• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O melhor brasileiro de todos os tempos [SBT]

Quem vencerá essa disputa?


  • Total de votantes
    17
  • Votação encerrada .
Re: Registro de Valinor: Diário

Dá pra comparar uma pessoa que inventou o FUCKING AVIÃO a uma que fez caridade a vida inteira? Cada um tem importância de uma forma diferente. Uma muito maior que a outra, porém bem menos nobre.
Acho a vitória do Chico Xavier merecida, assim como a de Santos Dumont também seria.
 
Re: Registro de Valinor: Diário

Pra te ser sincero, eu prefiro não usar o 14-BIS em discussões, porque sempre tem aquele mimimi sobre os irmãos Wright. Eu posso dizer que tem uma contribuição do Santos Dumont que teve mais impacto: O Demoiselle, que foi o primeiro avião open-source. O Dumont deixou esse avião em domínio público, evitando que alguém pudesse impor uma patente sobre "um veículo mais pesado que o ar, com duas asas e motores com propulsores que voa", o que teria ferrado toda a indústria da aviação logo quando ela foi inventada.

Não citei o 14-bis em si. E sim, Demoiselle foi a Obra Prima de Santos Dumont, e bem mais importante que o 14-Bis.

Dá pra comparar uma pessoa que inventou o FUCKING AVIÃO a uma que fez caridade a vida inteira? Cada um tem importância de uma forma diferente. Uma muito maior que a outra, porém bem menos nobre.
Acho a vitória do Chico Xavier merecida, assim como a de Santos Dumont também seria.

A comparação não é de quem foi melhor, e sim Maior. Quando penso em Maior Brasileiro, penso no que foi mais importante para o Brasil. Aí, concordo: Não se compara.
 
Re: Registro de Valinor: Diário

Acho incrível o tanto que religião continua a ser um assunto Tabu, mesmo na Internet, ou num fórum como a Valinor. Não entendo o porquê eu achar o Chico Xavier indgno de ter esse título (O MAIOR) pode ser tão ofensivo a alguém.

Torna-se ofensivo a partir do ponto que você considera "povo burro" quem não pensa como você.
Não tenho o menor problema em discutir religião. E minha participação neste fórum depõe sobre isso.

Fato. 71% das pessoas que votaram na final possuíam referenciais religiosos, e esqueceram a importância histórica dos candidatos, e da relevância de cada um deles para todo o nosso País, e para toda nossa História.

Religiões e religiosidade fazem parte da História de um país e têm a sua "importância histórica". Essa relevância é maior ou menor dependendo do "lugar social" de onde você fala.

Em momento algum eu disse: Chico Xavier é um merda. Que em sua área ele foi importante, é inegável. Mas ajudar a diminuição do preconceito entre os espiritas, e ser um cristão incrivelmente bonzinho, com poderes "paranormais" não o credencia a ser o Maior brasileiro. Ele foi um grande homem, sim. E ponto. (mais uma vez, não entrarei, aqui, no mérito da veracidade de seus atos como médium).

Por exemplo, Pelé foi o homem que fez com que o Brasil se tornasse a maior potência do futebol mundial. Seu talento fez até mesmo um país parar uma guerra para vê-lo jogar. O maior da sua área, o futebol. Mas não o credencia a ser considerado o Maior de todos os Brasileiros.

Ok, o Brasil não tem um herói nacional na área Política. Os dois nomes mais citados, JK e Getúlio nunca foram unaminidade (eu odeio essa palavra, sempre a escrevo e falo errada), e talvez por isso não foram longe. Votar em herois do esporte tambem não faz sentido, e achei um belo exagero ver o Senna nas semis.

Mas JK, Princesa Isabel, Getúlio, D. Pedro II, Chico Mendes, Zumbi dos Palmares, Bento Gonçalves, até Lula ou Oscar Niemeyer EU, IGOR, valorizaria mais como um Brasileiro Maior que o Chico Xavier. Não por menosprezo a ele, mas sim por ver muitos outros brasileiros mais importantes que o Chicão, para o Brasil, e para a nossa História como Nação, e para TODO o Povo Brasileiro.

(Talvez Niemeyer seja exagero meu, eu sei.)

Repostando:

Não falo pelo programa em si, que é um programa completamente sem critério e que resultou numa lista que traz nomes que não são dignos de ali figurarem. Pois dizer quem é o maior sem apontar critérios desemboca sempre num tremendo subjetivismo. Afinal as pessoas têm referenciais distintos.

E isso sem entrar na questão da mitificação que está presente em torno de todos eles (todos mesmo).

Títulos que EU não considero em nada. :)

E a questão de ter ou não recursos não é um argumento muito forte, IMO. Santos Dumont só inventou tudo por ser rico, fato. Mas isso não diminui em nada a genialidade e a importância dele no cenário mundial.

Ok, se é tão desimportante pra você, eu não entendi sua manifesta indignação. :think:
Mas como eu coloquei em minha postagem: tampouco seria importante pra ele, embora para mim e para outras pessoas signifique algo.
E a questão dos poucos recursos e da pouca instrução não foi um argumento. Foi um elemento de problematização em minha postagem... e só. Não quero te convencer que Chico Xavier é o maior brasileiro. Isso é questão de referencial, extremamente subjetivo. E entra mesmo em confronto com a minha formação. Só fiz o contraponto porque achei infeliz a forma como você se colocou. Mas tranquilo... :yep:
 
Re: Registro de Valinor: Diário

Torna-se ofensivo a partir do ponto que você considera "povo burro" quem não pensa como você.
Não tenho o menor problema em discutir religião. E minha participação neste fórum depõe sobre isso.

Não é meramente a questão de não "pensar como eu". Achei, e continuo achando o povo burro pelo fato de 71% considerar o Chico Xavier o Maior Brasileiro de todos os tempos. Podem até me chamar de arrogante por isso, mas como já citei: acho burrice. O cara foi importante em sua área, mas está longe, IMO, de ser o maior brazuca. Pelos motivos repetidamente citados por mim.

Mas também acho burrice brasileiro não estar nem aí pra Política, amar funk e axé, etc, etc, etc....

Religiões e religiosidade fazem parte da História de um país e têm a sua "importância histórica". Essa relevância é maior ou menor dependendo do "lugar social" de onde você fala.

Religião sim, mas você fala como se Chico Xavier tivesse sido o criador do Espiritismo, ou como se o espiritismo fosse a religião predominante no Brasil.

Olhando a História do Brasil, de 1500 até 2012, e a História de grandes brasileiros, você realmente acha Chico Xavier o maior de todos nós? Ou que o povo que votou nele está certo por achar isso?

Acho até digno uma competição dessa aqui na Valinor. :lol:

Ok, se é tão desimportante pra você, eu não entendi sua manifesta indignação. :think:

Véi, esse é o Diário. Se fosse pra ter uma discussão séria, eu não teria vindo aqui postar aquilo. Aqui é o CdA! :dente:

Mas como eu coloquei em minha postagem: tampouco seria importante pra ele, embora para mim e para outras pessoas signifique algo.
E a questão dos poucos recursos e da pouca instrução não foi um argumento. Foi um elemento de problematização em minha postagem... e só. Não quero te onvencer que Chico Xavier é o maior brasileiro. Isso é questão de referencial, extremamente subjetivo. E entra mesmo em confronto com a minha formação. Só fiz o contraponto porque achei infeliz a forma como você se colocou. Mas tranquilo... :yep:

Se quiser continuar, vamos pra Cá!
 
Quanto ao resto, já escrevi o que eu penso. :yep:
Vou comentar só alguns pontos...

Religião sim, mas você fala como se Chico Xavier tivesse sido o criador do Espiritismo, ou como se o espiritismo fosse a religião predominante no Brasil.

De forma alguma. Não falei como se Chico fosse o criador do Espiritismo... só que ele se tornou uma figura de referência dentro do contexto do movimento espírita, mas também fora desse, como apontou o historiador da UFSC a que me reportei. Também não disse que o Espiritismo é religião predominante. Mas que é um tema de estudo inserido na questão da religiosidade. E há grupos e grupos de historiadores, sociólogos, whatever que se debruçam sobre o tema. Justamente porque tem relevância histórica, social e cultural. Não digo que mais nem que menos.

Olhando a História do Brasil, de 1500 até 2012, e a História de grandes brasileiros, você realmente acha Chico Xavier o maior de todos nós? Ou que o povo que votou nele está certo por achar isso?

Acho até digno uma competição dessa aqui na Valinor. :lol:

Quando eu disse que entra em confronto com a minha formação, quis dizer exatamente isso. Sou formado em História. Não faz sentido comparar um homem de fins do século XIX com um homem do fim do século XX, de maneira completamente acrítica. Seria anacrônico. Além disso, a história trabalha na desconstrução dos mitos ou na observação de como eles se constituem e não em sua afirmação. E todas essas personalidades tem alguma dimensão mítica.
Mas como eu disse em minha postagem, fiquei feliz não pelo programa, que não tem critério objetivo nenhum... mas pelo reconhecimento que isso significa e pela maior abertura e aceitação social que isso implica. :yep:
 
Última edição:
Pra mim a vitória do Chico Xavier foi muito digna, como teria sido a do Dumont. O legado dos dois são importantes, mas de contexto histórico completamente diferentes que nem há como comparar pois cada um sobressaí mais em um determinado quesito. Se eu fosse usar como critério dominante como por exemplo personalidade mais conhecida pra mim o Pelé que nem chegou a final seria o vencedor.

Já o Chico sobressai por ter feito muito pelas pessoas com o mínimo ou várias vezes sem nenhum recurso financeiro disponível e nessas horas muita gente não dá o menor valor a esse detalhe. Não tenha dúvida que independente de quem recebeu uma cura espiritual ou mesmo um simples conselho, mas que ao ser seguido mudou pra melhor a sua vida, pra esses brasileiros isso é mais que suficiente pra ser reconhecido como o maior.

Num país em que o espiritismo está distante de ser a opção filosófico-religiosa da maioria dos brasileiros, conseguir pouco mais de 70% da maioria dos votos sobre outros dois candidatos foi bastante expressivo. Isso mostra e prefiro acreditar que boa parte dos seus votantes votaram acima da questão religiosa e reconhecendo com respeito o grande trabalho dele ao longo de sua vida.

Sei que nisso tudo há uma minoria que por mero desdém ou desconhecimento prefere acreditar que ele seja um charlatão que é apenas uma das tantas calúnias e insinuações que ele teve que carregar a vida inteira, mas que ele jamais baixou a cabeça pra elas. É uma pena, pois se procurasse dar uma oportunidade pra conhecer melhor quem foi este grande brasileiro, posteriormente teria vários motivos pra se orgulhar dele independente de ter vencido ou não essa votação que não tem nenhum valor científico. É uma mera votação de internet como tantas outras.

Pra finalizar, apesar dessa eleição do SBT ter começado com diversos nomes que pra mim deixavam muito a desejar, acho que a escolha final ao menos ficou bem justa.
 
No quesito religião eu não vejo um brasileiro maior, apesar de considerar todas as suas doutrinas ilusões e heresias. Porém, dentro do contexto do espiritismo e mais além, foi um grande e importante homem.

Mas também não concordo com a vitória dele. Pra mim isso é fruto de promoção midiática. Existiram brasileiros muito mais importantes em outros campos e aquele que extrapolaram contextos históricos e sociais. Exemplos: Dumont, Vargas, Princesa Isabel, J.K. etc.
 
Isabel acabou com a escravidão, Dumont inventou o avião (os americanos faziam planadores, usavam uma "catapulta" pra impulsionar tudo, mas avião mesmo quem fez foi o Dumont), Vargas não valia um tiro, se fossem matar tinha que ser com corda, que depois pode ser usada ou faca, que é só refazer o fio, mas querendo ou não ele modernizou o Brasil (teve que lamber saco dos americanos, mas enfim), JK fez Brasília, que é o inferno de todas as unidades "federadas", exceto meia dúzia que recebem mais do que arrecadam enquanto o resto só se fode, Airton Senna não fez muita coisa, ainda morreu em acidente de trabalho (se não me engano um piloto já tinha se esborrachado na pista no dia anterior), o Instituto Airton Senna foi criado após a morte, mas não tenho certeza, Chico Xavier doou a renda dos livros pra caridade, era todo bonzinho (e ser bonzinho não é, necessariamente, ser exemplo de cristão, já que Cristo podia dar o outro lado da cara pra ser socada, mas botava os camelôs do templo pra correr). Tá, a mensagem dele confortou milhares, talvez milhões, mas se forem comparar com os escolhidos de outros países é de sentir vergonha alheia mesmo.

Tipo a Grécia, que escolheu o maior conquistador de todos os tempos (apesar de, na época, os macedônios serem considerados os primos feios dos gregos), daí o Brasil elege o Chico Xavier. Claro que não dá pra comparar. Alexandre o mundo inteiro sabe quem é, Chico Xavier...
 
Já acho curioso ver gente não-espírita defendendo como “grande brasileiro” alguém que é famoso por alegar se comunicar com mortos, mas acho estranhíssimo ver gente defendendo o Chico depois de saber que ele defendia e realizava uma suposta materialização de espíritos, que é algo bem documentado e é como se tirassem uma foto dele segurando um cartaz escrito "sou charlatão". Não tem meio termo, ou ele é charlatão ou não é, ou alguém que realmente falasse com espíritos iria colocar uma mulher num lençol e falar "óóóóóó, que legal, é um espírito!"?

"Ah, mas Chico fez obras de caridade". Isso só mostra que ele fazia parte de um grupo imenso de pessoas que são alheios a riquezas (e que nem sempre são admiráveis por causa disso), pois se interessam demasiadamente por outro aspecto da vida, como estudos filosóficos e científicos, práticas religiosas ou artísticas, serviço à pátria, fama, política e poder, ócio ou vadiagem, reconhecimento social, etc. No caso de Chico, simplesmente a divulgação da doutrina espírita, e provavelmente o reconhecimento social que prouvesse dessa atividade. É por essa divulgação - sobretudo pela atividade psicográfica - que ele é reconhecido. Ele não é reconhecido como um grande filantropo que por acaso divulgava uma religião (como, talvez, a irmã Dulce). Não seria tão lembrado se fosse um católico que, com a mesma quantidade de recursos que Chico teve acesso, fizesse o que ele fez em termos de caridade. A vida dele girou em torno da divulgação da doutrina. A filantropia só é um aspecto dessa atividade, dessa projeção da figura de Chico e de sua doutrina - se Chico ficasse rico, decerto passaria a história mais como um vendedor de livros de autoajuda e misticismo, e não como grande líder espiritual. Ele não é uma pessoa admirável porque abdicou da riqueza para se dedicar a isso. Prefiro mais um indivíduo que pratica filantropia mantendo certa riqueza para si, porém sem enganação e incentivo à ignorância.

Quanto ao programa, até fiquei surpreso que Getúlio, Lula e FHC terem sido eliminados logo no começo (dentre os finalistas), e a Princesa Isabel ter chegado tão longe, sendo que a história de vida dela nem é tão conhecida assim. Até me deu um leve otimismo quanto à visão de mundo do brasileiro em geral. Como Chico tinha quase sido eliminado pela Irmã Dulce (por 0,5%), que nem é tão conhecida, achava que ele seria facilmente eliminado. Até assisti o finalzinho do programa, torcendo para a Isabel descambar o Dummond (mas se este vencesse seria legal também), e quando foi anunciado que o Xavier ganhou, me senti um tapado por ter assistido o programa e achado que ia sair boa coisa de uma votação popular por aqui. Agora é dar risada que, enquanto outros países escolheram Churchill, Tommy Douglas, Charles de Gaulle, Leonardo da Vinci, Alexandre Magno, Juan Carlos I, a gente tenha escolhido o cara que materializou a irmã Josefa. E eu achando que era o cúmulo terem escolhido Salazar ou Allende…
 
Com relação às opiniões, é sempre válido argumentar e discutir qualquer coisa, desde que de forma saudável, considerar ou não Chico Xavier o melhor (como diz o título do tópico) ou o maior brasileiro de todos os tempos depende de cada um, da visão de cada um, e de suas crenças pessoais, o que, apesar de óbvio mas as vezes precisa ser lembrado, não diminui o valor da opinião que cada um tiver.

Mas, só vim postar algo interessante que achei do Chico:

Chico Xavier é o Mineiro do Século...

Depois de quinze dias de votação, a população de todo o estado de Minas Gerais escolheu, com 704.030 votos, o Mineiro do Século.
Chico Xavier foi o festejado ganhador no dia 15/11/2000.
A promoção do Mineiro do Século foi realizada pela Rede Globo Minas.
No dia do resultado, uma equipe de Belo Horizonte teve a oportunidade de falar com o médium, que, humilde, disse não merecer a homenagem.
Mas Chico ressaltou que "a vontade do povo é a verdade".
Amigos e conhecidos do líder espírita se concentraram na porta da casa dele, no começo da noite.
Surpreendendo a todos, Chico saiu e ficou sentado junto às pessoas que lá estavam.
Ele também foi unanimidade nos dias em que a urna eletrônica esteve na cidade, no Shopping Uberaba.
O segundo colocado foi Santos Dumont, com 701.598 votos.
Uma diferença de apenas 2.432 votos.
Para se ter uma idéia da liderança dele, pelo telefone Chico recebeu 634.610 votos.
Os outros classificados pela ordem foram: Pelé, Betinho, Carlos Drummond Andrade, Ary Barroso, Juscelino Kubitschek, Carlos Chagas, Guimarães Rosa e Sobral Pinto.

Fonte

E ainda tem uma votação feita pela revista Época onde foi eleito o Maior Brasileiro da História.
 
Eu acho que o que contou na escolha do Chico foi mais a obra assistencial do que o fato de ele ser espírita. Afinal de contas, nos dias atuais, onde as pessoas se orgulham cada vez mais de ressaltar o seu individualismo eu acho que alguém que dedicou a sua vida a tentar tornar a vida do próximo um pouco melhor é uma pessoa diferenciada e que merece destaque.
 
Com relação às opiniões, é sempre válido argumentar e discutir qualquer coisa, desde que de forma saudável, considerar ou não Chico Xavier o melhor (como diz o título do tópico) ou o maior brasileiro de todos os tempos depende de cada um, da visão de cada um, e de suas crenças pessoais, o que, apesar de óbvio mas as vezes precisa ser lembrado, não diminui o valor da opinião que cada um tiver.

Mas, só vim postar algo interessante que achei do Chico:



Fonte

E ainda tem uma votação feita pela revista Época onde foi eleito o Maior Brasileiro da História.

Interessante que nessa eleição mineira novamente haviam grandes candidatos expressivos como Pelé, o Dr. Vital Brazil e JK.

E se a Globo resolvesse promover essa eleição só que desta vez em nível nacional o Chico novamente teria força pra estar entre os finalistas pois o seu trabalho beneficiou não apenas mineiros como todos os brasileiros. Aí se ele vence na emissora de maior audiência do país os que odeiam/desedenham a sua pessoa vão inventar outra desculpa alegando que assim como a do SBT também não valeu. Aí qual será a desculpa dessa vez?
 
Última edição:
Bom, as pessoas têm todo o direito de acreditar ou não nos fenômenos mediúnicos, inclusive no que diz respeito à mediunidade de efeitos físicos. Não vou entrar nesse mérito.
Agora falam de outros países. Velho, questão cultural... acho que - se eu estiver errado, me corrijam - religiosidade é um traço muito mais marcante na cultura brasileira do que na Grécia hoje. E não há uma figura política na história nacional cujo teor simbólico se equipare a Alexandre do ponto de vista da cultura ocidental. O Veda disse que Alexandre o mundo todo sabe quem é. Mas o mundo todo estuda história grega e não estuda história do Brasil. Mesmo que o maior brasileiro (eleito) fosse Pedro II, para tomarmos um exemplo que eu acho digno, pelo seu raciocínio continuaria na mesma.
A questão é colocar: quais os porquês de se ter preferido uma figura ligada à religiosidade e não à política ou à ciência? E o cerne da questão passa por variáveis histórico-culturais...


OFF:

Vou deixar um vídeo com o depoimento dos atores que trabalharam na produção do filme sobre o Chico, para quem se interessar...

 
Última edição por um moderador:
acho que - se eu estiver errado, me corrijam - religiosidade é um traço muito mais marcante na cultura brasileira do que na Grécia hoje.

Sim, você está enganado.


84% dos gregos são cristãos ortodoxos e a religião é parte essencial de sua cultura, sociedade, ESTADO! Que importância tem a religião no Brasil? 65% de católicos, dos quais 90% são não-praticantes e/ou ignorantes da fé que professam. Esse país é o absurdo mais laicista e pseudo-religioso que existe no planeta. Exceções feitas às religiões africanas talvez, e ao espiritismo.
 
Última edição por um moderador:
Sim, você está enganado.


84% dos gregos são cristãos ortodoxos e a religião é parte essencial de sua cultura, sociedade, ESTADO! Que importância tem a religião no Brasil? 65% de católicos, dos quais 90% são não-praticantes e/ou ignorantes da fé que professam. Esse país é o absurdo mais laicista e pseudo-religioso que existe no planeta. Exceções feitas às religiões africanas talvez, e ao espiritismo.

Obrigado pela correção quanto ao caso grego. Ainda assim, é compreensível que uma figura como Alexandre tenha todo esse peso simbólico (que transcende a própria Grécia, sendo um símbolo para todo o ocidente). Mas não concordo com a sua visão quanto ao Brasil. Tampouco, como já discutimos em outras oportunidades, com a carga negativa por você atribuída ao laicismo (que não implica ausência de religiosidade). E você diz pseudo-religioso em que sentido? :think:
 
Última edição por um moderador:
Obrigado pela correção quanto ao caso grego. Ainda assim, é compreensível que uma figura como Alexandre tenha todo esse peso simbólico (que transcende a própria Grécia, sendo um símbolo para todo o ocidente). Mas não concordo com a sua visão quanto ao Brasil. Tampouco, como já discutimos em outras oportunidades, com a carga negativa por você atribuída ao laicismo (que não implica ausência de religiosidade). E você diz pseudo-religioso em que sentido? :think:

No sentido, que creio que as crenças mais 'folclóricas' evitem isso e uma religião mais 'desinstitucionalizada' como o espiritismo também passe ao largo, que os conteúdos das crenças professadas são relativizadas na teoria E na prática. E por conta de que? Do secularismo e do laicismo. :mrgreen:

Mas não só isso. O mundo moderno e sua profusão de ideologias alienantes do sentimento religioso fazem sua parte também. Falo aqui de consumismo e valores anti-tradicionais, pra dar uns exemplos.
 
Última edição:
No sentido, que creio que as crenças mais 'folclóricas' evitem isso e uma religião mais 'desinstitucionalizada' como o espiritismo também passe ao largo, que os conteúdos das crenças professadas são relativizadas na teoria E na prática. E por conta de que? Do secularismo e do laicismo. :mrgreen:

Mas não só isso. O mundo moderno e sua profusão de ideologias alienantes do sentimento religioso fazem sua parte também. Falo aqui de consumismo e valores anti-tradicionais, pra dar uns exemplos.

Ainda não ficou claro pra mim. O que você chama de crenças "folclóricas"? Quando você diz que "evitam isso", está dizendo que evitam o quê? :think:
 
Éomer disse:
Eu acho que o que contou na escolha do Chico foi mais a obra assistencial do que o fato de ele ser espírita. Afinal de contas, nos dias atuais, onde as pessoas se orgulham cada vez mais de ressaltar o seu individualismo eu acho que alguém que dedicou a sua vida a tentar tornar a vida do próximo um pouco melhor é uma pessoa diferenciada e que merece destaque.

Eu penso exatamente da mesma forma. Existem várias crenças/cultos sendo divulgados no Brasil e que junto há denuncias de enriquecimento ilícito. E mesmo sem explorar os fiéis, com as vendas dos livros, o Chico seria rico, porém ele entregou a vida dele a obra assistencial. E não vejo demérito nenhum em valorizar isso.
 
Eu penso exatamente da mesma forma. Existem várias crenças/cultos sendo divulgados no Brasil e que junto há denuncias de enriquecimento ilícito. E mesmo sem explorar os fiéis, com as vendas dos livros, o Chico seria rico, porém ele entregou a vida dele a obra assistencial. E não vejo demérito nenhum em valorizar isso.

Chico era datilógrafo na Fazenda Modelo em Pedro Leopoldo, do Ministério da Agricultura. Acabou se aposentando em fins dos anos de 1950 por motivo de saúde (se não me engano, por sério problema de catarata). E viveu apenas dessa aposentadoria. Seus biógrafos, dos quais destaco Marcel Souto Maior, jornalista e roteirista da TV Globo e declaradamente ateu, são unânimes ao dizer: Chico Xavier morreu pobre.

Em entrevista ao Ser Espírita, disse Marcel Souto Maior:

"Gosto muito de duas frases dele: 'Graças a Deus aprendi a viver apenas com o necessário' e 'Fulano é tão pobre que tem só dinheiro'. Ele viveu mesmo na contramão do materialismo e do individualismo."
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo