• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O melhor conto de Machado de Assis

Qual o melhor conto?


  • Total de votantes
    23

Ana Lovejoy

Administrador
Com o retorno do tópico do melhor romance de Machado de Assis, esta é uma boa hora para fazermos uma enquete do melhor conto. Como ele escreveu UM MONTE de coisa, vamos primeiro colocar algumas sugestões aqui (tipo os que você considera mais importantes e tal), e depois montamos a enquete, ok?

:highfive:
 
hAUHAUHAUAHA
BURRO
errei feio
hauahua
agora vo fiqua quieto
juro, e vou ler antes de postar.
 
Para quem tem um "Não diga nada que não valha a pena ser dito" na assinatura, ler antes de postar deveria ser um hábito, não? =P

Minhas sugestões:

O enfermeiro
Um homem célebre
A cartomante
 
Problemas com o staff devem ser levados ao fale conosco, se insistir, levará advertência.

EDIT: depois de ler o que o Phantom escreveu me liguei que já li sim, o alienista, e missa do galo, so que faz tempo.
1° serie do segundo grau.
 
Última edição por um moderador:
Eu adoro "O Enfermeiro" a trama psicológica é muito foda. Acho que da obra de Machado de Assis esse é o que mais me intriga.

Déor, ouça a Tia Joy. :beam:
 
Última edição:
Olha eu não sei se é o melhor, mas o meu preferido é a "Igreja do Diabo", acho tão crítico e irônico e além de tudo divertido!
 
Os meus contos machadianos favoritos são:
- Missa do Galo
- A Causa Secreta
- Noite de Almirante
- A Igreja do Diabo
- Viver!
- O Alienista
 
O Alienista
A Cartomante
A Carteira

Tô com um livro de escola, só de contos do Machado de Assis, vou terminar de ler ele e ver se posto algum que tiver lá aqui.
 
Ok, enquete feita, e é de múltipla escolha para facilitar a vida dos mais indecisos. Só uma observação, O Alienista é uma novela, não um conto. Mas vou considerar como conto, para fins lúdicos. =P
 
Não estou qualificado a votar já que eu só li O Alienista, mas é um livro tão genial e tava sem nenhum voto e etc e tal e então eu votei.

[...] Aos quarenta anos (Simão Bacamarte) casou com D. Evarista da Costa e Mascarenhas, senhora de vinte e cinco anos, viúva de um juiz de fora, e não bonita nem simpática. Um dos tios dele, caçador de pacas perante o Eterno, e não menos franco, admirou-se de semelhante escolha e disse-lho. Simão Bacamarte explicou-lhe que D. Evarista reunia condições fisiológicas e anatômicas de primeira ordem, digeria com facilidade, dormia regularmente, tinha bom pulso, e excelente vista; estava assim apta para dar-lhe filhos robustos, sãos e inteligentes. Se além dessas prendas, —únicas dignas da preocupação de um sábio, D. Evarista era mal composta de feições, longe de lastimá-lo, agradecia-o a Deus, porquanto não corria o risco de preterir os interesses da ciência na contemplação exclusiva, miúda e vulgar da consorte. D. Evarista mentiu às esperanças do Dr. Bacamarte, não lhe deu filhos robustos nem mofinos. [...]

Só o típico "disse-lho" ali já é um orgasmo (y)
 
Vamos lá: Primeiríiisssimo "Teoria do Medalhão" ; Segundo, mas não menos genial "O Cônego ou a Metafísica do estilo" e, finalmente, o fantástico "Miss dollar"...
Olha, na verdade, em se tratando de Contos, Machado de Assis é simplesmente imsuperável 9na minha modesta opinião, claro!)...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo