• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O Mapa do Trajeto das Hostes de "O Silmarillion"

Status
Fechado para novas mensagens.
Olorin Roux disse:
Hum, bem, eu ainda realmente naum entendi exatamente oq vc quer fazer.
Pelo que eu entendi seriam vários mapas, naum?

Bem, esse mapa indica a localização das Lampadas e de Utumno, de Almaren tmb:
http://www.valinor.com.br/gallery/displayimage.php?album=59&pos=5

É um bom mapa pra se fazer o caminho do Bate Perna dos elfos a partir do Cuivienen.
Eu axo q esse mapa tah meio disproporcional, mas dah pra ter uma ideia bem clara de toda a região. Axo q por esse mapa dah pra vc ter uma noção de tudo oq vc quer na Terra Media.

E Nesse outro mapa tem tudo oq vc quer em Aman, das Pelori ao Cículo da Lei
icon_mrgreen.gif
:
http://www.valinor.com.br/gallery/displayimage.php?album=59&pos=6


Espero q tenha ajudado!
Inteh!
Eu não gosto desses mapas. Eles tentam colocar todas as eras num mesmo mapa e saiu tudo errado e fora do lugar.
Para dar um exemplo, Beleriand está meio que a norte de Eriador, enquanto deveria estar a oeste.
Eu prefiro os mapas do Atlas da Terra Média:
http://www.valinor.com.br/gallery/displayimage.php?album=59&pos=9 - Primeira Era
http://www.valinor.com.br/gallery/displayimage.php?album=59&pos=26 - Segunda Era
 
nossa nem sabia q tinha tais mapas muito bom
acho q vou reler mas uma vez o silma hehehhe
 
Última edição:
Ei, essemapa que mostra almarem, iluiin, ormal e beleriand tá errado. So pra vcs terem uma ideia, o Mar de rhun é tudo o que sobrou do helcar.
 
Mith disse:
Morreu a idéia? :eh:

Não diria que morreu, mas que perdeu a força.

Muita gente apareceu dando sugestões e tal, mas ninguém se dispôs a propriamente por a mão na massa. Além disso, perdi a empolgação pelo livro. Ao menos temporariamente.
 
Perder força jamais!
Olha eu ainda não li o Silma, Falassion, mas me disponho a desenhar o mapa!
primeiramente é claro, ele deve ser organizado, devemos discutir como deve ser feito, as legendas e etc.
e porque não neste tópico?
Eu acho que deveriamos usarvarios mapas, um para cada "Bate perna "(dorei a expressão Mith!!) :cerva:
Além de que serão necessários vários mapas (diferentes) representando a mudança que a T-M sofreu! se não vai dar confusão!!
Aguardo repostas!
 
Lessandri disse:
Perder força jamais!
Olha eu ainda não li o Silma, Falassion, mas me disponho a desenhar o mapa!
primeiramente é claro, ele deve ser organizado, devemos discutir como deve ser feito, as legendas e etc.
e porque não neste tópico?
Eu acho que deveriamos usarvarios mapas, um para cada "Bate perna "(dorei a expressão Mith!!) :cerva:
Além de que serão necessários vários mapas (diferentes) representando a mudança que a T-M sofreu! se não vai dar confusão!!
Aguardo repostas!

Mas uma coisa que eu não conseguiria seria coordenar um projeto baseado em "O Silmarillion" sem ter lido o mesmo, não é?
 
Ler o Silmarillion é o idela para um projeto deste tipo. Porém, não negue que você vai ter de usá-lo vira e mexe para umas consultas aqui e alí. =]
 
Idr¡l disse:
Ler o Silmarillion é o idela para um projeto deste tipo. Porém, não negue que você vai ter de usá-lo vira e mexe para umas consultas aqui e alí. =]

Primeiro tenho que ler ele uma vez, o que tá sendo muito difícil pra mim (razões explicadas em posts mais acima).

Mas enfim: na minha opinião, vai ter que acabar sendo 1 mapa por capítulo, devido ao grande número de fatos. Depois, para colocar isso na rede, bastaria algo no Estilo Photobucket, com setas de cada lado para ir e voltar (claro, com o nome dos capítulos em cada mapa e devidas legendas).

Falassion
 
Hum, um por capítulo eu não acho necessário. Mas seria um trabalho e tanto, mas no final, com certeza valeria a pena! Se essa idéia for levada a sério, eu posso de vez em quando dar uma opinião (não me comprometo em ajudar mesmo porque vou estar meio que ocupado esse ano, aqui na Valinor e aqui no meu mundo, he he).

Falassion, não precisa do Photobucket, a Valinor tem uma galeria pra hospedar as imagens ^^
Lessandri, no final das contas é um bate perna mesmo, eta povinho que gosta de andar. :lol:
 
Mith disse:
Hum, um por capítulo eu não acho necessário. Mas seria um trabalho e tanto, mas no final, com certeza valeria a pena! Se essa idéia for levada a sério, eu posso de vez em quando dar uma opinião (não me comprometo em ajudar mesmo porque vou estar meio que ocupado esse ano, aqui na Valinor e aqui no meu mundo, he he).

Falassion, não precisa do Photobucket, a Valinor tem uma galeria pra hospedar as imagens ^^
Lessandri, no final das contas é um bate perna mesmo, eta povinho que gosta de andar. :lol:

Eu acho que um por capítulo seria interessante tanto para a organização do trabalho (quem sabe uma eventual divisão de tarefas?) quanto para a leitura. Mas sei lá, sou só um usuário, e como vou precisar da ajuda de vocês, temos muito o que decidir ainda.

Falassion
 
Hum, se vocês tiverem vontade, podem dividir as tarefas =) Se muitas pessoas se disponibilizarem, fica um capítulo para cada uma fazer o mapa (não deve ser tão difícil fazer isso). Depois, alguém revisa os mapas pra ve se está tudo certinho e quem sabe alguém dá um toque pra ficar bunito. :grinlove:

O que acham?
 
Ops! Claro que ler O silma será fundamental, mas eu não pretendo começar tudo agora hehehe, todos temos que lê-lo se pretendemos faze-lo em conjunto!! :cerva:
Preciso do auxilio de gente mais sabia que eu nos assuntos tolkenianos!! :cerva: Caso contrário vou me atrapalhar toda ( e acreditem eu já sou bem atrapalhada hehehe)
Pretendo começar a ler o Silma em breve, minah amiga foi para Sampa e irá trazê-lo para mim!!
Acho que fazer um por capítulo vai dar um trabalhão, mas como eu disse , me disponho a fazer os mapas! Principalmente em desenha-los porque eu amo desenhar! :joy:
 
Que bom, Lessandri ^^ Você tem algum desenho seu para que a gente possa olhar?

Ah, eu acho que nem precisa ter esse trabalho de desenhar, achamos um mapa padrão e vamos modificando-o de acordo com o que acontece no livro, assim dá menos trabalho.
 
Lessandri disse:
Ops! Claro que ler O silma será fundamental, mas eu não pretendo começar tudo agora hehehe, todos temos que lê-lo se pretendemos faze-lo em conjunto!! :cerva:
Preciso do auxilio de gente mais sabia que eu nos assuntos tolkenianos!! :cerva: Caso contrário vou me atrapalhar toda ( e acreditem eu já sou bem atrapalhada hehehe)
Pretendo começar a ler o Silma em breve, minah amiga foi para Sampa e irá trazê-lo para mim!!
Acho que fazer um por capítulo vai dar um trabalhão, mas como eu disse , me disponho a fazer os mapas! Principalmente em desenha-los porque eu amo desenhar! :joy:

Na verdade, ACHO que os mapas não vão precisar ser desenhados, pois já existem bastantes alternativas. Talvez na necessidade de algum lugar mais específico e tal, pois fazer um mapa requer muito estudo.

O que será necessário desenhar será as trilhas das hostes e eventuais pontos -chave, como as Lanternas (acho elas muito importantes) e outros monumentos e afins.

Mas, se vocês acharem mais legal desenhar os mapas por nós mesmos, dá até pra pensar nisso sim.

Sobre o "um capítulo pra cada pessoa/grupo de pessoas", penso se isso não pode ser perigoso, pois pode ocorrer uma "despadronização". E outra: talvez algo que uma julgue importante a outra não julgue.

Enfim, sei que este trabalho levará muito tempo de trabalho.

Uma idéia que me veio à cabeça seria iniciar o trabalho estabelecendo um "grupo de trabalho". Daí, então, esse pessoal ia lendo/relendo o livro capítulo à caoítulo, e ia desenvolvendo os mapas assim, conforme o andamento. Assim, a perda de eventuais "focos" interessantes e construções marcantes a se destacar será menor. Além disso, a leitura capítulo à capítulo aliada à produção tornará o trabalho menos cansativo.

Outra coisa: poderia-se deixar dito que o grupo "deve" ler um capítulo por semana (o que acho que não será muito cansativo), e conforme vai lendo, anota aspectos importantes que depois serão discutidos em conjunto. Afinal, ninguém está com pressa de acabar, não? Primar algo bem feito (nota: a História principal de "O Silmarillion" tem 24 capítulos. ^^")

Opiniões, opiniões(tenho certeza que esqueci de falar algo)?
 
Eu tenho um Mapa, mas não tenho scanner hehehe,
eu adaptei a australia para uma de minhas história e fiz um mapa desenhado ao estilo daqueles que existem no livro do SdA, ficou razoavel!

a também seria uma tática boa pegar mapas que já temos e modifica-los!
Podiamos fazer umlivro com vários mapas de fã-para-fã!
(viram como eu penso alto? daqui a pouco vou montaruam empresa de marketing pra vender nossos livros e arrecadarmos dinheiro para bancarmos uma viagem de "caça aos elfos", hehehe)

Agora para tornar este projeto beeem sério quetal comunicá-lo aos moderadores? assim mais gente poderia participar! Temos que chamar bastante gente para este projeto!!
Se cada um chamar seu saitor, por exemplo, já vamos ter um pessoal de peso apoiando a execução dos mapas!!
espero que tenha ajudado!
Valeu :cerva:
 
Última edição:
Lessandri disse:
Eu tenho um Mapa, mas não tenho scanner hehehe,
eu adaptei a australia para uma de minhas história e fiz um mapa desenhado ao estilo daqueles que existem no livro do SdA, ficou razoavel!

a também seria uma tática boa pegar mapas que já temos e modifica-los!
Podiamos fazer umlivro com vários mapas de fã-para-fã!
(viram como eu penso alto? daqui a pouco vou montaruam empresa de marketing pra vender nossos livros e arrecadarmos dinheiro para bancarmos uma viagem de "caça aos elfos", hehehe)

Agora para tornar este projeto beeem sério quetal comunicá-lo aos moderadores? assim mais gente poderia participar! Temos que chamar bastante gente para este projeto!!
Se cada um chamar seu saitor, por exemplo, já vamos ter um pessoal de peso apoiando a execução dos mapas!!
espero que tenha ajudado!
Valeu :cerva:

É, mas acredito que não possa ser muita gente...

Baseando no que escrevi acima (de juntar o grupo e ler 1 capítulo por semana), imagino que mais que 10 pessoas fique demais.

Mas quero ouvir a opinião de vocês. ^^

(Volta a ter empolgação com o projeto)
 
Hum, eu acho que até agora temos quase tudo decidido. Só precisamos saber quem quer participar disso. :think: Alguém?

Não adianta ficar projetando as coisas se tem só uns que querem ajudar, provavelmente isso não iria pra frente.
 
Mith disse:
Hum, eu acho que até agora temos quase tudo decidido. Só precisamos saber quem quer participar disso. :think: Alguém?

Não adianta ficar projetando as coisas se tem só uns que querem ajudar, provavelmente isso não iria pra frente.

Tá, temos que decidir, primeiro, quais serão os grupos de tarefas. Acredito que sejam basicamente os leitores, que irão retirar os elementos a serem ilustrados; e os desenhistas, que desenharão o mapa/sobre outros mapas. Mais algo que vocês acreitem necessário?

Em segundo lugar, quantas pessoas. 5, 10, 20?

Em terceiro lugar, qual seria o ponto de encontro? Acredito que MSN seria uma boa, já que ele oferece ferramentas multimídia e conversas em grupo, além de que quase qualquer pessoa tem o seu.

Em quarto lugar... além desses, alguém acha que deve-se incluir mais algo?

(Se for do jeito que está, obviamente me disponho a ser um dos leitores)
 
Quanto mais pessoas melhor. Só que: quem se desponibilizar a fazer isso, não pode abandonar os outros logo né, tem que ter força de vontade.

Acho que Nolyon e Saitor poderiam ajudar nisso =) É mais uma forma de desenvolver o conhecimento quanto ao Silmarillion. Fazendo mapas? Sim, tem que ler/reler o livro, e acabamos aprendendo com isso ^^
 
Status
Fechado para novas mensagens.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo