• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O Mapa do Trajeto das Hostes de "O Silmarillion"

Status
Fechado para novas mensagens.
Mith disse:
Quanto mais pessoas melhor. Só que: quem se desponibilizar a fazer isso, não pode abandonar os outros logo né, tem que ter força de vontade.

Acho que Nolyon e Saitor poderiam ajudar nisso =) É mais uma forma de desenvolver o conhecimento quanto ao Silmarillion. Fazendo mapas? Sim, tem que ler/reler o livro, e acabamos aprendendo com isso ^^

São quantos Nolyon/Saitor? Porque também tem uma coisa: quanto mais gente, mais difícil de reunir todos.

E vamos seguir o método de "Um capítulo por semana"? É bem confortável, adicionando o fato de que não temos prazo. A partir do tempo que começarmos, mantendo o ritmo de um capítulo por semana, teremos todos os mapas em 6 meses.
 
Até agora são 15 Saitor e 17 Nolyon =)
Se a maioria resolver ajudar já tá de bom tamanho.

Ah, concordo em seguir o metódo de um capítulo por semana.
 
Mith disse:
Até agora são 15 Saitor e 17 Nolyon =)
Se a maioria resolver ajudar já tá de bom tamanho.

Ah, concordo em seguir o metódo de um capítulo por semana.

God... o_O 32! Vai ser impossível realizar uma reunião com essa amplitude!

Bom, mas ao menos temos bastante gente! Resta saber se eles tem vontade para tal.

Caso 32 pessoas participem, como faremos? Dividir em 4, 5 subgrupos, que discutiriam os "pontos a ponderar" (leia-se os itens a serem postos no mapa) para que depois os (prováveis) líderes de cada grupo se reunam e exponham as idéias que, num próximo passo, seriam passadas aos desenhistas?

Nossa, esse projeto tá ficando tão grande que nem tô sabendo onde me focar. o_O
 
Desculpem estar postando 2 vezes seguidas, mas agora que o projeto tá ganhando forma é que eu não vou deixar ele morrer. =)

Então, para uma decisão mais concreta, farei umas perguntas e vocês, por favor, me ajudem e respondam-nas.

1) Qual a quantidade de pessoas você acha mais interessante?
a) Menos de 10
b) 10 - 20
c) 20 - 30
d) 30 - 40
e) Quanto mais, melhor

2) Quem "deveria" participar do projeto? (Me desculpem, não lembro os plurais dos termos que serão citados)
a) Todos os Saitor e Nolyon + Avar
b) Todos os Saitor e Nolyon apenas
c) Apenas Avar
d) Apenas Nolyon
e) Apenas Saitor

3) Como serão desenhados os mapas?
a) Um mapa para cada capítulo.
b) Um novo mapa toda vez que for conveniente.
c) Um mapa só.

4) Que forma de conversação online você recomendaria?
a) MSN
b) Chats online (Terra, UOL, etc.)
c) Outros.

5) Caso tenha respondido c), d) ou e) em 1, qual a forma de organização que você acha interessante?
a) Grupos de 4, 5, sendo um deles o líder do grupo. Este se reuniria com os outros líderes e daria o parecer final.
b) Grupos formados conforme os Nolyon e Saitor. Neste caso, os Saitor se reuiniriam e dariam o parecer final.
c) Todo mundo junto e seja o que Deus quiser.

6) Acha que haveria possibilidade de alguma melhora, após concluído o projeto (Como uma ambientação em Flash do material)?
a) Sim
b) Não
c) Não estou certo - Acho melhor esperar o andamento do projeto.
 
Bom, eu não sou Saitor mas posso ajudar. Se bem que a ideia de envolver Saitor e Nolyon nisso é boa, uma vez que ajuda ao desenvolvimento do conhecimento dos aprendizes. =]

Bom, se você quer que responda às perguntas:
1 - Não sei se todos esses 32 Nolyon e Saitor querem entrar. Alguns não ão de querer, mas também haverá gente "de fora" que vai querer participar (como é o meu caso). Acho que no final você conseguiria arranjar umas 20 pessoas interessadas, o que não é nada mau.
2 - Todos podem participar, óbvio, se não é demasiado exclusivo e você acaba perdendo boas colaborações.
3 - Acho que o correcto seria um mapa sempre que for necessário, consoante o desenrolar da acção. Um só mapa não tem cabimento, e por vezes um capítulo tem material para mais do que um mapa.
4 - Não sei se seria necessário pôr todos em "reuniões". Acho que podemos dividir tarefas aqui no tópico e depois cada grupo trata da sua parte, é mais prático.
5 - Acho que devemos arranjar grupos, cujo número de membros seria ditado pelo número total de colaboradores, sendo que algumas tarefas podem não precisar de mais do que duas ou três pessoas. E não seria preciso haver um "líder"; mais um "porta-voz" talvez, escolhido ao acaso entre o grupo, não necessariamente sempre o mesmo.
6 - Vejamos como isto anda.

Enfim, acho que deveríamos começar por arranjar colaboradores, e depois devidir que tarefas seriam distribuídas. Depois logo se vê.
 
Última edição:
O 10º membro da Sociedade disse:
Bom, eu não sou Saitor mas posso ajudar. Se bem que a ideia de envolver Saitor e Nolyon nisso é boa, uma vez que ajuda ao desenvolvimento do conhecimento dos aprendizes. =]

Enfim, acho que deveríamos começar por arranjar colaboradores, e depois devidir que tarefas seriam distribuídas. Depois logo se vê.

Muito obrigado pelas respostas. A colaboração de vocês é essencial.

Eu ainda vou esperar para chamar colaboradores pois cogitaram a hipótese de incluir o material feito aqui no Valinor.com.br. Então prefiro ter um pouco mais de cuidado, pois o caso "é de Estado". xD
 
Realmente interessante todo esse projeto, e deve ser levado adiante.
Meu Nolyon é motivo de orgulho. :mrgreen:

Enfim, deixa eu responder algumas perguntas:

Falassion disse:
1) Qual a quantidade de pessoas você acha mais interessante?
a) Menos de 10
b) 10 - 20
c) 20 - 30
d) 30 - 40
e) Quanto mais, melhor

É complicado delimitar um número ideal de pessoas para o projeto. Pelo que se mostrou até agora, eu diria que até 20 pessoas dão conta facilmente do recado. Na verdade 10 dariam, mas sempre tem alguém que pode ajudar com algum conhecimento a mais, e etc.

2) Quem "deveria" participar do projeto? (Me desculpem, não lembro os plurais dos termos que serão citados)
a) Todos os Saitor e Nolyon + Avar
b) Todos os Saitor e Nolyon apenas
c) Apenas Avar
d) Apenas Nolyon
e) Apenas Saitor

A.
Não há por que restringir a um grupo. Uma vez que a pessoa tem a capacidade e o desejo de ajudar, ela já pode ser considerada para o projeto.

3) Como serão desenhados os mapas?
a) Um mapa para cada capítulo.
b) Um novo mapa toda vez que for conveniente.
c) Um mapa só.

Um mapa para cada capítulo seria a forma mais organizada, para posteriores referências e pesquisas. Porém, conforme o projeto se desenrole, é bem provável que alguns capítulos exijam mais de um mapa, enquanto outros não exijam nenhum, ou muito pouco. Nesses casos, acredito que deva-se nomear os mapas conforme os capítulos à que estejam relacionados, por exemplo: "mapa dos capítulos 8, 9 e 10" ou então "mapa do capítulo 4, A", "mapa do capítulo 4, B" e assim por diante.

4) Que forma de conversação online você recomendaria?
a) MSN
b) Chats online (Terra, UOL, etc.)
c) Outros.

o 10º já mencionou sobre a divisão de tarefas aqui no tópico mesmo, e acho que isso é mais adequado. Claro que coisas podem ser discutidas no msn, mas as decisões devem ocorrer aqui, para que todos vejam e aprovem. Além disso, não dá pra reunir todo mundo no chat ou msn ao mesmo tempo.

6) Acha que haveria possibilidade de alguma melhora, após concluído o projeto (Como uma ambientação em Flash do material)?
a) Sim
b) Não
c) Não estou certo - Acho melhor esperar o andamento do projeto.

Com certeza que é possível, basta que o projeto se desenrole com sucesso. Melhoras são sempre bem vindas. :D
 
Falassion disse:
Desculpem estar postando 2 vezes seguidas, mas agora que o projeto tá ganhando forma é que eu não vou deixar ele morrer. =)

Então, para uma decisão mais concreta, farei umas perguntas e vocês, por favor, me ajudem e respondam-nas.

1) Qual a quantidade de pessoas você acha mais interessante?
a) Menos de 10
b) 10 - 20
c) 20 - 30
d) 30 - 40
e) Quanto mais, melhor

c- acho que cerca de 20 pessoas está ótimo!!

2) Quem "deveria" participar do projeto? (Me desculpem, não lembro os plurais dos termos que serão citados)
a) Todos os Saitor e Nolyon + Avar
b) Todos os Saitor e Nolyon apenas
c) Apenas Avar
d) Apenas Nolyon
e) Apenas Saitor[/QUOTE]

a- Que venham todos!! :cerva:

3) Como serão desenhados os mapas?
a) Um mapa para cada capítulo.
b) Um novo mapa toda vez que for conveniente.
c) Um mapa só.[/QUOTE]

a- a verdade é: quanto amis mapas melhor, tendo 1 mapa por capítulo fica fácil! (1 mapa pra tudo sderia inviável..)

4) Que forma de conversação online você recomendaria?
a) MSN
b) Chats online (Terra, UOL, etc.)
c) Outros.[/QUOTE]
fasso das minah palavras as do 10°menbro da sociedade.

5) Caso tenha respondido c), d) ou e) em 1, qual a forma de organização que você acha interessante?
a) Grupos de 4, 5, sendo um deles o líder do grupo. Este se reuniria com os outros líderes e daria o parecer final.
b) Grupos formados conforme os Nolyon e Saitor. Neste caso, os Saitor se reuiniriam e dariam o parecer final.
c) Todo mundo junto e seja o que Deus quiser.[/QUOTE]

acho que as intruções e discussões devem ser realizadas neste tópico.

6) Acha que haveria possibilidade de alguma melhora, após concluído o projeto (Como uma ambientação em Flash do material)?
a) Sim
b) Não
c) Não estou certo - Acho melhor esperar o andamento do projeto. [/QUOTE]

c- we will see!!

Agora eu tenho uma má notícia...talvez eu não possa participar deste projeto com toda a preseça que eu quero, porque minhas aulas começam amanha e provavelmente me tomaram muito tempo...
mesmo assim pretendo ajudar,
hantalë! E viva nosso porjeto \o/ :cerva:
 
Ok. Fórum, entonces? Beleza, usaremos o Fórum.

Então, que tal começarmos a nos organizar?

Por exemplo, já que teremos os mapas pré-prontos, dois desenhistas serão mais do que suficientes para desenhar por cima dos mapas. Mas, porém, todavia, queremos que seja uma coisa bem feitinha. Por isso, acho que seria legal que os dois fossem pessoas que tivessem uma boa experiência com softwares gráficos (Photoshops e afins, não Paint) e que soubesse desenhar bem também, pois se houver a necessidade de desenhar um item extra que não esteja no mesmo, uma dessas duas fará. E por que duas pessoas? Pois dará a possibilidade das duas ou realizarem cada mapa juntas ou intercalar um pra cada.

E as outras 18 "convocadas"? xD
Bem, o trabalho dessas seria ler o capítulo de "O Silmarillion" que fosse requisitado na hora. E sei lá, mas acho interessante que, mesmo parecendo demasiado, que as 18 leiam todas o mesmo capítulo e extraiam itens destes. Por quê? Pois reler o livro INTEIRO, e não um capítulo cada um, vai dar uma reavivada nas lembranças do livro (no caso de quem já leu) ou então fazer com que o andamento do projeto ajude ainda mais na compreensão (pra quem for estar lendo conforme o andamento do projeto - meu caso.

