• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O melhor brasileiro de todos os tempos [SBT]

Quem vencerá essa disputa?


  • Total de votantes
    17
  • Votação encerrada .
Sim, você está enganado.


84% dos gregos são cristãos ortodoxos e a religião é parte essencial de sua cultura, sociedade, ESTADO! Que importância tem a religião no Brasil? 65% de católicos, dos quais 90% são não-praticantes e/ou ignorantes da fé que professam. Esse país é o absurdo mais laicista e pseudo-religioso que existe no planeta. Exceções feitas às religiões africanas talvez, e ao espiritismo.

Mas no que o vídeo da liturgia vem ao caso? :eh:
 
Última edição por um moderador:
Mas no que o vídeo da liturgia vem ao caso? :eh:

Cara, é uma liturgia ortodoxa. É pra você parar e babar. :D

- - - Updated - - -

Ainda não ficou claro pra mim. O que você chama de crenças "folclóricas"? Quando você diz que "evitam isso", está dizendo que evitam o quê? :think:

Enraizadas em uma tradição cultural e espiritual de milênios, não vividas de forma pós-moderna como os cristãos contemporâneos, que vão à Missa como vão a um concerto, musical etc, ou assistem a batizados e casamentos como meros eventos sociais. Falo de sacralidade que essas crenças mais enraizadas na alma e na consciência (individual e coletiva) do povo africano, ou seja, que não perderam o sentido de 'tradição', mantém viva. Elas evitam a destruição do sagrado.

E não vejo demérito nenhum em valorizar isso.

Nem eu. Só acho que é mais uma questão midiática mesmo. Mas posso estar enganado... não conheço/li sobre a vida do Chico. Talvez vocês que conhecem saibam valorizar um todo espiritual-biográfico que me escapa.
 
Em tempo

"Ah, mas Chico fez obras de caridade". Isso só mostra que ele fazia parte de um grupo imenso de pessoas que são alheios a riquezas (e que nem sempre são admiráveis por causa disso), pois se interessam demasiadamente por outro aspecto da vida, como estudos filosóficos e científicos, práticas religiosas ou artísticas, serviço à pátria, fama, política e poder, ócio ou vadiagem, reconhecimento social, etc. No caso de Chico, simplesmente a divulgação da doutrina espírita, e provavelmente o reconhecimento social que prouvesse dessa atividade. É por essa divulgação - sobretudo pela atividade psicográfica - que ele é reconhecido. Ele não é reconhecido como um grande filantropo que por acaso divulgava uma religião (como, talvez, a irmã Dulce). Não seria tão lembrado se fosse um católico que, com a mesma quantidade de recursos que Chico teve acesso, fizesse o que ele fez em termos de caridade. A vida dele girou em torno da divulgação da doutrina. A filantropia só é um aspecto dessa atividade, dessa projeção da figura de Chico e de sua doutrina - se Chico ficasse rico, decerto passaria a história mais como um vendedor de livros de autoajuda e misticismo, e não como grande líder espiritual. Ele não é uma pessoa admirável porque abdicou da riqueza para se dedicar a isso. Prefiro mais um indivíduo que pratica filantropia mantendo certa riqueza para si, porém sem enganação e incentivo à ignorância.

Existe uma coisa chamada livre-arbítrio. Já ouviu falar?

Chico poderia sem dúvida se quisesse ter se enriquecido financeiramente e materialmente, mas se ele não quis, qual é o "crime" nisso? Também existe outra coisa chamada trabalho voluntário de ajuda ao próximo. Já ouviu falar também?

Se por um lado o Chico não se enriqueceu no lado material, em outro no humanitário na ajuda ao próximo, talvez ele foi uma das pessoas mais ricas do mundo, algo que ele sempre fez questão de agradecer ainda em vida e esse é um preço que nem toda a fortuna do Eike Batista é capaz de pagar.

Nem eu. Só acho que é mais uma questão midiática mesmo. Mas posso estar enganado... não conheço/li sobre a vida do Chico. Talvez vocês que conhecem saibam valorizar um todo espiritual-biográfico que me escapa.

Uma coisa importante a se dizer do Chico é que durante sua vida ele nunca precisou de mídia pra se promover e ficar correndo atrás dela. Aliás, ele sempre relutou e evitou isso, não há toa que são poucas as entrevistas que ele concedeu e até no dia de sua morte era mais do que um desejo dele que não houvesse exposição midiática em cima dele e que fosse numa data em que toda a mídia brasileira estaria focada em cima de um único fato que foi a conquista do Brasil na Copa do mundo de 2002 do que falar dele e de fato foi o que exatamente aconteceu.

Já se agora ocorre divulgação midiática de seu trabalho pós-morte é porque finalmente está havendo um verdadeiro e justo reconhecimento.
 
Já acho curioso ver gente não-espírita defendendo como “grande brasileiro” alguém que é famoso por alegar se comunicar com mortos, mas acho estranhíssimo ver gente defendendo o Chico depois de saber que ele defendia e realizava uma suposta materialização de espíritos, que é algo bem documentado e é como se tirassem uma foto dele segurando um cartaz escrito "sou charlatão". Não tem meio termo, ou ele é charlatão ou não é, ou alguém que realmente falasse com espíritos iria colocar uma mulher num lençol e falar "óóóóóó, que legal, é um espírito!"?

"Ah, mas Chico fez obras de caridade". Isso só mostra que ele fazia parte de um grupo imenso de pessoas que são alheios a riquezas (e que nem sempre são admiráveis por causa disso), pois se interessam demasiadamente por outro aspecto da vida, como estudos filosóficos e científicos, práticas religiosas ou artísticas, serviço à pátria, fama, política e poder, ócio ou vadiagem, reconhecimento social, etc. No caso de Chico, simplesmente a divulgação da doutrina espírita, e provavelmente o reconhecimento social que prouvesse dessa atividade. É por essa divulgação - sobretudo pela atividade psicográfica - que ele é reconhecido. Ele não é reconhecido como um grande filantropo que por acaso divulgava uma religião (como, talvez, a irmã Dulce). Não seria tão lembrado se fosse um católico que, com a mesma quantidade de recursos que Chico teve acesso, fizesse o que ele fez em termos de caridade. A vida dele girou em torno da divulgação da doutrina. A filantropia só é um aspecto dessa atividade, dessa projeção da figura de Chico e de sua doutrina - se Chico ficasse rico, decerto passaria a história mais como um vendedor de livros de autoajuda e misticismo, e não como grande líder espiritual. Ele não é uma pessoa admirável porque abdicou da riqueza para se dedicar a isso. Prefiro mais um indivíduo que pratica filantropia mantendo certa riqueza para si, porém sem enganação e incentivo à ignorância.

Quanto ao programa, até fiquei surpreso que Getúlio, Lula e FHC terem sido eliminados logo no começo (dentre os finalistas), e a Princesa Isabel ter chegado tão longe, sendo que a história de vida dela nem é tão conhecida assim. Até me deu um leve otimismo quanto à visão de mundo do brasileiro em geral. Como Chico tinha quase sido eliminado pela Irmã Dulce (por 0,5%), que nem é tão conhecida, achava que ele seria facilmente eliminado. Até assisti o finalzinho do programa, torcendo para a Isabel descambar o Dummond (mas se este vencesse seria legal também), e quando foi anunciado que o Xavier ganhou, me senti um tapado por ter assistido o programa e achado que ia sair boa coisa de uma votação popular por aqui. Agora é dar risada que, enquanto outros países escolheram Churchill, Tommy Douglas, Charles de Gaulle, Leonardo da Vinci, Alexandre Magno, Juan Carlos I, a gente tenha escolhido o cara que materializou a irmã Josefa. E eu achando que era o cúmulo terem escolhido Salazar ou Allende…

:clap: :clap:

"Ele não é reconhecido como um grande filantropo que por acaso divulgava uma religião". Exatamente! E mesmo se fosse conhecido apenas como um grande filantropo, isso é MUITO pouco pra ser considerado o Maior de todos os Brasileiros. Mas muito pouco mesmo.
 
