1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

O melhor conto de Machado de Assis

Tópico em 'Literatura Brasileira' iniciado por Ana Lovejoy, 14 Jun 2007.

?

Qual o melhor conto?

1. O enfermeiro

11,8%
  2. Um homem célebre

5,9%
  3. A cartomante

23,5%
  4. Missa Do Galo

17,6%
  5. O Alienista

35,3%
  6. Igreja do Diabo

29,4%
  7. O Espelho

11,8%
  8. A Causa Secreta

0 voto(s)
    0,0%
  9. Noite de Almirante

0 voto(s)
    0,0%
  10. Viver!

5,9%
São permitidos múltiplos votos.
  1. Ana Lovejoy

Ana Lovejoy Administrador

Com o retorno do tópico do melhor romance de Machado de Assis, esta é uma boa hora para fazermos uma enquete do melhor conto. Como ele escreveu UM MONTE de coisa, vamos primeiro colocar algumas sugestões aqui (tipo os que você considera mais importantes e tal), e depois montamos a enquete, ok?

:highfive:

2. Déor

Déor Usuário

Memórias póstumas de Brás Cubas
    Minha opinião.

3. Ana Lovejoy

CONTO, Déor. CONTO.

4. Déor

Déor Usuário

hAUHAUHAUAHA
    BURRO
    errei feio
    hauahua
    agora vo fiqua quieto
    juro, e vou ler antes de postar.

5. Ana Lovejoy

Para quem tem um "Não diga nada que não valha a pena ser dito" na assinatura, ler antes de postar deveria ser um hábito, não? =P

Minhas sugestões:

O enfermeiro
    Um homem célebre
    A cartomante

6. Déor

Déor Usuário

Problemas com o staff devem ser levados ao fale conosco, se insistir, levará advertência.

EDIT: depois de ler o que o Phantom escreveu me liguei que já li sim, o alienista, e missa do galo, so que faz tempo.
    1° serie do segundo grau.

Última edição por um moderador: 14 Jun 2007
  7. Phantom Lord

Phantom Lord London Calling

Sugestões:

*Missa Do Galo
    *A Cartomante
    *O Alienista

8. Kurt

Kurt El Doctor

Eu adoro "O Enfermeiro" a trama psicológica é muito foda. Acho que da obra de Machado de Assis esse é o que mais me intriga.

Déor, ouça a Tia Joy. :beam:

Última edição: 28 Jun 2007
  9. Marco

Marco may the force be with... wait

Olha eu não sei se é o melhor, mas o meu preferido é a "Igreja do Diabo", acho tão crítico e irônico e além de tudo divertido!

10. Ana Lovejoy

Caraca, esqueci de citar o meu conto favorito! o_O Bem lembrado Uplúk ^^

11. Anna Cwen

Anna Cwen Ourificada

além dos que vcs postaram, tem um que eu gosto muito, se chama "O Espelho".

12. Quickbeam

Quickbeam Rock & Roll

Os meus contos machadianos favoritos são:
    - Missa do Galo
    - A Causa Secreta
    - Noite de Almirante
    - A Igreja do Diabo
    - Viver!
    - O Alienista

13. LatinoAmericano

LatinoAmericano Aqui jaz Alcarecco

O Alienista
    A Cartomante
    A Carteira

Tô com um livro de escola, só de contos do Machado de Assis, vou terminar de ler ele e ver se posto algum que tiver lá aqui.

14. Ana Lovejoy

Ok, enquete feita, e é de múltipla escolha para facilitar a vida dos mais indecisos. Só uma observação, O Alienista é uma novela, não um conto. Mas vou considerar como conto, para fins lúdicos. =P

15. Marco

Marco may the force be with... wait

Votei na Igreja do Diabo claro!

16. Fausto

Fausto Lovely head

Não estou qualificado a votar já que eu só li O Alienista, mas é um livro tão genial e tava sem nenhum voto e etc e tal e então eu votei.

[...] Aos quarenta anos (Simão Bacamarte) casou com D. Evarista da Costa e Mascarenhas, senhora de vinte e cinco anos, viúva de um juiz de fora, e não bonita nem simpática. Um dos tios dele, caçador de pacas perante o Eterno, e não menos franco, admirou-se de semelhante escolha e disse-lho. Simão Bacamarte explicou-lhe que D. Evarista reunia condições fisiológicas e anatômicas de primeira ordem, digeria com facilidade, dormia regularmente, tinha bom pulso, e excelente vista; estava assim apta para dar-lhe filhos robustos, sãos e inteligentes. Se além dessas prendas, —únicas dignas da preocupação de um sábio, D. Evarista era mal composta de feições, longe de lastimá-lo, agradecia-o a Deus, porquanto não corria o risco de preterir os interesses da ciência na contemplação exclusiva, miúda e vulgar da consorte. D. Evarista mentiu às esperanças do Dr. Bacamarte, não lhe deu filhos robustos nem mofinos. [...]

Só o típico "disse-lho" ali já é um orgasmo (y)

17. Alanië

Alanië Usuário

Putz, só agora eu vi que era de múltipla escolha. :tsc:

Senão teria escolhido "O Alienista" tbm.

18. DiegoFerrite

DiegoFerrite Usuário

Só li "A cartomante" e "O alienista", e gosto muito dos dois.

19. Carol

Carol Visitante

O alienista, Missa do Galo e O espelho. :grinlove:

20. Alcarinollo

Alcarinollo Usuário

Vamos lá: Primeiríiisssimo "Teoria do Medalhão" ; Segundo, mas não menos genial "O Cônego ou a Metafísica do estilo" e, finalmente, o fantástico "Miss dollar"...
    Olha, na verdade, em se tratando de Contos, Machado de Assis é simplesmente imsuperável 9na minha modesta opinião, claro!)...

Compartilhar