Bem, não sei se é bem isso que vocês tinham em mente. Mas, POR FAVOR, me falem: vão ser 2 desenhistas e 18 "resenhistas? Outro número distribuído sobre estes mesmos cargos? Alguma categoria a adicionar? Alguma mudança na metodologia?

TODAS as idéias propostas serão analisadas.

Novamente, um MUITÍSSIMO obrigado para todos vocês.
 
(Lá vou eu postar duas vezes seguidas de novo)

Agora concordo que todos, independente de hierarquia, devem participar, pois se nem assim o pessoal dá bola, imagina se fossem só Nolyor e Saitor... =/
 
Tá vendo. Uma idéia dessas e ninguém dá atenção. =/

Vamos pessoal, vontade ^^
 
Já pensou em mandar uma MP para os prováveis interessados? Entrar em contato com as pessoas e pedir de que forma eles querem participar, e convidando-os a participar das decisões aqui é importante.
As vezes as pessoas esquecem das coisas, então sempre é bom lembrá-las. =]

Além de que, não adianta chamar alguém se esse alguém não se comprometer com o projeto realmente.
 
Fëanor ¥ disse:
Já pensou em mandar uma MP para os prováveis interessados? Entrar em contato com as pessoas e pedir de que forma eles querem participar, e convidando-os a participar das decisões aqui é importante.
As vezes as pessoas esquecem das coisas, então sempre é bom lembrá-las. =]

Além de que, não adianta chamar alguém se esse alguém não se comprometer com o projeto realmente.

Por isso que não acho correto "chamar" o pessoal: porque aí não vai ser espontâneo, e aí tenho medo de que se corrompa com o tempo.

Mas já me decidi: se ninguém oferecer ajuda, farei sozinho mesmo. :tsc:
 
Estou disposta a ajudar no que for preciso. Segue abaix as respostas:

1) Qual a quantidade de pessoas você acha mais interessante?
b) 10 - 20

2) Quem "deveria" participar do projeto? (Me desculpem, não lembro os plurais dos termos que serão citados)
a) Todos os Saitor e Nolyon + Avar
*Aqui faço uma ressalva: não precisa ser todos, paenas alguns e, o mais importante de tudo, os interessados.

3) Como serão desenhados os mapas?
b) Um novo mapa toda vez que for conveniente.

4) Que forma de conversação online você recomendaria?
a) MSN

5) Caso tenha respondido c), d) ou e) em 1, qual a forma de organização que você acha interessante?
c) Todo mundo junto e seja o que Deus quiser.

6) Acha que haveria possibilidade de alguma melhora, após concluído o projeto (Como uma ambientação em Flash do material)?
a) Sim
 
Então vou começar a "recrutar" a partir de agora.
Vou pôr a lista na 1ª página para ficar bem visível.

Idril, tem certeza que se sujeita a ajudar ao longo de todo o projeto? (Desculpa, sem querer ser grosso, por favor)
 
Lógico que tenho certeza, oras! Gostei do projeto como um todo e estou disposta a ajudar mesmo!:cerva:

E comece já a recrutar, senão o projeto vai morrer!
 
Idr¡l disse:
Lógico que tenho certeza, oras! Gostei do projeto como um todo e estou disposta a ajudar mesmo!:cerva:

E comece já a recrutar, senão o projeto vai morrer!

Será que não tem um jeito de simplesmente "anunciar" esse projeto de modo, em vez de sair pedindo por aí? Ou seja, se existe um modo de "dar um destaque" nele?
 
Hum.....Vou ver o que pode ser feito. :think:

De repente, pode ser divulgado como notícia na Valinor , oque já atrai um certo público...:think:
 
Hum, nem vou responder as perguntas, acho que não precisa de mais opiniões quanto a isso. Mas eu realmente quero ajudar.
Se eu for util pra alguma coisa, me chama!! :cerva:
 
Status
Fechado para novas mensagens.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo