1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

O medo de Gandalf

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Lord Treville, 28 Jul 2008.

  1. Lord Treville

    Lord Treville Ciências Sociais do Boteco

    Lendo os Contos Inacabados, em Os Istari (pg: 420/v. portuguesa) segue uma narrativa que explica como aqueles foram escolhidos pelos Valar para serem seus emissários na TM.

    Bom, Olórin (Gandalf) foi escolhido por Manwë. Porém, ele respondeu ao Vala que por ser fraco para tal missão e por temer Sauron, não deveria ser escolhido. Manwë respondeu que por esse motivo ele deveria ir.

    O que problematizo é o motivo desse medo de Gandalf.
    Por que ele temia Sauron realmente?

    Fico pensando que tal medo não se devia apenas ao poderio de Sauron. Acho que, no fundo, Gandalf temia ser corrompido por ele, devido a Sauron ser quem era.. o aluno mais dedicado de Morgoth e tudo o mais.

    É isso.
    Opinem por gentileza!
     
    Última edição: 27 Nov 2008
    • Ótimo Ótimo x 1
  2. Bem Gandalf devia temer Sauron por isso mesmo...por ele ser o segundo maior inimigo da Terra-Média.
    Creio que ele deveria ir por que a idéia principal do livro é, a coragem..as pessoas podem encontrar coragem onde e quando menos se esperam e assim que a encontram descobrem dentro de si mesmas o poder que tem.
    Gandalf deveria ir á essa missão para descobrir que ele era poderoso também, para descobrir a verdadeira força dentro dele (talvez ele fosse um suejito modesto, mesmo sendo um Maia).Ele deveria enfrentar Sauron e se tornar o que ele realmente "nasceu" para ser, acho que desde o começo o mago mais poderoso era Gandalf mas não aparentava.(é a figura que Tolkien precisava para mostrar o que ele queria) uma pessoa aparentemente simples, que só segue ordens mas que precisa de algo mais para se descobrir e mostrar a todos o que realmente é.
     
  3. Fëanor

    Fëanor Fnord Usuário Premium

    Não acredito que Gandalf temesse ser corrompido por Sauron. Olórin sempre foi considerado o mais sábio entre os Maiar. Acredito sim que Gandalf temia o poder de Sauron, principalmente se tivesse de combatê-lo diretamente. É provável que ele não tenha vislumbrado, inicialmente, a possibilidade de unir os povos da Terra-média e movê-los contra Sauron, e acreditou dessa maneira que sua missão envolveria mais suas ações diretas. Ao meu ver, é mais uma declaração da humildade de Gandalf do que outra coisa.

    Manwë reforça a idéia de que Gandalf deve ir justamente por sua sabedoria e humildade, que não estavam presentes na mesma medida em Saruman. Manwë sabia que Gandalf não seria arrogante e prepotente no desempenho de sua missão, e que isso seria fundamental para o sucesso da mesma.
     
  4. Tá aí o que eu quis dizer no meu post...só que bem mais fácil de entender.:lol:
     
  5. Mr. J

    Mr. J Danny DeVito é um

    Acredito que o medo que Gandalf sentia de Sauron não vinha tanto de seu poder, e sim do fato deste ser, como foi dito, o melhor aprendiz de Melkor, além de um tremendo trapaceiro. Se Mithrandir não o temesse sabendo disso tudo, jamais poderia ser considerado sábio.
     
  6. Zarabe

    Zarabe Usuário

    Oi!
    Eu achei um trecho que achei interessante:
    "Esse hobbit me salvou de cometer um erro grave. Tinha pensado se deveria ou não investigar eu mesmo essa Pedra, para descobrir suas utilidades. Se tivesse feito isso eu mesmo teria me revelado a ele. Ainda não estou pronto para uma prova dessas, se é que realmente algum dia estarei." - Senhor dos Anéis - As duas Torres
    Acho que dá uma melhorada.
    Abraços!
     
  7. Elfo de Valfenda

    Elfo de Valfenda Happy to see you

    Para mim Olórin tinha consciência de quem era Sauron e de seu poder, por isso tinha medo dele e medo que sua missão falhasse.
     
  8. Lord Treville

    Lord Treville Ciências Sociais do Boteco

    Bastante interessante o Gandalf dizer isso. Esse trecho pode dizer muita coisa do que Gandalf realmente sentia. É possível que não fosse apenas humildade da parte dele, e sim, a realidade. Acho que ele sabia de suas capacidades e de suas fraquezas, e sabia tbm que pra algumas coisas ainda não havia sido testado (ele mesmo afirma algo assim em algum lugar do SdA), o que reforça a possibilidade dele poder ser corrompido.
     
  9. Éomer

    Éomer Well-Known Member

    Na minha opinião o medo de Olorin era também a sua coragem. Ele não tinha medo de Sauron ou de qualquer outro de seus servidores. Ele tinha medo do grande poder que iria assumir e das consequências que isso teria se por acaso ele se voltasse para o lado do mal. Nós podemos ver as consequências desse poder mal utilizado em Saruman, que acabou se tornando um tirano e causando grande mal a Terra Média. Acredito que GAndalf nunca tenha acreditado em Saruman e usou isso como um exemplo para seguir o caminho certo. O grande teste de Gandal ocorreu quando Frodo lhe ofereceu o Um Anel e ele o rejeitou, pois sabia que estaria assumindo um poder terrível e não estava preparado para isso. Esse foi o grande mérito de Gandalf, assumir o poder por que isso era necessário e não por que desejasse esse poder.
     
  10. Lyvio

    Lyvio Usuário

    Bem, eu fico com a soma do poder de Saurom juntamente com a possibilidade dele ser corrompido, afinal as historias do novo senhor do escuro chegavam aos ouvidos dos valar cada vez mais piores e terriveis, e com certeza isso era repassado para os maiar, Gandalf saboa que caso fosse necessári ele enfrentar saurom ele poderia perder, mas o medo dele não era de morrer e sim o medo de com essa morte ou com algum tipo de corrupção ele trair os valar, esse era o maior medo, trair a confiança dos valar e principalmente de manwe levando tudo por agua a baixo.
     
  11. Tywin Lannister

    Tywin Lannister Já fui Nómin e Baldwin

    Concordo... ele tinha medo de enfrentar o senhor escuro e ser corrompido por ele...
     
  12. General Artigas

    General Artigas Não tá morto quem peleia

    Na minha opinião Gandalf tinha medo do poder de Sauron e de futuramente ser corrompido por ele.
    Se ele não tivesse medo de ser corrompido por que ele recusaria ser o portador do Anel quando Frodo quis lhe entregar o Um?
     
  13. Tywin Lannister

    Tywin Lannister Já fui Nómin e Baldwin

    É mesmo. Mas ele recusou tambem porque o anel antigiria um grande poder atraves dele.
     
  14. Thorin Escudo de Carvalho

    Thorin Escudo de Carvalho Part-time Ninja

    O medo de Gandalf vinha do crescente poder de Sauron,e que se coisas continuassem assim ele poderia ser tão destruido quanto seu mestre,mtalvez outro medo d eGandalf é que a missão falhasse,trazendo ruina aos povos da TM.
     
  15. Morgomir

    Morgomir Ou não.

    Acho que qualquer um temeria se fosse designado para enfrentar Sauron. No entanto, ao meu ver, Olórin possui grande força de vontade e também de auto-controle, assim acho difícil que ele temesse ser corrompido.
    Mas eu também acho que ele obteve um êxito inesperado em sua missão. Basta olhar, por exemplo, a importancia da participação dos Hobbits ou a amizade que surgiu entre Elfo e Anão na Comitiva ou mesmo a ajuda vinda dos Ents.
     
  16. Tywin Lannister

    Tywin Lannister Já fui Nómin e Baldwin

    Em relação a recusar o anel ele temia porque o anel ganharia muito mais poder nas maos dele... quanto ao resto, não sei mas acho que temia ser corrompido.
     
  17. Thorin Escudo de Carvalho

    Thorin Escudo de Carvalho Part-time Ninja

    Na verdade,ele temia,pois se temia Sauron temia torna-se seu servo.
     
  18. JPHanke

    JPHanke Usuário

    Acho que desde o começo, Gandalf sempre soube quem era Sauron e quão poderoso ele era. Pra mim, Gandalf preferiu não ir à Terra-média por medo de fracassar na missão confiada a ele pelos Valar e, por isso, penso que Manwë escolheu Olórin como um dos ístari, por ele apresentar tal humildade, lealdade e sabedoria. Claro que ele temia um confronto direto contra Sauron, isso pode ser percebido até mesmo naquele trecho d'As Duas Torres postado anteriormente.

    Sim, graças à sua sabedoria e carisma (e uma ajudinha do anel élfico do fogo, que não me lembro mais o nome) Gandalf conseguiu dispersar a esperança em alguns povos da Terra-Média (Rhoran, por exemplo) e conseguir uma vitória com muitos êxitos.
     
  19. Tywin Lannister

    Tywin Lannister Já fui Nómin e Baldwin

    Se se refere ao anel de fogo, ficou bem provado noutro topico que este acendia uma chama de coragem apenas em homens... mas mesmo assim acho que o anel de fogo tem algo mais... se so era util aos homens então porque da.lo a olorin, um maiar? não faz sentido.
     
  20. JPHanke

    JPHanke Usuário

    Sim, mas, neste caso, creio eu que o anel do fogo ajudou Gandalf a acender a chama da coragem nos homens, não que se um homem estivesse usando o anel que sua 'chama da coragem' acenderia. Senão também não faria sentido ele ser um dos 3 anéis élficos (no meu ponto de vista). Vou procurar o referido tópico e dar uma olhada.
     

Compartilhar