Falo aqui de consumismo e valores anti-tradicionais, pra dar uns exemplos.

Enraizadas em uma tradição cultural e espiritual de milênios

Você sempre fala em tradição e tal, mas o próprio Cristianismo começou em algum lugar, os conservadores de hoje foram os progressistas de ontem, se os romanos fossem ser conservadores e se aliar à tradição o Cristianismo não teria ido adiante, não em Roma, esse não é um argumento válido para algo, pois se fossemos nos apegar sempre à tradição nem teríamos saído dqas cavernas e construído casas por exemplo.
 
  • Curtir
Reactions: Pim
Você sempre fala em tradição e tal, mas o próprio Cristianismo começou em algum lugar, os conservadores de hoje foram os progressistas de ontem, se os romanos fossem ser conservadores e se aliar à tradição o Cristianismo não teria ido adiante, não em Roma, esse não é um argumento válido para algo, pois se fossemos nos apegar sempre à tradição nem teríamos saído dqas cavernas e construído casas por exemplo.

Se você lesse de verdade meus posts, veria que eu sempre falo de Tradição, com um 'T' maiúsculo pra denotar a grande importância de UMA tradição em termos doutrinários especificamente cristãos. Não se trata de opor as ideologias políticas do conservadorismo e do liberalismo, Tradição é um conceito teológico, e um conceito-chave na eclesiologia ortodoxa e romanista.

Tendo esclarecido isso, e revelado a inocuidade do que você considera 'ir pra frente', 'saído do lugar', 'cavernas', creio ter respondido ao seu post. Ser 'tradicional' não é 'parar no tempo' e ser 'moderno' não implica nada de belo e elevado ou não-retrógrado. Essa dicotomia é tão fabricada quanto a oposição existente entre fé e razão. Ideologicamente fabricada.

Aconselho você, Morfindel, a ler um bom historiador das religiões. Mircea Eliade, no seu Tratado de História das Religiões, vai fazer você compreender 90% do que eu digo em termos de religiões comparadas além de te fazer finalmente o que é de fato a religião, eliminando boa parte (senão todos) os teus preconceitos sobre o assunto.

Aliás, o Igor deveria ler também.
 
Última edição:
Eu já li vários livros dele inclusive esse, mas não mudou meu ponto de vista, e ele não me parecia ter falado isso que você disse.

Sobre Tradição no sentido teológico, não. Mas ele fala exatamente sobre o verdadeiro significado das religiões nas sociedades primitivas E modernas. Até pra superar essa falsa dicotomia que apontei.

Se você ainda acha que a crença é algo atrasado, retrógrado por faltar um discurso científico que a sustente, é porque não entendeu NADA que Eliade escreveu.
 
Uma curiosidade... Chico Xavier diz a opinião de espíritos "benfeitores" sobre a situação política do Brasil na época da ditadura (1971):


É tanta falta de objetividade e lero-lero (até parece um conhecido aqui do fórum) que preferi procurar no google a fala em texto escrito:

Vamos responder com muito respeito, segundo o que temos ouvido de nossos benfeitores espirituais. A noite é consagrada ao Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo, em cujos ensinamentos empreendemos a nossa formação como povo organizado. Por várias vezes, Nosso Senhor Jesus Cristo se referiu à nossa necessidade da oração e da vigilância. Nós sabemos que, segundo os nossos léxicos, orar não é apenas endereçar a nossa palavra ou nosso pensamento a Deus, em súplica ou louvor. Orar significa, também, discursar, expor os nossos pontos de vista e, por isto mesmo, a oração é uma das expressões mais vivas do espírito democrático do Cristianismo, porque cada um de nós ora segundo as suas possibilidades de crer ou de interpretar o fenômeno da fé. Então, sem qualquer expressão eufemística, declaramos que a posição atual do Brasil é das mais dignas e das mais encorajadoras para nós, porque a nossa democracia está guardada por forças que nos defendem contra a intromissão de quaisquer ideologias vinculadas à desagregação.

Precisamos honorificar a posição atual daqueles que nos governam, que vigiam sobre os nossos destinos. A oração e a vigilância, preconizadas por Nosso Senhor Jesus Cristo, se estampam, com muita clareza, em nosso Governo atual. E nós todos vamos dizer com os nossos benfeitores espirituais: devemos crer muito, pedir muito a Deus e unir os nossos pensamentos para que a união seja preservada, dentro das nossas Forças Armadas, para que nós tenhamos o direito de orar, isto é, discursar, permutar livremente os nossos pontos de vista, dar os nossos pareceres, emitir as nossas opiniões em matéria de vivência particular e coletiva. Portanto, com todo o respeito, sem nenhuma idéia de bajulação, falo pessoalmente de minhas pequeninas confabulações com os espíritos amigos e profundamente amigos do Brasil cristão, em Nosso Senhor Jesus Cristo. Digo que nós devemos pedir para que tenhamos a custódia das Forças Armadas, até que possamos encontrar um caminho em que elas continuem nos auxiliando como sempre, para que nós não venhamos a descambar para qualquer desfiladeiro de desordem. Nós não podemos ignorar – abramos um parêntesis – que, muitas vezes, muitos de nós acreditam que as Forças Armadas devem apenas funcionar nas ocasiões de beligerância, nas ocasiões de guerra, diante do mundo civil. Mas, a verdade é que, espiritualmente, estamos em grande conflito com idéias, trazidas ao nosso meio pelas comunicações de massa, pelas impressões de nosso tempo, em que o problema de massas tem que ser considerado. Nós precisamos resguardar o nosso coração para que essas idéias não se infiltrem em nossa vida pública, em nossa vida coletiva, para que não venhamos a perder o dom da liberdade em Jesus Cristo. Nós sabemos que a persuasão química, a própria chamada felicidade química, podem ser trazidas com nosso povo, através de governos que possamos aceitar, com invigilância. Essas ocorrências eliminariam de nossa vida a possibilidade de vivermos como povo livre. Essas ocorrências eliminariam a nossa resistência psicológica, e acabaríamos, talvez, num povo, talvez fantoche. Vamos agradecer a situação atual do Brasil, porque o Brasil desfruta de ordem. O Brasil está sob o império da lei e se a Terra está equilibrada no campo cósmico, é porque a Terra obedece a leis. Se o homem está agora deslanchando para outros mundos, através do nosso satélite, não foi desordenadamente que os nossos grandes astronautas conseguiram semelhante realização. Eles atenderam a leis, obedecem a leis. Os foguetes da astronáutica obedecem a leis. Nós estamos sob o império da lei e devemos ser gratos a Deus e cooperar para que não venhamos a perder a ordem, porque a ordem é como a luz do Sol. De recebermos tanto a lu\z do Sol, nós, muitas vezes, nos esquecemos de agradecer esse dom da providência divina. \muitas vezes, só compreendemos a ordem quando a desordem aparece. Nós, como brasileiros, não devemos proceder em moldes de insensatez. Reverenciemos aqueles que estão guardando o sentido da ordem em nosso País e fazendo com que cada um de nós possa desfrutar esse beneficio da ordem em nossa vida particular, em nossos lares, em nossos grupos sociais, em nossas empresas de trabalho, dentro da liberdade que estamos desfrutando. Porque só não estamos desfrutando uma espécie de liberdade: aquela liberdade de prejudicar a comunidade. E nós estamos no tempo das massas e não devemos prejudicar a ninguém, muito menos à coletividade.

Em resumo, os espíritos concordam que os militares manteram o império das leis, a liberdade de "discurso" e "oração" (liberdade de expressão e de culto), enfim, foi uma beleza.
 
Um cálculo do Chico Xavier? Então ele mentiu e os espíritos não disseram nada daquilo, é isso?
 
Não concordo mas acho que considerando a emissora e os votantes, ganha o Chico
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo