqui porque é tópico de histórias policiais... bem, eu achei uma coisa meio nostálgica para mim e tinha que comentar aqui: Edgar Wallace.

Vi que você postou sobre a biografia do Wallace no Twitter e acabei me lembrando de quando li Uma Canção nas Trevas, ainda no colegial. Realmente, era muito bom. Foi esse livro que me fez ficar interessado em noirs de Hammett e Chandler. Preciso ler outros dele qualquer dia desses.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo