• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O melhor conto de Machado de Assis

Qual o melhor conto?


  • Total de votantes
    23
Gosto muito da igreja do diabo, mas o que eu mais gosto não está na lista...
O nome é "A teoria do medalhão"
 
Tive que ler três vezes o Alienista para fazer um trabalho para escola durante a 8º série...

Ó velhos tempos onde eu não fazia nada além de estudar... :(
 
Putz, quando se trata dos romances do Machado, consigo escolher, sem pestanejar, mas os contos... os meus preferidos o são por motivos diferentes. Adoro "A igreja do diabo", mas acho "A cartomante" mais estilisticamente rico. Sou louca por "A missa do Galo" e "Uns braços", mas poucos contos do Machado me destruíram tanto quanto "Pai contra mãe" que, na maior parte do tempo, é o meu preferido.
 
eu li um conto do Machado de Assis que me foge o nome.
Sei que o assunto era um esqueleto, era como se fosse o thriller do Machadão..
alguém lembra?
 
eu li um conto do Machado de Assis que me foge o nome.
Sei que o assunto era um esqueleto, era como se fosse o thriller do Machadão..
alguém lembra?

É o conto em que Alberto narra a história do Doutor Belém, que mantinha o esqueleto de sua esposa em casa e até sentava o esqueleto à mesa na hora do jantar?

Se for o conto que mencionei no spoiler, ele se chama "Um esqueleto", e é muito bom, mesmo. Constrói-se sob a égide do humor perverso. Ele é dividido em "seis capítulos", o que quase lhe confere uma roupagem de novela. Quase. E tem um esquema de encaixe: duas narrativas numa. O conto flerta com o fantástico, na concepção de Todorov, porque o "mistério" é explicado como que numa retomada de consciência.

Além disso, o conto tem, também, uma das características principais do Fantástico: a maneira a partir da qual o elemento que deveria remeter ao insólito é apresentada, isto é, como ela é posta em cena, acaba por causar estranhamento. O insólito reside mais no modo de narrar do que no esqueleto propriamente dito. Reside mais no que aquele esqueleto "esconde" e a narrativa busca desvelar no que no objeto em si.
 
  • Curtir
Reactions: fcm
Meu favorito é A cartomante, mas o que eu acho mais impressionante em termos narrativos é Pai contra mãe.
 
Se for o conto que mencionei no spoiler, ele se chama "Um esqueleto", e é muito bom, mesmo.
exatamente esse!
Li uma vez na Biblioteca Mário de Andrade no centrão de sampa enquanto tinha que fazer hora pra aguardar uma reunião.
Bem legal mesmo, quem não leu pode ir atrás!
 
Votei n'O Alienista. É o que o pessoal mais conhece, e é fantástico. Não sei se é o conto mais inspirado do Machado, mas é meu preferido.
 
  • Curtir
Reactions: fcm
Votei n'O Alienista. É o que o pessoal mais conhece, e é fantástico. Não sei se é o conto mais inspirado do Machado, mas é meu preferido.
mas se você ainda não leu procure ler esse abaixo:
Se for o conto que mencionei no spoiler, ele se chama "Um esqueleto", e é muito bom, mesmo. Constrói-se sob a égide do humor perverso. Ele é dividido em "seis capítulos", o que quase lhe confere uma roupagem de novela. Quase. E tem um esquema de encaixe: duas narrativas numa. O conto flerta com o fantástico, na concepção de Todorov, porque o "mistério" é explicado como que numa retomada de consciência.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo