1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

O Mapa do Trajeto das Hostes de "O Silmarillion"

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Falassion, 16 Jan 2006.

Situação do Tópico:
Fechado para novas mensagens.
  1. Falassion

    Falassion Usuário

    Olá à todos.

    Estou lendo "O Silmarillion" e, como vocês sabem, o livro exige um pouco mais de esforço ao ler. E, graças à incrível habilidade de J.R.R. Tolkien em praticamente criar um mundo novo, eu fico confuso com os diversos trâmites dos diversos grupos de pessoas.
    Então, eu queria dar a idéia (na qual eu até poderei ajudar, apesar de estar lendo o livro pela 1ª vez) de vocês criarem algo que poderia ser intitulado como "O mapa do Trajeto das Hostes de 'O Silmarillion' ".
    Como o nome diz, este mapa mostraria o "vai-e-vem" de todas as hostes contidas no livro. Para alguém que conhece pouco da obra de Tolkien, isto ajudaria muito; e pra quem já conhece, seria bem interessante para se localizar em alguma ocasião qualquer, afinal, quando se vê algo desenhado se é muito mais fácil e muito mais rápido de ser compreendido.

    O que vocês acham?

    Obrigado

    Falassion


    Lista de Colaboradores (Mínimo de 10, Máximo de 20)

    • *ALMIË* (Semi-apta)
    • Bia-chan
    • Capitão Nemo
    • Eldest D' Ardy
    • Falassion
    • Idril
    • Olorin Roux
    • Snaga
    • Statues Argonath

    • Eriadorion
    • Flamner
    • Lessandri (Semi-apta)
    • O 10º membro da Sociedade
    • Vëon HIPPO
     
    Última edição: 24 Mar 2006
  2. Mytih

    Mytih Usuário

    bela idéia eu ainda estou lendo o silmarillon pela primeira vez mas posso ajudar a desenhar o mapa se algue me guiar pra isso.....
     
  3. Shantideva

    Shantideva Adoro elfos ruivos!

    Se vc quer ter o mapa das andanças dos povos descritos n'O Silmarillion, uma dica é comprar o Atlas da Terra-Média, de Karen Wynn Fonstad, eu o comprei recentemene, e ler o Silma com ele é outra coisa... O preço médio é de R$ 58,00, mas vc encontra por R$ 43,00 no
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    :D
     
  4. Falassion

    Falassion Usuário

    Mas ele mostra as rotas que os grupos seguiram ou é só um mapa mais detalhado do que o do fim do livro?

    Falassion
     
  5. Shantideva

    Shantideva Adoro elfos ruivos!

    Aqui tá a sinopse do livro:

    "O Atlas da Terra-Média, de Karen Wynn Fonstad, é uma obra indispensável para todos os que desejem conhecer melhor as paisagens, a topografia e as complexas movimentações de povos e personagens individuais nas obras do autor inglês.
    Fruto de extensa pesquisa nos textos do autor, revela a geografia do mundo tolkieniano, desde o continente da Terra-Média até as terras imortais no mais remoto ocidente, começando pelas origens nos Dias Antigos - relatados no Silmarillion - e estendendo-se até a Terceira Era, em que se passam O Hobbit e O Senhor dos Anéis. Esta obra abrange até mesmo informações oriundas da História da Terra-Média, obra póstuma em doze volumes ainda inédita no Brasil. Fonstad usou cada uma das inúmeras menções de terreno, vegetação, distância e clima que se encontram nos detalhadíssimos livros de Tolkien, e os mapas e os desenhos do próprio autor, para "reconstruir" aquelas regiões de ficção como se pertencessem a um mundo real - e de fato ele se torna real para quem se aprofunda na leitura.

    As jornadas de Bilbo e Frodo e da Sociedade do Anel são acompanhadas dia a dia com grande riqueza de detalhes. Centenas de mapas e diagramas esquadrinham caminhadas, batalhas, castelos, florestas, clima, vegetação e população, sempre procurando esclarecer aquele complexo e fascinante mundo."
    :]
     
    Última edição: 17 Jan 2006
  6. Capitão Nemo

    Capitão Nemo Cientista Maluco

    UUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUHHHHHHH

    Eu quero esse livro!Eu quero esse livro!Eu quero esse livro!Eu quero esse livro!Eu quero esse livro!Eu quero esse livro!Eu quero esse livro!Eu quero esse livro!Eu quero esse livro!Eu quero esse livro!Eu quero esse livro!
     
  7. Mytih

    Mytih Usuário

    eu qero tb!!! porra mto bom... semana q vem ta akew XD
     
  8. Imadofus

    Imadofus Banana Hammock!

    O Atlas é sensacional, eu sempre recomendo em tópicos sobre ele.

    Sobre o vaivém das tropas no Silmarillion, ele mostra das seis prinipais bataalhas do Silmarillion, mas batalhas menores ele não mostra não.
     
  9. Falassion

    Falassion Usuário

    Pois bem, eu queria propor a criação de algo que mostrasse o êxodo dos teleri, dos noldor e tal, separadamente. Algo bem complexo, sim, mas acho que valeria a pena no final. Acho.
     
  10. Olórin

    Olórin ai que uó


    Um Mapa? Êxodo de onde pra onde? Em que época?
     
  11. Mith

    Mith This server is too busy!

    O bate perna dos teleri no início, Olo ^^ Eu acho uma boa idéia. Se vocês conseguirem produzir esse mapa, posso colocar na
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    ? :cerva:
     
  12. Décimo

    Décimo The Swanson Code

    É uma ideia muito boa, sim. É uma questão de arranjar um mapa decente de Valinor e Beleriand (tipo deste género
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    ), pessoal empenhado, e depois distribuir tarefas. Vamos em frente com isso.
     
  13. Ramalokion

    Ramalokion Mecha-de-Folha

    Caramba isso vai ser uma baita ajuda! Olha parabéns pela idéia!
     
  14. Falassion

    Falassion Usuário


    Claro, seria uma honra. ^^

    Mas, se a gente vai querer isso feito mesmo, vamos ter que começar a botar a mão na massa, iniciando por um mapa o mais completo possível.

    Falassion
     
  15. Elring

    Elring Depending on what you said, I might kick your ass!

    Uma boa dica para traçar as rotas das tropas ou dos povos de Beleriand é usar os rios e florestas como referências como Tolkien fez em toda a narrativa. A partir das Ered Luin, de Doriath no centro, de Hithlun ao norte e Nargothrond à oeste é possível estabelecer o trajeto percorrido pelos noldor, sindar, teleri e de alguns personagens marcantes como Beren, Húrin e Morwen e seus filhos Túrin e Níniel, do povo de Haleth e dos anões de Belegost e Nogrod a partir do monte Dolmed. Acho que é isso! Valeu!
     
  16. Falassion

    Falassion Usuário

    Bem, já que ninguém se dispôs ainda, resolvi começar pelo 1º capítulo que, ao menos esse eu já li.

    Bem, já acabei tendo uns problemas. Listarei-os na ordem dos eventos que acho que devem ser localizados no mapa:

    • Illuin (Lamparina) - Norte da Terra-Média (onde é que exatamente ela foi instalada?)
    • Ormal (Lamparina) - Sul da Terra-Média (onde é que exatamente ela foi instalada?)
    • Ilha de Almaren (No Grande Lago) - 1ª morada dos Valar
    • Norte de Arda - De onde Melkor se mostrou pela 1ª vez (onde exatamente foi isso, alguém sabe?)
    • (Dúvida) Por onde se extendia Utumno? Seria interessante de localizar por onde este se extendia.
    • De algum modo, indicar a derrubada das lamparinas (mais pra frente explicarei como)
    • Almaren é praticamente destruída, e então os Valar se mudam para a terra de Aman (evento necessário de ser citado caso queira-se fazer o projeto direito e indicar o êxodo dos Valar também)
    • Os Valar erguem as Pelóri (Montanhas de Aman), tendo como principal a Taniquetil, a morada de Manwë.
    • Os Valar se estabeleceram em Valinor, por trás das Muralhas formadas pelas Pelóri, e criaram Valmar, a cidade deles.
    • Diante do portão ocidental de Valmar, havia uma colina chamada Ezellohar, e ali surgiram as 2 árvores de Valinor, Telpérion e Laurelin.
    • Era no Círculo da Lei, que se localizava junto aos portões dourados de Valmar, que os Valar se reuiniam sentados em seus tronos (localizar).

    Bem, o tipo de mapa que prentendia seria bem diferente, pois teria Zoom. Outra que ele, dependendo de como for feito, teria que ser dividido pelos capítulos do livro, pro Mapa não ficar muito poluído.

    Uma coisa um pouco melhor que isso:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Sim, é verdade... O que eu tenho em mente é um pouco mais ambicioso do que anunciei no Tópico. O que realmente queria era um mapa que mostrasse toda a movimentação / construções importantes deste livro tão complexo e bem feito que é o "O Silmarillion".

    Imagino que depois disso ninguém mais vá se sentir interessado pelo projeto, dado que eu não sei mexer em Flash (ferramenta usada para fazer o mapa do Link) nem em qualquer outro tipo de ferramenta do gênero. Eu apenas cheguei aqui com a idéia e a cara a bater.

    Enfim, o que queria apresentar tá aí. Agora queria ver a opinião de vocês, que é o que realmente vai importar.
     
  17. Elring

    Elring Depending on what you said, I might kick your ass!



    • Até aqui você já tem um grande problema. Arda antes da destruição das lamparinas era de uma forma. Após a queda adquiriu outro aspecto e após a guerra dos Valar contra Morgoth em Utumno sofreu outra grande mudança.
      E não sei se há algum mapa que mostre Arda neste período. Creio que será mais facil mantar-se na época em que construíram Aman.



      .
    Acho que há alguns desenhos aqui no fórum sobre a topografia da ilha, inclusive com a localização da morada de Mandos.

    Bem, o tipo de mapa que prentendia seria bem diferente, pois teria Zoom. Outra que ele, dependendo de como for feito, teria que ser dividido pelos capítulos do livro, pro Mapa não ficar muito poluído.

    É como falei, os mapas que aparecem no livro são de Beleriand, e tanto Cuiviénem quanto Angband estavam localizado onde estaõ os Ermos do Norte. A própria Baía de Balar foi criada a partir da queda de Illuin, em que ponto deu essa queda eu não sei dizer.
     
  18. Olórin

    Olórin ai que uó

    Hum, bem, eu ainda realmente naum entendi exatamente oq vc quer fazer.
    Pelo que eu entendi seriam vários mapas, naum?

    Bem, esse mapa indica a localização das Lampadas e de Utumno, de Almaren tmb:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    É um bom mapa pra se fazer o caminho do Bate Perna dos elfos a partir do Cuivienen.
    Eu axo q esse mapa tah meio disproporcional, mas dah pra ter uma ideia bem clara de toda a região. Axo q por esse mapa dah pra vc ter uma noção de tudo oq vc quer na Terra Media.

    E Nesse outro mapa tem tudo oq vc quer em Aman, das Pelori ao Cículo da Lei
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    :
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)



    Espero q tenha ajudado!
    Inteh!
     
  19. Elring

    Elring Depending on what you said, I might kick your ass!

    Realmente estes mapas são maravilhosos! E mostram quã foi devastada a T-m nas duas primeiras eras! Um detalhe que me chamou a atenção foi a localização de Helcaraxë unindo o reino dos Valar às Terras de Cá. Se nada destes males tivessem ocorrido provavelmente os eldar teriam a liberdade de ir e voltar de Aman sem interdição alguma; possibilitando até um esperado encontro dos Atani com Manwë e Varda, já que nenhum deles não dava nem um pouco de atenção a nós mortais T_T !!!
     
  20. Olórin

    Olórin ai que uó

    Hum, seria fantástico se ainda tivesse a passagem de Helcaraxë.
    Mas tipo, será que se ainda tivesse os Atani também iriam poder cruza-lo??
    Ou os Valar iam erguer uma espécia de "barreira" pra impedir q os homens chegassem em Aman?
     
Situação do Tópico:
Fechado para novas mensagens.

Compartilhar