• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O medo de Gandalf

Sim, mas, neste caso, creio eu que o anel do fogo ajudou Gandalf a acender a chama da coragem nos homens, não que se um homem estivesse usando o anel que sua 'chama da coragem' acenderia. Senão também não faria sentido ele ser um dos 3 anéis élficos (no meu ponto de vista). Vou procurar o referido tópico e dar uma olhada.

É verdade,mas de qualquer forma,isso ajudou muito a Gandalf,principalmente em minas Tirith onde os homens precisavan de muita coragem.é verdade,isso não faria sentido se fosse um anel élfico.
 
eu acho que ele pensava que se o anel chegasse ate sauron ele iria destruir tudo e todos transformando a terra num orror!
 
eu acho que ele pensava que se o anel chegasse ate sauron ele iria destruir tudo e todos transformando a terra num orror!

Bom,isso tb,mas o medo de se tornar servo do senhor do escureo ou medo de seu ´poder aumentar até chegar ao nível de Melkor,pra mim isso é que dá mais medo,medo de encontrar melkorII
 
bem o medo provava a sua coragem... acho que o temia porque tinha, mesmo que inconcientemente, medo de ser corrompido e de poder vir se torna como Sauron (nao que ele seria corrompido, mas acho que é isso)
 
Concordo, arwensp. O medo de Gandalf acabou por lhe encorajar em sua missão e, acho que vendo que Saruman tinha sido corrompido pelo poder, Olórin teve ainda mais motivos para seguir em sua missão depois de voltar à vida como um mago Branco, pois seu medo aumentara.
 
O medo do Gandalf era por ele, as fraquezas que sabia que tinha ( tentar usar O anel para um propósito do bem e acabar 'possuído' por ele), mas também ele temia pelos outros, por aqueles que realmente deveriam "resolver" o problema que tornou-se Sauron. Na verdade Gandanf sabia que ele seria apenas o pastor, mas que a destruição dO anel e de Sauron não estava em suas mãos, não podia estar. É realmente complicado você ter uma missão da qual não sabe se é capaz e depender muito dos outros, de muitos outros, lidando com um poder tão grande que é capaz de dominar muitos, então não me admira que surja a dúvida: "Pq esse poder também não me dominará?" "Pq ele não dominará aos outros que eu guio?".
Mas no fim, Gandalf percebe que ele é capaz, forte o suficiente para fazer o que deve ser feito, e quando deixa a comitiva seguir sozinha após sua queda com o Balrog é pois já acredita que eles são capazes, ele acredita que Aragorn já está preparado para liderar, ser Rei e que os hobbits são muito mais fortes do que sugere a sua pequena estatura.
Pouts...Gandalf é um sábio.... =D
 
No início Gandalf não sabia que se tornaria o mago mais poderoso, todos acreditavam que essa era a parte de Saruman, assim acho que Manwë agiu para com Gandalf como este agiu para com Frodo.

Vou explicar: Várias vezes na obra é dito que, quando os Grandes falham, os Pequenos entram em cena. Antes de chegar a Terra-Média, Gandalf não tinha idéia do porder que tinha, era Pequeno, comparado a Saruman, ou melhor, achava-se Pequeno, mas Manwë viu além disso, enxergou a força que tinha e que manifestaria quando necessário, e, sabiamente o escolheu para a missão.

Assim Gandalf agiu com Frodo: enxergou no Pequeno uma grandeza e força que estava escondida, mas existia.

Por isso acredito que o medo de Gandalf era simples: tinha medo de falhar, seja sendo corrompido ou não, sabia que poderia errar, e isso o assustava, como a qualquer outro.
 
Bastante interessante o Gandalf dizer isso. Esse trecho pode dizer muita coisa do que Gandalf realmente sentia. É possível que não fosse apenas humildade da parte dele, e sim, a realidade. Acho que ele sabia de suas capacidades e de suas fraquezas, e sabia tbm que pra algumas coisas ainda não havia sido testado (ele mesmo afirma algo assim em algum lugar do SdA), o que reforça a possibilidade dele poder ser corrompido.


Já dizia o ditado: "O poder corrompe e o poder absoluto corrompe absolutamente". Gandalf não se sentia apto a passar no teste, tinha medo de ser vencido pela tentação, receava ser fraco e falhar. Com isso, agiu de forma prudente e, mais tarde, descobriu ser mais forte do que esperava. Mas, se ao invés da prudência tivesse sido guiado pela vaidade, achando-se o todo poderoso, então teria falhado.
Quando falam que Gandalf era sábio, o fazem com razão. Em vários momentos vemos Gandalf refletindo, analisando algo e pensando em qual deveria ser seu próximo passo. E o medo é um bom aliado nessas horas, pois levou Gandalf a ser comedido.
 
Vamos tentar entender melhor a questão...
Gandalf temia o poder de Sauron ou seu próprio medo em ser corrompido por ele?
Caso ele temesse o poder se Sauron, (acho mais plausivel), receio que teria lógia, afinal Gandalf era um Maia...mas não recebeu tantos conselhos e aprendeu tanto com um Vala quanto Sauron, acredito que agora podoeria haver uma certa diferença de argumentos, pois ouvi rumores que Ganfalf tinha mais poderes que Sauron.
Creio que a Subcriativadade de Sauron era mais poderosa que a de Gandalf, e outra, Gandalf iria ser enviado a TM em um corpo, ele teria as limitações da carne. Receio que esse temor que Gandalf tenha, seria essas limitações, afinal ele não iria poder frazer frente ao poder de Sauron, ele tinha que orientar as raças.
É dito que Sauron era o mais forte Maia, mas poderia ser sim em subcriatividade e em força, em sabedoreia creio eu que não, pois foi a sabedoria de Gandalf em orientar as raças que derrotou a força de Sauron. Ou também poderia te sido o orgulho e arrogancia de Sauron que derrotou ele mesmo, pois exmplos disso não faltam.
-Na luta contra o Cão Huan; acredito eu que Sauron sabia do destino do cão, mas acredito que em sua arrogancia ele se julgava ser o cão mais forte. Seria esse um deles.

Caso estajamos falando de temor em ser corrompido, podemos supor (supor), o exemplo dos Magos Azuis, não se sabe o destino deles...se venceram no Leste, ou se foram derrotados e corrimpidos por Sauron (acho pouquissímo provavél, pois então Sauron iria contar com o poder de 2 Maia). Gandalf temia o que veio a acontecer com Saruman, ser consumido por uma certa sede de poder.
E isso de fato aconteceu pois Saruman invejou Gandalf logo nos Portos Cinzentos quando este ganha o Narya. O que Sauron faz é somente se apoderar dessa injeva e fazer dela algo positivo para ele...
Enfim podemos concluir que Gadalf temia a corrupçao que Sauron pudesse exercer sobre ele, através de inveja ou quaisquer outras armas que Sauron tenha em mente.

Mas também podemos olhar por outro lado, Gandalf poderia temer o Poder de Sauron na TM, e não Sauron em si. Poderia temer alguma artimanha que Sauron pudesse fazer ou a força de seus exercitos.
Gandalf poderia indicar Sauron, também efatizando sua missão, sendo Sauron seu principal objetivo, ele tinha que aconselhar, poderia temer não ser ouvido, mas com isso ele contava com o Narya (que parece que Ganadalf não sabia que ganahria o Anel), e isso o ajudou.

Podemos comcluir que Gandalf poderia temer todos os Riscos que sua missão trouxesse, e ele efatizou esses riscos com a palavra Sauron.
 
Realmente. Gandalf deve ter conhecido Sauron, talvez também seja isso! Mas também acho que Gandalf temia ser corrompido pelo poderio de Sauron, tanto que demonstra seu terror quando "Frodo oferecelhe o Um Anel"...
 
Caindo de cabeça no tópico, concordo com a opinião de que gandalf temia Sauron, mas não devíamos esquecer os antigos anos de quando Olórin orientava os povos de Arda instilando coragem e sabedoria em seus corações em seus sonhos e em visões.
Creio que esse medo estava não em ser corrompido, ele era muito mais forte do que a Sombra (nem tanto como quando era o Cinzento), achava Saruman patético em sua pretensão e sabia de sua queda. Ainda acredito que seu maior medo era o de falhar em sua missão, por temer não ser capaz de agir como emissário, sendo que durante séculos ele foi ativo em nome de Manwë como muito mais que um emissário.
Temia, acho, a extensão de seus poderes e suas limitações com a nova função, era uma nova perspectiva...
Só posso supor...
 
Acho que a fraze, o poder corrompe, nunca foi mais bem uzada. Na minha opnião, justamente por ser o mais fraco, e de menor ambição, no final foi o único que se manteve fiel aos seus propositos.
 
Lendo os Contos Inacabados, em Os Istari (pg: 420/v. portuguesa) segue uma narrativa que explica como aqueles foram escolhidos pelos Valar para serem seus emissários na TM.

Bom, Olórin (Gandalf) foi escolhido por Manwë. Porém, ele respondeu ao Vala que por ser fraco para tal missão e por temer Sauron, não deveria ser escolhido. Manwë respondeu que por esse motivo ele deveria ir.

O que problematizo é o motivo desse medo de Gandalf.
Por que ele temia Sauron realmente?

Fico pensando que tal medo não se devia apenas ao poderio de Sauron. Acho que, no fundo, Gandalf temia ser corrompido por ele, devido a Sauron ser quem era.. o aluno mais dedicado de Morgoth e tudo o mais.

É isso.
Opinem por gentileza!

Muito interessante. Acho que Gandalf temia Sauron porque era necessário temÊ-lo, mas ele temia ser corrrompido por Sauron ou até mesmoderrotado por este. Mas Saruman, por exemplo, queria ir, e pediu para ir. Ele era um maia muito poderoso e cheio de conhecimento, mas não era tão bom em aplicar esse conhecimento, e se achava mais poderoso que Sauron, por isso não teve medo algum em usar o palantír, e então passou a temer Sauron, mas era muito orgulhoso para se redmir, então resolveu unir-se a ele. O orgulho foi a principal fraqueza de Saruman e Sauron.
 
Gandalf temia Sauron, única e exclusivamente por seu poder, tanto o militar, quanto o conhecimento obscuro que o Inimigo tinha, Sauron tem muito mais conhecimento prático que Gandalf e exceto no contexto da Segunda Guerra do Anel era insuperável em malícia. Lógico que Gandalf provou ser digno do título de 'o mais sábio' acho que foi a salva-guarda dele, mas sem dúvidas o medo de Gandalf tinha fundamento...
 
eu me questiono sobre esse assunto puro medo ou com sabedoria...ele sabia o poder q fora concebido a ele...a sua grande responsabilidade...no retorno do rei me lembro de uma passagem q gandalf fala de sua escolha em salvar boromir e graças a esta escolha vidas foram perdidas por exemplo a do rei theoden de rohan...que morreu pelo rei dos bruxos...grandes poderes geram grandes responsabilidades....gandalf sabia de seus poderes e suas capacidades e os poderes do inimigo da terra media...
 
Bom, talvez esse tópico seja útil...http://forum.valinor.com.br/showthread.php?t=79196
Mas ainda que não seja, não há que se falar em medo puro e simples pois o medo puro e simpels é irracional, sábios temem o que deve ser temido. Ólorin era o mais Sábio dos Maiar, Mais que Sauron, Melian, Saruman e qualquer outro Maiar, disso o Silmarilion não deixa dúvidas. Foi escolhido por Manwë por sua sabedoria, uma vez que ser humilde é, de fato, ser sábio, visto que ele conhecia bem d+ os artíficios de Sauron e Morgoth. Não sei se em poder subcriativo ele perdia pra Sauron, uma vez que ele tinha capacidade de inspirar homens e elfos com "visões de sabedoria e beleza"...Em um resumo rápido e simples.
Sauron era o mais poderoso agente do Escuro e um Maia de grande poder, por isso, a menos que um Vala fosse contra ele, todos os outros seres deveriam temê-lo. Quanto à superioridade de poder ou não, Gandalf foi O Inimigo de Sauron. O medo em ser corrompido vinha da vontade de fazer o bem com o Um Anel, mas isso o próprio Anel não poderia fazer sem ser subjulgado e consquentemente corromper seu portador.
A Arrogância de Curumo foi sua perdição, a humildade de Ólorin vinha de sua sabedoria, e assim ele derrotou a Sombra, graças a sua vigilância e sabedoria, uma vez que o próprio Saruman persuadiu os Sábios a esperar e não se moverem contra Sauron ,todos acataram, exceto Gandalf.
O medo de Gandalf devia-se ao fato de conhecer bem o Inimigo, saber seu alcance e sua força e também de conhecer bem a si mesmo, e sobretudo ter humildade para saber que Sauron talvez fosse mais poderoso, mas que caso ele tentasse medir sua força contra o Senhor do Escuro este sairia vitorioso, pois a missão fracassaria, mesmo que Gandalf o derrotasse.
 
A Arrogância de Curumo foi sua perdição, a humildade de Ólorin vinha de sua sabedoria, e assim ele derrotou a Sombra, graças a sua vigilância e sabedoria.
[...]
O medo de Gandalf devia-se ao fato de conhecer bem o Inimigo, saber seu alcance e sua força e também de conhecer bem a si mesmo, e sobretudo ter humildade para saber que Sauron talvez fosse mais poderoso, mas que caso ele tentasse medir sua força contra o Senhor do Escuro este sairia vitorioso, pois a missão fracassaria, mesmo que Gandalf o derrotasse.

Isso, acho que se houvesse a tentativa de enfrentamento de forças Gandalf iria perder, aliás, isso foi dito aos Istari, que eles deveriam auxiliar os povos livres na luta contra o Senhor do Escuro e não tomar para si a diantera no enfrentamento.
 
Talves ele nao temesse Sauron por conta dele mesmo.Sabendo ele o poder que o anel tinha de corromper os homens, talves ele nao temesse por ele apenas, mas temesse a hipótese de que, se Sauron obtivesse o anel, todos, inclusive ele, ou se curvavam diante dele, ou só Deus sabe o que aconteceria.
Resumindo:o temor nao vinha propriamente dele(na minha opniao)mas vinha de todo um conjunto de situaçoes.
 
Acho que é algo bem maior que isso, se entedermos bem a missão de Gandalf, ele sempre esteve envolvido diretamente nas batalhas, mas não como guerreiro, mas como alguém que unia, conciliava...eu sempre enxerguei que Gandalf tinha que unir o povo da Terra Média contra o poderio de Sauron, não era algo que ele mesmo teria que fazer, o que ele tinha era que agrupar os povos que viviam em conflito para lutarem por um unico objetivo, para que o mundo como o conheciam sobrevivesse e só asim voltaria a existir paz na TM...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo