1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

O MAU TAMBEM PODIA GANHAR!!!

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Denethor II, 13 Mar 2005.

  1. Denethor II

    Denethor II Pontífice Inquisidor de Gondor

    Tipo! as vezes fico indignado. Simplesmente Rohan devia ter sido dizimada, gondor virado um principado (no maximo) e Dol amroth ter resistido. Sei lah! to cansado de quando tudu ta ruim, vem algum PLIM e pronto, o bem vence!
     
  2. Mith

    Mith This server is too busy!

    :eek:
    Esse é o "destino" de estilos épicos.
     
  3. Ancalenion

    Ancalenion Usuário

    Mas pra o bem vencer o mal, o bem sempre sofre várias perdas....
     
  4. Aldamar

    Aldamar Creating a shining future...

    Bom, o bem sempre vence por num panorama geral... na história de Valinor, quem ganhou? Melkor, pois destruiu as Árvores, foi pra TM montou um Império. Fëanor morrer, Fingolfin morreu... várias pessoas do bem morreram... e ainda sim o mal persiste.
     
  5. Ancalenion

    Ancalenion Usuário

    Há vários exemplos disso na obra de Tolkien, ou qualquer outro épico.

    É só lembrar do que aconteceu aos elfos, homens e anões durante a PE, quando tentava destruir Melkor, vários personagens importantes morreram em diversas guerras com o Inimigo, e quando Melkor foi 'destruído', Beleriand foi junto com ele, ou seja, durante o tempo de 'reinado' de Melkor, era o mal que estava ganhando.....
    Na história de Gondolin, o mal ganha...
    Em Númenor, o mal prevalece, fazendo a ilha se encaminhar para a sua própria destruição.
    E há vários outros exemplos.
     
  6. Gollum_SDA

    Gollum_SDA Usuário

    Sim, as vezes o mau ganha também!

    Mas no geral mesmo, o bem sempre leva a melhor!
     
  7. Erúnamo Kalring ¥

    Erúnamo Kalring ¥ Templo do Conhecimento

    o Mau ganha ate q muito, mas so nas vitorias menores, tipo, as vitorias do bem numca são completas.
     
  8. Fëanor

    Fëanor Fnord Usuário Premium

    É apenas uma questão de assimilação de ideais. Toda a obra de Tolkien, bem como muitas outras, de outros autores, de estilos iguais ou não, quando mostram o embate entre bem e mal, visam mostrar a superação do bem, que apesar de tudo é o que compensa. Que mensagem poderia-se tirar de uma história onde o bem é aniquilado, e o mal prevalece? Alguma mente não esclarecida poderia pensar que o mal é um bom negócio.

    No contexto das obras de Tolkien, em muitas partes o mal leva a melhor, como retrato da realidade. Mas sim, no fim o bem prevalece, passando a mensagem que eu disse acima.

    E claro que os conceitos de bem e mal podem variar de pessoa para pessoa, e etc.
     
  9. E dica-se de passagem...na historia do Senhor dos Anéis era muito facil o mal vencer!...ra um pequeno deslize de qq um personagem do bem e tudo iria por agua abaixo!


    ate mais...
     
  10. hoffmann

    hoffmann Usuário

    A obra de Tolkien particularmente eu acho muito bem equilibrada, como foi dito por todos,c/ inumeras perdas de ambos os lados,porem acho que quase ninguem gostaria de ler pela 1ª vez a historia,e no final descobrir a vitoria de Melkor ou Sauron.
     
  11. Portos Cinzentos

    Portos Cinzentos Usuário

    é assim nas histórias.
     
  12. Jarry_Lee

    Jarry_Lee Usuário

    sinceramente, eu axei meio forçado pro mal nao pegar o anel na trilogia, principalmente na sociedade, os nazgul passa do lado do anel e num vê....marmelada,mas msm assim eu curto mto esse negocio....
     
  13. Deriel

    Deriel Administrador

    maL é o contrário de bem
    maU é o contrário de bom


    Não precisam assassinar o português, né? :roll:
     
  14. Haran Alkarin

    Haran Alkarin Usuário

    As únicas coisas que eu achei forçado que eu me lembre agora foi Frodo conseguir chegar a Valfenda na última perseguição dos nazgûl* e Sam usar o anel em Mordor e não ser capturado, além de Gollum simplesmente escorregar da Montanha da Perdição :roll: . O resto está bom.

    Porém, é assim que as histórias acontecem. No final o bem sempre vence. O recurso do mal vencer tem que ser bem sabiamente utilizado, se não a história fica muito ruim (vamos ver o Star Wars III :lol: ...). Não seria legal acabar o livro com o anel nas mãos de Sauron e a Terra-Média escravizada. Mas, no decorrer da história, há batalhas e situações que o bem não vence, como a Quarta Grande Batalha ou o amor de Aldarion e Erendis. Entretanto, no final de tudo, o bem tem que vencer. O mal pode vencer quantas batalhas que for, mas não a guerra. Se não fica chato :obiggraz: .

    *No livro Frodo está sozinho com o cavalo de Glorfindel, correto? Ou Glorfindel estava junto? Quando li tive a impressão dele estar sozinho, mas acho isso meio... estranho, além de forçado. Talvez influencia do filme.
     
  15. hoffmann

    hoffmann Usuário

    Glorfindel da a ordem p/ que seu cavalo dispare em fuga, levando apenas Frodo, que esta sozinho.
    Lembre-se que em Star Wars ja sabemos o final.
     
  16. hoffmann

    hoffmann Usuário

    Se não me engano Glorfindel comenta da habilidade de seu animal de carregar sem fazer c/ que se caia de sua montaria
     
  17. Portos Cinzentos

    Portos Cinzentos Usuário

    eu prefiro que o bem ganha, se bem que é legal ver o mal ganhar ás vezes...
     
  18. Em histórias épicas sempre o bem vence para mostrar que o mau não compensa,mas opiniões à parte o mau ou o bem nunca são vencidos(mesmo neste tipo de história) pois mesmo quando tudo está em paz vai um zé mané e estraga tudo,o bem e o mau tem necessidades mútuas por isso que nunca as coisas estão terminadas e a nossa razão de querer que Tolkien tivesse escrito mais sobre a QUARTA ERA está baseada nisso,mesmo que inconscientemente.Imagine se todo o mau estivesse destruido e a sociedade tivesse vivido feliz ate o resto de suas vidas isso seria tosko ou seja é no embate das forças que está nossa vontade.
     
  19. Haran Alkarin

    Haran Alkarin Usuário

    É, o Star Wars passa uma mensagem semelhante. Embora o bem e o mal tentem se anular, um nunca destruíra o outro. Há uma teoria que o Equilíbrio da Força seja que haja o mesmo número de jedis e siths, e é isso que o Vader faz mais ou menos durante sua vida. Porém, na Terra-Média há o "mal por natureza" e o mal por, digamos, "imperfeição". O mal por natureza são espíritos realmente maus, como Melkor, Sauron, orcs, etc, e estes no final são destruídos. Contudo, quando isso acontece, aparece o mal a partir dos próprios humanos, pois não é da natureza destes o bem reinar completamente, talvez pela Sombra de Morgoth que estiveram expostos antigamente, diferente dos elfos. Isso é relatado no conto "A Nova Sombra", na qual surgiriam cultos malignos em Gondor. Porém Tolkien desistiu disso, por ser desinteressante: tratava-se de uma luta contra a natureza humana.

    Alias, essa luta infinita e equilibrada entre o bem o mal é representada por esse símbolo:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    :mrgreen:
     

Compartilhar